15 MOTIVOS PARA CASTRAR UMA CADELA


Neste artigo vou dizer a minha opinião sobre o que eu acho sobre a castração de cadelas, visto que já falei sobre a castração de machos neste outro artigo aqui.

Devo castrar minha cadela?

Quando devo castrar minha cadela?

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Como este é um assunto importante, resolvi escrever dois artigos para ajudar as pessoas a entenderem melhor o porquê devemos castrar um cachorro ou uma cadela. Este é o segundo e vai ser focado na castração da cadela. Se você não leu o primeiro, veja aqui.

15 motivos para castrar uma cadela!

1)    Evita que ela engravide, o que geraria mais cães para serem soltos no mundo (ajuda no controle populacional);

 

2)    Evita a fuga da cadela na procura por um macho (o que poderia levá-la ao risco de ser atropelada, roubada…);
3)    O custo de uma castração de fêmea é bem baixo em relação aos custos de cuidados veterinários por conta de um acidente causado pelo fato de ser inteira (atropelamento… pode necessitar de cirurgia de emergência, internação…);
4)    Se for castrada antes do primeiro cio, diminui para 0,5% as chances de apresentar câncer de mama. Após o primeiro cio, este risco aumenta para 8% e após o segundo cio, passa para 26%. Após o terceiro cio, as chances de ter tumor de mama são estatisticamente iguais às cadelas adultas não castradas. Saiba mais aqui!
 
 
5)    Acaba com as chances de ter piometra (infecção uterina), tumores em útero e ovários.
6)    Acaba com as chances de ter pseudociese e possivelmente mastite (gravidez psicológica, que leva ao aumento das glândulas mamárias pela produção de leite, que pode levar à infecção das tetas);
 
7)    Evita passar características / doenças indesejadas geneticamente aos descendentes como epilepsia, displasia coxofemural, entre outras.
8)    Deixa o animal mais calmo, pois diminui a ansiedade na procura por um parceiro, as cadelas tendem a ficarem mais dóceis;
9)    Evita ter que ficar limpando a casa por conta da secreção do cio a cada 6 meses;
10)  Cadelas castradas têm uma expectativa de vida maior do que cadelas inteiras (vivem aproximadamente 26% a mais que cadelas não castradas*);
11)  Evita que eles contraiam doenças sexualmente transmissíveis, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT);
12)  Evita a quantidade de latidos e principalmente uivos, para atrair os cães machos durante o cio;
 
13)  São mais facilmente adestradas, pois o foco delas estará apenas no seu dono e não em querer se reproduzir ou se preocupar com possíveis investidas de machos fora de hora;
14)  Evita o comportamento desagradável das cadelas em querer cruzar com a perna das visitas (isso pode acontecer com cadelas inteiras sim, apesar de ser muito mais comum no macho inteiro);
15)  Pode deixar a cadela mais socializável com outros cães;
* Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line.
  

Quando castrar minha cadela?

Entre 6 e 9 meses de idade.  
Evite castrar sua cadela muito cedo, antes de 6 meses, porque isso pode influenciar o próprio desenvolvimento dela.
As raças de porte pequeno chegam à maturidade antes mesmo de completar 1 ano. Algumas delas já seriam capazes de se reproduzir com 7 meses.
Os cachorros de raças grande e gigantes, normalmente só vão terminar seu total desenvolvimento com cerca de 1 ano. Portanto, nessas raças, o ideal é castrar por volta dos 10 meses.

Tenho um casal de cachorros, qual deles devo castrar?

Essa resposta eu já respondi no artigo de 15 motivospara castrar um cão macho, mas se você não o leu ainda, resolvi deixar aqui o mesmo comentário a respeito.
Se você comprou ou ganhou ou adotou um casal de filhotes, o ideal é que se castre os dois. Mas se a opção para você é a castração de apenas um deles, eu indico castrar a fêmea, pois ela tem efeitos mais benéficos com a castração do que o macho.
A vantagem em se castrar o macho em relação à fêmea é que o procedimento cirúrgico de uma castração de macho é menos invasiva e de recuperação mais fácil e rápida do que a castração da fêmea. Além de ser mais barata.
Portanto, se você não é um criador responsável ou já tem certeza que não pretende cruzar a sua cadela, a melhor coisa que você pode fazer por ela é castrá-la!

 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *