COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PARA O MEU CACHORRO?


4.7/5 - (3 votes)

Como escolher a melhor ração para cachorro? O que é uma ração super premium?


Hoje em dia quando entramos em um pet shop, encontramos uma variedade enorme de rações. Tem tanta opção, que não sabemos se há realmente diferença entre elas, que não seja apenas o preço e a embalagem. Mas não se preocupe, pois neste artigo eu vou te ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse assunto. Como esse tema é muito amplo, vou dedicar outros artigos a ele.
Você tem que ter em mente que, a princípio, o seu animal deve comer apenas ração e nada mais. Mas por que isso?
A ração é um alimento completo e balanceado, composto por proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o desenvolvimento e manutenção da saúde do seu cachorro. Petiscos não estão proibidos, mas devem ser oferecidos em quantidades bem pequenas e jamais devem substituir uma refeição.
 
Por este motivo, temos que valorizar a ração que vamos dar para os nossos melhores amigos. Ela será a única fonte de nutrientes para o seu cachorro e por isso tem que ser de boa qualidade.
 
Comida caseira não é indicada, pois favorece o acúmulo de tártaro nos dentes (são aquelas manchas marrons escuras) e se for feita sem orientação, com certeza estará desbalanceada e pode conter ingredientes tóxicos para o cachorro (alho e cebola, por exemplo). Se for preparada de forma equilibrada e específica para o cachorro até pode ser uma opção, caso contrário, prefira a ração. Veja aqui o artigo sobre comida caseira.
 
As rações úmidas, aquelas que vêm em lata ou sache, não devem ser dadas puras, substituindo as rações secas. Você até pode adicionar um pouco delas misturando com a ração seca, mas saiba que depois que você fizer isso, dificilmente seu cachorro vai aceitar comer novamente apenas a ração seca sem que seja adicionada a ração úmida. Também pretendo escrever um artigo sobre elas em uma nova oportunidade.
Qualquer um aqui, já deve ter feito essa pergunta para o vendedor do pet shop:

Por que esta ração é mais cara do que esta? 

Bem, por mais simples que seja essa pergunta, a resposta é bem mais complexa do que apenas um “porque sim”. Vamos lá…
            A formulação e a composição da ração variam de acordo com alguns critérios, como o porte do animal, a raça e a idade do cachorro. Sendo assim, existem 3 tipos de rações bem diferenciadas em grupos, são elas: Super Premium, Premium e Standard (padrão). É claro que existem também rações populares, mas que apesar do preço ser mais atrativo, não compensam pela falta de balanceamento dos nutrientes e qualidade dos mesmos.

Mas qual a importância do balanceamento dos nutrientes?

Só para você ter uma noção…  uma ração de qualidade terá cerca de 50 tipos de nutrientes diferentes e balanceados de forma a atender as reais necessidades do cachorro.
Quais são essas necessidades?
1.  Desenvolvimento e manutenção do organismo: Os aminoácidos, minerais, oligoelementos (elementos traços), vitaminas e ácidos graxos correspondem às necessidades nutricionais básicas para a manutenção e desenvolvimento do corpo. 
2.      Fornecimento de energia: Os lipídios e carboidratos são as principais fontes de energia para os cães.
3.      Nutrição e prevenção: Alguns nutrientes são incorporados ao alimento (antioxidantes, pre-bióticos, fibras, ácidos graxos essenciais, etc), para evitar riscos, como as doenças renais, problemas digestivos e os efeitos do envelhecimento.
4.    Nutrição e cuidado: Alguns nutrientes são adicionados e outros limitados a fim de sustentar o processo terapêutico ou de convalescença, ajudando os animais a se recuperarem de uma série de doenças.
Portanto, se você comprar uma ração de baixa qualidade, estará privando o seu animal de determinados nutrientes que farão falta a ele e, consequentemente, o deixará mais susceptível a doenças e desnutrição.
Tudo bem, mas até agora eu não entendi a real diferença de uma ração Super Premium para uma Standard, você deve estar se perguntando.
As rações Super Premium são feitas com nutrientes de qualidade superior. Por exemplo, a proteína utilizada será de partes nobres e não de pena, osso (que são menos absorvidas pelo organismo). Além disso, incluem aditivos incorporados ao alimento, como já citados acima, que normalmente não estão presentes em rações da linha Standard.
Estas rações também não contém corantes e algumas contém conservantes naturais, o que torna o alimento com menos química, ou seja, menos prejudicial à saúde do animal à longo prazo.

Outro ponto importante é que as rações Super Premium costumam apresentar tipos bastante específicos para determinadas raças que, conhecidamente, precisam de um cuidado maior. Também apresentam tipos específicos para animais de treinamento e competição. A diferença também é vista no tamanho dos grãos da ração, pois está de acordo com o porte do animal. Já imaginou um cachorro adulto que pesa 1 quilo comendo grãos de 2 cm de tamanho? Fica difícil para ele, concorda?
 
É claro que nem todo mundo pode arcar com os custos dessas rações, que tem motivo para serem mais caras. Mas nem por isso, você deve dar qualquer coisa para o seu cachorro.
 
As rações Premium possuem nutrientes de menor qualidade que as super Premium, mas também podem possuir aditivos, como pro-bióticos, ômega 3 e 6. Preste atenção, pois algumas rações Premium possuem corantes e conservantes. Prefira aquelas que não possuam, pois já é sabido que muitos destes corantes e conservantes são cancerígenos.

As rações Standard, são consideradas rações de qualidade razoável, pois suprem as necessidades básicas que um cachorro precisa para viver, mas sem apresentar os benefícios adicionais das rações Premium e super Premium.  
 
Evitem dar rações de padrão abaixo do mediano (Standard), pois seu animal estará com falta de nutrientes adequados e isso é percebido na pelagem do cachorro, no peso, na fragilidade que este cachorro terá para contrair doenças e até mesmo na quantidade de fezes que ele irá produzir (muito grande).
Rações de boa qualidade fazem com que o animal absorva melhor os nutrientes e consequentemente geram menos resíduos para serem eliminados (fezes).

Segue aqui uma lista das principais marcas e suas categorias:

Super Premium (ordem alfabética)

– Cibau
– Eukanuba
– Guabi Natural
– Hills
– Match Super Premium
– Natural & Delicious
– Nutro Choice
– Ossobuco
– Premier Pet
– Pro Plan
– Royal Canin

Premium (ordem alfabética)

– Faro (Guabi)
– Golden 
– Pedigree
– Premium Dog
– Tutano

Standard (ordem alfabética)

– Bonzo
– Croc Dog
– Frolic
– Herói
– Pedigree Champ

 
Não comprem rações que sejam vendidas a varejo, aquelas que ficam nos sacos ou latões abertos. Mesmo que o dono da loja (normalmente casas de ração) diga que mantém o saco fechado, ou o latão com tampa, você nunca saberá há quanto tempo aquela ração está lá, exposta à umidade, moscas (e até ratos!).
Bem, é claro que eu, como médico veterinário, vou sempre indicar as rações super Premium, pois sei de todas as suas vantagens para os cachorros. Mas se você não pode bancar isso por toda a vida do seu cachorro, indico que pelo menos no primeiro ano de vida dele, se dê rações de alta qualidade. Neste momento de desenvolvimento do filhote até a idade adulta (média de 1 ano) é fundamental que ele seja bem nutrido para crescer saudável.

Outra questão importante em relação à alimentação dos nossos cães é a quantidade  de ração e de vezes que ele deve comer por dia, para saber isso, leia o artigo aqui! 

 

  • Bom dia.

    Dr. Alexandre, amei seu post, parabéns, confesso que eu sou totalmente leiga na questão de rações e jurava que a ração pedigree era a melhor de todas, tenho uma filhota de pelos da raça braco alemã de pelo curto marrom com branco, “é linda minha Keddy” quando a ganhei tinha 5 meses, agora em junho ela faz dois anos, sempre a alimentei com a ração pedigree, quando filhote a pedigree equilíbrio, hoje ela come a vital pró, ela nunca teve problema com a ração, mas, estou preocupada pois li alguns post que esta ração não tem todas as vitaminas que ela precisa e confesso nunca falei sobre ração com o veterinário dela, teria algum problema se eu mudar para uma ração de qualidade melhor como a Ração Royal Canin Maxi Adult para Cães de Raças Grandes Adultos a partir de 15 Meses de Idade ? e a ração pode causar alergia de pele no cão?

  • Meu cão é parecido com Fox Paulistinha, no mês de maio/17 vai completar 01 ano de vida… Até a presente data, tenho comprado a ração Pedigree Equilíbrio Vegetais , Júnior, quero confirmar por favor, até quanto tempo eu posso continuar com essa Ração ou mudo para o Tamanho Médio???

    Obrigado,

    Osvaldo Oliveira – Caieiras – São Paulo SP

  • Oi! Minha golden têm hipotireoidismo, está castrada há uma semana e desenvolveu alergia no local da tricotomia, possui tendência a ter calculo e infecção urinaria de repetição. Ela não é obesa e tem 2 anos. Diante do exposto fico em duvida de qual ração comprar: hipoalergenica? Renal? Urinaria?

  • Infelizmente o povo da muito valor ao nome e a marca da ração. Acabam esquecendo de olhar atrás do pacote e ler um pouco. É necessário prestar atenção na matéria prima utilizada, sempre preferindo rações com menores quantidades de fibras como farelo de trigo, por exemplo. Uma Ração de qualidade, quando não utiliza pedaços selecionados de carne, tem sua composição formada principalmente de farinha de vísceras de frango e farinha de carne, que no Geral tem absorção de em média 85% a 90%. Um ponto muito considerado pelas pessoas são os percentuais proteicos da ração, no entanto essa proteína só sera realmente efetiva se for proveniente das farinha já ditas anteriormente. Outro item de muita importância é Extrato Etéreo ( óleo contido na ração), ele esta diretamente ligado a energia , qualidade do pelo, pele e hormônios do animal, alem de tudo isso é um palatalizante, deixando assim a ração mais saborosa para seu cão. Por ultimo, deve ser observado a quantidade de Matéria Mineral contida na ração, um produto de excelente qualidade tem este item variando de 7 a 8%. Eu lido com ração o dia todo, tenho dois cachorros . Uma coisa que deve ser esclarecida, é que os coantes empregados nas rações não tem nenhuma ligação fundada com o câncer, pesquisas não encontram relação nenhuma. Alguns corante utilizado na Pedigree por exemplo, nem absorvível ele é, do mesmo jeito que o animal come, ele sai. (Como se a gente comece uma pedaço de papel). Não estou defendendo a marca, que por sinal entrega em menos do que cobra.
    Bom pessoal, desculpe o mega comentário. Mas achei interessante falar um pouco do pouco que sei, talvez ajude.!!

  • Olá dr…Tenho uma bebê Ilhasa apso de 4 meses ela veio pra casa com 45 dias a antiga dona alimentava ela com a ração dog mil…Meu veterinário me indicou trocar a marca desde então ela come ração Premier filhote raças específicas Ilhasa apso..Essa é uma ração Premium não sei ao certo se ela é boa para minha Ilhasa …E outra coisa no começo ela comia bem a ração agora ela diminuí a quantidade…Mais é bem ativa e o crescimento está normal..Minha dúvida é se ela pode ter enjoado dá ração, e se essa ração é boa ou tem outra que melhor se adapta as necessidades dela…Pq onde eu compro sempre dizem que só tem marca é que as outras com o valor da metade do preço é igual..Me ajude … Obrigada

    • Oi Tatiane!
      Não sou o veterinário mais sou Pai de um Shih Tzu e trabalho em uma pet shop também… essa ração que você está dando para sua Bebê ela não é uma ração “Premium” e sim uma “Super Premium”… quer dizer, você está dando uma ração muito boa para ela sem falar que é uma Ração especifica da raça.. Uso a Premier também para o meu cachorro (um Shih tzu) e antes eu dava para ele a “Royal Canin Para Shih Tzu” (mas como aumentarão muito o valor da Royal Canin eu agora passei a usar a Ração da Premier Especifico para Shih Tzu) e venho gostado muito…. Com relação a ela esta diminuindo a quantidade dele comer…. também pode ser normal até porque, como se trata de uma ração Super Premium a quantidade diária que eles comem já é bem reduzida pq esse tipo de ração já sacia eles bem mais rápido… na Embalagem vem uma tabelinha que você pode se guiar para colocar a quantidade Diária… se você tiver um veterinário que acompanhe ela você pode pedir tb esse tipo de orientação sobre a quantidade diária dela…

  • Amei as dicas que vocÊs passaram,mais agora quero saber…Tenho um GOLDEN de 6 meses e estou dando ele a ração PEDIGREE VITAL,ela de fato é boa e de qualidade?e qual a quantidade devo dar por dia?

    • Não é um produto ruim. Só que você encontra coisa melhor, custando menos. Procure na sua cidade pelas rações : Must, Tutano, Croc, Especial Dog, Quattre.

  • Boa tarde Dr. Alexandre Figueiredo.

    Muito obrigada pelo seu excelente trabalho. O seu blog é ótimo para nos ajudar.

    Tenho uma Pastor Alemão de 45 dias e como moro no interior não encontro a ração que dava a minhas outras Pets, Proplan (é mais complicado encontrar determinadas marcas). Ofereceram-me a Three Dogs Filhotes, mas não conheço e não sei se a deixará encorpada como as outras.

    Posso comprar? Pois tenho receio de comprar de comprar Proplan pela internet por causa do prazo de validade.

    Grata,

    J.Veludo

  • Olá Doutor. tenho uma cadela pastora e eu estou alimentando ela com a ração ¨PAPITA¨, ela tem 8 meses, comecei a observar que ela esta abusando essa ração , pois antes ela comia rapidinho e agora só falta não comer. Qual melhor ração eu substituir..
    Obrigada. Abraço.

  • Olá doutor Alexandre Figueiredo.
    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Eu estava lendo no seu blog sobre as rações para cães filhotes, mas nos vi nada sobre a ração Gold minibits, tenho uma shitsu de 5 meses e estava dando essa ração, mas agora troquei pela Faro Premium, mas fiquei preocupada porque não sei qual é a melhor. Obrigada, boa noite.

  • Olá Dr Alexandre
    Meu cachorro em shitsu dei uma racao pra ele chamada naturale nossa ele comeu desesperado gostou muito já a que ele come normalmente é a premier filhote raças pequenas posso trocar por essa racao naturale o senhor conhece essa racao ela é uma super Premium também

  • Dr. Alexandre tenho uma Lhasa Apso de 3 anos e 2 filhotes dela que estão com 5 meses e meio, e ainda estou dando ração de filhote para a mãe porque não consigo fazer ela comer a dela separadamente. A ração que elas comem é a Royal Canin Performance Júnior. O que devo fazer Doutor?!

  • Olá, Boa tarde.
    Tenho uma dúvida.
    Tenho uma cachorra de 7 meses. De pai pitbull RedNose e mãe vira-lata.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de ela ganhar massa muscular.
    Ela tem porte normal, mas vejo muitos filhotes que já nascem realmente fortes e definidos.
    Comprei a Golden Power training para filhotes.
    Mas não sei se é suficiente. E tbm prático atividades com ela.

    Creatina de cavalo e aconselhável? Pois vende em uma loja pet e eles falaram que poderia dar a partir do terceiro mês.

    Aguardo resposta. Abraços.

  • Ola Dr. Alexandre!
    Tenho um cãozinho de 9 anos e 7 meses, sem raça definida. Ele é castrado e esta meio gordinho. Eu o alimento duas vezes ao dia, em pequenas quantidades, pela manhã 10:00 e a tarde 15:00. Ele come pedigree raças pequenas. Eu gostaria de saber se essa ração é ideal para as necessidades dele, ou se o Dr. teria alguma para me indicar.

  • Conheci agora o Blog e adorei as matérias. gostaria que me ajudasse com uma questão. Tenho um Pug filhote, de 5 meses. A ração que dou para ele é Royal Canym, filhotes. Ele come muito rápido e não mastiga a ração, as vezes vomita com os pedaços inteiros! Ela tem tido ultimamente muitas cólicas abdominais e gases! Levei ela em 2 veterinários que me disseram que eu deveria arrumar uma forma de treiná-la a comer mais devagar e mastigando. Como poderei fazer isto? Qual um bom método? Outra alternativa que me deram seria a de comprar uma ração para filhotes que tenha os grãos maiores do que os da Royal. Você pode me indicar uma Super Premium com Grãos maiores?

  • Oi Alexandre, gostaria de saber qual ração é melhor, Cibau ou Royal Canil? Pq tenho um golden retriever de 3 meses que come a cibau, mas as fezes dele sempre fica pastoso, se eu trocar vai melhorar? Royan Canil é da mesma qualidade? Porque quero uma ração que ajude no desenvolvimento, obrigada. OBS: Ela também não gosta muito da cibau, sempre come pouco.

  • Dr Alexandre Figueiredo, boa noite! O que acha do fato das principais marcas de rações super premium vendidas no Brasil usarem BHA e BHT para conservar seus produtos? Atualmente as únicas com conservantes naturais são a Equilíbrio da Total alimentos e a Guabi Natural. Ministro a Cibau para meus três Dálmatas, mas essa questão dos conservantes artificiais está me fazendo pensar em trocá-la. Uma pena certas rações apresentarem fórmulas diferentes de seu país de origem porque são fabricadas no Brasil e aqui BHA e BHT não são proibidos. O que o Dr acha desses aditivos nas rações? O que o Dr acha da troca para uma dessas cujos antioxidantes são tocoferol e essência de alecrim? Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho!

  • Dr. Alexandre
    Minha Mel come a ração Natural da Guabi que é super premium. O dono da pet shop me ofereceu hoje uma amostra grátis da ração Nutre Fashion super premium. O senhor conhece essa marca? Ela é super premium mesmo? Obrigada. Vera Lucia

  • Olá Marcos!
    Os cães não apresentam um paladar tão bom quanto o nosso, mas em compensação, o olfato deles é muito mais apurado que o nosso. Por este motivo, preferem alimentos que possuam o cheiro mais agradável. O fato de você esquentar um pouco d'água e misturar na ração, faz com que ela solte mais o cheiro e com isso, desperte mais o interesse dele em comer. Você pode continuar fazendo isso, mas vai acabar deixando ele viciado em só comer quando você fizer isso… caso precise viajar e deixar com alguém, vai ser complicado…
    Obrigado pelos elogios! Volte sempre!
    Abraços

  • Boa noite dr. Meu Akita não gosta de ração, quando come é sem vontade… Vi num site que uma opção é colocar um pouco de água quente na ração pra o cheiro ficar mais forte e estimular o animal a comer… Fiz isso é vem dando certo! Ele come mais e com mais vontade… O que o sr acha disso? Devo continuar? Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!

  • Olá Leonardo. Nunca ouvi falar dessa ração, mas isso não significa que ela não seja boa, pois existem inúmeras marcas de ração no mercado e toda hora estão surgindo novas marcas e acaba que não conseguimos acompanhar todas elas. Sugiro que você leia quais são os nutrientes presentes e veja principalmente qual é a fonte de proteína, pois isso é o que difere principalmente, as rações muito boas das medianas. Um abraço

  • Raffa, bom dia!
    Olha, primeiro de tudo eu não recomendo acrescentar nenhum tipo de "latinha" na comida do cachorro, pois eles ficam viciados nesse tipo de alimentação e depois se você precisa mudar, eles dificilmente aceitam a troca. Além de que, normalmente elas são muito gordurosas e acabam levando a sobrepeso e até obesidade, dependendo da atividade física do seu animal.
    Em relação às rações que você citou, todas elas são muito boas, o importante é fazer a troca gradativa das rações durante uma semana.
    Ah, evite ficar dando muitos petiscos também, pelo mesmo motivo da latinha.
    Um abraço

  • Boa tarde Dr. Alexandre tudo bem?

    Então, tenho um boxer de 02 meses comprei a ração Premium Bomguy filhotes, latinha de carne p mistura, saquinho da organnact de probioticos em pó p misturar na ração e biscoitos da keldog 8 vitaminas.
    Ao pesquisar vi que donos de Boxer usam rações; Cibau, Eukanuba, Premier, Golden, gostaria de saber se posso comprar qualquer uma destas acima ''superpremium'' dependendo apenas da aceitação do meu cachorro ou você me indicaria algumas opções.
    A respeito da alimentação que estou dando está adequada? Agradeço a atenção e disponibilidade Dr. Alexandre, abraço!

  • olá Alexandre, tenho um pastor alemão de aproximadamente 70 dias, e ele esta comendo a ração club performance junior – royal canin, o que você tem a dizer sobre essa ração ?

  • Olá Aline!
    É impressionante a quantidade de marcas de ração que existem no Brasil. Eu mesmo estou ouvindo falar de várias que eu não conheço, inclusive esta Magnus na qual você se refere.
    Acho que mais importante do que pensar em trocar de ração, é saber se a sua cachorrinha está bem de saúde, pois normalmente um animal não para de comer ração por nada.
    Outra coisa que pode estar acontecendo é que você ou alguém esteja dando outras coisas além da ração para ela comer… ai sim, ela pode estar fazendo manhã para comer, já que de vez em quando recebe algo que ela gosta mais.
    Fique atenta!
    Qualquer coisa, me mande um e-mail: dicasboaspracachorro@gmail.com
    Um abraço

  • Ola Dr. Tenho uma Boxer que irá completar 4 meses, ela se alimenta com a ração Cibau, mas fazem umas 2 semanas que percebi que ela esta recusando a ração, fica chorando na porta (creio que de fome) e come a ração em ultimo caso.
    Devido ao custo beneficio, em minha cidade encontrei uma ração chamada Magnus, que verifiquei na embalagem contem as mesmas informações nutricionais, algumas até melhores, mas o vet da Leona não quer que eu troque, mesmo sabendo que ela esta sem apetite, disse que é uma ração muito inferior.
    Agora não sei o que faço, pq as outras rações são o dobro do valor da Cibau, e a Magnus é a mesma faixa de preço.
    O dr. ja ouviu falar da procedência dessa ração? Sera que posso trocar (gradativamente) e não afetara a nutrição da minha princesa?

  • Olá Luankelvin!
    Você tem que ir tirando aos poucos o que você está usando para misturar na ração. Imagina a situação… você comia bife normal e passou a comer filé mignon… você não vai querer voltar a comer o bife normal, vai? A não ser que esteja morrendo de fome… mas eu aconselho você ir tirando aos poucos, durante uma semana e depois comece a oferecer somente a ração. Preste atenção, se você ficar dando coisas além da ração neste período, você não vai conseguir fazer com que seu animal volte a comer só a ração. Lembre-se de deixar a ração por um tempo determinado de manhã e a tarde, por cerca de 15 mim. Se ela não comer, tire e só volte a colocar a ração no próximo horário.
    Boa sorte!

  • Bruno, muito obrigado pelo seu comentário.
    Seu raciocínio é válido desde que os tipos de ração sejam para o mesmo tipo de cachorro. Por ex. Rações para cães adultos. Ração para um raça específica. Se a comparação for desta forma, ai sim você pode chegar a essa conclusão. Pois o fabricante garante que o animal só precisa comer aquela quantidade para suprir as suas necessidades diárias.
    Um abraço!

  • Por exmplo: atras dos sacos de ração tem o peso + idade = quantidade de ração a ser dada por dia.
    Se uma ração super premiun indica uma quantidade menor a ser dada ao cão entre varias marcas. Essa ração que indica menor quantidade por dia eh de melhor qualidade?

  • Olá Cristiane, vou responder as suas duas perguntas por aqui, ok?
    1º Eu não conheço essa ração (você não tem ideia de quantas rações existem hoje em dia!!!), mas se ela está classificada como super premium, com certeza é boa.

    2ª Em relação à quantidade certa, você deve olhar na própria embalagem da ração, pois lá tem uma tabela de quanto o animal deve comer por dia em relação ao peso adulto dele. Isso é muito variável entre as rações, mas quanto melhor for a ração, menos ele precisa comer.

    Um abraço

  • Olá Rafael Fernandes. Sua observação foi muito boa. Realmente proteger da luz ajuda na conservação sim. O ideal na minha sugestão é que se você compra um saco muito grande e que vai demorar para ser consumido, que você guarde em potes menores, com uma tampa que realmente vede e que seja escuro (sem ser transparente). Outra opção é usar aqueles lacres de plástico (abre e fecha), desta forma você poderia deixar a ração no saco.
    Um abraço e obrigado pela sua boa pergunta!

  • Olá Wingridy! Realmente fica bastante complicado você medir a quantidade diária de ração sem ter uma balança, pois o tamanho e o peso dos grãos influencia… o ideal seria você levar um pote pequeno cheio de ração e pesar em algum lugar que tenha uma balança. Dessa forma você saber quanto tem naquele pote e pode fazer uma estimativa. É uma sugestão…

  • Olá Dr. Alexandre, mais uma vez aqui estou eu para tirar uma dúvida,rs.
    Em relação ao armazenamento da ração (no caso uma super premium), você acha que é melhor ela ser armazenada na própria embalagem ou num pote plástico com tampa?

    Digo isso porque "meu" veterinário me recomendou armazenar a ração em um pote plástico com tampa, contudo percebi que a embalagem da ração é metalizada no interior e julgo que seja justamente para proteger os nutrientes da luminosidade, algo que o pote não protege né… o que você me recomendaria?

    Desculpe pela batata quente, rs (porque sei que é complicado julgar orientação de algum colega de profissão).
    Abraços e novamente parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo!

    Abraços e obrigado!!

  • Olá Kiomy! Obrigado por seu comentário!
    Olha, uma das coisas mais difíceis para um médico veterinário é conhecer TODOS os tipos de ração que existem no mercado. Hoje em dia são centenas de marcas e sub-marcas e está sempre ocorrendo novos lançamentos.
    Infelizmente eu não conheço essas duas marcas, portanto, não posso emitir a minha opinião.
    Mas você pode procurar ver se na própria embalagem se aparece a descrição de qual categoria ela ocupa (standard, premium e super Premium).
    Normalmente as rações que eu vejo e conheço, as únicas que colocam na embalagem a sua categoria, são as premium e super premium.
    Bem, desculpa não poder te ajudar…
    Um abraço e seja sempre BEM vinda!

  • Olá "Juju"! Que bom que está gostando do blog!
    EU não conheço essa ração, mas para ser considerada super premium ela precisa passar por processos rigorosos de avaliação e estar em conformidade com as normas exigidas para tal. Portanto, deve ser uma ótima ração também! Volte sempre!

  • Demais o Blog!!! Adoramos!!

    Dr. recentemente troquei a Royal Canin pela Premiatta, pois meu bebezinho tinha enjoado da Royal. Sabe me dizer se essa ração é boa?? Na embalagem diz que é Super Premium.

    Bjos e obrigada!

  • Olá Marina, obrigado pelo seu comentário! Bem, a Thamara já falou o que eu iria recomendar, você pode comprar sacos com menor quantidade, desta forma a ração não fica "velha" e mantém a sua qualidade por mais tempo. E respondendo a sua outra pergunta, se você não sabe a quanto tempo aquele saco fechado está lá, basta você ver o prazo de validade, pois desta forma você saberá se ainda está válida ou não. Já a ração a varejo, você nunca saberá a quanto tempo aquele saco está lá, aberto e exposto (mesmo que fique em potes "fechados"), pois eles já foram abertos. Se você pretende comprar um saco grande por ser mais em conta, o que você pode fazer é colocar a ração em potes que fiquem totalmente fechados (sem que entre ar), desta forma você conseguirá preservar a ração por mais tempo e impedir que entre umidade, moscas, ratos… volte sempre!

  • Obg pela resposta Thamara.+ minha dúvida ainda continua,pq eu compro a ração a varejo por kg,assim como vc falou.sei q os sacos são fechados + ñ sei quanto tempo faz q a ração está lá,pode ser q esteja lá a bastante tempo.Por esse motivo estou pensando em comprar uma saca,+ sei q minha cachorra ñ vai comer tudo em pouco tempo,então vai dar no mesmo,comprar a varejo ou saco pois se estiver na minha casa sei q vai passar algum tempo e pode ser q perda a qualidade.+ mesmo assim obg pela atenção

  • Olá Dr. Alexandre! Tenho uma duvida em questão a compra da ração,pois no artigo fala q ñ é recomendado comprar rações a varejo,no meu caso eu compro,porque minha cachorra é uma poodle e ñ come uma saca toda em pouco tempo,então tenho medo da ração perder a qualidade.O q vc mim aconselha?

  • Olá Robson Avelino! Obrigado por comentar.
    Primeiramente, eu não aconselho a dar nada diferente da ração (desde que esta seja de boa qualidade). Se você adiciona qualquer coisa na ração para estimular o animal a comer, você ficará refém disso para o resto da vida, pois ele irá se recusar a comer se você não colocar o agrado toda vez. É claro que se você deixar ele com fome, sem dar mais nada, ele vai acabar comendo depois de um ou dois dias, mas isso é complicado. Mas como você já está dando essa papinha vamos lá: você vai estar dando uma quantidade de proteína maior do que o seu animal precisa. Pelo menos enquanto filhote, isso não vai fazer mal a ele, mas se você continuar a dar isso por toda a vida, pode estar sobrecarregando os rins. Outra coisa, quanto mais alimentos macios ou pastosos você der, maior a possibilidade de acumular restos nos dentes e levar ao tártaro. Para completar, não acrescente nada no cozimento. Enfim, eu não recomendo essas latinhas pastosas, a não ser para casos especiais, com latinhas (ração pastosas) especiais. Boa sorte!

  • Bem explicado, veja só Dr, eu tenho uma pastora alemã, e essa raça , não é muito boa para comer, estou dando a ela uma ração da Golden Fórmula da premier. ela esta comendo bem , porque, fazemos uma mistura de fígado e moela de galinha, cozinhamos com pouco sal, em seguida batemos no liquidificador, se forma uma papinha, como ela tem 8 meses, demos duas vezes por dia, adicionamos na ração apenas uma colher dessa papinha , pra incentivar ela comer….pois come tudo .não fica nada !! minha dúvida é ? isso pode trazer algum dano pro animal ?? porque ao invés de comprar essas latinhas que vendem em casa de ração, preferimos fazer desse modo, pois é mais confiável feito por nós do quê industrializado.

  • Bem explicado, veja só Dr, eu tenho uma pastora alemã, e essa raça , não é muito boa para comer, estou dando a ela uma ração da Golden Fórmula da premier. ela esta comendo bem , porque, fazemos uma mistura de fígado e moela de galinha, cozinhamos com pouco sal, em seguida batemos no liquidificador, se forma uma papinha, como ela tem 8 meses, demos duas vezes por dia, adicionamos na ração apenas uma colher dessa papinha , pra incentivar ela comer….pois come tudo .não fica nada !! minha dúvida é ? isso pode trazer algum dano pro animal ?? porque ao invés de comprar essas latinhas que vendem em casa de ração, preferimos fazer desse modo, pois é mais confiável feito por nós do quê industrializado.

  • Olá, uma dúvida que tenho quanto às rações, mesmo as super premium, é sobre a presença de milho e soja transgênicos. Isso pode ter consequências a longo prazo ou a quantidade presente é inofensiva?
    obrigada.

  • Excelente texto! Apenas gostaria de deixar um toque, que as super premium não possuem corantes, mas possuem sim conservantes, e muitas, inclusive, conservantes químicos, algumas poucas marcas utilizam conservação natural, que ao meu ponto de vista, é uma excelente vantagem extra.

Deixe um comentário