3 DICAS PRÁTICAS PARA FACILITAR OS CUIDADOS COM SEU FILHOTE DE CACHORRO


Se você tem um filhote de cachorro, provavelmente quer dar o melhor para ele em termos de carinho, alimentação e saúde, certo? Pois bem, neste artigo, vou te mostrar 3 dicas práticas para facilitar os cuidados com o seu filhote de cachorro, quando ele ficar adulto!
 
 
1ª DICA: Desde filhote, determine exatamente os locais que ele poderá frequentar quando adulto.
Isso é muito simples, por mais que seja difícil para algumas pessoas conseguirem por em prática…
Se você não quer que o seu filhote de cachorro, que hoje é lindo, fofo e pequeno, suba na sua cama ou no sofá quando estiver adulto, simplesmente não permita este comportamento desde agora!
Ou seja, não coloque seu filhote no sofá ou na cama, caso você não vá deixá-lo ficar lá quando adulto.

 

Isso vai praticamente impedir que ele suba nestes locais quando adulto, já que você desde pequeno não permitiu.
Isto serve para tudo! Se você não quer que ele entre no quarto do seu bebê, por exemplo, ou no banheiro, não permita desde agora.
Da mesma forma para brincadeiras de morder, como já ensinei neste outro artigo aqui.
2ª DICA: Manipule o seu filhote de cachorro com frequência, PRINCIPALMENTE nos locais que eles normalmente não gostam quando adultos!
Quais são esses locais que os cães não gostam?
1)    Patas
2)    Ouvidos
3)    Boca
4)    Rabo
No caso das patas, vai ser necessário cortar as unhas do seu cachorro de tempos em tempos (de acordo com o desgaste delas) e muitos cães simplesmente ODEIAM que peguem em suas patas!
Se você ficar pegando nas patas e ficar manipulando entre os dedos (até para procurar por pulgas e carrapatos) e fazer isso em todas elas, quando for precisar cortar as unhas, ele já vai estar mais acostumado a esta manipulação e não ficará estressado.
Nos ouvidos a mesma coisa! Pegue um pouco de algodão seco e utilize para fazer uma limpeza superficial dentro do ouvido. Colocando o dedo dentro do ouvido mesmo, como se estivesse coçando eles… com isso, quando seu cachorro precisar limpar os ouvidos no pet shop ou mesmo se apresentar uma Otite (inflamação do conduto auditivo), ele permitirá com maior facilidade o manuseio e o correto tratamento.
 
No caso da boca, é bastante importante acostumá-lo desde cedo a fazer a limpeza e escovação dos dentes, para que desta forma, possa prevenir a presença de tártaro e, consequentemente, o mau hálito.
 
 
No rabo, faça apenas festa mesmo, como se fosse uma continuação do carinho nas costas.
3ª DICA: Nunca dê uma bronca ou chamada de atenção no seu filhote de cachorro chamando-o pelo nome!
Muitas pessoas quando vão corrigir algum comportamento indesejado do seu cachorro, costumam agir da seguinte maneira:
“Totó, não pode!”
“Rex, sai daí!”
Agora, você já parou para pensar que quando você fala o nome do seu cachorro, para ele, significa uma coisa boa?
 
Por exemplo… sempre quando vamos chamá-lo para brincar, chamamos pelo nome… quando chegamos em casa, quando for sair para passear, quando for chamá-lo simplesmente para ficar do seu lado… sempre chamamos pelo nome… logo… quando ele escuta o nome dele, fica feliz, certo?!
Então, você não acha estranho dar uma bronca chamando-o pelo nome?
Por mais que o seu tom de voz mude (e isso faz muito mais diferença do que o que você fala), você ainda vai estar falando o nome dele, que traz para ele uma grande felicidade.
Logo, se ao chamar a atenção do filhote para corrigi-lo você simplesmente usar a palavra “Não” ou “Não pode” ou como eu disse, qualquer outra palavra com o tom de voz mais firme, irá definir melhor para o cão, que ele está fazendo alguma coisa errada.

Se você quiser, pode assistir a minha demonstração num filhote de Shih Tzu com 7 meses de idade… mas o ideal e começar com o filhote assim que ele chegar na sua casa!


Siga estas dicas e você terá um cachorro muito mais fácil de lidar quando adulto!
 
Dê a sua opinião sobre este artigo!
Logo abaixo do título você pode avaliá-lo, marcando a opção mais adequada.
E se quiser, deixe seu comentário aqui abaixo dizendo o que achou.

 

Essas respostas são importantes para eu saber se estão gostando do blog, ok?!

Recomendados Primeiro Para Você:

  • ola Dr Alexandre.bom dia.
    Meu nome é Adriane e estou sofrendo muito em questão do meu filhote de 3 meses na questão do xixi e do coco… ja o coloquei em um espaço pequeno e com bastante folhas de jornal para poder induzi-lo afazer do jornal seu banheiro. Mas o danadinho sem pre faz fora, fora mesmo, no meio do espaço que divide o espaço dele brincar com o banheiro.
    Ja usei repelente de citronela com álcool, vinagre de álcool e nadaaaa esta resolvendo. Isso entorno de 2 semana para 3 que estou nessa tentativa.
    meu erro crucial é esta limpando a sujeira na frente dele, achei que dessa maneira limpando e dando bronca ele nao faria mais …. mas…. O grande passo ja foi dado dentro de casa não faz mais. Mas de vez enquando acaba fazendo.
    o que eu faço para ele aprender no jornal.
    e quando eu grito com ele com o não, sobre o xixi no lugar errado, pego ele correndo e levo pro jornal falando; xixi aqui, aqui o xixi ele faz cara que esta entendendo.mas……. não faz. e muitas vezes fica deitado no lugar.

    o que eu façoooooo???? me ajude Dr Alexandre.
    bjs e obrigada.
    seu blog e maravilhoso!!!!

  • Olá Cris! Que legal que você gosta das minhas dicas! =D Fico muito feliz de ler comentários como estes!
    Em relação à higiene bucal, o ideal é que se comece ainda quando filhote, para que o cachorro se acostume e não fique irritado mais para frente… mas você deve ir aos poucos… Ainda vou escrever um artigo sobre isso, é muita informação para postar aqui agora. Aguarde mais um pouco, ok? Abraços!

  • Tudo bom Tatiana! Nossa!! Muito legal saber que você acompanha o blog há algum tempo, isso mostra que realmente você aproveita as minhas dicas! =D

    Agora em relação a sua pergunta, fica difícil para eu te ajudar sem examinar sua cadelinha. Com 2 ou 3 meses, realmente, o normal é que ela evacue cerca de 30 minutos depois de comer… mas a medida que vai ficando mais velha, esse tempo aumenta. Na dúvida, leve-a para fazer uma consulta no veterinário. Como disse, não posso fazer grandes coisas sem examinar o paciente. Boa sorte!

  • Ola Dr. Alexandre, boa tarde!
    Acompanho seu blog ha algum tempo e admiro muito seu trabalho, ele me ajuda muito em diversas coisas. Gostaria de conversar com você sobre um assunto que tenho passado com a minha cadelinha e infelizmente não encontrei nada no seu blog e nenhum outro lugar falando sobre isso.
    Depois que dou a ração para ela (Hills para filhote) ela demora de 3h-4h para defecar. Isso me preocupa bastante uma vez que todos os lugares onde eu leio e pessoas com quem eu falam me dizem que os cachorros delas fazem após uns 15-20 min e com a minha cachorrinha não é assim.
    Ela esta proxima de completar 4 meses e ela sempre foi assim, desde que chegou na minha casa.
    Isso será muito grave? Será que eu consigo resolver?
    Obrigada,

  • Dr. Alexandre, as dicas são muito boas, como sempre! Tb fui marinheira de primeira viagem, e hoje minha bebê shih tzu está completando 1 ano. Nesse período aprendi muito com o blog. Vou aplicar a dica de não repreendê-la falando o nome dela, parece que ela fica meio confusa mesmo, heheh. A propósito, até hoje não adotei nenhum hábito de higiene bucal. Quando devo começar? Grande abraço!!

  • Importantíssimo essas dicas, sevem pra vida toda, quando se pratica. Sou marinheira de 1º viagem e já cometi todos esses erros, ainda estou tentando ela se acostumar com o tatear nas patas, a escovação e ainda não sei como fazer ela ficar quietinha para penteá-la. Tenho uma samoieda de 8 meses bem sapeca.
    Valeu dr.Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *