15 MOTIVOS PARA CASTRAR UMA CADELA


Neste artigo vou dizer a minha opinião sobre o que eu acho sobre a castração de cadelas, visto que já falei sobre a castração de machos neste outro artigo aqui.

Devo castrar minha cadela?

Quando devo castrar minha cadela?

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Como este é um assunto importante, resolvi escrever dois artigos para ajudar as pessoas a entenderem melhor o porquê devemos castrar um cachorro ou uma cadela. Este é o segundo e vai ser focado na castração da cadela. Se você não leu o primeiro, veja aqui.

15 motivos para castrar uma cadela!

1)    Evita que ela engravide, o que geraria mais cães para serem soltos no mundo (ajuda no controle populacional);

 

2)    Evita a fuga da cadela na procura por um macho (o que poderia levá-la ao risco de ser atropelada, roubada…);
3)    O custo de uma castração de fêmea é bem baixo em relação aos custos de cuidados veterinários por conta de um acidente causado pelo fato de ser inteira (atropelamento… pode necessitar de cirurgia de emergência, internação…);
4)    Se for castrada antes do primeiro cio, diminui para 0,5% as chances de apresentar câncer de mama. Após o primeiro cio, este risco aumenta para 8% e após o segundo cio, passa para 26%. Após o terceiro cio, as chances de ter tumor de mama são estatisticamente iguais às cadelas adultas não castradas. Saiba mais aqui!
 
 
5)    Acaba com as chances de ter piometra (infecção uterina), tumores em útero e ovários.
6)    Acaba com as chances de ter pseudociese e possivelmente mastite (gravidez psicológica, que leva ao aumento das glândulas mamárias pela produção de leite, que pode levar à infecção das tetas);
 
7)    Evita passar características / doenças indesejadas geneticamente aos descendentes como epilepsia, displasia coxofemural, entre outras.
8)    Deixa o animal mais calmo, pois diminui a ansiedade na procura por um parceiro, as cadelas tendem a ficarem mais dóceis;
9)    Evita ter que ficar limpando a casa por conta da secreção do cio a cada 6 meses;
10)  Cadelas castradas têm uma expectativa de vida maior do que cadelas inteiras (vivem aproximadamente 26% a mais que cadelas não castradas*);
11)  Evita que eles contraiam doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT);
12)  Evita a quantidade de latidos e principalmente uivos, para atrair os cães machos durante o cio;
 
13)  São mais facilmente adestradas, pois o foco delas estará apenas no seu dono e não em querer se reproduzir ou se preocupar com possíveis investidas de machos fora de hora;
14)  Evita o comportamento desagradável das cadelas em querer cruzar com a perna das visitas (isso pode acontecer com cadelas inteiras sim, apesar de ser muito mais comum no macho inteiro);
15)  Pode deixar a cadela mais socializável com outros cães;
* Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line.
  

Quando castrar minha cadela?

Entre 6 e 9 meses de idade.  
Evite castrar sua cadela muito cedo, antes de 6 meses, porque isso pode influenciar o próprio desenvolvimento dela.
As raças de porte pequeno chegam à maturidade antes mesmo de completar 1 ano. Algumas delas já seriam capazes de se reproduzir com 7 meses.
Os cachorros de raças grande e gigantes, normalmente só vão terminar seu total desenvolvimento com cerca de 1 ano. Portanto, nessas raças, o ideal é castrar por volta dos 10 meses.

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Essa resposta eu já respondi no artigo de 15 motivospara castrar um cão macho, mas se você não o leu ainda, resolvi deixar aqui o mesmo comentário a respeito.
Se você comprou ou ganhou ou adotou um casal de filhotes, o ideal é que se castre os dois. Mas se a opção para você é a castração de apenas um deles, eu indico castrar a fêmea, pois ela tem efeitos mais benéficos com a castração do que o macho.
A vantagem em se castrar o macho em relação à fêmea é que o procedimento cirúrgico de uma castração de macho é menos invasiva e de recuperação mais fácil e rápida do que a castração da fêmea. Além de ser mais barata.
Portanto, se você não é um criador responsável ou já tem certeza que não pretende cruzar a sua cadela, a melhor coisa que você pode fazer por ela é castrá-la!

 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Olá Dr. Alexandre!! Tenho uma Shih Tzu que tem 7 anos e não é castrada, pois sempre tive medo que a cirurgia pudesse trazer algum risco à saúde dela. Ela está no cio, e fica querendo montar em cima da perna do meu irmão o dia todo… As tetinhas dela estão maiores e provavelmente ela terá gravidez psicológica (exatamente como ocorreu outras vezes).
    A castração ainda é indicada para ela que tem 7 anos? Ou pode apresentar mais riscos?
    Ela não apresenta nenhum problema de saúde.
    Obrigada desde já.

  • Olá Alexandre, tudo bem?
    Eu tenho uma lavradora está com 8 meses e um macho vira-lata velhinho 11 anos. você acha que quando ela entrar no cio ele vai querer pegar ela ?
    eu já posso castrar ela antes de entrar no primeiro cio sem riscos ?

  • Olá Alexandre! Adorei o artigo, parabéns. Tenho uma dúvida. Minha cachorrinha está com pseudociese, está em tratamento. Gostaria de saber quando posso castrá-la, durante ou após o tratamento. Ela está muito irritada, com os hormônios agitados. Obrigada e um grande abraço. Tenho um imenso apreço por essa maravilhosa profissão.

  • Eu tenho dois cachorros o macho que tem 11 anos já esta castrado e a femea tem apenas 45 dias e vou castrar ela quando fizer 6meses. Foi a melhor escolha que fiz pois já vi vários casos de cães com câncer, muito triste.

  • bom dia Dr. adotei uma labrador mas ela já era adulta e ela tem o habito de fugir quando abrimos o portão e eu queria muito saber se nós fizéssemos a castração ela pararia de fugir, pois tenho medo que aconteça coisa pior… por favor me responda!!!

  • Tenho um Dauchshund de 8 anos nunca cruzou,quero castrar.
    O animal corre riscos nessa idade?
    Ha quase dois anos atraz , ele apresentou um quadro de convulsão leve, não chegou tomar medicações, fiz um eletro e esta tudo bem com o coração dele.

    ..gradeço desde já..

  • Doutor,
    Temos uma beagle com 9 meses que ainda não entrou no cio.
    Vamos castrá-la com certeza, mas ficamos em dúvida quanto à melhor hora.
    Tivemos posições diferentes de profissionais diferentes: um que defende a castração antes do 1º cio e outro que diz achar melhor fazê-la após o 1º cio e antes do 2º, por entender que os hormônios produzidos são necessários ao desenvolvimento do animal.
    Qual sua posição? Pelo porte dela, é possível estimar a data provável do primeiro cio?
    Obrigada

  • Olá gostei muito de suas dicas gosto muito de cachorros quero ser veterinária quando crescer mas a minha PERGUNTA e, qual e a idade ideal q devo castrar minha cadelinha ela só tem 2 messes mas estou preocupada por que tem dois machos lá em casa tenho medo que eles a engravide na idade errada PFV SE VC PODER RESPONDER MINHA PERGUNTAS EU AGRADECERIA OBRIGADA <3

  • Boa tarde,
    Parabéns pelo artigo, todos os comentários são extremamente úteis.

    Gostaria de sua ajuda sobre o caso de minha cadelinha. Encontrei ela na rua ainda filhotinha, e a adotamos, porém não sei exatamente a sua idade, estima-se que esteja próximo dos 4 meses, já temos um cachorro com 10 anos de idade não castrado e agora vou castrar ela, porém vários veterinários divergem na melhor idade para castrá-la, uns dizem 4 meses, outros 6 etc… e a minha preocupação é que o cachorro cruze com ela, por isso queria castrá-la antes de entrar no primeiro cio, como ela é "tombinha" fica difícil prever o cio. Qual seria a sua sugestão?

    Obrigada

    Luciane

  • Boa tarde,
    Ótimo artigo, obrigada pelos esclarecimentos.

    Ainda tenho uma dúvida, tenho interesse em castrar meu cachorro, porém já liguei várias clínicas aqui na região e algumas dizem que tem que internar para observação e outras dizem que não é necessário, desde que sejam tomados os devidos cuidados.
    O que você me indica, devo internar após a castração ou não?

    Obrigada!
    Gabriella Carvalho

  • Levei minha dushound de 6 meses hoje de manhã para castrar e ela está imóvel e sem resposta no olhar… ela deve pesar no max uns 4 kg e eu acho que o veterinário exagerou na anestesia… a cirurgia foi as 9 da manha e ja sao 20:10 e ela nao se mexe, mas respira normalmente..é normal acontecer isso? Estou começando a ficar preocupada.

    Parabens pelo artigo

  • Olá Dal!
    Cadelas com cistos em útero e/ou ovário tem indicação de castração, pois têm uma probabilidade maior de desenvolver piometra (infecção uterina) e que pode levar a morte em questão de dias se não for logo diagnosticada… e o tratamento da piometra é justamente a castração… Portanto, leve sua cadelinha para fazer uma consulta e agendar a cirurgia caso ela esteja apta a fazer. É necessário que se faça os exames de pré-operatório para que se saiba melhor a condição da sua cadela.
    Boa sorte!

  • Olá Re!
    A castração na idade dela protege ainda contra algumas doenças, como a piometra e tumores em útero e ovários.
    Pode trazer sim, algum benefício em relação ao comportamento, mas muitas vezes é necessário fazer um trabalho complementar com um adestrador ou um especialista em comportamento canino para auxiliar no tratamento deste comportamento indesejável.

  • tenho uma cadela de 2 anos pastora malinois, ela deu cria em novembro de 2014 e após isso apresentou mudança no comportamento. Inclusive matou um filhote duas semanas depois. Também quando esta presa as vezes fica agressiva, coisa que não fazia, e também não pode mais conviver com os filhotes pois do nada tem reação agressiva com eles.A castração na idade dela protege de doenças ainda? E quanto ao comportamento pode trazer benefícios?

  • Olá Veridiana.
    No seu caso, com certeza você não deve cruzar mais a Shih Tzu, justamente pela idade, logo, aconselho a castração.
    A Schnauzer ainda pode cruzar, caso você queria, mas mesmo assim já está chegando na idade limite indicada, que é de 5 anos.
    Um abraço

  • Olá Edleia.
    Ficou um pouco difícil para entender o que você quis dizer, pois não sei se você tinha castrado a sua cadela a 8 dias e ela estava no cio ou se a 8 dias que ela esteve no cio… mas enfim… acredito que se fosse na segunda opção, ela não aceitaria o macho, mas se ela foi castrada durante o cio, ainda poderia ter hormônios circulantes e com isso, aceitado o macho… fica difícil de saber… da mesma forma, esses pontinhos de sangue podem ser resquícios da castração…
    Como só respondi agora, acredito que não vou poder ajudar muito…
    De uma próxima vez, me mande um e-mail para dicasboaspracachorro@gmail.com que eu costumo responder antes…
    Abraços

  • Boa noite Ana!
    Bem, possível castrar com certeza, mas no caso da prevenção do câncer de mama, já não faz mais diferença significativa após a fêmea ter tido o 3º cio… mas em compensação, tem todos os outros benefícios já citados no texto…
    Um abraço

  • Bom Dia Dr Alexandre, Me Chamo Ana Lucia Tenho 03 shih tzu, duas fêmeas e um macho;
    Uma fêmea tem 02 anos o macho e a outra fêmea tem 03 . Gostaria de castra-los isso ainda é possível ou não posso mais castra-los. Meu marido e contra e toda vez que falamos no assunto ele sempre foge. Digo que é bom pra eles que previne o cancer de mama nas fêmeas e no macho .
    Gostaria da sua ajuda. Obrigada , aguardo retorno.

  • Ola Dr. Alexandre! Gostaria de tirar uma duvida. Castrei minha cadela a 8 dias ela estava no cio, fugiu de casa a noite, ficamos loucos atrás dela, depois de 4 horas a encontramos, vimos que bem proximo de sua área genital a pele estava vermelha como se tivesse machucada com pontinhos de sangue, estamos com medo de algum cachorro ter pego ela nesse tempo, o que devemos fazer? como saber se ela cruzou ou não, qual risco ela corre? Aguardo retorno! Edléia Chaves

  • Oi Alexandre!! Tenho duas cadelinhas!! Uma shihtzu de 9 anos e uma schnauzer de 4 anos. Gostaria de saber se, ainda assim, vc acredita q a melhor opção para elas seria castrá-las? Sempre fico na dúvida se devo cruzar ou castrá-las, porém a shihtzu já está mais velha, e fico insegura sobre o q fazer. Aguardo seu retorno. Obrigado.

  • Olá Nathalle!
    Olha, normalmente o ideal é que os filhotes fiquem com a mãe até uns 40, 45 dias amamentando… mas muitas vezes a cadela não aceita mais eles nesta idade, pois começa a machucar muito as tetas com os dentinhos afiados dos filhotes…
    Para castrá-la, recomendo que espere cerca de um mês após o desmame.
    Neste artigo, eu falo sobre quantas vezes deve-se alimentar o cão, inclusive como proceder com a cadela no período de amamentação… leia lá: http://www.dicasboaspracachorro.com.br/2014/05/quantas-vezes-ao-dia-devo-alimentar-meu.html
    Boa sorte!

  • Obgda pelo artigo. Tenho uma cadela adulta que teve 8 filhotes ha 14 dias. Qdo os filhotes devem desmamar e ela pode ser castrada? E que tipo de alimentacao pra fortalece la ja que amamenta?

  • Olá Netto!
    Muito boa a sua pergunta. Algumas pessoas acham que se a cadela cruzar, que ela diminui as chances de ter câncer de mama, mas isso não é verdade. Da mesma forma, também não diminui as chances dela ter ou não piometra (infecção uterina). Câncer em ovários é mais raro de ocorrer.

  • Doutor, meu cachorro é um fila enorme de grande e forte, vive fugindo (arrebenta a cerca) atras de cadela e volta magro e machucado. Será que castrar ajuda a parar de fugir??

  • Boa noite, Alexandre!

    E uma cadela que irá reproduzir, digamos uma ninhada por ano, ainda assim seriam altos os riscos dela desenvolver câncer de mama, câncer de ovários ou infecção uterina?

  • Olá Pedro! Já havia respondido esta sua pergunta no outro artigo, mas copiei ela aqui para você ver.
    Normalmente os cães pastores tem um comportamento natural de guarda. Eu aconselho no seu caso a castrá-lo com 18 meses, para que ele desenvolva totalmente e já tome postura de guarda.
    Ele pode ficar mais tranquilo principalmente em relação a outros cães, mas em relação a pessoas estranhas, a castração normalmente não influencia nisso.

  • Olá Gabriela!
    Falar em risco cirúrgico é algo um tanto quanto complexo.
    Mas se a sua pergunta for em relação a idade, o risco com certeza é bem mais baixo do que se deixar ela para castras já com 5, 6, 7 anos…
    Agora é necessário que ela faça exame de pré-operatório e que seja operada em uma clínica veterinária que tenha uma boa equipe cirúrgica!
    Um abraço.

  • A castração trará benefícios para ela sim (compensa), mas em relação à prevenção ao câncer de mama, já não terá os mesmos benefícios do que se você castrasse ela neste período agora.

  • Olá Rachel, primeiramente obrigado!
    Olha, ela também chega num momento de "menopausa", onde deixa de entrar no cio… isso provavelmente é uma defesa do organismo, que já não tem mais condições de gerar uma cria em idades mais avançadas.

  • Olá Aryaninha!
    Que bom que gostou do artigo!
    O tempo ideal para castrar, ao meu ver, é após o primeiro cio. Pois ajuda a diminuir as chances de ter tumor de mama e não leva à problemas de desenvolvimento se for castrada muito cedo.
    Um abraço

  • Nossa adorei o artigo eu vou castrar minha cadela pois se eu colocar ela p cruzar nao vou querer dar o filhote pois nao sei se o dono vai cuidar da mesma forma q eu
    Ela tem 2 meses e da raça pinscher o ideal e 10 meses castrar?Parabens pelo artigo.

  • Tudo bem Thamara, mas é preciso ter em mente, que estamos fazendo um benefício para o animal. No caso das fêmeas, eliminando ou diminuindo as chances dela apresentar câncer de mama, que é muito comum. Fora os outros benefícios que já indiquei no texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *