COMIDA CASEIRA PARA CACHORRO PODE?


Comida caseira pra cachorro pode sim ser uma grande aliada ao tratamento clinico de seu cachorro. É uma alternativa saudável que aproveita as propriedades funcionais de cada alimento. Mas precisa ser prescrita por um veterinário nutricionista especializado para que você não faça nada que possa prejudicar seu melhor amigo.
 
Se você já leu o artigo sobre como escolher a melhor ração para o seu cachorro, já viu que eu indico dar somente uma ração de boa qualidade para o seu cachorro, certo? Mas porque eu estou colocando aqui um artigo sobre comida caseira se eu indico dar somente ração? Simplesmente porque eu convidei uma médica veterinária especialista em nutrição animal para escrever este artigo para vocês. Se vocês tiverem uma indicação correta de como isso deve ser feito, a comida caseira pra cachorro é sim, uma boa opção. Lembre-se da importância da frequência de alimentação, veja aqui o artigo!
 
            
A seguir o texto da Dra. Paloma Dalloz.
 
A dieta caseira tem grandes benefícios para os cachorros. Por ser preparado com ingredientes frescos e cozidos, aumentamos assim a digestibilidade dos alimentos.
 

Mas o que significa digestibilidade dos alimentos?

 
Digestibilidade é a capacidade que um alimento tem de ser absorvido pelo intestino e utilizado como fonte de energia. Na dieta caseira balanceada as proteínas, carboidratos e gorduras são de fácil absorção.
A grande questão que encontramos com esse tipo de dieta é a orientação que cada proprietário precisa ter, não só pela escolha de qual alimento oferecer ao cachorro, mas também da forma correta de preparar a dieta.
 
Hoje em dia há disponível na internet diversas receitas e sites de alimentação caseira para os cachorros, porém cada animal é diferente com características de raça, idade e metabolismo muito individuais por esse motivo não é aconselhável que se faça alguma receita sem a orientação prévia do profissional.
 
As necessidades nutricionais de um cão doméstico são diferentes das necessidades de um ser humano adulto ou de uma criança. O cachorro é um onívoro, ou seja, um animal que possui originalmente características de um carnívoro, mas que foi sendo adaptado a obter energia também através dos carboidratos.
 
Por isso a orientação previa com um veterinário nutricionista é tão importante. Alguns alimentos não são indicados para os cães como folhas e alimentos crús.
 
ATENÇÃO! A ingestão de ossos crús podem transmitir doenças por contaminação bacteriana como a Salmonelose! Podem até mesmo causar obstrução esofágica ou intestinal!
 
Quando nós fazemos um prato para uma refeição, respeitamos o balanceamento entre os nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras, para o cachorro essa proporção também existe. Dependerá da idade e da saúde do animal. Sabemos que em cada fase da vida de nosso cachorro as necessidades nutricionais são diferentes. Por esse motivo damos ração especifica para cada idade e em alguns casos rações até para raças especificas.
 
A dieta caseira pode ser também de grande ajuda quando o cachorro possui duas ou mais patologias ao mesmo tempo como, por exemplo, pedras na bexiga e aumento de colesterol. Neste caso temos ótimas rações no mercado para dissolução de cálculos urinários, mas estas não serão indicadas para o animal se ele também tiver aumento de colesterol e dos triglicerídeos. Outra situação são para aqueles animais com problemas na palatabilidade (gosto) das rações como acontece com as rações indicadas para cachorros com insuficiência renal. Usando a dieta caseira podemos tornar os alimentos mais palatáveis para o animal pela escolha de alimentos benéficos e mais saborosos.
 
A suplementação correta de vitaminas e minerais também é de fundamental importância, assim como a rotação de nutrientes. Nossa vida seria muito sem graça se todos os dias nós comêssemos a mesma coisa: arroz, feijão e bife! E o mais importante não estaríamos bem nutridos assim como nossos cachorros não podem comer o famoso frango com arroz e cenoura todos os dias.
 
Texto: Dra. Paloma Dalloz (médica veterinária nutricionista)
 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Maravilha esse artigo tirou minha dúvida qto a melhor raçao para oferecer ao meu cão. MT oferecer brigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *