Como Escolher a MELHOR Raça de Cachorro Para Apartamento!


5.0
01

Primeiro de tudo é importante saber não existe um única raça de cachorro para apartamento que seja a melhor de todas.

Mesmo que algumas raças de cachorro sejam mais indicadas para apartamento, o temperamento do cachorro terá grandes influências sobre o fato dele ser um bom cachorro para apartamento ou não. 

Portanto, quase tão importante que definir qual é a melhor raça de cachorro para apartamento, é saber qual deve ser o temperamento daquele filhote que você quer comprar ou adotar. Para isso, leia este artigo aqui.

Muito importante neste quesito também são os estímulos externos, ou seja, como você vai criar os seu cachorro. Grande parte dos problemas relacionados a comportamento canino, a culpa é do dono… A ansiedade de separação é um deles… saiba aqui como deixar seu cachorro sozinho em casa.

Bem, agora que você já sabe como descobrir o temperamento do filhote e os estímulos externos que ele pode ter, podemos pensar nas características desejadas para um cachorro para apartamento.

 

1) Raça de cachorro para apartamento: Deve ser de pequeno ou médio porte.

 

Essa é uma das características mais óbvias que os futuros donos de cachorros procuram antes de comprar um. Isso é bem lógico, visto que um apartamento, não é um local amplo, onde aquele cachorro possa se exercitar, correr e brincar de forma adequada.

Se ele for de pequeno ou médio porte, esse tamanho de apartamento seria menos prejudicial para o seu bem estar.

Já imaginou ter um Dog Alemão ou um São Bernardo como raças de cachorro para apartamento? 

Com certeza eles não estariam naturalmente confortáveis e os donos teriam que sair para passear com eles no mínimo duas a três vezes por dia para que eles pudessem se mexer um pouco mais.

Outro fato importante das raças pequenas e médias é o seu “custo de manutenção”, pois o maior custo que as pessoas que têm cachorro possuem é com a ração. Quanto maior for o porte, mais ração o cachorro vai comer e maior o seu custo mensal com isso.

Além dos gastos com medicamentos e cuidados veterinários, que também são maiores.

Curiosidade: Raças de pequeno porte em média vivem mais tempo que raças de grande porte.

2) Raça de cachorro para apartamento: Deve latir pouco.

 

 

Ninguém gostaria de ter na sua própria casa um cachorro que ficasse latindo o tempo todo, gostaria? E se fosse o contrário? Se o seu vizinho de porta tivesse um cachorro que latisse o tempo todo você iria gostar? Claro que não…

Então, é importante que se pense nisso também, antes de comprar ou adotar um cachorro para apartamento.

Lembro aqui mais uma vez, que a influência dos estímulos externos pode fazer com que uma raça que normalmente não seja de latir muito, se torne um cachorro que irá incomodar muita gente com seus latidos.

Isso normalmente acontece com cachorros que são muito mimados e aprendem desde filhote que basta eles latirem para conseguir a atenção do dono.

 

 

3) Raça de cachorro para apartamento: Deve ter pouca necessidade de exercícios.

Todo cachorro tem que fazer algum tipo de atividade física! Independente da raça ou do porte.

Acontece que algumas raças necessitam naturalmente fazer muito exercício e outras que não toleram bem o exercício intenso.

Portanto, é fundamental que você se informe o máximo possível sobre a raça de cachorro para apartamento que você deseja adquirir, para que ela se adapte ao SEU estilo de vida.

Por que se for o contrário, isso pode te dar muita dor de cabeça. Veja aqui como escolher um filhote de cachorro.

4) Raça de cachorro para apartamento: Deve ter pelo curto.

 

Isso não é obrigatório, é claro… Mas com certeza um cachorro para apartamento que tenha pelo curto, dará muito menos trabalho e os pelos que ele soltar, farão menos volume. Consequentemente, a limpeza do apartamento também será mais fácil.

Essa questão do tamanho do pelo está muito relacionada com o tempo e a atenção que você estará disposto a gastar com o seu cachorro.

Pois cães de pelo longo exigem muito mais cuidados com escovação diária e tosa mensal para que não fiquem com os pelos embolados e feios.

O cuidado desses cachorros de pelo longo com o banho também é importante, pois devem ser muito bem secados para evitar problemas de pele. Aprenda dicas sobre como dar banho no seu cachorro aqui.

 

5) Raça de cachorro para apartamento: Deve ser dócil

Quem mora em apartamento em algum momento vai receber alguma visita, nem que seja algum técnico de TV ou uma diarista. E seria bem desagradável tanto para você, quanto para a sua visita, se o seu cachorro fosse bravo ou agressivo.

A grande maioria das pessoas que eu conheço (pelo menos) gosta de cachorro e quando chegam na casa de alguém que tem cachorro, querem fazer carinho nele. Não seria muito mais legal para todos se ele aceitasse e interagisse com as visitas?

E as crianças? Um bom cachorro para apartamento deve aceitar bem o relacionamento com crianças para evitar acidentes. Se possível, eles devem ser acostumados com elas desde pequeno.

Vou deixar aqui listado as raças de cachorro para apartamento que o Kennel Club Brasil diz que se adaptam melhor, considerando as características que eu já citei acima, como porte e hábito de latir, por exemplo.

Estas raças de cachorro para apartamento estão citadas em ordem alfabética.

 

TOP 10 Raças de Cachorro para Apartamento!

 

 

1 –         Buldogue Francês

 

2 –         Chihuahua

 

3 –         Jack Russell Terrier

 

4 –         Lhasa Apso

 

5 –         Pastor de Shetland

 

6 –         Poodle (pequeno porte)

 

7 –         Shih Tzu

 

8 –         Spitz Alemão Anão

 

9 –         West Highland White Terrier

 

10 –     Yorkshire Terrier

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo
 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta