Banho e Tosa em Pet Shop é seguro?


Muitas pessoas hoje em dia utilizam ou já utilizaram alguma vez um dos serviços de banho e tosa de alguma Pet Shop.  Acontece que eu vejo muitas reclamações tanto por parte dos donos de cachorro como por parte dos profissionais que trabalham executando este serviço, seja banho, seja tosa.
Neste artigo eu vou responder as principais dúvidas que um dono de cachorro pode ter em relação à banho e tosa, como:
1)    Como escolher o melhor pet shop para banho e tosa?
2)    Dar banho em cachorro em pet shop é seguro?
3)    Tosar cachorro em pet shop é seguro?
E também o que você deve fazer para ajudar o profissional de banho e tosa a fazer um melhor trabalho.
1 ) Como escolher o melhor pet shop para banho e tosa?
Primeiro de tudo, é preciso observar algumas características importantes que um estabelecimento de banho e tosa deve ter para poder atender melhor, tanto os clientes como principalmente os cachorros.
Os locais devem permitir aos clientes verem todo o procedimento de banho e tosa, do início ao fim.
Como se faz isso?
Os pet shops mais adequados possuem normalmente uma ou mais “paredes” de vidro ou mesmo janelas, que possibilitam essa visualização.
E além disso, muitos pet shops possuem câmeras que filmam todo o ambiente de banho e tosa, como forma de segurança para saber como os funcionários estão fazendo os seus serviços.
Esta funcionalidade também é utilizada quando você desconfia que o seu cachorro foi maltratado durante o banho ou na tosa. Você pode solicitar para ver a filmagem para comprovar se isto de fato ocorreu.
 
Outro ponto importante é a higiene do local como um todo. Desde os equipamentos (como tesouras, por. ex.), como os locais que os cachorros ficam esperando antes ou após o banho e tosa.
A proibição de entrada de cachorros com pulgas e ou carrapatos também é importante para que evite que este local esteja infestado com estes parasitas.
Essa é uma das reclamações que mais frequentes… “Meu cachorro foi tosar e voltou com pulgas”
E por último e talvez até o mais importante é o profissional que vai tosar ou dar banho no seu cachorro. Ele deve ter feito algum tipo de curso de banho e tosa e deve gostar de cachorros (é claro!).
 
2)  Dar banho em cachorro em pet shop é seguro?
Isso já foi comentado no artigo sobre “como dar banho em cachorro”, mas volto a dizer aqui.
Isso depende!
Mas por tudo que já aconteceu e acontece nestes locais, o ideal é que você procure lugares onde os profissionais estejam sendo filmados e/ou trabalhem em locais que sejam tipo uma vitrine. Desta forma, você consegue ver o profissional trabalhando e percebe se ele gosta do que faz, se tem carinho com o animal e se faz o serviço bem feito. Procure conversar com outros donos de cachorro que levam seus animais para dar banho nestes locais e pergunte a opinião deles sobre o local e os profissionais. Portanto, para banhos normais, a opção da pet shop pode ser boa, desde que você fique atento as observações anteriores. 
3)  Tosar cachorro em pet shop é seguro?
No caso da tosa, você deve ficar mais atento ainda em relação ao profissional, pois eles têm que saber fazer o serviço deles de forma correta e segura para não causar um acidente.
Mais do que nunca, procure saber se eles fizeram algum curso de banho e tosa, se os equipamentos que eles usam estão em bom estado e se eles tem carinho pelos animais.
Bem, tudo o que eu já disse aqui é o que você deve procurar em relação ao estabelecimento e aos profissionais. Agora vou falar o que você pode fazer para ajudar aos profissionais a trabalharem melhor pelo seu cachorro.
 
 
Como você pode ajudar os tosadores e banhistas a fazerem um trabalho melhor?
Primeiro de tudo, deixe claro se o seu cachorro é agressivo ou não. Caso ele possa morder o profissional durante o trabalho, é importante que isto esteja avisado com antecedência, para que ele possa se proteger utilizando mordaças. Em alguns casos, é o próprio tutor que deve colocar a mordaça no seu cachorro.
 
“Ah, mas eu não consigo colocar a mordaça no meu cachorro porque ele me morde”
Então tá… o seu cachorro pode morder o tosador, mas não você?
Pense… se o seu cachorro morder o profissional, você acha que ele não vai se defender contra essa mordida?
 
Outra coisa… alguns animais possuem dores pelo corpo ou alguma dificuldade para andar ou ficar de pé… avise exatamente o local que o profissional deve tomar mais cuidado, para não machucar o seu cachorro.
Cachorros idosos costumam apresentar algumas verrugas, principalmente cachorros da raça Poodle e Cocker Spaniel… avise sobre as verrugas para que ele tome mais cuidado para não cortá-las!
E finalmente!!! DEIXE BEM CLARO como você quer que seja a tosa, principalmente se você nunca levou o seu cachorro para tosar nesta pet shop. Falar apenas “tosa baixa” pode ser desde ZERO até 2 dedos… dependendo do pelo do cachorro… deixe isso bem claro para não ter confusão.
Bem, espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma para decidir qual é a pet shop que você deve procurar.
Se você achou que ele foi útil para você, provavelmente vai ser útil para outras pessoas! Compartilhe com seus amigos, eles vão te agradecer!
Ah, logo abaixo do título deste artigo, você pode dar a sua avaliação para ele. É muito importante para mim, saber se o que eu escrevo está sendo do seu agrado! =)
E caso você queira falar alguma coisa sobre este artigo (elogios, críticas ou perguntas) deixe aqui embaixo nos comentários!

 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *