Como limpar orelha de cachorro? Eu posso?


Quem tem cachorro, sabe que as orelhas deles ficam sujas por dentro, assim como as nossas e o ideal é que elas sejam limpas para evitar problemas como os que eu vou citar neste artigo. Agora muitas pessoas têm medo de limpar as orelhas do seu cachorro, pois têm medo de machucá-lo. Neste artigo eu vou te dar algumas orientações importantes com os cuidados de higiene com a orelha do cachorro.
Como limpar orelha de cachorro? Eu posso?
Pode e deve limpar! Mas não é pegando um cotonete e enfiando dentro do ouvido que você vai fazer, pois poderá machucá-lo!
Apesar do conduto auditivo dos cães serem em formato de “L”, onde o tímpano se encontra no final da letra “L”, se você forçar com um cotonete, poderá atingi-lo e levar sérios danos ao ouvido do cachorro. Portanto, não faça isso!
A limpeza das orelhas, ou melhor dizendo, dos condutos auditivos, deve ser feita na região externa, onde você enxerga. Para isso, utilize um algodão ou um lenço umedecido (aqueles de bebê) enrolado na ponta do seu dedo. Você pode usar o dedo mindinho para facilitar.
 
Cuidado com as dobrinhas que existem dentro da orelha, mas é entre elas que você deve prestar mais atenção para remover o excesso de cera. Nestes locais costumam ficar também os carrapatos!
Você pode utilizar os ceruminolíticos vendidos em pet shop para facilitar a limpeza, mas fique atento para comprar apenas os removedores de cera (ceruminolíticos) e não os remédios contra otite. Estes remédios só devem ser utilizados quando o cachorro apresentar este problema e deve ser indicado por um médico veterinário.
Lembre-se, não é qualquer problema no ouvido do cachorro que é otite! Então, não saia usando esse tipo de medicamento no seu cachorro sem ele ter sido examinado por um médico veterinário antes!
Algumas raças de cachorro possuem muitos pelos dentro da orelha. Estes pelos podem acumular umidade e tornar este ambiente mais propício à otite fúngica e também bacteriana. Para isso, pode-se cortar estes pelos bem rentes, mas muito cuidado para não machucar o seu animal.
Existe alguma raça mais propensa a ter problemas de ouvido?
As raças que costumam apresentar mais problemas de otite são aquelas que possuem a orelha caída e peluda, como o Cocker Spaniel Inglês, por exemplo. O Shih tzu, Maltês, Lhasa Apso, Goldem Retriver também apresentam com frequência.
Um dos cuidados que se pode ter para evitar que o seu cachorro tenha otite é colocar um chumaço de algodão no ouvido antes de dar banho, para evitar que caia água dentro dele. E é claro, lembre-se de retirá-lo após o banho e secar bem.
 
Meu cachorro não permite que eu limpe a orelha dele!
Em alguns casos, se o seu cachorro não estiver permitindo que você faça a limpeza, pode ser por dois motivos. Ou você não acostumou ele com essa manipulação desde pequeno e por isso ele não permite que você faça isso agora ou ele está com dor no ouvido e esta manipulação incomoda.
Neste segundo caso, leve-o para ser avaliado por um médico veterinário, pois ele pode estar desenvolvendo uma otite ou outro problema mais sério. Não espere para ver se melhora, pois o problema pode se agravar! 
Quantas vezes por semana eu preciso limpar as orelhas do meu cachorro?

Uma vez por semana normalmente é o suficiente para manter os ouvidos do cachorro limpos. Em alguns casos, os cães produzem uma quantidade maior de cerúmem e por isso, pode ser necessário limpar duas vezes por dia.

Portanto, limpar as orelhas (condutos auditivos) do seu cachorro é importante por pelo menos dois motivos. Manter este ambiente limpo e evitar problemas futuros e também serve para que você perceba se o seu cachorro está apresentando alguma alteração nestes ouvidos e se tem presença de parasitas.
 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *