ADESTRAMENTO DE CÃES – REFORÇO POSITIVO!

O que é Adestramento Positivo?

Os métodos antigos de adestramento de cães usavam a punição como forma de evitar um comportamento indesejado.

Por exemplo, se o cachorro sai puxando a coleira na frente, ele vai ser sufocado pelo enforcador. Se o cachorro faz xixi no lugar errado, eles batem com jornal enrolado, etc

Você sabe como é… eles ensinam o cachorro a ter medo de repetir aquele comportamento, e na boa, isso não é adestramento de cães.

O Adestramento Positivo usa o reforço positivo, que é exatamente o oposto. O conceito é muito simples:

Ao invés de punir seu cão por fazer algo errado, você o recompensa por fazer as coisas certas, usando elogios, carinho e petiscos.

 

Seu cachorro vai aprender a fazer as coisas certas e vai querer fazê‐las porque ele sabe que são elas que te fazem feliz e daí você o recompensa.

 

Agora, você precisa ensinar seu cachorro a identificar exatamente quando você aprova alguma coisa que ele fez, e é esse comportamento que você quer que ele aprenda.

Então, no exato momento que ele fez o comportamento desejado, você vai comunicar isso a ele usando uma palavra‐comando que o cachorro vai saber identificar, seguido de um elogio e um petisco.

Toda vez que ele realizar aquilo que você quiser que ele faça, você elogia e lhe dá um petisco. Esse é o REFORÇO POSITIVO.

Se você quer saber Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias, veja esse vídeo aqui!

ATENÇÃO!

reforço positivo usando petisco tem que ser regulado! 

Não saia dando petiscos direto para o seu cachorro por qualquer coisa que ele acerte!

Procure utilizar muito mais o carinho palavras de afeto do que propriamente o petisco!

Use o petisco quando começar a ensinar algo novo, pois o seu cachorro irá prestar mais atenção em você quando tiver com um petisco na mão.

Mas assim que perceber que ele já entendeu o comando, comece a trocar a recompensa por carinho e palavras de afeto (“muito bem!” “bom garoto!”…)

O que pode usar como petiscos?

Você pode usar como petiscos coisas que o seu cachorro goste de comer, porém, que não façam mal para ele.

Por ex: ele pode adorar comer gordura de churrasco, mas se você ficar treinando ele dando isso, no final do dia ele vai ter uma baita diarreia!

O ideal é que você use petiscos que não tenham corantes e nem conservantes.

Lembre-se, não é para dar um biscoito inteiro de cachorro toda vez que ele acertar um novo comando. Se não no final da semana o seu cachorro já engordou 5 kg!

Neste exemplo do biscoito, você deve fracionar o biscoito em várias pequenas partes, como o tamanho de uma ervilha, ou seja, com menos de 1 cm.

Eu indico que você mesma faça os petiscos para dar de recompensa para o seu cachorro, pois eles serão sem conservantes e sem corantes.

Espero que tenha te ajudado!

Inscreva-se também no meu canal do Youtube!

https://www.youtube.com/c/DicasBoaspraCachorro?sub_confirmation=1

  • Boa noite.
    Minha cadelinha, uma Yorkshire de 17 meses, está me dando uma canseira, pois basta eu sair de casa para ela atacar o tapete higiênico. Ela literalmente o destrói. Passei a colocar pedras para segurá-lo no lugar, mas ela morde ele todo, fica cheio de buracos.
    Ela é bonitinha, dá a patinha, faz o xixi no tapete, mas além de tentar destruí-lo, ao sairmos para passear, já começa a latir na portaria do prédio. Late também quando passeamos de carro ou alguém passa correndo por nós.
    Preciso de ajuda, não sei como resolver esses problemas.

  • bom dia, minha cachorra Pastora alemâo tem nove meses, gostaria de saber se castrar ela , ela vai ficar obesa e nâo teria cancer, pois uns dez meses perdi minha cachorra tbm Pastora com cancer de mama. Qual a sua orientaçâo para mim ,e com quanto tempo devo castrar ela,e isso resolveria ela nâo tem cancer.obgda,

  • Oi boa noite
    Me ajuda por favor!!!
    Estou com um cachorro a 7 meses e acredito que ele seja dominante, porém acho que pode ser porque ele fica de 8 da manhã até as vezes as 20 horas da noite… Então fica muito eufórico, pula, morde, arranha…. E depois não quer ir para fora,ameaça morder e só sai empurrando ele…
    Meu marido quer outro cachorro, uma fêmea para ver se ele fica mais calmo com a companhia…
    Você acha que pode melhorar ele tendo companhia de outro cachorro?
    Obrigada desde já

Deixe um comentário