Cadela no Cio: TUDO o que você precisa saber!


Para tirar todas as suas dúvidas sobre cadela no cio, eu resolvi fazer um artigo bem completo abrangendo o máximo de perguntas que já me mandaram sobre cio em cadela.

 

Primeiro de tudo, é importante que você saiba que a cadela apresenta um ciclo estral, que é semelhante ao ciclo menstrual na mulher, mas com uma grande diferença logo de cara:

A cadela não menstrua!

(PARA ASSISTIR AO VÍDEO SOBRE ESSE TEMA CLIQUE AQUI!)

Quando a cadela tem no primeiro cio?

O primeiro cio da cadela acontece quando ela atinge a puberdade, que acontece em média entre os 6 e 12 meses de idade. Sendo as raças de pequeno porte começando em torno dos 6 meses e raças gigantes, podem chegar até a 1 ano e meio para ter o primeiro cio.

 

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Os primeiros intervalos de ciclos estrais podem ser irregulares, até que atinjam a normalidade que é de 6 em 6 meses. Mas esse período pode variar de 5 a 12 meses, dependendo da raça e do porte do animal. Animais de porte maior tendem a ter intervalos maiores entre os cios.

O ciclo Estral na cadela:

O ciclo Estral na cadela é dividido em quatro fases: Pró-estro; Estro; Diestro e Anestro.

 

O cio da cadela compreende as duas primeiras fases e pode ter uma duração de 15 a 21 dias na maioria das cadelas, mas pode variar de 8 a 32 dias.

 

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Resposta: Em média 21 dias.

 

Primeira fase do Ciclo Estral: PRÓ-ESTRO 

Este é o momento que o cio da cadela começa. Nesta fase, devido a ação de hormônios reprodutivos, começam a ter algumas mudanças na cadela.

 

As duas principais alterações que você pode notar são o edema da vulva, que fica aumentada de tamanho e o surgimento de um corrimento vaginal sanguinolento (que não é a menstruação, pois cadela não menstrua, lembra?) que atrai os machos  por causa da maior produção de ferormônios.

(FOTO: Cadela no cio sangrando. Notar uma gota se formando na ponta da vulva e inclusive uma pequena gota no chão do corrimento sanguinolento da cadela no cio.)

Nesta fase em que está ocorrendo o corrimento a cadela ainda não aceita o macho.

 

Ela dura em média 9 dias, mas é bem variável de cadela para cadela, podendo ser de 4 a 21 dias e durante todo esse período a cadela vai apresentar o corrimento vaginal.

 

Como saber quando a cadela entrou no cio? 

Resposta: Quando a cadela apresentar o edema de vulva e o corrimento vaginal sanguinolento ela já está no cio. Normalmente o tutor percebe as gotas da secreção sanguinolenta no chão e ai nota que a cadela está no cio.

 

Algumas cadelas tem o hábito de se lamberem para limpar esse corrimento vaginal e com isso os tutores podem não perceber que ela está no cio. O que você pode perceber é a cadela lambendo a vulva, coisa que ela não fazia antes.

 

A cadela no cio tende a aumentar a frequência de micção, ou seja, ela urina mais vezes durante o dia, só que em menor quantidade. Isso acontece porque a urina neste período apresenta um cheiro diferenciado que indica para os outros cães que aquela cadela está no cio. É inclusive uma forma da fêmea mostrar para os machos que está no cio e conseguir atraí-los.

(FOTO: a esquerda uma cadela que foi castrada precocemente, apresentando vulva “infantil” e ao lado direito uma cadela no cio, apresentando a vulva edemaciada).

Quanto tempo a cadela fica “sangrando” no cio? 

Resposta: Em média 9 dias, podendo chegar a 21 dias com corrimento vaginal sanguinolento, mas ela ainda pode ficar com um corrimento discreto até 30 dias.

 

Mais do que 30 dias de corrimento sanguinolento pode indicar que tem alguma coisa errada e você deve levar a sua cadela para ser examinada pelo Médico Veterinário.

 

O que é Cio Silencioso ou Cio Seco em cadela? 

Este tipo de cio se caracteriza por não apresentar os sinais clássicos da fase de pró-estro, ou seja, não tem corrimento vaginal e a vulva não fica edemaciada. Porém, a cadela entra no período fértil normalmente e pode engravidar como todas as outras cadelas.

 

Nestes casos os tutores só conseguem saber se a cadela entrou no cio se tiver um cão macho inteiro por perto, pois este será atraído pelos feromônios exalados pela cadela na fase de estro e irá querer cruzar.

 

Os tutores de cadelas com cio silencioso devem ficar muito atentos para que não haja uma gravidez indesejada.

 

Outra forma de descobrir se a cadela com cio silencioso está de fato no cio é fazendo a dosagem hormonal. Para isso você precisa levar a sua cadela para ser examinada por um médico veterinário.

 

Comportamento da cadela no cio no Pró-estro: 

As cadelas normalmente apresentam três reflexos clássicos que começam nesta fase e se acentuam à medida em que elas avançam para o estro: contração da região perineal ao ser tocada, lateralização da cauda e curvatura dos membros pélvicos em resposta ao toque na lateral da vulva (VERSTEGEN, 2008).

(FOTO: cadela no cio lateralizando a cauda para facilitar o macho a cheirar sua vulva. Notar que o macho encontra-se com o pênis exposto, demonstrando interesse pela cadela no cio.)

Segunda fase do Ciclo Estral: ESTRO

A duração média desta fase é de 7 dias, variando de 4 a 11 dias.

 

Nesta fase a cadela esta fértil e aceita o macho para cruzar!

 

O corrimento vaginal diminui e pode inclusive ficar discretamente esbranquiçado.

 

O edema vulvar pode continuar presente, embora possa dar lugar a uma vulva mais macia e flácida, acompanhada pela diminuição ou ausência da secreção vaginal, assim como pela modificação de sua característica.

 

Esta é a fase que se você quiser cruzar a sua cadela, você deve apresentá-la ao macho.

 

Terceira fase do Ciclo Estral: DIESTRO

Esta fase ocorre logo após o estro.

 

Se a sua cadela cruzou, este é o período que compreende a gestação.  É longo e ocorre independente do estabelecimento da gestação, durando 56 a 68 dias na cadela gestante e de 60 a 100 dias na cadela não gestante.

 

Quarta fase do Ciclo Estral: ANESTRO 

Período no qual a cadela não está no cio e ocorre após o diestro.

 

Nós dizemos que este é o período de quiescência (descanso) reprodutiva, podendo durar de 3 a 10 meses. É neste período que ocorre a involução uterina e a renovação endometrial, caso tenha ocorrido gestação.

 

A cadela pode engravidar no primeiro cio? 

Resposta: Sim, a cadela pode engravidar já no primeiro cio.

 

Mas isso não é desejável, pois o útero pode ainda não estar completamente desenvolvido e a cadela pode ter complicações no parto. Além disso, a cadela pode não estar madura o suficiente para ter o instinto materno desenvolvido e com isso, não amamentar e não cuidar dos filhotes direito.

 

É claro que pode acontecer tudo certo, mas é arriscado. 

Pode castrar a cadela estando no cio?

Minha resposta pessoal: Não é recomendado, pois aumenta o risco cirúrgico. O útero estará aumentado de tamanho, com maior vascularização e o risco de hemorragia é maior. Mas não é impeditivo. Vai depender muito mais do médico veterinário e do estado clínico da sua cadela.

 

Quanto tempo depois do cio pode castrar a cadela?

Resposta: O ideal é que dê tempo para o útero voltar ao tamanho normal e isso ocorre em média após 60 dias após o cio.

 

Depois de castrar a cadela ela continua a entrar no cio? 

Resposta: Não. Se a castração for feita de maneira correta, retirando-se o útero e os ovários, a cadela não entra mais no cio.

 

Minha cadela cruzou hoje, mas eu não quero ou não posso ter mais cachorros, posso castrar ela agora?

Minha resposta pessoal: Como eu já disse, a castração da cadela no cio é mais arriscada, por conta do aumento do útero e de toda a vascularização desta região.

 

Porém, se você tem certeza que a cadela cruzou hoje ou muito recentemente, ainda é possível realizar a castração até 15 dias após a cruza. Dentro deste período os possíveis óvulos ainda não se implantaram no útero.

 

Mas isso vai depender de cada Médico Veterinário e também do estado clínico da sua cadela.

 

Quanto tempo dura a gestação de uma cadela?

Resposta: Em média 63 dias contados a partir do primeiro dia de cruza da sua cadela, caso ela venha a ficar com o macho por mais de um dia para cruzar.

 

Em geral, cadelas de porte pequeno tendem a ter uma gestação mais curta, por volta de 58 a 60 dias e cadelas de porte grande a gigante, podem chegar até a 68 dias de gestação.

 

Minha cadela está no cio, preciso tomar algum cuidado específico com ela?

Resposta: Sim, pois uma cadela no cio pode atrair cães inteiros que estejam interessados em cruzar. Então, se você costuma passear com a sua cadela, tome muito cuidado, pois se um cachorro de rua chegar neste momento, pode ser muito difícil impedir que ele cruze com a sua cadela, até mesmo porque se ela estiver no estro, ela vai permitir a monta.

 

Cães machos podem se tornar mais agressivos neste momento e se você colocar sua cadelinha no colo, por exemplo, eles podem saltar em você com intuito de chegar mais perto da cadela.

 

Portanto, o melhor a fazer e deixá-la em casa neste momento do cio.

 

Pode dar banho em cadela no cio? 

Resposta: Sim, não tem nenhuma contra indicação.

 

Agora, se você for levar ela para dar banho em pet shop, você tem que avisar a pessoa que irá dar o banho que a sua cadela está no cio, pois na pet shop tem sempre cachorro entrando e isso pode ser um problema.

 

O ideal é que você fique aguardando até que o banho termine para levá-la logo para casa, pois se tiverem cães machos inteiros no mesmo ambiente, mesmo que eles estejam presos nas gaiolas, eles podem querer sair de qualquer jeito e até se machucam por causa disso.

 

As injeções anticio funcionam?

Resposta: Elas funcionam se forem aplicadas no momento certo e para isso, deve ser feita por um médico veterinário.  Mas nunca é 100% garantido.

 

Porém eu não recomendo o uso deste tipo de anticoncepcional, pois já tem estudos realizados comprovando que cadelas que fazem uso deste tipo de medicamentos aumentam consideravelmente o risco de desenvolver câncer de mama.

 

A cadela entra em menopausa?

Resposta: Não. Se ela não for castrada ela continuará entrando no cio. O que acontece é que com o passar dos anos, a medida que a cadela vai envelhecendo, o período entre cios vai aumentando de forma que ela pode ficar sem entrar no cio por mais de um ano.

 

Resumindo…

 

Se você não é um criador de cães, eu recomendo que você castre a sua cadela, preferencialmente ante ou logo após o primeiro cio. Isso irá evitar que ela desenvolva infecção uterina (piometra) e diminuirá as chances dela ter câncer de mama, que é atualmente a maior casuística de câncer em cadelas.

 

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo

Dono do Blog Dicas Boas pra Cachorro

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Inscreva-se também no nosso Canal do Youtube!

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *