COMO ENSINAR O CACHORRO FILHOTE A FAZER XIXI E COCO NO LUGAR CERTO?


Como ensinar meu filhote de cachorro a fazer xixi no lugar certo?
Como ensino meu cachorro a fazer xixi no jornal?
Como faço para o meu cachorro filhote fazer xixi e coco no lugar que eu quero?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso, mas iremos tirá-las passo a passo.

 
Primeiramente, é preciso entender que o filhote não     sabe o que é certo e errado para nós, logo, tenha muita paciência até que ele consiga aprender o que você quer ensinar.

 

 
Bem, é importante que tenhamos uma coisa em mente: os cães não gostam de defecar ou urinar próximo dos locais que comem e dormem, portanto, a primeira dica é:
1)  Separe um lugar distante de onde o filhote come e de onde ele dorme para ser o “banheiro” dele, dando preferência para locais de fácil limpeza (como pisos de azulejo). 
 
Abaixo, segue um esquema demonstrativo:

 

 
Neste local, forre com jornais ou mesmo com os chamados tapetes higiênicos (vendidos em pet shops) que têm maior poder de absorção e com isso os filhotes dão preferência. Abranja uma área de aproximadamente 2m².  Esta área inicialmente grande é para que o animal se acostume com o local e tenha maior chance de acertar. Após a primeira semana, deve-se diminuir essa área pela metade.
 
 Outra informação importante é que os filhotes não conseguem ficar muito tempo sem urinar, por exemplo, um cachorro com 3 meses de idade urina em média a cada 3 horas.
Sabendo disso, é preciso estar atento, pois se o filhote urinou há mais de 2 ou 3 horas atrás, provavelmente ele já estará precisando urinar novamente. Logo, a segunda dica é:
2)  Deixe-o próximo do local escolhido até que ele faça as suas necessidades. Se ele acabou de beber água ou comeu, pode demorar de 10 a 20 minutos para que ele já tenha vontade de fazer alguma coisa.  Deixar uma folha de jornal ou um tapete higiênico sujo com um pouco xixi no local onde ele deve fazer, ajuda o filhote a lembrar-se do lugar certo.

 

 

Delimitar um espaço para que ele fique durante esse processo de aprendizagem é importante também. Pois se o animal tiver acesso a toda a casa, a chance dele errar o local vai ser maior, afinal de contas, ele pode estar muito distante do lugar certo e não vai conseguir segurar até lá.
3)    Portanto, quando filhote, limite o espaço dele em apenas uma ou duas áreas da casa, como cozinha e sala, por exemplo. Isso ajudará o animal a aprender mais rápido o local correto.
Uma observação para qualquer treinamento é o sistema de recompensa!
   4)   Sempre que o filhote fizer o xixi ou coco no local certo, faça festa e muito carinho, pois com o tempo ele vai perceber que sempre que fizer as necessidades naquele local ele será recompensado! Prefira sempre a recompensa com carinho e afeto do que com petiscos.
 
 

No entanto, se você observar o filhote fazendo as necessidades fisiológicas no lugar errado, simplesmente diga: NÃO! Com um tom de voz mais sério (não precisa berrar), pegue-o e coloque-o no local certo (mesmo que durante o caminho ele vá fazendo xixi, afinal de contas, ele ainda não consegue segurar).

 
 
Ao chegar ao local, se ele fizer qualquer quantidade de xixi ou coco, faça carinho e diga “parabéns Totó!! Muito bem, Totó” (sendo “Totó” substituído pelo nome do seu cachorro), sempre de forma animada! Usar uma palavra de comando como “xixi”, “xixi aqui” não vai fazer com que ele urine na hora que você quiser, mas vai ajudá-lo a entender que aquele momento e aquele local são para isso. 
 
Porém, não adianta dar bronca nele por conta de um xixi ou coco que o filhote tenha feito há 1 hora atrás no lugar errado, pois ele jamais entenderá que aquela bronca está sendo por causa daquele xixi que foi feito há um tempo atrás.

 

Outras dicas importantes são:
5)    Nunca limpe o xixi ou coco feitos no local errado na frente do seu animal, pois ele pode associar que basta fazer xixi que você vem dar atenção.  Procure limpar bem esses locais errados, de preferência com produtos enzimáticos (vendidos em pet shop) que vão remover totalmente o cheiro do xixi.

 

6)    Não esfregue o focinho do filhote no xixi ou coco feitos no lugar errado, pois isso só vai fazer confusão na cabeça dele.
Alguns animais podem ficar traumatizados com esse tipo de atitude e podem passar a comer o próprio coco, como forma de escondê-lo de você. Esse comportamento é conhecido como Coprofagia e muitas das vezes a culpa é do dono e não do animal. Animais que ficam muito tempo sozinhos e confinados, também podem apresentar este hábito, como forma de deixar o seu ambiente mais limpo. Outros motivos como má alimentação, fome e estresse também podem levar a isso.
7)    Aprender o momento exato que o filhote vai urinar ou defecar, ajuda a evitar acidentes.
A maioria dos filhotes, antes de fazer xixi ou coco, ficam cheirando o chão, rodam e procuram uma posição mais confortável antes de fazer as necessidades. Se você vir o seu animal fazendo este ritual, pegue-o na mesma hora, leve-o para o local do “banheiro” e deixe-o lá, mesmo que a princípio ele possa ter perdido a vontade. Em pouco tempo ele vai querer fazer alguma coisa, portanto, fique vigiando!
Normalmente, os cachorros filhotes demoraram cerca de 1 a 3 semanas para aprenderem a fazer xixi e coco no local certo. Este período vai estar diretamente relacionado com o tempo que você e sua família têm para gastar com essas práticas todos os dias. É muito importante que todos os membros da família estejam cientes desses cuidados, para que todos ajam da mesma forma. Desta maneira, o filhote aprenderá muito mais rápido! Paciência, dedicação e amor são as palavras chaves para o sucesso de qualquer treinamento!

 

Após ter tomado todas as vacinas e estar liberado por seu médico veterinário para ir à rua, (com cerca de 5 meses), seu cachorro filhote vai naturalmente preferir fazer xixi e coco lá.

Se preferir, veja a vídeo aula que preparei sobre essas dicas aqui.

 


Recomendados Primeiro Para Você:

  • Boa tarde tenho uma shiatsu de 7 meses que está fazendo xixi e coco no sofá as vezes ela faz no tapete higiênico tá muito complicado tirar essas manias dela eu tô precisando de ajuda obrigada pela atenção.

  • ola, gostaria de saber se o macho também aprender a fazer xixi e coco no tapete higiênico? qualquer raça aprender? pretendo comprar um bulldog francês.

  • Tenho uma labradora filhote ela já está fazendo xixi na fralda no cantinhos dela, de vez em quando faz no lugar errado mais logo converso com ela e levo até o lugar certo. Mas em relação ao coco ela escolhe o mesmo local da casa mas sempre em lugares diferentes.

  • Ganhei um Shitzu ontem. O Bolinha ele fica confuso na hora de ir ao "banheiro" , ele vai na grama e dentro de cass fica todo perdido ! O que eu faço ? E o que eu faço quando ele começar a marcar território?

  • olá dr alexandre é que estou com um pincher de 2 meses que por conta de n consegui descer e subir da cama nas 2 primeiras semanas estava fazendo xixina cama tenho mais 2 e todos dormem nela comigo, mas fiz uma escada e hj com 2 meses ele sobe desce por ela mas continua fazendo xixi e coco nos pés da cama como faço pra ele parar e enfim poder trocar o colchão

  • Olá pessoal, eu, infelizmente não tive paciência para lidar com o meu lhasa.Depois que ele.fez um ano, começou a gdr aquelas ereções que, é claro são da natureza do cão, mas ele começou a fazer xixi no meu sofa novo, todos os dias, e eu dei bronca, tentei de tudo e o sofá custou bem caro.Eu até usei tapete higiênico, mas é uma nogeira e um mal cheiro insuportável dentro de casa. O que fiz? Restringi o espaço dele; como minha casa e enorme, ele tem um cômodo coberto de 2,50×6,00, a varanda superior da casa (coberta com 1,50×7,00), o quintal do fundo, bem grande e com piso e ainda a frente da casa. Mas no espaço interno da casa (salas, corredores e quartos ele não entra mais. Coloquei portinhas e ele não entra. Detalhe: Ele passeia quase todos os dias na rua. Meu problema acabou. Só meu gato fica dentro de casa. Ele (o lhasa), adaptou muito bem.

  • Bom dia Dr. Alexandre, tenho um yorkshire de 4 meses, chegou com 2 meses. Moro em um sobrado e coloquei uma caminha dele no meu quarto, onde ele dorme a noite, a fralda higiênica no banheiro que fica a uns 2 metros da caminha dele na parte de cima do sobrado. Na parte de baixo do sobrado coloquei outra caminha, pois é o local onde mais ficamos durante o dia, coloquei a comida dele do outro lado da sala há uns 2 metros e fralda no banheiro, entre a sala e a cozinha, há uns 4 metros, porém, ele teima em fazer cocô embaixo do meu sofá (que é elevado). Trabalho em tempo integral e meu marido fica com ele até às 14h, ele fica umas 4 horas sozinho. Já tentei de tudo, comprei "pode"/"não pode", petisco (para ganhar o petisco ele faz um pouco na frauda, ganha, e ai sai correndo e termina de fazer cocô em lugar errado), agora ta fazendo também no quintal. O que eu faço, estou desanimada.

  • Oi tenho uma poodle de 4 meses como trabalho fora ela fica sozinha ela fica no quintal e a noite dorme dentro de casa então de dia ela faz tudo no quintal e a noite faz xixi no jornal que coloquei na sala mas coco so faz na cozinha que poderia fazer pra ela fazer os dois no jornal eu nunca vejo que hrs ela faz deve ser na madrugada qdo levando ta lá por favor da uma dica

  • Boa noite dr Alexandre

    Estou com 2 problemas! Eu tenho uma lhasa apso de 8 anos e comprei um shitzu q está com quase 3 meses. Para ensina lo fazer xixi no local certo tenho deixado na área de sv e quarto de empregada q é uma área relativamente espaçosa. Ele tem feito as necessidades corretamente no entanto quando soltamos ele, a primeira atitude é fazer necessidades fora do local! O q devemos fazer?! A segunda questão é q estou com esse shitzu há mais ou menos 45 dias e minha lhasa n aceita ele de forma alguma. Ele quer brincar com ela e ela foge. Ela tem passado noites e dias em cima da cadeira da sala q é o local onde ele ainda n a alcança. Tenho q colocá-la pra comer, beber e fazer suas necessidades pq senão ela n vai. O que devo fazer pra q ela o aceite ou pelo menos perca o medo dele pra poder viver melhor? Obrigada

  • Boa tarde Dr Alexandre,
    Estive lendo suas matérias e achei muito interessante.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta!
    Eu gostei muito de uma cachorro da raça shihtzu macho, porém ao comentar com algumas pessoas que ia comprar me falaram que é melhor não teria que ser fêmea , porque a Fêmea aprenderia muito mais rápido , o macho mesmo ensinando ele sempre faz no lugar errado, isso é verdade?

  • Olá adorei suas dicas, mas estou com um problema com minha cachorra de 60 dias shitzu. quando deixo ela presa no quarto com jornal ela faz suas necessidades ls, mas quando está solta faz em todo lugar. Comprei o pipi dog para me auxiliar.. o que posso fazer para ela aprender a fazer suas necessidades no lugar certo quando ela tá.

  • Oi 🙂 me chamo Dayse.
    Tenho um filhote de Akita Americano, super bagunçeiro Rs, ele tem 4 meses, faz 1 mês e meio que ele está comigo , e moro em apartamento, ele aprendeu a fazer xixi no jornal num cantinho da casa , mas eu queria que ele fizesse na rua , mas passeio com ele pela manhã e à tarde e lá fora ele não faz nadinha! :/
    não sei se é por que não saio sempre nos mesmo horários com ele , ou se eu levar uma folha de jornal e por lá fora ele vai entender, já pensei até em pingar aquele pipi dog na grama , então queria umas dicas por que ele é um cachorro grande , e o xixi dele inunda a minha sala .
    obrigada 🙂

  • Ola, eu tenho um yorkshire q completou um aninho semana passada… O problema é q ele ainda faz o coco do lado do banheirinho ao invés de fazer em cima… Porém, o xixi ele faz certinho… A n ser q ele queira marcar território ou fique muito tempo sozinho em casa… Como eu posso resolver esses probleminhas? Obs: já tentei colocar ele em um lugar menor para n ter escapatória… Mais mesmo assim ele faz sempre do lado.

  • Olá, minha lhana tem 7 meses e ela faz xixi e coco no corredor porém gostaria de treina-la para fazer no tapete higiênico de grama sintética pois chego tarde em casa e tenho que lavar minha casa todos os dias, será que é possível?

  • Olá Dr Alexandre!
    Eu tenho uma Akita Inu de 3 anos e sempre levei ela em um mesmo pet desde os dois meses de vida como eu faço pra acostumar ela em outro pet? Pois, está muito difícil sair de uma cidade para outra.

  • Bom dia! Adotei uma SRD há 15 dias e desde então estou tentando ensina-la a fazer as necessidades no tapetinho, mas ela faz ao lado, em volta e nunca em cima do tapete! Ela tem 4 anos….como devo proceder? Obrigada

  • Olá, mt obrigado pelas suas dicas
    Tenho uma Husky de 2 meses e 20 dias e seguindo suas dicas ela já sabe que o jornal é o local certo onde fazer e é toda vez que acorda eu levo ela e ela faz tudo certinho no jornal, o banheiro dela fica na sacada e aqui a cozinha e a sala é liberada, o coco ela quase não erra mais, mas o xixi toda vez que deixo ela dormir dentro de casa ela faz de madrugada na cozinha, e as vezes ela solta um xixi em alguns lugares pela casa, mas raramente, gostaria de saber o que fazer pra não ocorrer e se não é bom deixar dormir dentro de casa por enquanto, e também se esses erros são por causa que ela n consegue controlar e tudo mais, mas ela já sabe q o certo é no jornal porque as vezes ela até sai correndo e quando vou ver ta fazendo tudinho no jornal, mas minhas dúvidas são essas, muito obrigado

  • Olá, tenho um York Shire de 3 meses e ele não aprende de jeito nenhum a fazer cocô e nem xixi no tapete higiênico. Já molhei o tapete com o próprio xixi. Mas não tem jeito. O que eu devo fazer?

  • Oi, eu tenho um shih tzu, de 49 dias, é macho, e ta tão dificil de ensina ele faze coco no lugar certo, comprei negocio de areia ele tenta lambe areia, coloco jornal ele rasga, preciso muito de ajuda……..

  • Olá, dicas bacanas
    Estou ‘sofrendo’ para educar meu filhote a fazer xixi no lugar certo. Ele está comigo há duas semanas e fico com medo dele não aprender. Ela tem 45 dias. Até qual idade o cachorro aprende esses ensinamentos? (muitos dizem q depois do terceiro mês não adianta mais ensinar). Minha grande dúvida é: moro em apartamento e fico a manhã toda fora (até umas 15h). Pensei em deixar a cachorra presa na lavanderia, mas é muito estreita e não daria para juntar cama+xixi+comida. Aí decidi deixa-la solta pela casa.. agora se prendo ela (por exemplo na cozinha+lavanderia), ela fica chorando. Enfim… será que continuo insistindo em deixar o ‘xixi’ na lavanderia e ela presa entre este espaço e cozinha (onde coloco dormitório e comida)?? Ela só faz as necessidades na sala de estar, pra todo lado!!! Obrigada

  • Olá, tenho uma cadela shytzu de 3 meses, ela está conosco a 3 semanas.
    Ela ja está fazendo xixi no tapete higienico quase sempre, mas o coco ela nunca faz.
    As vezes faz perto, mas nunca em cima do tapete.
    Percebi que as vezes ela costuma ficar deitada no tapete higienico e ate brincar em cima dele, mesmo quando ele esta com urina já.
    O que devo fazer?

  • Olá tenho um shih tzu de 35 dias, pequei ela ontem a noite e ela não fez cocô ainda ?
    Gostaria de saber o por que disso, ela come ração seca já e toma bastante água!? Tenho mais uma dúvida peguei ela muito cedo, tem algum risco?
    Abraço!

  • Olá, tenho um filhote de yorkshire que está com 7 meses que está com um pouco de dificuldades de aprender a usar o banheiro certinho… na minha casa tem uns lugares que ele sempre urina ou faz coco; ja tentei usar eliminadores de odor e repelentes caninos (que servem para ele entender que não pode defecar lá), porém, parece não adiantar… ele também parece não usar o banheiro na minha frente, ele fica me olhando, tentando fugir ou até mesmo deita; porém; assim que o solto, ele vai pra um desses lugares que eu não consigo tirar o cheiro de fezes ou de urina e faz suas necessidades… uma vez tentei pega-lo no colo nessa hora e o levar até seu banheirinho e ele fica se lambendo e até com um pouco de medo de mim eu acho obs: não grito com ele nem nada do tipo e até usa o jornalzinho as vezes para urinar. Então queria umas dicas para como eu posso faze-lo se sentir mais avontade para fazer suas necessidades na minha frente e saber como posso recompensa-lo ao acertar o lugar certo e eu não ver. Um abraço…

  • Olá Ana! Que bom que está gostando das dicas!
    Restrinja ele por enquanto apenas à cozinha… e fique ensinando como eu explico no artigo. Depois de uma semana, libere a sala também e continue ensinando… o tempo que o animal aprende varia principalmente do tempo que você para ensiná-lo e corrigi-lo e também do próprio animal… mas demorar em torno de 3 semanas para ele aprender direito. Pode ainda ter alguns xixis errados, mas ai e corrigir logo…
    Ah, você pode usar o próprio cercado para colocar na frente da porta da cozinha, para que ela continue aberta, mas que ele não passe. Ou compre os portões para serem colocados no espaço das portas e desta forma você consegue restringir o espaço deles, mas sem deixar a porta da cozinha fechada, só com o portão para cachorro.
    Qualquer coisa, pode me mandar um e-mail: [email protected]
    Um abraço

  • Olá Alexandre, estou adorando tuas dicas 🙂 Há uma semana estou com um buldogue frances de 2 meses e meio, super elétrico!!!! No primeiro e segundo dia parecia que tinha aprendido onde fazer o xixi e coco, e começei a liberar mais espaço da casa pra ele (sala e cozinha), só que rapidamente tudo mudou e agora ele faz em todos os lugares. Devo restringir novamente o espaço dele para o cercadinho mesmo já tendo liberado mais espaço? Moro em apartamento e o cercadinho dele é pequeno, é difícil que a comida, cama e xixi não fiquem próximos. Alguma dica nesse caso? Abraços e obrigada!!!

  • Olha Ariel, no seu caso, acho que a separação do outro cão fez com que ela ficasse muito sozinha e com isso, muito dependente de você. Essa mudança, de "errar" o local de fazer as vezes, pode ser justamente para conseguir atenção sua. Pois quando ela erra, você vai lá e fala com ela ou dando bronca ou mostrando que não deve ou até mesmo colocando de castigo…
    Quando ela fizer errado, não valorize este momento. Como ela já sabe onde é o lugar certo, você deve apenas retirar o coco (se que ela veja você fazendo isso – coloque-a em outro ambiente e feche a porta). Limpe e de preferência, utilize produto enzimático para fazer isso, para remover totalmente o cheiro.
    Ela quer atenção e isso é uma forma dela conseguir.
    Boa sorte!

  • Olá Humberto!
    Bem, primeiro de tudo, você não deveria estar levando sua cachorra de 2 meses na rua, antes dela estar totalmente vacinada, que só ocorre após 4 meses (se fizer tudo certo).
    Você pode dar a comida da noite um pouco mais cedo, pois o filhote não demora muito para defecar depois de comer… então você pode controlar isso melhor. O filhote não consegue se "segurar" por muito tempo, isso é normal. Então depois vai melhorando… tem que ter um pouco de paciência neste período.
    Um abraço e boa sorte!

  • Olá Luciano!
    Neste período de aprendizado, ela tem que ter um ambiente mais restrito. O filhote não pode subir no sofá (e muito menos fazer coco nele).
    Normalmente, em pouco tempo após comer, cerca de 30 minutos com esta idade, ela já vai estar querendo fazer coco… então procure deixar ela nestas áreas restritas e quando perceber que ela quer fazer, leve-a para o tapete e espere… se for o caso, aumente a área do banheiro, pois se estiver sujo, ela pode não querer fazer lá e vai procurar um lugar limpo…
    Boa sorte!

  • Olá Rafaela!
    Você tem aplicado as dicas que mostrei neste artigo?
    Você não pode valorizar o momento quando ela fizer o xixi no lugar errado, pois ela pode usar isso para chamar a sua atenção…
    Procure deixar sempre limpo o local que ela faz o xixi, pois tem cães que não gostam de fazer o xixi no lugar onde já tem um xixi lá…
    Tem que ser um aprendizado constante… percebeu que ela vai fazer o xixi, pegue-a e coloque no "banheiro" dela e espere ela fazer lá. Depois que fizer no lugar certo, faça a festa!
    Se fizer no local errado, sem você pegar no flagra, apenas limpe sem deixar que ele veja e ignore ela.
    Se pegar no flagra, diga Não (até como forma de dar um pequeno susto nela para ela parar de fazer) peque-a e leve para o banheiro…
    É um exercício de paciência, repetição e dedicação.
    Boa sorte!

  • Olá Heloisa.
    Procure levá-la para passear cerca de 1 hora após comer e fique um tempo maior no passeio.
    Veja locais que tem canteiro ou grama… normalmente eles preferem fazer nestes locais.
    Isso ela vai pegar com o tempo…
    Outra coisa que você pode fazer é levar um jornal e colocar ele na rua e mostrar para ela, para ver se ela faz nele…
    Boa sorte!

  • Olá Alexandre! Tenho uma bebê de 5 meses e ela aprendeu direitinho o lugar das necessidades em casa, porém nos passeios ela não faz de jeito nenhum!!! Nem um xixizinho rs. Como proceder para incentivá-la? Obrigada

  • Boa Noite.
    Tenho uma Shitzu de 7 meses que não aprende de jeito nenhum, diminui o espaço dela deixo ela só na sala ela faz o xixi só no jornal quando abrimos o espaço ela faz xixi na casa inteira menos no jornal, resolvi não abrir o espaço todo deixando só mais um comodo pra ela, a mesma coisa ela faz xixi no outro comodo e no jornal nada, nisso já tem uns 3 meses que ela fica só na sala, abriu faz xixi em todo lugar menos no jornal, o que faço, esta ficando cansativo.
    Obrigado

  • Olá.
    Tenho uma cachorrinha vira lata de 3 meses. Ela aprendeu rapidamente com suas dicas a fazer xixi no tapete higiênico, mas cocô ela não faz lá de jeito nenhum. Tem área restrita na cozinha e sala, e neste espaço ela sempre faz cocô em lugares diferentes, até em cima do sofá já fez. Eu limpo com produto específico para eliminar o cheiro, mas não está adiantando.
    O que eu faço?
    Obrigado.

  • bom dia, tenho uma cadelinha de 2 meses que faz xixi e coco na rua durante o dia mas ela dorme dentro de casa e de madrugada ela faz dentro de casa, será que to dando muito comida a noite ? é normal o cachorro fazer de madrugada ? tem como eu ensinar a não fazer a noite ou a fazer ela pedir para ir a rua ?. muito obrigado o seu site é excelente.

  • Não sei mais o que fazer com minha cadela. Ela tem 4 anos e 11 meses e nunca tinha dado trabalho. Quando filhote logo aprendeu o lugar do xixi e do coco e sempre foi obdiente. Ha 2 anos mudamos de casa e ela rapidamente aprendeu o novo local, mas depois dessa mudança ela começou a ficar muito dependente (antes eram dois cachorros e agora só ela), querendo o tempo inteiro estar com a gente. A rotina basica dela não mudou, os horarios da alimentacao continuam o mesmo e os dos passeios tambem (2x/dia), mas a cerca de 6 meses ela comecou a fazer coco no lugar errado – sempre no mesmo lugar errado e a poucos passos do lugar certo. Ela nao esqueceu o lugar certo porque ela tambem faz la, mas pelo menos umas 3-4x/sem ela faz no lugar errado. Ja mostrei que nao deve, ja disse nao – ela entende bem o nao – ja coloquei de castigo, ja fiz festa com o coco no lugar certo, mas continua. O que mais pode ser feito? Obrigada pela atencao.

  • Olá Sasa! Que bom que está adorando as dicas!
    Olha a cachorrinha ainda tem que ser educada para fazer o xixi no lugar certo… isso pode demorar um pouco de acordo com cada animal e com a sua dedicação.
    Em relação à aceitação da cadela mais velha, isso é normal. A sua cadela era única na casa e agora tem uma concorrente… ela ainda vai demorar um pouco para aceitar a mais nova. O importante é você ir soltando as duas juntas com supervisão, para que não aconteça nada mais grave… Mas normalmente o cão mais velho não costuma atacar o filhote… ele pode é não ter muita paciência com aquele filhote que só quer saber de brincar… mas depois de um tempo eles se aceitam. Ah, evite ficar com a cadelinha mais nova no colo na frente da outra, pois ela pode ficar muito ciumenta. Dê sempre atenção primeiro para a mais velha e depois para a mais nova.
    Boa sorte!

  • Olá Debora, isso é normal.
    Filhotes com essa idade não conseguem segurar o xixi por muito tempo… então se ela bebeu água agora, pode ficar atenta, pois em uns 15 mim ela vai estar querendo fazer xixi. O importante é ter paciência e ficar insistindo na repetição e no agrado. O tempo para ela aprender é em torno de 2 a 3 semanas, mas isso varia com o animal e com o tempo que você tem disponível para dar atenção a ela e educá-la.
    Evite ficar dando petisco toda hora que ela acertar, pois isso vai deixar ela viciada. Alterne entre agrados de carinho e voz "fina" e de vez em quando acrescente o petisco sempre após ela terminar de fazer o xixi no tapete. De tempo para ela terminar de fazer. Não comece a festa enquanto ela estiver fazendo o xixi no lugar certo, isso pode inibi-la.
    Boa sorte e paciência! =)

  • Olá Alexandre, td bem?
    Meu nome é Debora, faz 4 dias que comprei um filhote de Shit zu femêa de 3 meses para minha filha, estou tentando ensinar ela a fazer xixi e coco no lugar correto, que é minha sacada, coloquei 2 tapetinhos higienicos lá, qdo deixo ela presa ela faz na maioria das vezes em cima do tapete, mas qdo solto ela pela casa, ela faz por todo canto, faz xixi de 5 em 5 minutos, as vezes acabo de limpar um e ela ja ta fazendo de novo. Qdo estou em casa fico de olho pra não deixar fazer no local errado, mas quase sempre ela e mais rapida, qdo vejo ja fez. Sempre levo ela no tapete para fazer xixi e qdo faz no lugar certo faço festa, dou um petisquinho pra ela….sera que estou fazendo certo? Qto tempo leva para ela aprender? Desde ja te agradeço

  • Olá,,,,estou adorando suas dicas ! Mas eu tenho uma cachorrinha de quatro anos e que já faz suas necessidades em um lugar só ,,,,,mas agora nós adotamos outra cachorrinha de 5 meses e essa só quer fazer suas necessidades na varanda ,,eu to quase enlouquecendo ,,,,,vou tentar colocar suas dicas em prática ,,a mais velha não quer aceitar a mais nova ,,,,,,,tem alguma dica que como fazer a mais velha aceitar a mais nova ? Obrigado

  • Nao sei se meu pedido foi publicado ,Mas desculpem mas repetirei: cachorra so faz marcacao de territorio dentro de casa ,E o macho dentro de casa e no quintal/
    aguardo obrigado

  • Olá Rachel. Provavelmente ele deve estar fazendo isso para marcar território. Neste caso, o melhor a fazer é levá-lo para passear duas vezes por dia, para que ele tenha vontade de marcar o território fora de casa. Com o tempo ele se acostuma que é MUITO mais legal para ele, marcar o território fora de casa.
    Fique atenta também, pois se esse xixi estiver saindo com dificuldade ou gotejando, procure um médico veterinário.

  • Olá Daniella. Nestes casos de agressividade com o dono, eu recomendo procurar um adestrador, pois tudo o que eu dizer aqui, se for feito da forma errada, pode te colocar em risco. Sugiro passear pelo menos duas vezes por dia com ele, para que ele dê preferência de fazer as necessidades na rua ao invés da sua casa.

  • Olá Josielle.
    Bem, primeiro de tudo, sua Shih Tzu é muito nova e ela ainda não consegue ter o controle adequado do esfincter para controlar precisamente a vontade de fazer xixi ou mesmo o coco. Quando dá vontade ela vai e faz. Eles têm preferência de fazer as necessidades em locais que eles percebam que o xixi possa ser absorvido, com isso, tapetes são alvo com certeza! Por isso a importância do tapete higiênico. Mas não adianta apenas colocar o tapete e o pipi dog, se você não se dedicar e ensinar constantemente. Cada animal aprende num tempo, mas até os 3 meses, ela já deve ter aprendido (se você se dedicar).
    Ah, paciência também ajuda… hehehe
    Espere ela estar acertando sempre, para colocar o tapete de volta. Não entendo o problema da cortina, afinal de contas, fica pendurada…
    Boa sorte!

  • Oi tenho uma shihtzu de 02 meses. Durante o período de educação do lugar certo, retirei cortinas e tapetes e delimitei a varanda do ap como ' banheiro '. Ela já aprendeu a fazer xixi no jornal e coco fazia fora do jornal, porém na varanda. Voltei a usar o tapete e cortinas e no msm dia ela já fez xixi e coco na ksa inteiraaaa. Retirei td novamente, ela voltou a fazer xixi no jornal, mas coco ela ainda faz na ksa. O que fazer? Posso usar o pipi dog e o de coco ao msm tempo no jornal? Qto tempo após ter educado minha shitzu posso colocar os tapetes e cortinas?

  • Olá! Adorei suas dicas no site. Vamos ver se vc pode me ajudar… Tenho um York macho de 1 ano e 6 meses, pegamos ele com 11 meses e estou com muita dificuldade de ensiná-lo por já não ser mais filhote, pois todas as vezes que faz as necessidades no lugar errado, brigamos e ele rosna pra gente! Não sei como ensiná-lo a fazer no lugar certo, ele faz onde bem entende… fica a maior parte do tempo na sala e cozinha, ja tentei colocar jornal e mostrar q é ali o lugar correto, mas não adianta… tbm estou preocupada por ter pego ele já grandinho e rosnar quando brigamos. Me ajuda pleaseee!!! Desde já obrigada! Bjs

  • Ola,
    Tenho um York de 8 meses que ultimamente tem feito as necessidades td fora do lugar, minha mae já ta desesperada e teclando muito. Como faço para ele voltar a fazer no lugar certo??

  • Olá Marta! Muito boa a sua pergunta!
    Normalmente os animais que já se acostumaram a fazer xixi e cocô na rua, só querem fazer lá. Existe alguns motivos para isso… primeiro é o fato do cão macho querer marcar seu território na rua, segundo, por preferirem fazer suas necessidades fora do local a onde vivem, então se já foram acostumados assim desde filhote, eles vão dar preferência em fazer na rua. Alguns animais chegam a ficar mais de 2 dias sem fazer cocô por causa disso, pois querer fazer na rua e o proprietário não pode levá-los na rua. A mesma coisa acontece com o xixi, mas eles não conseguem segurar por muito tempo e acabam fazendo em casa mesmo. Mas é importante que tenha um lugar para que eles façam e que seja longe da onde dormem e comem.
    É muito difícil você conseguir fazer com que o animal troque o hábito de fazer xixi e cocô na rua para fazer em casa. Primeiro de tudo, você vai ter que ir diminuindo a saída aos poucos. Se você sai 3 vezes por dia, passe a sair duas… depois de uma semana, saia apenas 1 vez… o animal vai perceber isso e vai segurar mais as suas necessidades. Depois comece a alternar os dias que sai, dia sim, dia não sai com ele. Mas lembre-se, ele tem que saber que tem um lugar que ele possa fazer as necessidades em casa!
    Quando ele fizer o xixi ou cocô no lugar certo, faça muita festa!
    Depois de alternar os dias por mais uma semana. Simplesmente pare se sair. Mas fique atenta para ver se ele está fazendo as suas necessidades. Um animal não pode ficar se prendendo, isso faz mal!
    Boa sorte!

  • Por favor, você pode me ajudar? Tenho um macho de 5 anos, muito educado, mas não faz xixi e coco dentro de casa, só na rua. Tenho que sair três vezes só dia e quando esta chovendo fica impossível. Ainda posso ensina-lo a fazer dentro de casa?

  • Olá Lea! Que bom que você está gostando das dicas! Fico muito feliz de saber!
    Bem, vamos lá, sua cachorrinha ainda está aprendendo, ela é muito filhote ainda e isso é normal, é importante ter paciência e insistir sempre no exercício. Agrade sempre seu animal quando ela fizer no lugar certo! Quando você deixa ela presa na cozinha, você acaba com o seu trabalho de educá-la a fazer xixi no quintal. Ela não tem mais acesso e para ela, qualquer lugar vai ser lugar. O jornal nada mais é do que uma distração para ela, afinal de contas, ela não estava condicionada a fazer no jornal, mas sim no quintal. Ou você ensina ela a fazer no jornal ou você deixa ela com acesso ao quintal.
    Boa sorte!

  • Olá amo suas dicas,parabéns pelo site,estou com uma duvida comprei um filhote ela tem 3 meses quando estou em casa ela faz tudo no quintal a noite ela me acorda as 3:00 da manhã pra fazer xixi no quintal,o problema é que trabalho e quando ela fica sozinha faz em qualquer lugar fa casa,então passei a deixa-la so na cozinha,e quando chego toda a cozinha tem xixi,não sei o que fazer,ja tentei deixar o jornal com o cheirinho do xixi mais ela rasga tudo.alguma dica?

  • Olá Raquel!!! Obrigado por seu comentário, pode ser a mesma dúvida de outras pessoas!

    Eu sei que os tapetes higiênicos não são baratos para ficar comprando toda hora, mas nesse período de aprendizado, eu sempre recomendo que se utilize eles, pois os animais tem por instinto, procurar locais mais macios e que sejam absorvíveis, para que o seu xixi, não fique espalhado por ai.
    O tabladinho que você comprou, normalmente funciona melhor para aqueles animais que já aprenderam a fazer xixi e coco no lugar certo. Ai você pode usar o tablado que eles rapidamente se acostumam.
    Agora, o mais importante é que você precisa ter paciência e dedicação nos treinamentos. Por mais que você fique fora a maior parte do tempo, quando você estiver em casa, você deve seguir exatamente o que eu falo no texto. Vai demorar um pouco mais para eles aprenderem, mas vão aprender.
    Agora, seu machinho ainda não marca território nesta idade e a sua fêmea não está deixando de fazer o xixi no lugar certo por causa disso. O mais provável é que ela ainda não aprendeu.
    Continue se esforçando e boa sorte!

    Se ainda tiver alguma dúvida quanto a isso, me mande um e-mail: [email protected]

    Um abraço e boa sorte!

  • Olá Alexandre,
    Veja se você poderia me ajudar: tenho 2 shih tzus de 3 meses: 1 macho e 1 fêmea e estou com muita dificuldade de ensiná-los pois eu e meu marido passamos o dia fora. O macho até que aprendeu rapidinho a fazer as necessidades no lugar certo, mas a fêmea tá difícil de aprender. Comecei com o tapetinho higiênico, mas como é muito caro, comprei o tabladinho. O macho já acertou a fazer o xixi lá mas faz o cocô fora. Mas a fêmea só faz fora, tudo, sempre! E ainda por cima pisoteiam o cocô e deitam em cima do xixi. Apesar do macho ser muito novinho ainda, tenho a ligeira impressão de que ele já está marcando território e por isso a fêmea não faz no mesmo lugar que ele. No início até tentei colocar um tapetinho para cada um mas ele fazia as necessidades dele nos dois e ela não fazia em nenhum. Sobre a idéia de espalhar jornal em tudo e ir tirando aos poucos, acho que não vai funcionar porque como ficamos fora o dia inteiro, mesmo que eu molhe o jornal pra não fazer barulho, secaria rápido e eles rasgariam tudo.

  • Olá. Como você deve ter lido no texto, cachorros preferem fazer suas necessidades em locais que tenham capacidade de absorção, como uma forma de deixar o ambiente limpo. Você deve lavar os seus tapetes onde ela fez xixi ou coco normalmente. Após isso, utilize um removedor enzimático para terminar de tirar qualquer vestígio de cheiro para os cães (já que a gente não consegue perceber o cheiro tão bem como eles). E para te ajudar, utilize repelentes de cachorro, vendidos em pet shop, que afastam o animal desses locais onde você não quer que ele faça. Animais adultos demoram mais para aprender, tem que ter mais dedicação e paciência. Boa sorte!

  • Olá Sarah Cabral, obrigado por seu comentário! Este fenômeno de comer coco chama-se coprofagia. Ele pode ocorrer por alguns motivos, sendo um deles realmente para chamar atenção. Mas também pode ser feito por animais que esteja confinados em um ambiente pequeno e ele faz isso para tentar manter o lugar mais limpo. Podem fazer isso também se você briga com o animal quando ele faz coco no lugar errado… ele pode passar a comer o coco para que você não brigue mais com ele. De qualquer forma, é interessante que você procure um médico veterinário para que ele te oriente e indique o tratamento. Boa sorte!

  • Alguém tem alguma solução pra bebes nem tao bebes assim? Minha filha já tem 7 anos e não sei se ela eh uma canina ou uma suína.
    Já a peguei adulta, com 2 anos e meio. E sofro com ela. No geral, ele elege a região próxima ao Taperinha higiênico que fica na cozinha. Nunca sobre ele. E a varanda também. Já experimentei por então o tapete na varanda… Ela continua usando a varanda e a cozinha.
    Agora… O tapete higiênico ela não quer. Mas o da sala e os dos banheiros ela adora. Tapete de tecido eh com ela mesmo

  • Bom dia, Alexandre. Tenho um shih tzu de 6 meses, desde o início segui suas dicas, está super acostumado a fazer as necessidades no jornal. Pegamos ha uma semana uma filhote tb de shih tzu, 50 dias, deixamos ela fechada no quarto todo o dia com jornal, comida e água, pois ficamos fora o dia todo e ela é mto pequena, e ele gosta de brincar de morder. Ha uns 3 dias percebi que ela anda comendo tanto o seu cocô (mesmo no jornal) e o dele tb. Seria pra chamar a atenção? Agradeço. Abraços.

  • Olá Carol Ferrios! Que bom que você está gostando das dicas!
    Você até pode colocar um segundo "banheiro" mais próximo da onde vocês passam a maior parte do tempo, mas isso apenas durante a fase de treinamento. Pois é importante que o animal saiba exatamente onde é que ele deve fazer o xixi e o coco. Nesta vídeo aula que fiz sobre este tema, eu inclui essa sua pergunta. Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LjTX0NSJd-M Volte sempre!

  • Comprei um filhote de schnauzer agora e estou adorando as dicas. Mas me diga, meu apartamento e grande, e mesmo só deixando acesso pro filhote da área dele, passando pela cozinha até o corredor (próximo de onde ficamos na sala, e onde ele geralmente fica pra estar perto da gente) as vezes tenho a impressão de q ele não faz xixi no lugar por estar longe.Seria errado por papel higiênico em mais de um lugar da casa para ele fazer suas necessidades? Desde já obrigada!

  • Parabéns pelo site!! Tenho uma cachorrinha, a Lara Croft, desde q casei ela mora com a minha mãe, em uma casa enorme, onde o quintal todo é um banheiro para ela. A casa da minha mãe está em reforma, e precisei deixar a Lara no meu apartamento, tentei ensiná-la a fazer as suas necessidades na lavanderia, mas ela foi mais esperta que eu… e foi fazer na sacada, onde é MUITO mais fácil de se lavar (não preciso empurrar a máquina de lavar). Ela errou 4 x apenas o lugar. Ela é pequena, desta forma come e bebe pouco e nos horários dela, mas à noite quando eu vou deitar no sofá para assistir qq coisa na tv, eu não a deixo deitar comigo e deixo ela na sacada, ela fica choramingando no começo, e eu digo "xixizinho", no começo ela demorava, agora ela vai tranquilamente e faz o "xixizinho" dela na sacada, fica tão feliz que começa a correr pela casa… é engraçado!! Pq ela sabe q vai ficar deitadinha comigo recebendo carinho!! Cachorros são muito queridos!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *