ALERGIA EM CACHORRO: COMO SABER SE O MEU CACHORRO TEM ALERGIA?


Aqui você vai saber o que é alergia, como descobrir se o seu cachorro está com alergia, saber se o seu cachorro é alérgico, se é possível controlar essa alergia e o tratamento da alergia do cachorro.
Provavelmente você conhece alguém que tem um cachorro que é alérgico a alguma coisa. E se você está lendo este texto, é porque o seu cachorro também deve ser alérgico, certo? Isto não é por acaso. As alergias estão entre as doenças mais comuns no mundo tanto em nós, quanto em nossos animais de estimação.
Você sabia?
Atualmente os problemas de pele com maior número de atendimentos dermatológicos em clínicas veterinárias são as alergias, sendo sempre desencadeadas nos primeiros anos de vida do animal. Pode ser causado por uma infinidade de fatores ambientais e substâncias presentes nos alimentos, bem como por parasitas (pulgas, carrapatos…).

Mas afinal, o que são essas doenças alérgicas?

As doenças alérgicas, conhecidas como dermatopatias alérgicas, constituem um grupo de doenças de pele que desenvolvem hipersensibilidades nos cachorros. Ou seja, enquanto um animal normal, sem ser alérgico, pode ser picado por uma pulga e o máximo que o organismo dele vai fazer é ficar um pouquinho vermelho (igual quando somos picados por mosquitos), o organismo de um cachorro alérgico à picada de pulga, vai ter uma reação muito mais intensa, ficando bastante inflamado e com uma coceira exagerada.
 
A dermatite alérgica é uma reação do sistema imunológico do animal quando entra em contato com alguma substância que seu corpo identifica como não própria, disparando uma resposta inflamatória intensa na pele.
Elas são divididas em três doenças, que representam também as causas das alergias. De maneira geral, a Dermatite Alérgica à Picadas de Ectoparasitas (DAPE) é a mais comum, seguida da Dermatite Atópica e da Hipersensibilidade Alimentar.

Como eu sei que o meu cachorro está com alergia?

Os animais alérgicos costumam apresentar bastante coceira (prurido), vermelhidão em vários locais do corpo e lambedura de patas. Para piorar a situação desses cachorros, normalmente a pele também está com infecções secundárias, e com isso, apresentam feridas, quedas de pelos e odor desagradável. Um animal em crise pode apresentar infecções bacterianas e fúngicas na pele, além de uma intensa coceira e inflamação. As infecções podem ser muito irritantes, piorando os sinais clínicos da alergia.
 
A remoção da crise alérgica em seu animal é a etapa mais importante para qualquer iniciativa de controle e identificação da alergia.

Tá, mas como eu sei a que o meu cachorro é alérgico? É possível controlar isso?

O segredo para o controle da dermatite alérgica é a identificação e controle das causas, o que normalmente se faz pela correta exclusão das doenças alérgicas mais comuns, além da realização de exames diagnósticos mais específicos, como a histopatologia da pele e testes alérgicos dérmicos ou triagens alimentares. Para isso, é fundamental que você leve seu cachorro a um médico veterinário especialista em dermatologia (doenças de pele), onde ele será avaliado clinicamente e fará exames complementares para tentar descobrir a causa alérgica do seu cachorro, lembrando que pode ser um processo complexo que requer tempo e paciência.

E como é o tratamento? Tem cura?

O tratamento é feito normalmente com o uso de medicações orais e tópicas (antibióticos, antifúngicos, anti-histamínicos, xampus, loções), que podem ajudar a reduzir, controlar e prevenir as crises alérgicas. Um adequado plano diagnóstico e terapêutico, realizado pelo médico veterinário, é fundamental aos pacientes alérgicos. Quanto mais eficiente for a identificação e o controle das alergias, menos problemas teremos com as crises alérgicas.
 
Atualmente as dermatopatias alérgicas não têm uma cura definitiva, mas ela pode ser controlada.
A recompensa de um controle bem sucedido é proporcionar uma vida mais confortável e saudável ao seu animal de estimação.
Importante! Nem todas as coceiras, queda de pelos e pele avermelhada são um processo alérgico. Existem várias outras doenças de pele que apresentam o mesmo quadro clínico. Por isso é imprescindível que se o seu cachorro está apresentando alguns desses sintomas, que o leve a um médico veterinário para o correto diagnóstico!


Recomendados Primeiro Para Você:

  • ola! minha cachorra que é uma Shitzu branca e tem 2 anos e 7 meses. Ela tem uma alergia bem constante ja levei na veterinária dela como já levei numa dermatologista. Só que ela continua com alergia as veterinárias disseram que era dermatite mas nunca falaram de quê. Ja pedi teste exames mas não foi dado. Ela sempre esta com os olhos com secreção,sempre cossando os ouvidos,cossa a pata e lambe. Hoje eu vi que na na pata direita dela perto da unha mais em cima que não sei como chama eu vi que esta vermelho e com feridinha e ela esta lambendo muito e ta com cheiro forte, Sera que vc poderia dar uma luz não sei mas o que fazer. Ela come ração Hills mas tambem come frango pq não quer comer só a ração. O frango e feito só na agua sem tempero nenhum. Toma banho com shampoo cortshamp quando esta irritado e Allermyl diario. Banho uma vez na semana no pet. Pode usar cremo 6A no ferimento? Obrigada

  • olá dr alexandre…..minha cachorrinha vem apresentando uma alergia a cerca de um mes….só que observei que ela sempre tem esse problema um dia após o bano mando ela para banho todas as sextas mas estou observando que ela se coça muito e fica toda vermelha um dia apos o banho e esta so piorando….passa uns dois dias ela ja melhora bem as vezes até dou a ela um anti alergico e ela melhora….gostaria de saber se é so eu comprar algum shamppo antialergico e qual eu compro ….ou devo levar ao veterinario para ter certeza se a causa e realmente o shampoo que esta sendo usado nos banhos….

  • Boa noite dr.tenho uma América bull estou com sério problema de alergia com ela ela tem um tipo de alergia que o corpo fica todo empipocado e coçando. Estou dando antialérgicos e banho com xampoo especial e não melhora eu não sei mais o que fazer.

  • Boa noite,doutor meu cão esta com a pele com manchas vermelhas que mais parece com enpigen o veterinario disse que foi adquirida por falta de higeine com os aparelhos onde mando tosa isso pode ser verdade.

  • Boa noite. Estou desesperada, não sei mais oq fazer. Meu cachorro morreu a 2 meses e minha casa está com uma infestação que eu não consigo controlar, está cheia de carrapatos e tem uns bem pequenos que quase não se vê, já usei o remédio chamado BUTOX mas eles não somem. Me ajuda pelo amor de Deus, não sei mais oq fazer e não tenho condições de contratar uma empresa dedetizadora

  • Olá "mãezinha". O tratamento é este mesmo, acontece que dependendo da situação, você precisa fazer o tratamento por um tempo maior, consulte o seu veterinário. Agora, eu aconselho fortemente que castre a sua cadelinha assim que tiver oportunidade. Pois isso já indica que ela tem alteração hormonal e pode vir a ter problemas mais tarde.

  • Excelente,parabéns pelo blog !!!

    Minha mel q adotei com 45 dias,hoje com 11 meses.Teve a 3 meses o primeiro cio ,logo após gravidez psicológica.Me foi passado Contralac,( muito caro) mas comprei e administrei como recomendado.Mas não surtiu efeito, mesmo com as compressas de água quente,as tetinhas dela,continuam inchadas,temo por ela……Preciso de orientação.
    Obrigada pela atenção…..Regina Rumão

  • Olá Alessandra!
    Realmente, tratar um animal com alergia não é fácil, pois descobrir a causa da alergia é complicado.
    Se você já conseguiu saber qual o motivo da alergia, o tratamento pode ser específico.
    Boa sorte!

  • Ola. Boa noite.
    Minha irmã tem uma cofap que trouxe adulta da roça. Comia sobras de refeições e dormia na terra. Na cidade passou a comer ração e desenvolveu alergia alimentar devido aos corantes, i peli cai e da coceira. Toma banho con shampoo especial e a ração só pode de uma marca. Ficou dificil cuidar dela.

  • Olá Emanuele. Realmente o problema de pele é um dos grandes desafios na medicina veterinária justamente por ser difícil achar a causa. O que posso te sugerir é que procure um especialista na área de dermatologia veterinária, para que ele possa realizar exames mais específicos. Este blog tem apenas a finalidade de ajudar as pessoas com dicas para cuidarem melhor dos seus cachorros, mas não posso receitar nenhum shampoo ou qualquer outro tipo de medicamente sem examinar o animal.
    Boa sorte com seu labrador!

  • Emanuele, a minha labradora, de 14 anos, foi tratada por 12 anos com antibiotico, shampoo, corticóide e Allerdog. Há dois meses me ensinaram a macerar melão de são caetano, e passar em todo seu corpo. Deu certo e estou feliz pois a pelagem está linda. E disse a veterinária o que estou fazendo. Boa sorte!

  • Tenho sérios problemas de dermatite com meu cão labrador, uma das causas são as pulgas,ele é muito alérgico a tudo, já fiz muitos tratamentos com ele com indicação do veterinário,+ eu paro volta tudo de novo,não tenho + condições de tratá-lo com anti alérgico . Gostaria de uma indicação de xampu pra esse tipo de problema,uso o neutro,+ no dia seguinte o cheiro forte já está voltando. Alguém pode me ajudar?

  • Olá "Faço arte" =)
    Primeiro de tudo obrigado pelo seu comentário e compartilhar sua experiência com a sua cachorrinha. Realmente alguns animais já apresentam problemas desde cedo. O importante é tomar muito mais cuidado com eles e fazer visitas com maior regularidade ao médico veterinário. Nunca dê medicações sem a orientação do médico veterinário (este aviso é para todos, pois você parece estar sendo orientada). Obrigado e volte sempre!

  • tenho uma York de 4 anos, à partir do 1 ano de vida ela já começou a apresentar coceiras, principalmente ao redor dos olhos e do focinho, faço um tratamento alimentar, come coelho, shampoo especial para pele sensível, dou de 1 a 2 banhos por semana, e passo frontilyne spray, pq se nos passeios pegar uma pulga, parece que foi picada por 200, e fica desesperada, quando está em crise entro com Meticorten por 2 ou 3 dias. mas pelo que descobri até hoje é que é atópica. percebo que mesmo secando bem as patinhas dela com secador ou até mesmo no sol ela tem lambido muito e fica vermelho entre os dedinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *