COMO ACABAR COM AS PULGAS DO CACHORRO E DO AMBIENTE?


Meu cachorro está se coçando muito, será que está com pulgas? Como acabar com as pulgas do cachorro?
  
Esta talvez seja uma das perguntas mais frequentes que ouço na minha rotina e no período em que trabalhei num consultório veterinário associado a um pet shop. Agora se o seu problema é com carrapatos, veja aqui como acabar com eles!
Mas primeiro é preciso ter certeza que o motivo pelo qual o seu cachorro está se coçando é realmente as pulgas. A maneira mais óbvia seria visualizar o parasita adulto no seu animal. Quando ele está muito infestado, é bem fácil de identificá-las: possuem o corpo de cor marrom (bronze) e são do tamanho da cabeça de um alfinete. 

 

Entretanto, quando está num momento inicial, a melhor forma de saber que o seu animal está com pulgas é procurar pelas fezes dela. Isto mesmo, as pulgas defecam no próprio cachorro e muitas das vezes não vemos as pulgas, mas encontramos as fezes delas. Estas se parecem com borra de café, como nas fotos abaixo (são os pontinhos pretos). Observe a diferença na quantidade de fezes no primeiro animal moderadamente infestado e no segundo, acentuadamente infestado.
 

 

O local mais fácil de achar é no dorso, próximo da cauda. Se você não tem certeza que são fezes de pulgas, coloque essas sujeiras em um papel toalha molhado e aguarde um pouco, elas devem se desfazer, parecendo ferrugem ou mesmo sangue.
Dica 1: Se não achar as pulgas adultas no seu cachorro, procure pelas fezes delas para ter certeza que o seu cachorro está acometido.
Bom, tendo certeza de que o seu animal está se coçando por conta de pulgas, temos que combatê-las. E como fazer isso? Acabando com as pulgas do cachorro, certo? Errado! Na verdade, eu diria que você está 95% errado, pois apenas as pulgas adultas ficam no cachorro e o restante (seus ovos, larvas e pupas) fica no ambiente. O maior erro que vejo as pessoas cometendo é querer tratar apenas o animal.
Dica 2: Temos que tratar o cachorro e principalmente o ambiente! Apenas 5% das pulgas estão no cachorro, os outros 95% estão no ambiente na forma de ovos, larvas e pupas.
Dica 3: É importante saber onde está o foco da infestação, pois se o foco estiver na casa do seu vizinho, por exemplo, e não propriamente na sua casa, você nunca vai estar com o seu ambiente 100% livre das pulgas.
O ciclo de vida da pulga pode ser completado em menos de 12 dias ou demorar até 174 dias. Isto vai depender da temperatura e umidade do ambiente. A pupa é o estágio onde a pulga é mais resistente, pois encontra-se num casulo. Ela pode resistir inclusive a inseticidas e ficar neste estágio por até 140 dias!
PRIMEIRO PASSO: COMO CONTROLAR AS PULGAS NO CACHORRO.
Existem no mercado inúmeros produtos anti-pulgas: shampoo e sabonetes; talcos; coleiras; pipetas (spot-on); spray e comprimidos. Vamos falar de cada um abaixo, suas vantagens e desvantagens.
Shampoos e sabonetes:
Vantagens
Desvantagens
  • Não vejo nenhuma
·  Matam as pulgas apenas enquanto estão em contato com o produto durante o banho. Após o banho o animal está livre das pulgas até ser colocado no ambiente contaminado novamente.
·  Não tem efeito residual.
·  Além disso, se o banho com estes produtos não for feito com cuidado, o animal pode acabar ingerindo o produto e ter complicações. Portanto, muito cuidado se for dar banho no seu cachorro com produtos assim.
Talcos anti-pulgas:
Vantagens
Desvantagens
·      Indiretamente cai no ambiente ajudando a reduzir a carga parasitária deste;
·    Mais utilizado para o controle do ambiente do que propriamente para o controle no animal.
·      Fácil aplicação
· Pouco poder residual e sem um período certo de prevenção.
Coleiras anti-pulgas:
Vantagens
Desvantagens
·      Muitas delas tem efeito prolongado, de 3 até 7 meses.
·      Poucas são realmente eficazes.
·      Se forem molhadas diminuem o tempo de ação.
·  Deve-se evitar ficar tocando nelas, pois o remédio vai sendo liberado aos poucos nesse período e pode causar alguma irritação tanto na pele do cachorro quanto na sua pele e se entrar em contato com sua boca ou olhos. 
Pipetas: Existem algumas no mercado com princípio ativo diferente, logo, podem variar de eficácia, mas no geral funcionam bem. O mecanismo de aplicação é diretamente na pele, para isso, deve-se afastar os pelos para que a aplicação seja feita de forma correta. O local mais indicado é na nuca, pois o cachorro não terá como lamber depois da aplicação.
Vantagens
Desvantagens
·      Normalmente são utilizadas como prevenção, mas também atuam no combate à infestação.
·      São de fácil aplicação.
·      Protegem por no mínimo 30 dias (dependendo da infestação).
·      É seguro e o animal não precisa ser picado para que a pulga morra, basta ela entrar em contato com o pelo ou a pele do animal, algumas pipetas ainda interferem na reprodução das pulgas, ajudando no combate da infestação ambiental.
·      Algumas protegem também contra carrapatos, mosquitos e vermes intestinais.
·      Filhotes com menos de 60 dias ou menos que 1 kg de peso não devem receber este tipo de medicamento com risco de intoxicação!
·  Após a aplicação do produto, alguns fabricantes indicam não dar banho no animal nos 2 próximos dias.
Observação: Deve-se respeitar o tipo de pipeta para cada peso do cachorro. Por exemplo: tem pipetas para animais de até 10kg, de 11 a 20kg, de 21 a 40kg e outras variações.
Spray: Muita atenção ao comprar estes produtos, pois há sprays anti-pulgas para serem usados diretamente no cachorro e outros que só devem ser usados no ambiente. Neste momento, falarei apenas dos que devem ser usados diretamente nos cachorros.
Vantagens
Desvantagens
·      São muito bons para controle de infestações no animal.
·      É seguro e o animal não precisa ser picado para que a pulga morra, basta ela entrar em contato com o pelo ou a pele do animal.
·      Alguns fabricantes indicam o produto inclusive para filhotes a partir de 2 dias de vida e fêmeas prenhes e/ou lactantes.
·     Normalmente protegem por um período de 30 a 90 dias.
·      O produto deve ser aplicado em todo o corpo do animal, incluindo patas, barriga, rabo e cabeça (cuidado com os olhos e boca; melhor neste caso usar um algodão molhado com o produto).
·      Se não tomar estes cuidados, o animal ainda pode ser parasitado.
Comprimidos: Há poucas opções de comprimidos contra pulgas no mercado, mas uma delas acaba com as pulgas apenas durante 24 – 48 horas, já os outros dois têm ação mais eficaz e duradoura e aqui eu vou me referir a eles.
Vantagens
Desvantagens
·      Por serem comprimidos, os animais que já estejam com a pele bastante ferida e que poderia ter alguma irritação no local de aplicação, ficam livres dessa possibilidade.
·      Têm ação rápida, podendo ver pulgas mortas a partir de 30 min, mas os fabricantes dizem que em até 4 horas todas as pulgas no cachorro já morreram.
·  Por matar a pulga logo após a primeira picada, estas não têm tempo de colocar ovos e com o uso mensal contínuo, ajudam a combater a infestação no ambiente. São seguros para animais a partir de 1 kg.
·      Alguns donos podem ter dificuldade para dar o comprimido, pois alguns cachorros não aceitam comer espontaneamente ou junto com outros alimentos.
· Além do mais, o comprimido pode se despedaçar neste momento e o proprietário fica sem saber se a dose foi ingerida corretamente.
Observação: Deve-se respeitar o peso do cachorro de acordo com a dose indicada para ele. Procure orientação veterinária para o uso correto do medicamento.
Dica 4: Você pode fazer associações ao mesmo tempo para eliminar as pulgas do seu cachorro, por exemplo: Spray + Coleira; Pipeta + Comprimido; Spray + Comprimido. Nunca mais do que 2 associações ao mesmo tempo! Consulte o médico veterinário para fazer essa associação.
SEGUNDO PASSO: COMO CONTROLAR AS PULGAS DO AMBIENTE.
Da mesma forma que existem os produtos para serem usados nos cachorros, também há no mercado inúmeros produtos anti-pulgas para o ambiente como: talcos; spray ou aerossóis, inseticidas e empresa dedetizadora. Vamos falar das vantagens e desvantagens de cada um abaixo.
Talco: Como falei anteriormente, o mesmo talco que você pode utilizar no seu cachorro, você também pode usar para o controle do ambiente. Para isso, basta colocar um pouco do talco dentro do saco do aspirador de pó e aspirar toda a casa, principalmente se for de tábua corrida ou tacos (ficam nas frestas), tapetes, caminhas e locais onde o animal fica, inclusive o sofá, se o cachorro sobe nele. É interessante aspirar um pouco do talco, para que o próprio tubo da mangueira do aspirador entre em contato com o talco, como se você estivesse “untando” o tubo por dentro. Desta forma, todos os ovos, larvas e pupas que você aspirar vão entrar em contato com o talco e morrerão.
Dica 5: Usar um aspirador de pó com talco anti-pulgas dentro no saco do aspirador e aspirar todos os locais que o animal fica ajuda no controle da infestação no ambiente.
Vantagens
Desvantagens
·      Ajuda bastante a reduzir a infestação no ambiente sem necessidade de tirar pessoas e o próprio animal de casa.
·     Tem um custo baixo em relação a outros produtos com a mesma finalidade, pois pode ser usado várias vezes.
·    Trabalhoso, pois dependendo do tamanho da casa o procedimento vai demorar.
·      É necessário fazer pelo menos 1 vez a cada 2 semanas (tempo mínimo que um ovo de pulga se transforma em adulto) até que se tenha conseguido controlar a infestação.
·  Se não for muito bem feita (sem esquecer nenhuma parte da casa) pode não conseguir controlar totalmente a infestação, mas ainda assim vai ajudar.
Spray ou aerossóis: Lembrando que irei falar aqui dos sprays para serem usados apenas e somente no ambiente e nunca no animal. Da mesma forma que a aspiração com o talco anti-pulgas deve ser feita em todo o lugar que o animal fica, também deve ser realizada a pulverização com o spray.
Vantagens
Desvantagens
·   É de fácil aplicação se você quiser selecionar locais específicos, como a caminha do cachorro, tapetes, sofás ou coisas isoladas, como forma de ajudar no combate a infestação.
·   Alguns fabricantes dizem que após a aplicação, o produto pode eliminar as pulgas e seus ovos, larvas e pupas por até 6 meses.
·  O produto normalmente seca rapidamente e após 30 minutos, deve-se deixar ventilar bem o ambiente antes de colocar novamente os animais.
·  Deve-se retirar todos os animais do ambiente (incluindo cachorros, gatos, pássaros e os aquários devem ser isolados com tampa ou cobertos com plástico).
·    A pessoa que estiver aplicando deverá usar luvas, máscara e óculos para proteção.
·   Tecidos delicados, plásticos, resinas, vernizes e ceras podem interagir com o produto, provocando manchas na superfície tratada.
·    Se a área for muito ampla, o custo será mais alto, pois deve-se pulverizar por cerca de 10 segundos para cada m² de área, além de ser trabalhoso.
Observação: Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário. Leia a bula, pois trata-se de um medicamento tóxico.
Dica 6: Utilizar os sprays para ambiente apenas para lugares mais específicos, como a caminha, casinha ou cantinho que o cachorro fique. Utilizar outra forma de combate para o restante do ambiente.
 Inseticidas: Normalmente a base de Deltametrina, são de uso exclusivamente para ambientes ou para animais de grande porte, como bovinos e equinos, mas jamais devem ser utilizados diretamente em animais de companhia. São aplicados com borrifadores ou panos úmidos com a diluição. Deve-se deixar o ambiente bastante ventilado durante a aplicação e sua secagem natural.
Vantagens
Desvantagens
· Tem efeito residual no ambiente por cerca de 14 dias, portanto, caso a infestação continue após a primeira aplicação, deve-se repetir a cada duas semanas.
·  Serve para outros tipos de insetos, como carrapatos, traças e baratas.
· Deve-se retirar todos os animais do ambiente (incluindo cachorros, gatos, pássaros e os aquários devem ser isolados com tampa ou cobertos com plástico).
·    A pessoa que estiver aplicando deverá usar luvas, máscara e óculos para proteção.
·   Só retornar com os animais e crianças após ter saído todo o cheiro e o piso estiver secado naturalmente.
Observação: Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário. Leia a bula, pois trata-se de um inseticida tóxico.
Dica 7: Utilize os inseticidas de preferência num final de semana. Aplique-o pela manhã em todo o piso e passe o dia fora com a família e é claro, seu cachorro, deixando as janelas abertas. Ao retornar na parte da tarde o cheiro já saiu e estará seco.
Empresa dedetizadora: Existem várias pelo Brasil, cabe a você se informar qual delas faz o serviço e seu custo.
Vantagens
Desvantagens
· Você, nem ninguém da sua família se expõem ao risco de lidar com substâncias tóxicas. O trabalho todo fica por conta da dedetizadora.
·   Costuma ter bons resultados e algumas dão garantia por meses.
· Alto custo em relação aos demais produtos.
Dica 8: Se você pode gastar dinheiro com uma empresa dedetizadora, é a melhor opção para acabar com uma infestação no ambiente.
Informações Relevantes: As pulgas se multiplicam muito rápido! Em aproximadamente dois meses (seu tempo de vida médio), uma única pulga adulta pode gerar mais de 2000 ovos! Uma única pulga pode picar mais de 400 vezes o cachorro em apenas 1 dia.
Agora, você sabe quais são as consequências de dezenas de pulgas picando o cachorro centenas de vezes por dia?
– Coceira o tempo todo, podendo levar a infecções na pele e perda de pelos.
– Podem levar a anemia (por sugarem o sangue do cachorro). 70 pulgas podem sugar por dia até 1 ml de sangue!
– Levar à dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) nos animais que são alérgicos a saliva da pulga, levando-os a uma coceira mais intensa com uma menor infestação.
– Transmissão de um verme intestinal se o cachorro ao se coçar comer pulgas contaminadas com o Dipylidium caninum. (veja aqui como vermifugar seu cachorro!)
Dica 9: Se você observar nas fezes do seu cachorro, estruturas brancas, parecidas com grão de arroz, muitas das vezes apresentando movimento, é bem provável que sejam vermes (Dipylidium caninum). Colete essas fezes e leve-as no mesmo dia junto com o seu animal, a um médico veterinário.
LEMBRE-SE: VOCÊ DEVE SEMPRE TRATAR O ANIMAL E O AMBIENTE AO MESMO TEMPO, POIS SENÃO AS CHANCES DE CONSEGUIR ACABAR COM AS PULGAS DIMINUEM. É IMPORTANTE MANTER A PREVENÇÃO ANTI-PULGAS EM DIA POR TODA A VIDA DO CACHORRO.

Se você quiser, veja a Vídeo aula sobre essas dicas aqui!

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo (médico veterinário)


Recomendados Primeiro Para Você:

  • Dr.Alexandre,hoje adotei uma cachorrinha com quatro meses de nascida,ainda com a mãe e já comendo ração SRD.Pingando de pulga e alguns significantes carrapatos nas orelhas e patas.Banhei com um sabonete para matar as pulgas,consegui higienizar em 75% .Depois passei talco anti pulgas.Consegui tirar todos os carrapatos visíveis com uma pinça, lavei as feridas internas da orelha com cotonetes em embebido em soro fisiologico e coloquei iodo com auxilio do cotonete.Porém o primeiro cocô que eu avistei com certeza tinha verme,pois vi alguns grãos tipo arroz.Ela ainda não é vacinada.Fora isso tudo muito ativa o animal.Me ajude!

  • Olá Alexandre tenho 5 cachorros grandes e moramos em um terreno bem grande e estamos com uma infestação de pulgas infindável, não aguento mais gastar e não obter resultados, já foram pipetas, talcos, pulverizações e coleiras e gostaria de saber qual ou quais produtos atualmente são realmente eficazes. Obrigada e parabéns pela sua postura esclarecedora.

  • Dr muito bom mesmo sou seu seguidor ver seu blog so me sjudou. .peguei um cachorro grande nas ruas do centro do rj .nao imaginava o trabalho eo problema que eu estava procurando!!coloquei ele no quintal fugia todo dia!!hoje o quintal tem milhares de pulgas kkeu tenho terror e estou estudando qual melhor maneira de entrar la ..casa abandonada quintal 25metros gramas pedras Madeiras britas ??estou ferrado

  • Bom dia Dr. Parabéns pelo seu blog sou fã!
    Tenho uma cadelinha de 3 meses que pesa quase três quilos. Dei 1/4 de capstar p ela porque não consigo controlar as pulgas. Você acha q fará efeito mesmo sendo apenas 1/4 de um comprimido de 57mg?
    Obrigada

  • Olá Alexandre, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, está tudo muito bem explicado. Tenho uma dúvida, meu spitz alemão de 1 ano e 3 meses,por azar encontrei nele 1 pulga, e revirei ele e não achei mais, somente as fezes da "danada" kkk ele quase nunca sai do apartamento por isso me espantei quando achei. Minha dúvida seria se você recomenda um produto para passar no ambiente de meu apartamento ja que os pisos são laminados, por ventura você poderia me indicar algum ? PS já tenho em mente tratar o meu animal também porém tenho que tratar o ambiente.
    Abraços e Sucesso !!

  • Boa tarde. Adorei as dicas ajudam bastante.Tenho 2 cachorros já grandes e um pequenino de apenas 2 meses, o problema e que atrás da onde moro e sítio e meu pequenino esta com pulgas e já dou banho com shampoo anti pulgas, coloquei o talfon no quintal e também já usei nele. Mais ainda continua as teimosas pulguinhas. Qual produto mais eficaz ele pode usar já que ainda tem 2 meses?
    Obrigada

  • Adorei suas dicas, tenho um filhote de Poodle de 2 meses e apareceu nela umas pulgas e carrapatos, e pelo que eu vi na sua explicação tem algumas fezes nela, mas são poucas. Dei banho nela e apliquei uma Pipeta nela da Effipro (Virbac), vc sabe dizer se ela é boa. E já fiz uma dedetização no ambiente, mas ainda não tinha aplicado nada nela, mas continuou aparecendo carrapato nela e agora apareceu umas pulgas nela, Será que fiz a coisa certa?

  • Olá Dr. Alexandre.

    Comprei um filhote de Chihuahua com 49 dias e ele tem uns "bichinhos se movendo no pelo", são bem rápidos e notei uns pontinhos pretos no pelo (parece fezes eu algo assim).
    Procurei o criador e ele "mandou catar elas", mas é muito difícil e não tenho tido muito sucesso. O que eu posso fazer? Um veterinário nos aconselhou Neocid mas ele é tão pequeno e tenho medo que faça mal para quem tocar nele.

  • Olá Janete.
    Acabar com as pulgas sempre é um grande problema, ainda mais com tantos cães. Com certeza seu ambiente está contaminado e você precisa tratar os cães e o ambiente ao mesmo tempo. Os melhores produtos contra pulgas não são baratos e os baratos não têm bons resultados. Então só vejo realmente uma opção para você tentar acabar com as pulgas… gastar mais para comprar um bom produto (como o Effipro, por exemplo) e passar o inseticida na sua casa 1 vez a cada 10 dias no seu caso, durante 1 mês. Mas se o foco for no seu vizinho, por ex., você terá constantemente problemas com as pulgas… por isso tem que estar prevenindo mensalmente nos cães e controlando no ambiente.
    Boa sorte!

  • ola Dr Alexandre…ja tentei de td mas as pulgascñ consegui eliminar aqui…carrapatos elimino com butox mas pulga nada adiantou…tenho shitzu…labrador..chow e linguicinha..tenho do deles dai no banho com o pelo molhado mato td mas eles pegam novamente…peço q o senhor me diga nomes de produtos q realmente matem pulgas..e ñ sejam tão caro como aquele frontyline pq eu tenho nove cachorro e sei q temos q estar sempre comprando produtos para manter nossos bichinhos livres de pragas e parazitas etc…etc..o meu desejo é q existisse um produto q as expludicem pq eu estou indignada com elas kkkkkk

  • Bom dia! Minha cadela está com 14 dias de gestação e está apresentando pulgas e carrapatos, como devo proceder? Ela pode usar coleira anti pulga e pipeta? Obg

  • Olá Alzenir. Esses pontinhos parecidos com pó de café, são as fezes das pulgas e não os ovos… e isso indica que realmente, seus animais ainda estão com pulgas. Com certeza a gata está trazendo as pulgas com ela… o que acontece é que as pulgas podem ter preferência pelos filhotes do que pela gata. Isso é um grande problema, pois sua casa nunca vai estar livre das pulgas, mesmo você fazendo inseticida a cada 15 dias, pois sua gata sempre trará novas pulgas. O ideal é que você utilize preventivo contra pulgas na sua gata ou não deixe mais ela ficar saindo da sua casa.
    Boa sorte!

  • Bom dia Dr. Alexandre! Sempre leio os seus artigos e tenho aprendido muito, parabéns pelo trabalho!
    Tenho 2 filhotes de Maltês com 2 meses e uma gata SDR adulta, dei o comprimido Capstar para os três e passei a pipeta na nuca, em 15 dias já limpei toda a casa e passei inseticida por duas vezes, mais os filhotes ainda se coçam muito, até choram… No último banho que dei neles, não encontrei nenhuma pulga adulta, mais encontrei um pouquinho de uns grãozinhos parecido com pó de café, acho que são os ovos do qual cita. Bem acho que o meu problema maior é a gata que sai para fazer seus passeios e volta com as pulgas, engraçado doutor é que eu não vejo ela se coçar nunca, já os filhotes se coçam o tempo todo. Não sei mais o que fazer, gostaria de saber se há alguma maneira de deixar a gata imune dessas pulgas, se há algum produto que eu passe ou remédio para que ela não pegue nenhuma pulga fora de casa e assim não passe para os filhotes que é a minha maior preocupação no momento.
    Obrigada! Abraços

  • Olá Adriana! Desculpe a demora em responder, tenho estado muito ocupado nestas últimas semanas.
    Lhasas são bastante acometidos por alergias… ela pode estar se coçando por algum outro motivo que não seja pulgas.
    Sugiro que leve-a em um médico veterinário para que ela possa examiná-lo e tentar descobrir a causa.
    Boa sorte!

  • Olá Rafael, que bom que está gostando do blog e das dicas!
    As duas coleiras realmente são boas, mas a Kiltix é apenas contra carrapatos.
    Olha, eu não conheço essa tal coleira "natural" de erva de santa maria… não sei te dizer se ela tem alguma eficácia.
    Se eu fosse você, utilizaria produtos já comprovadamente eficazes contra esses parasitas e nunca se esquecer de combater o ambiente junto, que tão importante quanto prevenir que o seu animal tenha esses parasitas.
    Boa sorte!

  • Oi Adriana, sei que está aguardando a resposta do Dr. Alexandre, mas deixa eu te perguntar… você está fazendo o controle do ambiente (sua casa) também? Porque pela matéria acima apenas usar medicamentos no cão não adianta se o ambiente está infestado. Eu no seu lugar procuraria orientação do veterinário do seu cão, para avaliá-lo, principalmente pelo fato de ser tão novinho e já ter usado tantas medicações… abraços!

  • Olá Dr. Alexandre, como sempre aprendendo mais no seu site, parabéns e obrigado desde já. A questão é a seguinte, meu veterinário me recomendou 2 coleiras, Scalibu e kiltix. Comprei as duas (caaaras, rs, mas o que vale é proteger meu cão), mas ambas deram alergia nele (se coçava cada vez mais e o pelo começou a cair interrompi o uso apos 2 semanas observando que o quadro só estava evoluindo). Me falaram a respeito de uma coleira "natural" a base de "erva de santa maria". Você sabe se essa erva tem realmente alguma eficacia na prevenção de pulgas e carrapatos? Não queria deixar meu cão desprotegido. abraços!

  • Bom dia, achei interessante as dicas, tô com um lhasa de três meses, e ele tá se coçando demais, ele tem a o pelo preto onde é mais difícil achar, uma vez achei uma pulga adulta na barriga dele, depois nunca mais, ele lambe muito perto do pênis e morde as patinhas, usei esse spray frontline e não resolve, usei capstar Tbm e nada, pipeta ainda não tentei. Tá difícil,morro de do de ve_lo se coçar, vou seguir as dicas, obrigada

  • Adorei a dica, Dr eu tenho dois cachorros, e um é filhote e esta com pulgas também(pegou do maior) ele é da racha lhasa apso e está em fase de vacinação, posso colocar o remedinho nele ou outro tipo de medicamento que possa combater a pulga? obrigada

  • Olá Aline, obrigado por seu comentário!
    Olha, acabar com as pulgas nunca será uma tarefa fácil. Primeiro de tudo você precisa ter certeza onde é o foco da infestação. Porque se forem os cachorros do vizinho, por exemplo, volta e meia terá pulga aparecendo por ai…
    Até onde eu sei, não existe injeção que funcione contra pulgas. Existe um medicamento que pode ser aplicado para combater carrapatos, mas não serve para pulgas.
    Eu acho o método do aspirador de pó com o talco antipulgas dentro muito bom. Mas para a parte de fora, fica praticamente impossível você conseguir combater se for ambiente de grama ou terra. Se for piso, também pode aspirar lá. Os inceticidas também funcionam bem, mas deve-se repetir toda semana ou a cada 14 dias, dependendo a infestação. No cachorro, eu gosto muito do comprimido, mas você tem que levar seu cão no veterinário para ele prescrever.
    Boa sorte!

  • Olá Iracema, tudo bom?!
    Olha, os cuidados são parecidos em relação ao combate à carrapatos, mas tem algumas diferenças… você já leu o meu artigo sobre como acabar com carrapatos?
    Dê uma lida nele que vai te ajudar!
    Um abraço!

  • Olá Dr. Alexandre… Meu namorado tem dois cachorros um fica dentro de casa e o outro fora e nós não conseguimos acabar com as pulgas por muito tempo.. Meu sogro aplica uma injeção neles para tentar acabar com as pulgas mais logo volta.. E também é passado um incenticida fora de casa mais não dura por muito tempo.. A injeção é boa para aplicar nos cachorros ou não? e qual seria o método melhor para aplicar no ambiente e nos animais?

  • AMIGO ALEXANDRE ,,ESSE MESMO CUIDADO É COM OS CARRAPATOS NUNCA TIVE PROBLEMAS COM PULGAS MAIS COM CARRAPATOS AQUI ALI ,EU TENHO QUE TA CUIDANDO DO NADA APARECEM COM CARRAPATOS ME RESPONDA ???

  • Tatyana, não é por ai… é claro que um cachorro pode passar uma doença para qualquer ser humano. Essas doenças são chamadas de zoonoses. Uma delas é a raiva. Mas o que eu quis dizer é que, se o seu animal foi vacinado desde filhote (a partir de 45 dias de vida já pode tomar a 1ª dose de 3 da vacina múltipla) e com 4 meses receber a vacina antirrábica. Se for bem cuidado, não tiver pulgas, carrapatos ou sarna, ser vermifugado corretamente, a chance do seu filho contrair alguma doença são muito pequenas.

  • Olá Tatyana! Obrigado por sua pergunta muito importante!
    O que acontece com você é que no seu caso, você tem dois seres muito pequenos e que ainda não tem noção das coisas. Portanto, tanto o seu filho de 1 ano e 7 meses pode macho o seu filhote de 2 meses, como o contrário. Portanto, você deve ficar muito atenta quando for deixar um brincar com o outro. Mas se a sua preocupação for em relação a problemas de saúde, saiba que existe uma pesquisa já feita que revela que crianças que tiveram contato com animais desde pequeno, apresentaram menor grau de alergias e outros tipos de doenças que crianças que não tinham contato nenhum com animais. =)
    Um abraço

  • Olá Robert Nilsen! Os cuidados para casa podem ser os mesmo sim! Mas os medicamentos contra pulgas em gatos são menos frequentes. Existe também os spot-on (pipetas) e o spray. Os comprimidos já existem, mas acho que é bem difícil de encontrar… boa sorte!

  • Bom dia gostei da dica eu utilizo um determinado produto a base de água já faz uns 6 anos e com ele nem os cachorros nem o gato tem pulga esta certo que sempre estou de olho e passando o remédio tanto dentro de casa quanto na parte de fora pois todos aqui em casa a pulga pode esta la na esquina e já começa a se coçar então todo cuidado é pouco

  • Olá Lili! Que bom que você está gostando do blog! Bem, deixa eu te ajudar… nos casos de cachorros de sítio, o controle é muito mais difícil, pois o ambiente para as pulgas e carrapatos se reproduzirem é enorme! E você não tem como colocar veneno em tudo, e nem deve! O ideal é que pelo menos nos locais ondem os animais ficam, como nos canis, seja feito a pulverização com os antipulgas e anticarrapatos. Para os cachorros, você pode fazer associação de comprimidos antipulgas e as pipetas contra os carrapatos e pulgas. Boa sorte!

  • Olá Regina! Tem vários outros motivos que podem estar levando a sua "pequena" a estar se coçando, como por exemplo, uma infecção na pele gerada pelas picadas das pulgas. O melhor que você tem a fazer é levá-la a um médico veterinário para que ela seja examinada e comece com o tratamento.

  • minha tia tem num sítio com 3 cães eles sempre ficam com pulgas, carrapato..etc minha tia sempre cuida deles, leva ao veterinário mas eles sempre estão com algum desses parasitas …Tem algum produto mais indicado para esses cães?
    Obg pelas dicas adoro o site

  • Bom dia
    Minha pequena pegou pulga no pet onde tomava banho, já dei o comprimido capstar, já coloquei o frontline, já dei um comprimido q é do mesmo fabricante do frontline coloquei remédio na casa inteira e minha cachorro continua se coçando nem sei mais o q faço…

  • Leila Macabu, muito obrigado por seu comentário! Fico muito feliz de estar conseguindo ajudar mais pessoas com este blog! Afinal de contas, nós que amamos os animais e principalmente os cachorros, queremos sempre o melhor para eles!

  • Olá Rodrigo Zanardini! Desculpe a demora em responder…
    Primeiramente obrigado pelo seu comentário!
    Então rodrigo, o pó anti-pulgas eu gosto de usar dentro do aspirador de pó, para aspirar a casa toda, tapetes, sofás, caminhas… acho que para este local que você está me dizendo, o melhor seria aplicar os produtos inseticidas contra pulgas. Desta forma, você pode pulverizar todo este local, deixando-o bem úmido. Mas é claro, como já disse no texto, deixe seu animal longe de lá até que esteja totalmente seco! E tome os cuidados para aplicar, como utilização de luvas e neste caso, de máscaras. Boa sorte!

  • Acabei lendo suas dicas pela página Filhotes, Cães e Cia; achei interessante e instrutivo.
    Agradeço sua boa vontade em colaborar com os amantes dos 4 Patas como eu, vou compartilhar em minha página.
    Precisamos de pessoas 10 como você Alexandre, Parabéns !!! Sorte é nossa …
    Leila Dutra Macabu

  • Bacana Alexandre. Obrigado pelas dicas, ou pela aula!
    Minha tomba estava com muita coceira e identifiquei algumas pulgas. Apliquei uma ampola e de uma marca Famosa, que creio ser eficiente e ela parou de se coçar por um período curto e agora está se coçando novamente. Peguei ela em um local, embaixo de uma casa de madeira que tem em nosso terreno, que ela acabou elegendo como cama, mesmo ela tendo uma super casa e agora ligando os fatos, devem estar vindo de lá as malditas. O que vc. me diz de produtos como o pó anti-pulgas, de uso veterinário como Taflon? Obrigado!

  • Aninha, obrigado pelo seu comentário. Os principais comprimidos anti-pulgas são Capstar, Program plus e Comfortis. Mas você deve consultar um veterinário de sua confiança para que ele prescreva a dosagem correta para o seu animal. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *