COMO FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER?


A reclamação “Como Fazer o cachorro parar de morder?” normalmente está mais relacionada aos filhotes, que têm por hábito passar a maior parte do tempo brincando. E por acaso, uma das suas brincadeiras favoritas é justamente brincar de morder e ficar se agarrando com os irmãos.
Entretanto, neste momento a única companhia que ele tem é você! Então, é claro que ele vai querer brincar de morder e a sua mão normalmente é o local preferido deles, afinal de contas, ela se meche, é macia e você normalmente rir ou fala com seu cachorro pedindo para ele parar. 
Saiba que isso tudo que você faz, nada mais é do que reforçar positivamente que morder a sua mão é uma das melhores coisas que ele pode fazer quando está com você!
E nunca, jamais fique incentivando seu filhote de cachorro a morder, pois quando ele ficar mais velho, pode se tornar um cachorro agressivo por sua causa!

Mas como fazer o cachorro parar de morder?

Bem, como acabei de falar, este é um comportamento normal de filhote e você não precisa ficar preocupado achando que você comprou ou adotou um cachorro agressivo por causa dessas brincadeiras.
A partir do momento que se consegue controlar esse comportamento, o convívio com o filhote se torna muito mais agradável para você e evita acidentes, principalmente com as crianças.

4 MANEIRAS DE FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER

 

 1ª – Desde o início, deixe claro que brincar de morder não é legal.

O importante é você NÃO incentivar este tipo de brincadeira desde o início.
E quando eu digo isso, serve para todos da casa, inclusive as crianças, que são as que mais gostam de incentivar esse tipo de brincadeiras e depois ficam chorando por que uma das mordidinhas machucou ou arranhou a mão delas. 
Para fazer o cachorro parar de morder, é importante que você faça uma das duas coisas a seguir: 
Simplesmente levante as suas mãos, impedindo que ele consiga acessar elas. Mas faça isso sem fazer gracinha, sem ficar mexendo elas no ar. Você também pode simplesmente colocar as mãos para trás.
Caso o cachorro continue querendo morder, se você estiver sentado ou agachado brincando com ele, fique de pé e dê as costas para ele. Simplesmente ignore até que ele fique quieto e pare de te morder. 

2º – Ofereça brinquedos para que ele morda ao invés da sua mão.

Outra forma muito boa de fazer o cachorro parar de morder é substituir a sua mão por um brinquedo que ele goste.
Ou seja, tenha sempre um brinquedo por perto e quando ele for morder a sua mão, incentive-o a brincar com o brinquedo dele e se ele o fizer, elogie e faça carinho!
Sempre quando ele pegar o brinquedo para morder e não for à sua mão, ele deve ser recompensado com carinho e palavras de afeto “Muito bem!” “Bom garoto!”. 

3º Emita um sinal de dor quando ele te morder (mesmo que não doa nada).

Esta estratégia simula o que aconteceria se ele estive brincando com seus irmãos ou mesmo com sua mãe canina. 
Se o filhote morder o outro e machucar, este filhote vai emitir um som de choro, tipo um ganido alto e fino. Neste momento, normalmente o filhote que mordeu acaba soltando, mesmo pelo fato de ter levado um susto e não por saber ainda que machucou seu irão.
Com o tempo ele percebe que ao morder, seu irmão chora e se afasta.
Quando ele morder novamente, você dá um “ganido” de dor, tipo um “AIIIII!” isso acaba assustando o filhote e ele percebe que de alguma maneira você sentiu dor.
Com a repetição ele vai entender que quando ele te morde, você sente dor. 
Essa estratégia funciona melhor se logo depois que você fizer isso, retirar as mãos de acesso para ele, se virando de costas e cruzando os braços até que ele se acalme. Viu que ele se acalmou, você pode voltar a brincar com ele.

4º Em último caso, utilize produtos específicos para repelir mordidas de cachorro, conhecidos como “repelentes de cachorro”.

Você pode utilizar esses repelentes de cachorro em lugares que ele morda e que você não gostaria que ele mordesse, como a barra da sua calça, seus sapatos, chinelos e até para móveis em geral.
Esses repelentes possuem gosto muito amargo e o filhote irá perceber que não é bom morder esses locais e vai escolher morder outros. Lembre-se que seu filhote adora morder! 
Então, sempre ofereça um brinquedo para que ele possa morder a vontade.
Normalmente o filhote de cachorro percebe em pouco tempo que não deve brincar mais de morder a sua mão por que se não você o ignora. E o que o filhote mais quer é ter a sua atenção.
Aprender a não morder móveis e outras coisas exigirão mais dedicação e atenção por sua parte. O uso do repelente de cachorro é mais indicado nestes casos. Bom trabalho!  
Texto: Dr. Alexandre Figueiredo

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta