COMO FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER?


Normalmente este tipo de reclamação está relacionado aos filhotes, que têm por hábito passar a maior parte do tempo brincando. E por acaso, uma das suas brincadeiras favoritas é justamente brincar de morder e ficar se agarrando com os irmãos.
 
 
Entretanto, neste momento a única companhia que ele tem é você! Então, é claro que ele vai querer brincar de morder e a sua mão normalmente é o local preferido deles. 
 
 
 
Mas como fazer o cachorro parar de morder?
Bem, como acabei de falar, este é um comportamento normal de filhote e você não precisa ficar preocupado achando que você comprou ou adotou um cachorro agressivo por causa dessas brincadeiras.
A partir do momento que se consegue controlar esse comportamento, o convívio com o filhote se torna muito mais agradável para você e evita acidentes, principalmente com as crianças.

5 MANEIRAS DE FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER

1ª – Desde o início, deixe claro que brincar de morder não é legal.
O importante é você NÃO incentivar este tipo de brincadeira desde o início. E quando eu digo isso, serve para todos da casa, inclusive as crianças, que são as que mais gostam de incentivar esse tipo de brincadeiras e depois ficam chorando por que uma das mordidinhas machucou ou arranhou a mão delas.
 
Para fazer isso, é importante que sempre que o filhote de cachorro morder, você diga NÃO (de forma firme, não precisa berrar) e impeça-o de morder.

2º – Ofereça brinquedos para que ele morda ao invés da sua mão.
 

Para fazer isso, tenha sempre um brinquedo por perto e quando ele for morder a sua mão, diga NÃO e dê o brinquedo para ele.

 
Incentive-o a brincar de morder o brinquedo e se ele o fizer, elogie e faça carinho! Sempre quando ele pegar o brinquedo para morder e não for à sua mão, ele deve ser recompensado com carinho e palavras de afeto “Muito bem!” “Bom garoto!”.
 
3º Uso de artimanhas e emita um sinal de dor quando ele te morder (mesmo que não doa nada).
Esta estratégia pode vir após você ter dito NÃO para ele uma ou duas vezes. Quando ele morder novamente, você dá um “ganido” de dor, tipo um “AIIIII!” isso acaba assustando o filhote e ele percebe que de alguma maneira você sentiu dor.
Com a repetição ele vai entender que quando ele te morde, você sente dor. Esse exercício funciona melhor se depois que você demonstrar a sua dor, você ignorá-lo.
4º – Caso o filhote de cachorro continue preferindo morder a sua mão ignore-oOU deite-o de barriga para cima no chão, impedindo-o de levantar.
Essas duas técnicas são distintas, mas ambas demonstram que você não quer essa brincadeira.
Para os dois casos, sempre fale NÃO quando ele morder e antes de tomar as atitudes. Sempre dê umas 3 chances a eles. Depois que você disse NÃO 3 vezes e ele continuar querendo morder a sua mão ao invés do brinquedo, ai sim, comece a ignorá-lo ou use a técnica da dominância.
Para ignorá-lo, basta virar de costas para ele e não dar mais atenção. Caso ele venha e morda seu pé, diga NÃO novamente e vire-o de barriga para cima, deixando-o assim até que ele se acalme.
Se for partir direto para a dominância (virar o filhote de barriga para cima), você tem que pegá-lo com as duas mãos embaixo das axilas (sem machucá-lo) e deixá-lo nesta posição até que ele se acalme.
 
 
Desta forma, você está mostrando para ele que quem manda e quem é o líder é você! Só libere-o do castigo quando ele ficar quieto sem se debater por pelo menos 15 segundos.
Esta técnica da dominância deve ser usada principalmente se ao você tentar impedir que o filhote de cachorro morda, ele fique mais bravo e queira morder com mais força e comece até a rosnar e/ou latir “com raiva”.
5º Em último caso, utilize produtos específicos para repelir mordidas de cachorro, conhecidos como “repelentes de cachorro”.
Você pode utilizar esses repelentes de cachorro em lugares que ele morda e que você não gostaria que ele mordesse, como a barra da sua calça, seus sapatos, chinelos e até para móveis em geral.
Esses repelentes possuem gosto muito amargo e o filhote irá perceber que não é bom morder esses locais… e se você estiver por perto, diga também o NÃO! Junto, isso ajuda a reforçar que ele não deve morder aquele local.
 
 
Normalmente o filhote de cachorro percebe em pouco tempo que não deve brincar mais de morder a sua mão por que se não você o ignora ou ele fica de castigo. E o que o filhote mais quer é ter a sua atenção.
Aprender a não morder móveis e outras coisas exigirão mais dedicação e atenção por sua parte. O uso do repelente de cachorro é mais indicado nestes casos.
 
 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Se mesmo seguindo todos os métodos, o cachorro continuar mordendo, e as vezes parece estar com raiva ao morder…. O que posso fazer?

    Agradeço desde já.

  • Ao ler as instruções tive a impressão de que este texto foi elaborado para minha cadelinha MEG, tudo esta relacionado a ela kkkkk. Ela tem apenas 4 meses mas morde muito e a parte escolhida são as mãos.As pernas das calças do meu marido estão furadas e os sapatos nem falo. Essa dica de falar NÃO pra ela eu ja faço.Vou tentar as outras. Obg gente valeu!!

  • Sim Sarita, você pode usar essas técnicas com ela também. Pode ser que demore um pouco mais, mas ela vai aprender!
    Ah, não morda a orelha dela não, pois ela pode acabar de mordendo de verdade!
    Abraços

  • Essa técnica funciona com cães adultos? Tenho uma pinscher de 2 anos que adora me morder quando quer brincar, não gosto sempre falo Não já mordi a orelha dela (com o meu outro cachorrinho adiantou essa técnica), mas ela não para… não sei se o antigo dono dela a incentivava (ganhei quando ela estava com 6 meses) mas aqui ninguém gosta e ela insisti em continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *