15 MOTIVOS PARA CASTRAR UM CACHORRO


Muitas pessoas perguntam a minha opinião sobre o que eu acho sobre a castração de cachorros e cadelas. Veja aqui algumas dessas perguntas que serão respondidas a seguir:

Devo castrar o meu cachorro?

Quando devo castrar meu cão?

 

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Como este é um assunto importante, resolvi escrever dois artigos para ajudar as pessoas a entenderem melhor o porquê devemos castrar um cachorro ou uma cadela. Este primeiro vai ser focado na castração do macho. Veja aqui o artigo sobre castrar cadelas!

15 motivos para castrar um cachorro macho!

1)   Evita que ele engravide uma cadela o que geraria mais cães para serem soltos no mundo (ajuda no controle populacional);
2)  Evita fuga do cão em procurar uma fêmea no cio (o que poderia levá-lo ao risco de ser atropelado ou arrumar uma briga com outros cães);
3)    Evita brigas com outros cães por disputa de território ou fêmea no cio;
 
4) O custo de uma castração de macho é bem baixo em relação aos custos de cuidados veterinários por conta de um acidente causado pelo fato de ser inteiro (atropelamento, traumas por brigas…);
5)  Se for castrado antes do primeiro ano, diminui praticamente a zero as chances de ter problemas em próstata (aumento, cistos ou câncer);
6)    Acaba com as chances de ter tumor testicular;
7)  Evitar passar características / doenças indesejadas geneticamente aos descendentes como epilepsia, displasia coxofemural, criptorquidismo (nenhum ou apenas 1 testículo na bolsa escrotal);
8) Deixa o animal mais calmo, pois diminui a ansiedade e/ou agressividade de um cão que quer cruzar mais que não tem acesso à fêmea;
 
 
9)    Diminui ou mesmo acaba com a marcação de território (xixi fora do lugar);
10) Cães castrados têm uma expectativa de vida maior do que cães inteiros (vivem aproximadamente 14% a mais que cães não castrados*) ;
11) Evita que eles contraiam doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT);
12) Pode diminuir também a quantidade de latidos, se esses forem para demonstrar dominância ou presença para outros cães;
13)  São muito mais facilmente adestrados, pois o foco deles estará apenas no seu dono e não em querer cruzar ou defender território;
 
14)  Evita o comportamento desagradável dos cães em querer cruzar com a perna das visitas;
 
 
15)  Pode deixar o cão mais socializável com outros cães;
* Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line.

Quando castrar o cão macho?

Entre 7 e 12 meses de idade.  
Evite castrar seu cachorro muito cedo, antes de 7 meses, porque isso pode influenciar o próprio desenvolvimento dele.
As raças de porte pequeno chegam à maturidade antes mesmo de completar 1 ano. Algumas delas já seriam capazes de se reproduzir com 8 meses.
Os cachorros de raças grande e gigantes, normalmente só vão terminar seu total desenvolvimento com cerca de 1 ano. Portanto, nessas raças, o ideal é castrar com 10 a 12 meses.

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Se você comprou ou ganhou ou adotou um casal de filhotes, o ideal é que se castre os dois. Mas se a opção para você é a castração de apenas um deles, eu indico castrar a fêmea, pois ela tem efeitos mais benéficos com a castração do que o macho.
A vantagem em se castrar o macho em relação à fêmea é que o procedimento cirúrgico de uma castração de macho é menos invasiva e de recuperação mais fácil e rápida do que a castração da fêmea. Além de ser mais barata.
 
 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Bom dia!
    A castração de um cão macho reduziria ou pararia totalmente os uivos, quando este se encontra sozinho? Meu cão tem quase 7 anos, posso castrá-lo?

  • Boa tarde, tenho um Bulldog Frances de 3 anos e já cruzou 2 vezes e apresenta um comportamento estranho, não pode vê outro cachorro que fica agitado, não obedece, fica gritando e tentando fugir da coleira a castração resolveria este problema?

  • Bom dia, tenho um cão de 7 anos, peguei uma cadela e ele esta agressivo, só fica querendo cruzar com ela e ela tem 3 meses, ele sempre foi brincalhão, bonzinho, agora ele não esta mais brincando, quase não come chora o tempo todo, e não deixa ninguem chegar perto dela, marquei uma castração para ele, mas estou com meu coração apertado por conta da idade dele, não sei como funciona, será q devo castra mesmo?

  • Olá tudo bem? Tenho uma dúvida, meu cachorrinho é da raça shitsu tem 6 meses faz 6 dias que ele foi cadastrado percebi que esta com mais apetite e um pouco mais bravo as vezes ele até avança pra morder. Eu li que eles ficam mais calmo será que ele vai ficar mais calmo com o passar do tempo?

  • Olá, tenho uma yorkshire de 8 anos que está com dois tumores pequenos na mama, tenho medo de fazer a castração na mesma operação, há possibilidade de prevenção sem castração?
    obrigada!

  • Olá, tenho um Golden Retriever de 4 anos, gostaria de saber se é tarde demais para castrá-lo. Ele está bastante agitado depois que mudamos de uma casa para um apartamento. Há chance de, mesmo adulto, ele ficar mais calmo?

  • Ola DR.,tenho 2 cães machos irmãos da raça bassê de 1 ano e meio de idade, um deles briga muito com seu irmão, não deixa ele fazer nada sossegado, acaba de comer e avança em seu irmão, não deixa ele brincar com seus brinquedos toma tudo dele, emfim não da sossego pra ele, você acha que castrando esse mais bravo vai resolver esse problema de conivência entre eles?

  • Olá. Tenho dúvidas referentes a castração e queda de pêlo em Spitz Alemão. A criadora orientou-me que poderia haver uma queda severa de pêlos, isso confere?

    Obrigada

  • Olá Rodrigo!
    Vamos por partes… seu pastor sempre foi super dócil e agora está mostrando agressividade e latindo muito… recomendo consultar um veterinário especialista em neurologia… ele pode estar tendo alguma alteração senil…
    Sugiro castrar os dois, o macho por conta da idade, para evitar problemas de hiperplasia prostática e a fêmea por todos os benefícios que ela terá, principalmente em relação a prevenção de doenças… leia o artigo de 15 motivos para castrar uma cadela.
    Abraços

  • oi Alexandre , tenho um pastor alemão de 8 anos , sempre foi super dócil , cruzei ele e trouxe pra casa uma fêmea que está agora com 4 meses e meio ; acontece que depois que trouxe ela , ele tem mostrado certa agressividade conosco , coisa que nunca aconteceu , também está latindo muito….queria castrá-lo para ver se melhora esses aspectos e também para evitar a cruza dos dois…você recomenda castrar o pai ou a filha ???

  • boa tarde
    tenho um shitzu de 2 anos ….a 1 semana esta super
    hiper alterado ,….com o libido nas nuvens ,.,,eh virgem
    mimado e super grudado comigo
    levei na vet e elia deu um diasepan 9 DOSE MINIMA) para baixar um pouco a euforia ,,,melhorou um pouco ,,,mas n totalmente
    ela indicou a castração …o acha ? acha q ajuda?

    fabiana

  • Olá Kaká, que bom que está gostando do blog! Fico feliz de saber! =)
    Eu não indico castrar um animal tão novo, pois existem alguns hormônios do crescimento que tem interação com os hormônios sexuais e isso pode afetar o completo desenvolvimento do animal. Eu indico castrar sempre mais perto de um ano, mas raças pequenas atingem a maturidade antes disso, logo, podem ser castradas mais cedo. Um abraço.

  • estou amando o BLOG
    meu pequeno é um yorkshire de 4 meses me disseram pra castra-lo aos 5 meses!
    quais os riscos? pode prejudicar o crescimento dele?

  • Olá Raquel, tudo bom?!
    Sabemos que toda cirurgia envolve algum risco, mas se você fizer os exames pré-operatórios (de acordo com a idade e possíveis doenças pré-existentes), a cirurgia for feita por um médico veterinário capacitado e com um médico veterinário anestesista, os riscos caem muito. Infelizmente nenhum procedimento é 100% livre de risco, mas desta maneira que falei, este risco é mais controlável.
    Boa sorte!

  • Olá Dro Alexandre gostei muito de seu blog sou apaixonada pelos animais e quando deparo com procedimento cirúrgico fico apavorada,estou pensando em castrar minha cachorra porte médio e também meu cachorro raça pequena, infelizmente na minha cidade não tem muita opções de anestesia inalatoria, é a mais aconselhável e segura. Muitíssimo Obrigada. Abraço.

  • Olá Erika!
    Sua pergunta é em relação ao procedimento cirúrgico e a idade do seu animal? Bem, se for isso, todo procedimento cirúrgico existe risco, mas eles são minimizados com exames pré-operatórios e com procedimentos anestésicos realizados por um anestesista com toda a monitoração necessária. Mas no caso das castrações de machos, o procedimento é rápido e a anestesia é menos profunda, mas não deixa de ser uma anestesia. Mas lembre-se, quanto mais velho um animal, maiores os riscos anestésicos… então não deixe para castrá-lo depois, se você pode castrá-lo agora. Mas procure um veterinário de sua confiança!

  • Obrigado Pedro!
    Normalmente os cães pastores tem um comportamento natural de guarda. Eu aconselho no seu caso a castrá-lo com 18 meses, para que ele desenvolva totalmente e já tome postura de guarda.
    Ele pode ficar mais tranquilo principalmente em relação a outros cães, mas em relação a pessoas estranhas, a castração normalmente não influencia nisso.

  • Olá Rafael, eu acho que vale a pena esperar sim para castrar com 2 anos. Os hormônios são muito importantes para o desenvolvimento do animal e algumas raças devem ser castradas mais tarde mesmo. Eu aconselho de modo geral, castrar a partir de 1 ano, mas mesmo assim, ainda depende da raça… O certo e pesquisar bastante sobre a raça antes, assim como você fez. Parabéns.

  • Bom dia!! Tenho um Basset Hound macho que encontrei abandonado na rua, graças a Deus isso foi a 1 ano e 8 meses e hoje está forte, é lindo e extremamente carinhoso e calmo. Minha dúvida é a seguinte: vou mudar da cidade onde moro, Juiz de Fora- MG para Ibitipoca, que é um lugar muito tranquilo e onde Sherlock, esse é seu nome, ficará mais livre e a vontade, mas me preocupo que ele fuja já que não é castrado; existe algum risco de castrá-lo agora já que, segundo veterinários, ele tem entre 4 e 5 anos? Obrigada

  • Boa noite Alexandre primeiro parabéns pelo seu Blog, gostaria de saber se meu cachorro Pastor Branco Suiço com o castramento vai afeta a guarda da casa como tipo ficar lerdo como cão de guarda? Ele tem 4 meses e só vou castrar com 12 meses para formar seu desenvolvimento.

  • Olá Dr. Alexandre, eu tenho um bulldog francês de 5 meses e pretendo castrá-lo, contudo li em alguns lugares sobre a raça dizendo que o desenvolvimento (de partes ósseas como o cranio, musculatura, etc) dos machos dessa raça pode ir até os 2 anos de idade. Eu castrando meu cão aos 7 meses, pode ser que ele não desenvolva normalmente como os não castrados? Neste caso, vale a pena esperar até mais de 2 anos para a castração?

  • Olá! Minha cadela da raça Yorkshire já tem 2 anos, nunca cruzou, teria algum benefício ainda castrá-la? já que li que eficácia para evitar as doenças é antes do primeiro cio?

  • Olá Queila!
    Infelizmente a sua pergunta é impossível de ser respondida. Mas o que posso te falar é que o risco cirúrgico envolve várias coisas: 1º tipo de anestesia; 2ºequipe cirúrgica (cirurgião, anestesista, auxiliar…); 3º se o animal fez exames de pré-operatório para se saber se ele tem alguma doença de base; 4º estado de saúde e idade… Enfim, são vários fatores. O que posso te falar é que onde já trabalhei e trabalho, animais que vão a óbito na cirurgia é algo difícil de acontecer.
    Mas lembre-se, quanto mais velhas você deixar para operá-las, maior o risco.
    Um abraço!

  • Olá Ygor!
    Os riscos no pós-operatório de uma castração de macho são muito menores do que uma castração de fêmea, visto que não há incisão no abdome. Mas de qualquer forma, tem que ter cuidado para que o animal não fique lambendo ou morda a ferida. Também é necessário que fique em repouso e tome as medicações necessárias. O pós-operatório normalmente é tranquilo… basta fazer o que falei agora. Mas isso o médico veterinário que opera tem que te passar também.
    Um abraço

  • Olá,sei de todo o bem q a castração promove ao animal seja macho ou fêmea ,porém fico adiando a data de fazer com medo de perder minhas meninas durante o procedimento cirúrgico.Qual a porcentagem q isso ocorra??? Desde de já agradeço!

  • Olá Gabriela. Que bom que o seu cachorro é obediente e adestrado! Mas isso não acontece com todos… e o fato de você cruzar ele uma vez por ano, não vai acabar com os problemas de comportamento por conta dos hormônios… Para dar um exemplo, se fosse na situação das pessoas, imagina ficar 1 ano inteiro sem relações sexuais? Fazendo apenas 1 vez por ano, seria o suficiente para satisfazer uma pessoa? Então… é o mesmo no caso dos cachorros… ele continuará o ano inteiro querendo conseguir outras fêmeas para cruzar.

  • Olá, eu ainda tenho dúvidas com relação a isso. Meu Jack Russel tem um ano, é adestrado e obediente, se cruzarmos ele uma vez por ano, podemos evitar o comportamento que os hormonios causam… E evitamos o procedimento cirurgico…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *