COMO SABER SE A MINHA CADELA ESTÁ PRENHA (GRÁVIDA)?


Eu acho que a minha cadela cruzou, será que ela está prenha? Minha cadela cruzou, mas como eu sei que ela está grávida? Dá para saber quantos filhotes são? Essas são perguntas frequentes de donos preocupados e/ou ansiosos, mas não se preocupe, pois eu vou te dar umas dicas importantes!

Primeiro de tudo, se você acha que a sua cadela cruzou, quando pode ter sido isso? Há quantos dias você desconfia que ela cruzou?

A duração da gestação de uma cadela varia principalmente com o porte do animal, pois cadelas de pequeno porte normalmente parem por volta dos 58 a 60 dias e cadelas maiores, podem chegar até a 68 dias de gestação. Portanto, o período varia de 58 a 68 dias, com média de 63 dias.
 
Essa questão do tempo é muito importante, pois após ter ocorrido a fecundação (quando o espermatozoide do macho “se une” ao óvulo da fêmea), demora cerca de 17 dias para que ocorra a implantação (nidação) no útero e se formem as vesículas embrionárias. Estas por sua vez, só vão poder ser visibilizadas por meio do exame de ultrassonografia abdominal, a partir do 18º dia, mas será muito difícil mesmo assim, pois são muito pequenas.
Dica: É muito difícil diagnosticar uma gestação em uma cadela com menos de 18 dias da cópula por meio do exame de ultrassonografia.
A partir do 22º ao 28º dia, é que já se consegue observar com uma melhor definição os embriões e a partir do 28° dia, seus batimentos cardíacos. Entretanto, a maioria dos médicos veterinários que realizam ultrassonografia indica o exame apenas a partir do 30º dia de gestação da cadela, pois neste momento, já é possível visualizar as cabeças e troncos dos fetos.
No ano de 2013 foi lançado no Brasil um teste rápido para o diagnóstico da gestação a partir do 20º dia. Ele utiliza o soro ou o plasma sanguíneo e o resultado é obtido em apenas 10 minutos. Está disponível apenas para médicos veterinários realizarem, visto que necessita do sangue do animal (soro ou plasma). Este teste é indicado para o diagnóstico da prenhez, para avaliação da necessidade de um tratamento da pseudociese (gravidez psicológica) e confirmação de reabsorção fetal.

Mas agora que eu já sei que a minha cadela está grávida, eu consigo saber quantos filhotes ela possui?

É possível no próprio exame ultrassonográfico ter uma noção de quantos fetos existe, porém é apenas uma estimativa. Se a cadela for de porte grande a gigante, fica mais difícil, pois normalmente serão pelo menos 8 filhotes que ela irá gerar e isso dificulta a contagem para o ultrassonografista. Além disso, com o avançar da gestação, os filhotes estarão cada vez maiores, sobrepondo-se uns aos outros no útero materno e isso se torna outro obstáculo para a contagem real de filhotes por meio da ultrassonografia.
A maneira mais confiável de se saber quantos filhotes existem é pelo exame de radiografia abdominal realizado a partir de 45 dias de gestação. Desta forma, consegue-se contar de maneira mais precisa, pois temos uma “foto” dos filhotes e assim, contam-se os números de cabeças presentes.
É interessante que se saiba o número de filhotes para se ter a certeza que a cadela já terminou de parir.
Dica: A melhor maneira de saber quantos filhotes sua cadela possui é pelo exame de radiografia abdominal que só pode ser realizado a partir dos 45 dias de gestação.

 

(foto: http://toybreedsinfo.weebly.com/mommy-xrays.html )
 
De uma maneira geral:
– cadelas de pequeno porte (menos de 10kg) de 1 a 3 filhotes;
– cadelas de médio porte (de 10 a 25kg) de 4 a 6 filhotes;
– cadelas de grande porte (de 25 a 45kg) de 8 a 10 filhotes;
– cadelas de porte gigante (de 45 a 90kg) de 8 a 14 filhotes;
Lembrem-se que isto é apenas uma média!

Mas não é possível diagnosticar a gestação de outras formas?

Sim. Por uma palpação abdominal realizada pelo médico veterinário é possível que ele consiga palpar os fetos, mas somente com mais de 5 semanas, pois até este momento, o útero ainda está pequeno e pode ser confundido com uma alça intestinal com fezes.
Alguns aspectos clínicos visualizados na cadela podem sugerir que ela esteja prenha, como por exemplo, o aumento das glândulas mamárias. Este aumento começa a partir do 35º dia. Já com 40 dias, é possível notar que o abdômen da cadela está mais distendido. Já no final da gestação, é possível observar o movimento dos filhotes em determinadas posições que a cadela fique.
ATENÇÃO! Se o macho for maior que a fêmea, é muito importante que ela seja acompanhada por um médico veterinário durante toda a gestação e faça os exames citados aqui. Caso o médico veterinário perceba que os filhotes sejam muito grandes e podem gerar um risco no momento do parto, tanto para a fêmea quando para os filhotes, a opção de uma cesariana deve ser considerada!

Se preferir, você pode assistir a vídeo aula abaixo!

Revisado por: Dra. Iana Oliveira


Recomendados Primeiro Para Você:

  • Boa noite tenho uma Pinter a primeira cria dela foi com um cachorro maior q ela teve q fazer cesária morreu os quatro cachorrinhos agora coloquei ela com um pinter menor q ela ficou meia hora grudada queria saber se ela pegou cria ??

  • olá doutor gostaria de saber quando minha cadela entrou no cio ela cruzou 3 dias seguido depois eu a trouce de volta achei que já tinha acabado o cio descuidei dela um vira lata ele conseguiu cruzar com minha cadela tem o risco de ela esta gravida desse vira lata minha cadela e mestiça de pudor achei que já tinha saído do cio a deixei solta no quintal veio outro cachorro e cruzou com ela tem alguma espeque ativa dela ficar gravida desse vira lata por favor responda estou numa aceda de e a primeira cruza dela o que devo fazer….

  • Minha cachorra entrou no cio, trouxe um macho 10 dias depois do inicio do cio, ele ficou até o fim do cio. Não vi eles cruzarem. Agora, após 60 dias de quando o cachorro chegou, apenas as tetinhas estão um pouco mais cheias, mas a barriga parece não ter aumentado, será que ainda Ela é uma Dachshund, de 5 anos. Obrigada

  • Oi minha cachola cruzou com meu cachorro ele é de raça ela não mas ele é filhote ainda mas ficaram grudado mas ficaram puchando um aumento outro o tempo todo e os dois gritando de dor mais ficaram um puchando o outro por mais ou menos 10 minutos será que ela está grávida? Esse pucha pucha pode atrapalhar e ela não ter engravidado?
    E a idade dele ele tem mais ou menos 1 ano?

  • Olá Alexandre Figueiredo minha cachorra da raça Chow Chow estava no cio e apos os 11 dias colocamos ela pra cruzar , o macho chegou a acoplar mais depois de uns cinco minutos ele saiu de cima dela e escorreu um líquido deles … E agora ao passar de uns 16 a 20 dias ela esta com as costelas mais largas e a barriga um pouco grande será que ela pode estar prenha??

  • Minha cadela é da raça york shire ela tem três anos e tem 3 dias que ela cruzou vi pelo menos umas 4 vezes eles grudados durante esses dias, ai devolvi o macho ela continua no cio fica procurando o pé da gente e ou almofadas e fica mengando/ viçando. Isso é normal? eu penssava que depois de cruzar o cio passasse logo.

  • Olá Dr. Alexandre! Gostaria de saber se a cadela continua a sangrar (quando ela está no cio), após ter uma relação sexual e possivelmente estar prenha? Obrigada

  • Bom dia Dr. tenho uma labrador de 10 meses, creio que e a primeira vez dela no cio, e ela fugiu agora pouco, eu e minha esposa fomos atraz dela quando ha encontramos ela ja estava grudada com um vira-lata, há posibilidades de ela engravidar sendo a primeira vez dela no cio?

    Desde ja agradeço…

  • Dr minha cadela poodle tem 3/anos , tw e a primeira cruza, só que ficaram grudados uns minutinhos só, há possibilidades de engravidar assim ou tem tempo adequado para ficarem grudados

  • Ola dr, minha cadela uma Pug cruzou a 25 dias e hj quando ela fez xixi saiu uma gota de sangue ha algum problema? E a outra fêmea entrou no 1° cio em agosto e ate agora não entrou no 2° ela fica junto de outro macho.

  • ola Alexandre Figueiredo me tira uma duvida por favor minha pitt femea de 3 anos e meio nunca cruzou ela ficou no cio agora 07/05 e no dia 17/05 dez dias depois eu pus ela para cruzar com um macho de 1 e oito meses hi eles cruzarao so uma vez com uma ajudinha minha pois o macho tava todo atrapalhado tive que dar uma forcinha a eles mais no dia seguinte ela começou a recusar ele pois ele sobe em cima dela ela arreia as patas traseiras tipo se deitando nao deixando ele cruzar mais queria saber se isso e normal e uma vez so eo suficiente para ela ficar prenha pois depois que ela ter essa ninhada quero castrar ela mais quero que ela tenha uma ninhada pelo menos obrigado aguardo resposta

  • Ola dr, tenho uma cadela de 11 anos vira lata, porem nao tinha cruzado nem uma vez! Tenho um filhote de 9 meses de bernese misturado com vira lata.. Pela manha escutei alguns grito dela fui ver oq estava acontecendo e ele estava grudado nela de costas dei um grito com ele e ele logo soltou! Quais as chances dela esta gravida ?

  • Bom dia doutor!
    Acabei de visitar o seu blog e achei muito interessante.
    Tenho uma labradora de 1 ano 2 meses que entrou no segundo cio. Estava preservando-a para cruzar somente no terceiro cio com um macho q tenho da mesma raça (1 ano 9 meses). Mantive eles separados, mas ocorreu que o meu vira-latas, conseguiu abrir o portão e cruzou com ela, ficaram grudados. Estou desesperada com a possibilidade dela ter ficado prenhe. Minha pergunta é:É possivel que ela tenha emprenhado? Existe algum método seguro, que não traga nenhum problema posterior para a saúde dela, de interromper essa gestação? Eles cruzaram hoje pela madrugada eu gostaria de saber se é possivel que o veterinário dela administre alguma medicação imediatamente para evitar a prenhez? Existe algum medicamente semelhante a pilula do dia seguinte para cachorros? É seguro? Amo demais minha linda Krystal e só quero o melhor para ela, mas não gostaria que gerasse filhotes de um vira-latas. Obrigada pela atenção e parabens pelo blog!

    Edsleny

  • oi minha cadela cruzou faz um mes e esta prenha so que continua com a vulva inchada e com sangramento bem clarinho e a primeira cria dela eu estou com medo pois e minha primeira cachorra femea

  • oe,eu acho que minha cachorra cruzou mas nao tenho certeza e se ela cruzou mesmo foi muito rapido tem chance dela ficar prenha? tem como saber se ela esta prenha sem ser com ultrason ?e foia primeira vez dela e ta no cio tem algum problema ela e baixinha e tem 5 anos

  • Olá Dr, tenho um casal de Yorkshire e minha cadela entrou no primeiro cio e acabaram cruzando. Quais os riscos se estiver prenha? E quais os cuidados devo ter nessa gestação? Obrigado!

  • Olá, minha cadela entrou no cio este mês dia 02 de março 2015, e lá pelo dia 12 ou 13 ela fugiu de casa e foi encontrada por uma vizinha depois de uns 40 minutos (é o que achamos) porque não demos por falta dela. Nesse período ela ainda estava sangrando bastante e quando ela chegou em casa lambia muito a periquita, estou muito preocupada se ele cruzou ou não. Ouvi dizer que quando uma cadela cruza o macho sempre fica por perto e isso nao aconteceu…. Ela ja saiu do cio faz um pouco mais de uma semana, vive dormindo e parece que os mamilos estão um pouco inchados. Estou arrasada, é o primeiro cio dela, ela é uma poodle, tratamos com muito carinho e não gostaria que ela estivesse grávida! O que devo fazer???

  • coloquei a minha labradora pra cruzar com meu labrador ! é a primeira vez dele e eles vão ficar juntos duranrte a noite se eles cruzarem durante a noite como eu vou saber se deu certo ?

  • Ola coloquei minha cachorra pra cruzar já faz 30 dias e DPS desse tempo ela não para d lamber sua vagina e chorar oq pode se.e tbm não posso mais deixa lá cm minha outra cadela q elas já brigam sera q td isso e pq ela esta d cria?

  • Minha cadela e pitbull botei pra se acazalar no dia 28 de janeiro,ficaram grudados três vezes ,ela já fés 60 dias apos o acasalamento os peitos ta grande,só q ela e gorda e a barriga no ta muito grande sera q ta prenha

  • tenho uma cadela fox paulistinha de 8 meses, ela entrou no seu 1 cio dia 15 de fevereiro, e separei ela do irmao dela, mas por um descuido depois de 16 dias no cio, eles cruzaram. ela pode tar prenha? e eles sao irmaos qual a chance dos filhotes nascerem com algum sequelas?

  • Minha cadela poodle faz 2 dias que esta sangrado e um cachoro cruzou com ela mesmo assim no começo do cio ainda sangrando pode engravida o período no e 13 dia ou nao ela pode ter engravidado mesmo sangrando

  • Olá boa noite, dr gostaria de tirar uma dúvida!!
    Minha pitbull tem um ano e seis meses é o terceiro cio dela porem nunca cruzou, quando vai hj pulou um cachorro de outra raça aki no meu quintal, quando eu digo q ele pulou é q ele fez igual gato , aii eu escutei ela gritando corri pra ver era ele tentando agarrar ela mais acho q não conseguiu pq eu corri e coloquei ele pra correr , mais não vi sinal de sangue e a vulva dela estava normal sem sinal de cruzamento !! Existe possibilidade dela esta prenha dele ?? " o cachorro fez igual gato pulou o muro de 3 metros"

  • Parabéns Doutor!! Você é um veterinário iluminado!! Poucos fariam a caridade em responder tantos questionamentos Deus abencoe você. Minha cadela cruzou ontem com um filhote 2{ cio dela e primeira cruza dele, detalhes ele é filho dela. Estou preocupada de ter filhotes com problemas Pensei em castrar. O que vc me aconselha. Desde já agradeco.
    Muita luz para você!!!
    Obrigada
    Claudia

  • Olá!
    Bom, tenho dois cachorros, uma fêmea shihtzu (2 anos)e um macho poodle (7 meses).
    Acontece que ela entrou no cio e apesar de todo o meu cuidado, eles infelizmente conseguiram cruzar uma vez. Pra piorar, ela tá no 10º ou 12º dia de cio.
    Qual a probabilidade dela já ter emprenhado? Caso ela emprenhe, até que ponto isso pode ser prejudicial pra ela? Essa mistura de raças pode ser um fator de risco?
    Atensiosamente e ansiosa por sua resposta,
    Elba Carvalho.

    Desde já obrigada!

  • Ola gostaria de saber pq meu shitzu macho esta regeitando minha femea q esta no cio se ela msm esta se oferecendo pra ele ja cruzaram uma outra vez e tiveram 4 filhotes.e queria saber se eu por ela pra cruzar com um macho menor q ela como seria os filhotinhos?ficaria pequenos?desde ja agradeço…

  • Olá, eu tenho um cachorro llhasa apso ele tem 9 meses.. uma colega tem uma lhasa tbm e está no cio, eu levei ele para deixar na casa dela, porém ela trabalha o dia todo e não sabe se eles já cruzaram ou não, tem algum jeito de saber se eles cruzaram ou se ela está prenha? Algum sintoma? Obrigada

  • Olá, eu tenho um cachorro llhasa apso ele tem 9 meses.. uma colega tem uma lhasa tbm e está no cio, eu levei ele para deixar na casa dela, porém ela trabalha o dia todo e não sabe se eles já cruzaram ou não, tem algum jeito de saber se eles cruzaram ou se ela está prenha? Algum sintoma? Obrigada

  • Ganhei uma labradora de 7meses segundo a pessoa que me deu falou que ela estava prenha mas isto ja faz 40 dias que ganhei. Apesar dela ter engordado e ter tido um aumento pequeno nas mamas,como posso ter certeza que ela esta prenha ou só crescendo. Tb hj pela manha meu esposo pegou o meu labrador macho grudado nela por algum tempo,se ela estivesse realmente prenha ela nao teria o rejeitado.Mesmo ele sendo lindo e carinhoso com ela?rsrsrs

  • Boa noite, Parabéns pelo blog e pelas informações prestadas, muito bom……
    Dr. estou com uma dúvida: tenho um lindo casal de yorkshire, ele pesa 2 kg e tem 6 anos, ela pesa 4,5kg (uma "yorcona") e tem 4 anos, ja cruzaram duas vezes 5 filhotes na primeira e 7 na segunda, muito saudáveis, só que não consegui separa-los neste cio e cruzaram novamente, a ultima cria foi a 6 meses (23/07/2014), já que não tem o cio regular. Só que desta vez cruzaram muitas vezes tipo umas 7 vezes. Minha preocupação é por cruzar dois cios seguidos e a quantidade de filhotes que porventura venham nascer, comprometendo assim a saúde da mãe e dos filhotes. se possível me de uma orientação neste sentido.
    Obrigado pela atenção.

  • Boa noite! Adorei seu blog.

    Tenho uma pinscher de 1 ano ela esta no segundo cio, o primeiro ela não ficou prenha então decidi colocar ela para cruzar novamente o macho ficou crudado 3 vezes em 2 dias, hoje ja tem 10 dias, a minha dúvida é que ela esta ingerindo uma quantidade bem maior de ração coisa que nunca tinha acontecido, será que ela esta prenha? Estou ansioso!

  • Boa tarde Dr.Alexandre!!! Parabéns pelo seu trabalho, tenho uma Pastor Alemão de 3 anos já tentei cruzar ela por vezes mas não aceita nem um macho agora no ultimo cio coloquei ela novamente ela recusou o macho novamente.decidi fazer inseminação ainda não sei se esta prenha mas tenho uma duvida ! quando a cachorra nunca cruzou ela tem um parto normal como outra que já tenha cruzado ou não ? obs: só fiz a inseminação porque ela tem um problema de comportamento com tudo que é pequeno crianças e qualquer tipo de animais pequenos.não pra machucar mas como fica muito ansiosa ,agitada acaba machucando. já matou uma cachorrinha SRD que eu tinha a 11 anos.ela era pequena e sempre ficava separada por esse motivo.mas um dia meu marido deixou o portão que separava elas e em uma brincadeira a pequena rosnou pra Pastor e não conseguimos separá depois de um tempo que meu marido a segurou pelo o pescoço ela soltou a pequena corremos a um vet mas não deu tempo de salvar ela 🙁 obs: as duas estavam no cio. o vet delas disse que pode ter acontecido alguma coisa com ela em relação a algum animal pequeno ou criança.liguei pra moça que me doou ela e perguntei.ela disse que desde filhote conviveu com três poodle que era da sogra dela e que não sabia de nada diferente que tivesse acontecido .o vet disse que o único jeito seria se ela tivesse seus próprios filhotes para ter o instinto de proteção o instinto materno. não sei se vai dar certo!!! desde já obrigado!!!

  • Olá! Minha cadela cruzou e grudou Com um macho, depois de cinco dias Ela teve contato Com outro macho sem minha percepção. É possível q Ela possa ter deixado o outro macho cruzar Com Ela e terem filhotinhos de tempos diferentes?

  • Boa noite, Dr. Alexandre! Meu cachorro e uma outra poodle toy cruzaram, ou melhor, tentaram cruzar. Digo isso porque eles ficaram menos de 1 minuto grudados rabo com rabo porque nesse momento a cachorra começou a "surtou", latiu, mordeu, fez escândalo…. Por que isso aconteceu? Será que ela sentiu dor? Só sei que depois disso a cachorra não quis mais saber dele….Acredito que não tenha havido tempo suficiente para emprenhar ou há alguma chance de ela estar prenha? Muito obrigada!

  • Ola doutor. Tenho uma chow chow q esta no cio eu ia levar ela p cruzar hj mais dai um vira lata entrou no quintal e grudo nela o q devo fazer, e se cruzar ela com o chow chow de quem nascera mais filhotes do primeiro q pegou ela ou do segundo???

  • Coloquei minha cadelinha pra cruzar. O cão já tentou várias vezes. Fica na posição correta. Faz os movimento mas o órgão dele não se descobre da glande e não consegue penetrar. Já tentou várias vezes e desiste. Depois minha cadelinha vai atrás dele, novamente, ele tenta e, novamente não consegue. Por que? Será que é porque já ejaculou horas antes (e eu não vi?) e agora precisa descansar? Mas porque fica tentando e tentando?

  • Boa noite Alexandre, tenho um labrador fêmea e um yorkshire macho em casa, por descuido os dois acabaram cruzando durante o período em que ela estava no cio. É possível que ela tenha ficado grávida dele? Obrigada desde já

  • Olá Doutor! Tenho uma cadela de porte médio sem raça definida que cruzou com meu outro cachorro da raça Pit Bull, não percebemos nenhum sinal de cio, ou seja, ela não sangrou e nem sua vagina estava com inchaço, mas, mesmo assim ela aceitou cruzar, e acabou que ela teve hemorragia nas duas primeiras vezes que aconteceu, tendo de ser ministrado comprimidos para evitar o sangramento na primeira vez e uma injeção na segunda, na terceira vez que cruzaram não ocorreu o sangramento, isso ocorreu entre os dias 10 e 20 de novembro, as tetas dela estão cheias, mas ontem ela teve um sangramento estou achando ela meio magra, é possível que ela tenha perdido a cria, ou estar preste a abortar, tem algo que posso fazer em casa, eu tenho que leva-la mesmo a um veterinário?

  • Bom dia Dr. Alexandre, eu tenho uma Maltes de 7 meses e um Shitzu de 6 meses, sou inexperiente com cachorros, minha cadelinha pegou seu primeiro cio e se atracou com o Shitzu 2 vezes estou muito preocupado pois, ela ainda está em formação e ele também. Ah alguma possibilidade dela ter emprenhado ? Oque eu faço ? Separo os dois para não acontecer de novo até o termino do cio ?

  • Olá Diego.
    Bem, é provável que se ela realmente engravidou, que ela tenha poucos filhotes… mas a essa altura, ela já deve ter parido… está difícil conseguir responder os comentários aqui do blog de forma atualizada…

  • Olá Kaiza.
    Tem chance dela estar prenha sim… por mais jovem que o macho seja… o problema que pode ter seria com os filhotes, que por ter consanguinidade, podem apresentar problemas de formação, alteração genéticas e coisas do tipo… mas isso não é uma regra…

  • Olá Michelle.
    No seu caso o indicado é a castração. Caso você ache que ela possa ter cruzado, faça acompanhamento com o veterinário para ver se realmente ela está prenha… Não utilize as vacinas anticio, pois aumentam a chance da cadela ter tumor de mama.

  • Olá Tatiana!
    Bem, se ela aceitou o macho, deveria estar no terço final do cio… mas normalmente no final do cio, o sangramento diminui e até mesmo pára. Não é normal ela continuar sangrando… espero que esteja tudo bem agora.

  • Olá Monique.
    Só estou responde hoje os comentários do blog…
    Acredito que agora você já deva estar com seus filhotinhos… espero que tenham nascido uns 3 pelo menos dessa vez!
    Só para responder mesmo… o melhor exame para saber quantos filhotes tem é o exame de raios X aos 45 dias de gestação.

  • Olá Ragde! Muito obrigado pelos elogios!
    Bem, agora é tarde para eu falar em vermifugar a cadela, pois ela já pariu. Espero que estejam todos bem!
    Mas o ideal é vermifugar ela antes da cobertura e 10 dias antes da data do parto aproximado…

  • Olá Nana Costa.
    Nem sempre a vacina anticio é eficaz…. mas isso também pode ser ou um efeito colateral da aplicação ou mesmo ela pode estar desenvolvendo uma gravidez psicológica… agora você já deve saber a resposta…

  • Olá Nathiely.
    Bem, agora você já deve saber se ela está prenha ou não, pois já tem quase 1 mês… ela deve estar começando a apresentar alguns sintomas da gestação, como o aumento da fome e da sede, abdome começando a ficar mais abaulado… mas o ideal é fazer uma ultrassonografia para confirmar.

  • Olá Kely.
    A princípio a chance dela ter ficado prenha é bem pequena, pois o cão ejacula lentamente e precisa ficar acoplado por pelo menos 5 a 10 minutos para que ocorra a total ejaculação. Há uma chance, mas é pequena.

  • Olá Diêgo!
    Espero que a este momento sua cadela já tenha parido ou você já tenha levado ela a uma clínica veterinária para fazer a avaliação da viabilidade dos fetos e se for o caso, até a realização de uma cesariana… espero que esteja tudo bem.

  • Boa noite Cristiane! Tudo bem comigo sim e com você?
    Algumas cadelas aceitam o macho antes mesmo de terminar a fase do sangramento e podem sangrar ainda um pouco depois… Não dá para saber se ela está realmente prenha… só com os exames ou mesmo com as características clínicas…
    A vacina a princípio não vai atrapalhar em nada os filhotes, até mesmo porque nem deu tempo para ocorrer a fecundação e nidação dos óvulos no útero direito…

  • Bom dia! Dr Alexandre tudo bem?
    Olha só, a minha cadela cruzou ainda sangrando. O acoplamento durou cerca de 5 minutos e ela continua sangrando. Isso é normal? Existe alguma possibilidade dela não estar grávida? Sem falar que ela tinha tomado a primeira dose da vacina chamada vanguard plus no dia 29 de dezembro e o acoplamento ocorreu dia 31. Há alguma possibilidade de estar acontecendo algo com os filhotes isso se ela estiver gravida?

  • Olá Dr. minha cadela labradora cruzou há 68 dias. Suas tetas já desenvolveram porém ainda não apresenta nenhum sinal de parto. Isso é normal? Devo esperar mais um pouco? Estou ficando preocupado!

  • Boa tarde deixei minha cadela ( rotwailler)
    na casa do macho os donos do macho nao viram em nehum momento eles grudados deixei ela la depois do 10○ dia depois que sangrou, sera que tem alguma possibilidade dela estar prenha? ? como vou saber? Obrigada

  • Olá, a minha cadela está no cio e ela aceitou a monta do cão por duas vezes, mas não ocorreu deles ficarem grudados.?
    Sendo assim a minha pergunta é…ela pode ter ficado prenha mesmo sem ter ocorrido a torção dos rabos sim ou não?

  • Olá. Alexandre, gostaria de saber assim.. Dia 25 do mês passado minha cadela mestruou, depois de uns dias peguei meu cachorro namorando com ela, ficaram grudados em media de 5 minutos, no mesmo dia q isso aconteceu ja dei a vacina anti cio pra ela, vejo que os mamilos dela ta um pouco grande, sera se ela esta prenha?

  • Olá dr tenho uma poodle que tem um histórico de eclampsia, só que por descuido ela cruzou esse mês a exatamente 22 dias atrás, não notei até agora nenhuma mudança nela, ja dá pra saber se esta prenha? E quais cuidados tenho que ter pois ela deu eclampsia na gestação anterior?

  • Dr. Bom dia
    Como sempre estou acompanhando seus pots que são perfeitos.
    Minha labradora está prenha de 6 filhotes e ela não tomou remédio de verme antes da cruza essa semana ela entra não 45 dias devo dar o remédio a ela? Tem uma indicação de marca? Obrigado

  • olá dr .minha cadela da raça labrador cruzou uma vez com certeza que eu vi ,mas nao tava no final do cio (que eu saiba).mas ela aceitou o macho numa boa .eles vivem juntos e agora ele nao demonstra interesse em cruzar e ela continua sangrando.sera que ficou gravida??sangra sem parar.mas ainda tem 8 dias que percebi o cio.isso é normal?o macho ta com ela direto e so vejo eles brincando .

  • Bom dia Dr. Alexandre, tenho uma York e ela cruzou pela 2 ° nos dias 28/10 e 29/10 com duas cruzas em cada dia, só que a 1° gestação dela só veio um filhote e como a dona do padreador deixou a filhota para mim combinamos de cruzar os dois de novo e foi o que aconteceu, pelas minhas contas la deve estar com 24 dias hoje a contar da primeira cruza no 15° dia do cio, mais ate agora não houve mudanças nenhuma, as unicas coisas que ela faz e lamber tudo que ve na frente horas e horas ou então ficar pelos cantinhos meia tristonha, séria, mais a barriga não houve mudança nenhuma, será que ela esta prenha mesmo?
    outra dúvida, qual melhor exame para saber a quantidade de filhotes, a USG ou RX?

    Aguardo retorno.

  • Ola dr..tenho tres lhasa mae e filhotes,por um descuido o filho d sete meses pegou a mae d dois anos..tem algum risco…faz doze dias q eles cruzaram pode dar remedio d verme e passar o remedio d pulga e carrapato nela

  • Olá Dr.
    Eu crio Shar-Pei á algum tempo, e isso que me aconteceu hoje foi a primeira vez.. Minha filhote de 6 meses (vai completar 7 meses dias 17 desse mês) entrou no cio, e eu separei todos os machos de perto dela, deixando ela isolada, porém hoje quando estava amanhecendo um macho (Shar-Pei de 1 ano e 6 meses) deu uma de alpinista e pulou o portão que tem aproximadamente 1 metro e meio e cruzou com essa minha filhote fêmea de 6 meses, quando escutei ela chorando já era tarde, estavam os dois grudados. Minha preocupação é; quais os riscos que vou ter daqui para frente com a saúde dela? O que eu devo fazer?

  • Oi dr..tenho uma lhasa de dois anos,e tenho teve cria os filhotes estao com sete meses…por um descuido da minha tia deixou o filho da milha lhasa cruzar c a mae…faz dez dias que cruzaram ficaram grudados duas vezes tem problema o filho de sete meses pegar a mae de dois anos…e tem chance dela estar gravida…na primeira cria dela ela teve cinco filhotes

  • Olá! minha cachorra esta com a vulva inchada e tinha um pouco de sangue nas patas ..sempre vejo os macho se aproximando e ela sai de perto, gostaria de dar a injeção, mas tenho medo dela ter cruzado, oque é indicado?

  • Olá Dr.
    percebi no dia 29/10/2014 que minha cadelinha estava no cio mas não havia sangramento nem o cachorro se interessava por ela antes deste dia. Só que hoje dia 01/11/2014 eles cruzaram. ela pode está prenha??? Estou desesperada.

  • Olá Diego.
    Se os cães tiverem tamanhos semelhantes e estiverem saudáveis, a princípio não tem problema, até mesmo por que a cadela cruza algumas vezes com o mesmo macho… então, não teria problema de cruzar com dois… mas deixe que cada macho cruze (fique "grudado") apenas uma ou duas vezes no máximo.

    Agora, a não ser que os pais sejam muito diferentes, dificilmente você conseguirá distinguir quem é filho de qual pai…

  • Olá CFloucura! Obrigado!
    Olha, a quantidade de cruzas pode interferir sim, mas principalmente o tempo que ficam grudados é o que mais pode interferir, já que a ejaculação no cão é lenta, por gotejamento.

    A barriga só vai crescer mesmo a partir dos 40 dias… a não ser que seja uma cadelinha que era bem magrinha antes, ai você pode perceber um pouco antes.

    Se ainda está no início, você não vai conseguir saber…
    Boa sorte!

  • Como já te respondi por e-mail (vou postar aqui para que os outros vejam também)
    Eu não recomendo, pois pode ser uma gestação de grande risco, tanto para ela, como para os filhotes.
    É como se fosse uma senhora de 70 anos engravidar…
    Não faça isso para o bem dela…
    Um abraço

  • Olá Nessa Martins!
    Alguns aspectos clínicos visualizados na cadela podem sugerir que ela esteja prenha, como por exemplo, o aumento das glândulas mamárias. Este aumento começa a partir do 35º dia. Já com 40 dias, é possível notar que o abdômen da cadela está mais distendido. Já no final da gestação, é possível observar o movimento dos filhotes em determinadas posições que a cadela fique.
    Boa sorte!

  • olá , como saber se minha cadela esta prenha sem exames de sangue e ultrassom ? ela cruzou no final de setembro até começo de outubro como sei se ela pegou cria ? eles ficaram grudados por mais de 3 x

  • Parabéns pelo seu trabalho é muito boa a matéria. Contudo ainda tenho uma dúvida . Minha lhasa apso cruzou uma vez e não tenho certeza se está prenha. A barriga não cresceu e estou insegura, pois não sei se a quantidade de cruzas interfere no número de filhotes.

  • Olá Ingrid, tudo bem e você?!
    Que bom que está gostando do blog e está sendo útil para você!
    Olha, os riscos para uma cadela nova e saudável são muito pequenos. Vai depender principalmente do tamanho do macho (que deve possuir o mesmo tamanho que a fêmea ou menor) para que os filhotes não sejam muito grande e consigam nascer naturalmente. E é claro, se ela for bem cuidada e bem alimentada durante todo o período. Acompanhamento veterinário também é importante para verificar se está tudo bem com os filhotes e com a mamãe.
    Boa sorte!

  • Olá Mayane!
    A sua situação é bastante delicada, pois temos alguns casos que podem realmente interferir no parto: o tamanho do macho e a idade da cadela (você não disse, mas falou que é "velha")…
    Esses dois realmente são fatores que podem necessitar da realização de uma cesariana.
    Eu não posso recomendar nenhuma medicação (de qualquer espécie, seja para o que for) sem examinar o animal fisicamente.
    Portanto, recomendo que leve sua cadela para fazer uma consulta com um médico veterinário para te orientar e ver quais são as reais condições da sua cadelinha.
    Boa sorte!

  • Olá Liliane!
    Eu não tenho experiencia com essas medicações, pois nunca utilizei. Mas pelo que conheço, o Alizin é mais seguro, até mesmo por que o ECP é mais usado em animais de grande porte (como as vacas, por ex…).
    Entretanto, não posso indicar nenhuma medicação para a sua cadela sem fazer um exame físico nela.
    Sugiro que leve o quanto antes ao médico veterinário de sua confiança para que ele a examine e recomende o melhor para ela.
    Boa sorte!

  • Olá Mysia.
    Vai depender muito dessa real diferença de tamanho entre os pais e quantos filhotes ela está esperando…
    Sugiro que faça uma ultrassonografia com 30 dias de gestação para verificar tentar saber quantos filhotes são e ser acompanhado por um médico veterinário para saber se será possível que ela tenha parto normal ou se será necessário ela fazer uma cesariana.
    Boa sorte!

  • Olá Renata!
    Que bom que gostou do blog! Fico feliz de saber!
    Olha, é a primeira vez que alguém me diz que o macho que consegue cruzar com a fêmea! Normalmente é o contrário… hehe
    Olha, procure separá-los por um dia e depois volte com os dois juntos, para ver se com isso ele se interessa mais. Pode ser que ela não estivesse ainda no momento ideal do cio, que é no período final, do 9º ao 14 dia.
    Boa sorte!

  • Olá Dr.Alexandre.
    Adorei seu Blog, é muito bom poder contar com um especialista.
    Eu tenho um Akita macho de 2 anos, que nunca cruzou, e trouxe uma fêmea que está no cio, mas tbm nunca cruzou. Ela é muito tranquila e o aceita sem problema. A questão é que parece que ele não sabe o que fazer, ele fica em cima dela, mas não consegue penetrar, tenta por um tempo e depois desiste, daí ela fica atrás dele, mas ele se esquiva. Eles se deram muito bem e estão juntos no canil há três dias. O que eu faço? Obrigada.

  • Bom dia Dr. Tenho uma cachorrinha poodle de 9 anos que veio a cruzar com um cachorro de rua vira lata pois o mesmo pulou a grade da varanda em um momento que ela estava por lá. Foi tudo muito rápido, quando os vi grudados tentei separar a força mas isso não foi possível, tive que esperar o cachorro "relaxar". Desde então venho me orientando com alguns veterinários sobre algum método para interromper a gestação ou se deixo seguir e que tenha os filhotes. Um veterinário me orientou leva-la para aplicação do ECP no quarto dia após o cruzamento e um outro me orientou o uso do Alizin por ser mais seguro, no 20 dia após o cruzamento. Dr preciso muito que o senhor me dê uma luz, pois sei que se permito que ela tenha os filhotes a gestação pode ser de risco e também da trabalho cuidar de uma ninhada e achar donos para eles. Gostaria que me dissesse quais os riscos estes medicamentos pode trazer a saúde da minha cachorra? O que posso esperar que ocorra com ela após aplicação de um ou de outro, ou seja, quais os efeitos após medicamento? Antes de tudo não quero trazer nenhum risco a saúde dela, visto que se encontra com ótima saúde. Desde já agradeço e aguardo por favor um retorno do senhor. Obrigada.

  • Boa tarde Dr Alexandre.
    Minha cadela é uma vira lata de pequeno porte e cruzou com um poodle de médio porte por descuido meu. No outro dia a levei ao veterinário e foi aplicada a vacina de hormônio para ela ñ engravidar mas mesmo assim ela engravidou. O que pode acontecer com ela e os filhotes?

  • Boa noite…Hoje posso dizer que sou sua seguidora diária…Estou aqui todos os dias lendo e relendo tudo …Minha Cristal está grávida mesmo.Hoje completa 36 dias de gestação,mas está difícil alimentá-la.Não aceita ração.Já troquei umas três vezes e nada.Resolvi colocar uma porção pequena de carne moída,figado de boi,pra ve se come um pouco.Ela vira,revira,tira a carne e come muito pouco da ração.Mas é difícil ela passar um dia sem vomitar um pouco.Coloco bastante água pra ela,porque isto ele bebe até demais.Como está muito calor ponho até cubos de gelo na água pra não ficar quente.Mas o problema mesmo que me preocupa e muito é a alimentação,principalmente porque ela sempre foi muito gulosa.
    Obrigado e bom final de semana!!!

  • Olá Dr. Tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda gratuita no site! Quem ama os pega como eu, sempre gosta de saber um pouco mais sobre as coisas! Bem, eu tenho uma maltês de 1 ano e 6 meses, e estou planejando um namoradinho pra que depois o próprio filhote seja sua companhia! Na verdade, vim aqui tirar uma dúvida! Li mtos casos em que a cachorra não consegue fazer o parto sozinha e as vezes é preciso recorrer à cesaria.. Gostaria de saber se há mtos riscos para um cadelinha nova e saudável

  • Boa tarde Doutor Alexandre! Meu nome é Mayane tenho uma cadela poodle tamanho 0, meu questionamento é referente a seguinte situação hoje pela manhã achei minha cadela "grudada" a um vira lata que é maior que ela, quando os vi fiquei apavorada devido aos tamanhos, não sei lhe dizer ao certo quantos tempo ali estavam e nem se ouve penetração total por serem de tamanho desigual , porem acho que quando eles ficam "grudados" é porque houve total penetração, meu medo é que ela é velha e também devido ao tamanho do macho ela corra risco, sei que posso levar a um veterinario para fazer uma cesária mas tenho receio devido a idade dela. Queria saber se existe alguma medicação que eu possa interromper essa emprenhez. Estou muito temerosa não quero ficar sem minha cachorrinha, me ajude doutor me mostre uma solução, um caminho, uma luz!

  • Olá Marcela.
    Pode ser que ela ainda estava no cio… fica difícil de avaliar assim… Como a gente não sabe exatamente o que aconteceu…
    Como ela não ficou prostrada e nem nada mais sério (por que você não comentou), deveria ser só a continuação do cio mesmo…
    O melhor é fazer a ultra mesmo para confirmar.
    Abraços

  • Olá Ragde! Que bom que gostou do blog, fico muito feliz de saber!
    A ejaculação do cão ela é lenta, ocorre em forma de gotejamento… 10 a 15 minutos é o tempo normal que eles ficam "grudados"… ou seja, tempo para a ejaculação teve!
    A cadela normalmente só aceita o macho no período final do cio, normalmente entre o 9 e 14 dia. Se ela não está neste período, é mais difícil dela aceitar… pode ter sido no caso da sua cadela… que agora não estaria mais deixando ele cruzar…
    Em relação à vacinação, ela deve ser feita 1 mês antes da cruza. Se você não fez ainda e ela pode estar prenha, agora só depois que você tiver certeza que ela está prenha ou não…
    Qualquer coisa, me escreva que eu respondo mais rápido… e-mail: dicasboaspracachorro@gmail.com
    Abraços

  • Olá Gabriel.
    Se vocês fizeram o exame de sangue para o teste rápido da prenhez, pode dar um falso negativo, mas é bem difícil de acontecer…
    Sugiro fazer uma ultrassonografia, já que tem 30 dias… vai ser mais fácil de diagnosticar…
    Já que pelos sinais que ela está apresentando ou ela está prenha ou está fazendo gravidez psicológica…
    Abraços

  • Olá Dr. Obrigada pelo retorno. Já marquei a ultrassonografia para o próximo dia 30….mas apenas uma situação que esta me deixando intrigada e ansiosa…é que 5 dias após a ''visita''do vira-lata, a Golden Voltou a ter sangramento…posso dizer que significativo . Isso é normal??? Se eles realmente cruzaram…ela pode voltar a sangrar???

  • Boa tarde Dr. parabens pelo blog é o melhor de todas minhas pesquisas até o momento e ja sei que será de grande valia sempre fazer uma leitura para melhora do conhecimento.
    Dr. vou tentar ser breve mas vou contar um pouco para que entenda:
    Minha labradora está com 1 ano e 7 meses e entrou no 3ºcio (que por sinal se antecipou 1mês) tendo em vista os outros 2 primeiros foram em 6 meses subsequentes. Desde até antes do 2º cio eu ja vinha planejando um namorado pra ela com o mesmo porte dela. Colocamos os dois juntos e na noite de ontem (12/10/2014) ouvi ela chorar e abri uma pequena "fresta" da porta e presenciei os dois grudados. Como um pai de primeira viajem fechei a porta corri pegar minha câmera e voltei e pela mesma fresta da porta fiz uma foto do lindo casal. em seguida fechei a porta e deixei os dois a sós. porém em questao de 10/15 minutos já não estavam mais ali juntos. Pode ter dado tempo da ejaculção?
    A outra dúvida é que como se antecipou o cio não me atentei não deu tempo de vacina-la (rotina) o que devo fazer? Durante a madrugada acredito que não tenha acontecido nada entre eles pois ela não chorou mais e Hoje tive que sair e deixei eles juntos. Será que ela vai aceitar ou aceitou ele de novo? parece que ela ficou brava com ele.
    Parabéns e Sucesso Dr. Alexandre.

  • Olá, boa tarde, tudo bem? Minha cadela cruzou há um mês atrás, ela mudou o comportamento, a barriga dela aumentou (não alteramos a alimentação), e algumas das tetinhas dela estão grandes. Fizemos um exame de sangue e deu negativo, há possibilidades deste resultado estar errado?

  • Olá Juliana, muito obrigado pelo elogio, que bom que gosta do blog!
    Até onde sei, não existe pílula do dia seguinte para cães, apenas aplicação de hormônio para inibir o cio (o que tem uma diferença em relação a "pílula do dia seguinte").
    O fato de você não ter percebido o cio dela é que tem algumas cadelas que fazem o que a a gente chama de "cio silencioso" onde normalmente o dono não percebe o sangramento , pois a cadela se lambe e/ou sangra pouco. Aconselho que você leve-a para um médico veterinário. Boa sorte!

  • Olá Matheus, já te respondi por e-mail.
    Mas normalmente conta-se a partir do primeiro dia de cruza.
    Impossível eu te garantir que ela está prenha, mas há uma grande possibilidade, a não ser que ela tenha algum problema reprodutivo (ou o macho);
    Abraços

  • Olá Rafael!
    A cadela normalmente só aceita o macho no final do cio, a partir do 9 dia até o 14 dia em média. Ela pode estar prenha sim, mas para confirmar isso, só mesmo com ultrassonografia com 30 dias.
    Abraços

  • Olá Marcela. Não tem como eu garantir se eles cruzaram ou não, mas normalmente depois que o macho cruza, ele se acalma, pelo menos por algumas horas. Mesmo se ele já cruzou com ela, pode querer voltar para cruzar novamente enquanto ela ainda estiver no cio.
    Em relação ao tamanho, eles sempre dão um jeito de cruzar, a cadela até deita para poder ajudar em alguns casos.
    A cadela normalmente só deixa que o macho cruze no final do cio, quando o sangramento já diminuiu ou até mesmo parou.
    Mas por via das dúvidas, peça uma ultrassonografia dela em 30 dias depois desse episódio. Boa sorte!

  • Boa tarde Dr. Tenho uma fêmea Golden Retrivier que esta no cio. Infelizmente um vira-lata menor que ela, conseguiu entrar na minha casa pulando 2 portões. Quando cheguei em casa, ela estava brincando com os brinquedos dela e o vira-lata estava a rodeando. Depois que coloquei ele pra fora…ele não para de vir nos ''visitar''. Sera que eles cruzaram? Ele teria conseguido? Ela estava sangrando muito a três dias…agora o sangramento parou significativamente. Como observação quando cheguei ele não estava ofegante…nem mostrou nenhuma reação aparente de ter conseguido cruzar….não sei se essas reações existem. Estou em prantos…por favor me de uma resposta ou orientação. Grata.

  • Ola DR., minha cadela da raça labrador,cruzou cm o macho da raça dela,eles cruzaram e grudaram,mais ela ja tava quase na fase final do cio, pq se eu nao me engano no outro dia o macho tava tendo dificuldade pra cruzar, mais pelo fato deles terem ficado um tempo juntos e cruzando, ela tem uma grande chance de ter pego cria ?? oque o senhor acha??

  • Olá Dr, Parabéns pelo trabalho e pela prestatividade…
    Estou desesperada, resgatei uma poodle na rua e a trouxe para minha casa até achar os donos, o que não aconteceu até hj, (uns 2 meses fazem). Acontece que ela aparentemente não entrou no CIO, mais hj a tarde meu golden retriever cruzou com ela e eles ficaram muito tempo acoplados, não vi nenhum sinal de cio nela e mesmo assim cruzaram, estou desesperada pq ela é jovem demais, e beeem menor que ele… existe pilula do dia seguinte CANINA? será que ela está prenha mesmo não estando no CIO (supostamente) OBRIGADAAA!

  • Que bom que gostou Maísa!!! Fico feliz de saber!

    Olha, há possibilidade sim dos dois terem conseguido fecundar ela. Ainda mais se foi em dias seguidos como você disse. Eu mesmo já tive uma cadela que fugiu e cruzou com dois macho de raças diferentes e nasceram filhotes parecido com os dois pais.

    Agora é esperar para ver…

  • Boa Tarde Dr.!
    boom assim eu tenho uma basset de 6 anos e um shitzu de 1 ano eles ficaram solto no quintal e tal e dia 11 desse mes de setembro ela tava naquela faze do cio em que nao pinga sabe a unica fase que permite que o macho suba em cima dela no dia 11 ,12,13,14 eles cruzaram , eu queria sabe se eu começo a conta do apartir do dia 11? se for hoje ela esta de 13 dias certo? , So que tamem tem outra coisa tipo no cio anterior a esse eu levei ela pra cruza com um macho na casa de uma amiga ela eu nao fiquei la para ver mas ela me garantiu que eles tinha cruzado dai passo 1 mes ,2 mes ,3 mes e nada , eu tamem nao sei se levei ela no dia certo (o dia que estaria meas fertil ) e porque ela nao emprenho nessa vez? e agora a minha cadela ta gravida? se estiver apartir de qual dia da cruza eu começo a conta?
    obrigadoo! Amei o seu Blog 😉

  • Adorei o blog…Parabéns!!!
    Entrei justamente pela curiosidade de saber alguma coisa sobre gravidez canina.Tenho uma Shi Tzu de 2 anos que cruzou pela primeira vez.Na primeira tentativa não obtive sucesso com o 1 macho,mas depois dela ter cruzado 3 dias seguidos e ficarem grudados mais de 20 minutos cada vez com um outro ShiTzu,minha amiga veio aqui com o dela(Também Shitzu)e ela novamente cruzou 2 vezes com ele.E agora?Quem será o pai?Tem possibilidade dos 2 a terem fecundado?Hoje completam 9 dias do primeiro cruzamento que ocorreu no 12 dia do cio…

  • Bom dia Joel.
    Normalmente quando o pênis fica totalmente para fora pode significar que ele acabou de retirar o pênis após a cópula (mais comum) ou que ele ficou tentando por muito tempo mas não conseguiu.
    Esse sangramento não tem como eu saber da onde é, pois não estava presente, mas pode ocorrer algum rompimento de vasos pequenos, tanto da vagina quanto do próprio pênis. Se for algo que continue sangrando, é importante levar num médico veterinário.
    Boa sorte.

  • Bianca Miranda, que bom que você está gostando do blog, fico feliz de saber!
    Sua poodle pode estar prenha sim!
    O tempo que eles ficam acoplados pode aumentar a chance dela estar prenha e inclusive de ter mais filhotes.
    Se teve o "acoplamento", já é possível dela estar prenha sim.
    Um abraço

  • Boa noite Alexandre, primeiro quero te parabeniza pelo blog!
    Então, tenho uma poodle de dois anos e ela cruzou pela primeira vez, será que ela pode ter ficado prenha?
    E durante três dias o macho ficou na minha casa, cruzaram várias vezes mais não ficaram acoplados por muito tempo , isso pode diminuir as chances dela estar prenha? Obrigada.

  • Boa noite Alexandre, tenho um casal de Bull terrier minha Bull fêmea esta no cio e deixei eles separados durante 11 dias e quando coloquei eles juntos pela manhã ele estava imóvel com o órgão genital totalmente para fora e estava pingando sangue, então será q eles cruzaram? Acontece do órgão genital do cão sair totalmente para fora sem cruzar? Desde de já muito obrigado Alexandre.

  • Olá Munique, tudo bom?!
    Olha, se ela cruzou, mesmo velhinha ela pode estar prenha sim. É claro que as chances são menores, mas a possibilidade existe sim. Ela pode ter riscos no parto, pois pode não ter contrações suficientes e dependendo da quantidade de filhotes, se não estiver bem nutrida durante esta fase, pode não conseguir parir. Se ela estiver prenha, é uma gravidez de risco. Sugiro levá-la a um médico veterinário para melhor avaliação. Boa sorte.

  • Olá Dayse! Que bom que está gostando do blog!
    Olha, o fato dela estar velha, já pode diminuir sim a quantidade de óvulos liberados e ainda, o útero não tem mais a mesma capacidade.
    Inclusive, não é recomendado cruzar cadelas com mais de 5 anos.

  • Olá Edson, tudo bem comigo sim, e com você?!
    Olha, a chance depois que ocorre a penetração e ficando mesmo que 5 minutos, já é o suficiente para a liberação de espermatozoides por parte do macho.
    Logo, é possível sim, mas não é garantia dela ter emprenhado. Agora é observar…

  • Bom dia Doutor Alexandre.Tudo Bem.
    Tenho uma cachorra pastora alemão capa preta(fêmea)Luna com 5 anos, nunca coloquei-a para cruzar.Porém estava viajando e não sabia que a cachorra estava no cio, o meu vizinho abriu o portão e a cachorra saiu para rua, junto com o cachorro dele Border collie(macho) e se acoplaram rápido demais(questão de 5 minutos juntos)Corre a chance da cachorra ficar grávida?Ela pega na 1a mesmo com um tempo baixo assim?Grato

  • Bom dia Doutor.
    Não sei se me expressei da maneira correta mas a finalidade da injeção segundo o veterinário dela era exatamente reforçar o cio ajudando no estímulo e etc. Isso pode ter tido uma reação contrária? Ao invés de ajudar ter atrapalhado?

  • Olá Dr. Alexandre primeiramente parabéns pelo site gostei mto!
    A minha duvida é q a minha cadela tem um porte médio e nesse dia 29 ela criou somente 1 filhotinho sendo q da última vez q criou ela teve 7. Gostaria de saber se isso é normal e se tem alguma relação com o fato de ela estar velha.

  • Olá Paola!
    Olha, a explicação para que uma cadela tenha apenas 1 filhote (sendo que a média são 3 no caso) pode estar relacionado com o próprio útero dela, que pelo que me contou, ela não tem um histórico fértil, já que na primeira cruza não emprenhou. Agora, eu não aconselho fazer essas vacinas anti-cio (injeção de hormônio), pois já se sabe que cadelas que "tomam" essas vacinas, tem uma casuística de câncer de mama muito maior.
    Acredito que este fator tenha sido primordial para que ela esteja tendo essas alterações, mas como eu expliquei no texto, o melhor neste caso, seria fazer uma ultrassonografia abdominal… até para saber se tem filhote, se está bem e quantos são.
    Boa sorte!

  • Olá Dr. Alexandre boa tarde.
    Minha cadelinha da raça Spitz alemão tem o cio silencioso, no segundo cio ela cruzou mas não ficou prenha, agora pouco antes do terceiro ela tomou duas doses de injeção de hormônio quando o cio veio ela cruzou e hoje esta com 40 dias, com 30 dias eu a levei para o veterinário ele disse que sentiu uma vesícula porem ela esta mais molinha que o normal, ela disse que não significa que ela tenha tido um aborto, mas juntando os três fatores (cio silencioso, dificuldade de engravidar e talvez um aborto) comecei a pensar em algum problema mais serio. O que faz com que uma cadela fique prenha de apenas um filhote? Quando a media são 3 filhotes…
    Com os 40 dias não notei nada de diferente nela nem as mamas nem o completamente etc

  • Olá Glauco, se já tem 30 dias e você está na dúvida se ela está prenha ou não, leve-a a um médico veterinário e faça um ultrassonografia para confirmar ou não. Com 30 dias ela deveria ter aumentado a ingestão de comida e de água.
    Se ela cruzou e ficou "grudada" com o macho, tem grandes chances dela ter emprenhado.

  • Olá Karina, tudo bom?!
    O procedimento de inseminação artificial é seguro se for feito por um médico veterinário especialista nesta área. Se for feito por uma pessoa sem experiência e conhecimento, pode sim, gerar complicações e inclusive piometra (infecção uterina). Para saber se dei certo ou seja se ela está grávida eu já expliquei no artigo, ok?
    um abraço!

  • Oi DR tem 30 dias que eu cruzei a minha Rott só que ela cruzou com intervalo… eu a levei ao macho numa segunda e ela cruzou só que a dona dele tinha duas femeas nao podeia deixar a minha com ele. entao eu a levei novamente na quarta e cruzou de novo.. ela nao esta aparentendo estar gravida.. por causa desse intervalo isso pode ocorrer?

  • Olá Alessandra. Pode ser sim um dos motivos. Procure observar alguns sinais de cio que as cadelas normalmente apresentam, como aumento da vulva, secreção muco-sanguinolenta proveniente da vagina, ficar mais manhosa e até mesmo uivando para atrair os machos.

  • Então Eduardo… este artigo eu escrevi justamente para ajudar as pessoas a saberem isso, se a sua cadela está grávida.
    Com 13 dias é muito pouco tempo para se saber com certeza, mas hoje, com 23 dias você já consegue fazer o exame de sangue para detectar a prenhes. Mas não conseguir achar um veterinário que faça esse exame, espere completar 30 dias e faça uma ultrassonografia.

  • como faço para ter certeza que minha esta prenha? Ela cruzou faz 13 dias, só o que ultimamente notei que ela esta mais calma, dormindo muito e seu apetite aumentou bastante. Vale ressaltar que é a primeira vez que ela cruzou.

  • Olá Andressa.
    É pouco provável que ela engravide sem ficar grudada com o macho. Isso por que o cão ejacula lentamente e durante algum tempo.
    Aconselho levar sua cadela em um médico veterinário para fazer diagnóstico diferencial de gravidez psicológica, gestação ou até mesmo piometra.
    Boa sorte!

  • A cachorra pode engravidar mesmo sem ficar grudada? Sei que foi penetrada, porém em momento algum eles ficaram grudados.
    Agora após 40 dias ela esta com as mamas inchada e com o abdome um pouco maior?
    Raça Lhasapso.
    Obrigada Andressa

  • Olá Gigi! Se a sua cachorra cruzou mas não engravidou, pode ser por alguns motivos: O macho pode não ser fértil; o tempo que eles ficaram acoplados não foi o suficiente para que houvesse a cruza total (menos provável); problemas de fertilidade da sua cadela; Enfim… há alguns motivos para isso. Nem sempre quando há a cruza, a cadela engravida. Você precisa verificar essas observações que falei aqui, para tentar descobrir onde é o problema.
    Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *