COMO ESCOLHER UM BOM HOTEL PARA CACHORRO?


Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão viajando e muitas das vezes o local para onde vão não aceita animal ou é uma complicação para viajar com ele. Pensando nisso, alguns empresários começaram a criar o que chamam de hotel para cachorro. Este tipo de serviço vem aumentando em todo o Brasil, mas você sabe…

O que é um hotel para cachorro?

Hotel para cachorro é um lugar feito exclusivamente para hospedar cachorros de proprietários que precisam sair ou mesmo viajar por um período de horas ou dias. São instalações diferenciadas, com um espaço adequado para que os cachorros se sintam bem mesmo longe do seu dono. O diferencial é que essas instalações são voltadas para seus hóspedes, os cachorros!
 
 

Mas o que um hotel para cachorro tem que ter para ser bom?

Bem, um local que vai ficar com o seu melhor amigo ou mesmo com o seu “filho de quatro patas” tem que ter portas de segurança antifugas! A última coisa que a gente iria querer ter era a notícia que o nosso cachorro fugiu enquanto estava lá…
Deve ter também um médico veterinário responsável pelos animais. Neste caso, o ideal é que este veterinário seja da equipe e esteja sempre lá, mas se o hotel para cachorro tiver um vínculo com alguma clínica veterinária próxima, também já é interessante. O importante é que o seu cachorro possa ter alguma assistência especializada o mais rápido possível se necessário, 24 horas.
 
Possuir um rigoroso controle de permissão de aceite. Um bom hotel para cachorro só irá aceitar cachorros que estejam com as vacinas em dia (comprovadas com carteira de vacinação assinada e carimbada por um médico veterinário), tenham sido vermifugados há no máximo 3 meses (confirmados da mesma forma), passem por uma consulta veterinária para se saber se os cães estão bem de saúde, sem apresentar sinais de doença evidente, estarem livres de pulgas e carrapatos! Além disso, possuírem comportamento social.  Não podem ser agressivos de maneira nenhuma e fêmeas no cio, nem pensar!
 
As instalações têm que ser limpas, com condições de higiene adequadas, gaiolas individuais confortáveis, espaços amplos para recreação e atividades físicas, com área coberta e descoberta.
 
Possuir funcionários (monitores) que fiquem com os cachorros o tempo todo, dando carinho e atenção sempre.
 
 
Ter uma programação para ser feita com os cachorros, desde exercícios, socialização com outros cães, adestramentos, banho e tosa (opcional), descanso e outras atividades.
 
O que você precisa saber antes de deixar seu pet num hotel para cachorro?

 

Bem, tudo o que eu listei acima e mais…
1-    Eu aconselho que você pesquise muito bem o hotel que você pretende deixá-lo.
 
2-    Veja se há mais de uma possibilidade de hotel para cachorro perto da onde você mora para poder comparar.
 
3-    Procure se informar com pessoas que já deixaram o cachorro delas lá para ver se é confiável e ver se elas gostaram.
 
4-    Procure referências de médicos veterinários que tenham clínica próxima ou mesmo pergunte para o médico veterinário do seu cachorro se ele conhece o local e se ele recomenda.
 
5-    Veja as instalações que o seu cachorro vai ficar, como está a higienização e se é confortável.
 
6-    Procure saber sobre a alimentação, se é você que leva a ração ou se eles dão a ração deles. Isso é importante, pois mudanças bruscas de ração podem causar uma diarreia e desconforto abdominal.
 
7-    Se possível, converse com o veterinário responsável e tire suas dúvidas em relação a deixar o seu animal lá.
 
8-    Se o hotel para cachorro que você for não exigir as documentações que listei acima de permissão de aceite, não deixe ele lá!
 
9-    Caso tenha uma viajem programada para o final de ano, não deixe para fazer essa pesquisa muito próximo da data, pois um bom hotel para cachorro fica cheio nas épocas de férias e você pode não encontrar vagas!
 
10- Procure fazer uma visita com o seu cachorro antes, para que ele reconheça o lugar e veja com ele se comporta, de forma que ele se adapte mais facilmente quando você precisar deixá-lo lá. Deixe-o por uma ou duas horas e volte para buscá-lo (normalmente essa adaptação não é cobrada).
 
11- Procure ver o comportamento dos outros cães, normalmente se eles são maltratados, estarão tristes e acuados em algum canto.
 
12- É interessante levar uma mala com os brinquedos preferidos do seu cachorro, assim como a caminha deles, de forma que eles se sintam mais tranquilos (não se esqueça de identificar com o nome do seu cachorro e o seu).
 
 
13- Importante informar ao médico veterinário responsável, se o seu cachorro faz uso de alguma medicação de uso contínuo e deixe por escrito os horários e os medicamentos suficientes para toda a sua ausência. E deixe claro se ele for alérgico a algum produto.

Vantagens de se deixar o seu melhor amigo num hotel para cachorro

Apesar de você poder achar que está fazendo uma maldade com o seu cachorro por deixá-lo em outro ambiente e sem a sua presença, isso pode ser muito bom para ele. Principalmente se ele for muito apegado a você e ter problemas de síndrome de separação.
No hotel para cachorro ele terá a oportunidade de se relacionar com outros cachorros e isso é muito bom para a sua socialização! Dessa forma eles se tornam menos ansiosos e estressados.
 
 
 
 
 
 
 
Ele fará atividades físicas, irá brincar a maior parte do tempo, poderá ter acesso à piscina em dias quentes e dependendo do hotel, ainda pode ter mordomias, como acupuntura e massagens!
 
 
O proprietário percebe a felicidade e a mudança de comportamento do animal que frequenta um hotel para cachorro. Eles percebem que o cachorro fica mais tranquilo e feliz quando volta de lá! 
 
Não há regras pré-estabelecidas do que um hotel para cachorro precisa ter ou apresentar, mas os melhores fazem questão de seguir essas normas que citei neste artigo. É uma forma de evitar dor de cabeça para eles e agradar os donos mais exigentes!
Portanto, eu recomendo a estadia em um hotel para cachorro, desde que este hotel esteja dentro das recomendações que fiz acima.

E você? Deixaria o seu cachorro em um hotel para cachorro?
Você já deixou seu cachorro em um hotel para cachorro? O que você achou?
Deixe o seu comentário com a sua opinião para ajudar as outras pessoas. =)
 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *