Comportamento Canino: você deve entender sobre isso!


O que significa Comportamento Canino?

Qual a importância do Comportamento Canino?

Por que tutores que entendem de Comportamento Canino possuem, em geral, um cachorro mais tranquilo, educado e, principalmente, conseguem viver em harmonia, sem se estressar?

Então vamos começar…

O que significa Comportamento Canino?

O termo científico para o estudo do comportamento animal é Etologia.

E a base desse termo é a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Segundo seus estudos, os animais sofriam uma espécie de seleção natural ao longo dos anos. Aqueles que se adaptavam melhor ao meio em que viviam, conseguiam sobreviver e se reproduzir.

O exemplo clássico desta evolução é o caso da girafa, que há muitos anos apresentava o pescoço do tamanho de um cavalo, por exemplo, mas que com a falta de alimentos rasteiros, os indivíduos que apresentavam os pescoços um pouco maiores que a média, conseguiam alcançar alimentos mais altos, e com isso sobreviviam e se reproduziam. E essa seleção natural fez com que os animais que apresentavam pescoços compridos, se alimentassem melhor, ficavam mais fortes e estes se reproduziam, até chegar às girafas do dia de hoje.

Agora, o que a girafa tem a ver com os cachorros?

A girafa propriamente dita, realmente não tem nada a ver, mas ela foi um exemplo para ficar bem claro, que os animais sofreram e sofrem constantemente uma seleção natural . E com os cachorros não foi diferente.

Os cães são descendentes dos lobos e alguns dos comportamentos que estes apresentavam, foram passados aos nossos cães, na forma de instinto.

Um exemplo disso é aquele cachorro que cava buracos para esconder um brinquedo ou osso, pois, desta forma, ele estaria escondendo seu “alimento” de outros concorrentes. Mas hoje em dia isso é quase um absurdo, pois os cães que vivem como pets, tem comida a vontade e não precisariam escondê-la, pois nem concorrentes teriam em casa…

Por outro lado, outros instintos provenientes do lobo foram sendo perdidos com a domesticação dos cães e um dos mais falados atualmente é o da liderança. Alguns médicos veterinários com pós-graduação em Etologia Animal estão colocando essa teoria da “liderança” como ultrapassada.

Qual a importância do Comportamento Canino?

A importância de se conhecer mais sobre comportamento canino é muito clara!

Vamos imaginar que você vai ter um bebê daqui há 8 meses. Durante esse tempo, os pais de primeira viagem vão tentar se informar de algumas maneiras, como cuidar de um bebê, pois afinal de contas, ninguém nasce sabendo isso.

 

Então, eles pesquisam inicialmente com os seus próprios pais, depois conversam com amigos que tiveram filhos recentemente, para pegar algumas dicas e hoje em dia, pesquisa muito em sites e blogs na internet. Tudo para poder fazer o melhor para o seu futuro filho.

 

No caso dos cães, o que acontece é que na maioria das vezes, as pessoas compram ou adotam um cachorro por impulso e acham que basta colocar comida, dar água e fazer carinho que já é o suficiente para se ter um cachorro. E é aí que mora o perigo!

Se você soubesse sobre comportamento canino antes mesmo de adquirir um cachorro, com certeza você teria uma base muito melhor para cuidar dele e evitar problemas no futuro.

Por sorte, a grande maioria dos problemas que os tutores têm com seus cães, tem como serem resolvidos, mesmo com o cão já adulto. Mas não será tão fácil quanto num filhote.

Logo, saber sobre comportamento canino pode evitar inúmeros problemas, como aquele xixi e coco fora do lugar, a destruição de móveis e objetos, aquele latido excessivo quando você sai de casa e, principalmente, a ansiedade de separação, que hoje já atinge milhares de cães no mundo todo!

E foi pensando nisso tudo que eu, Alexandre Figueiredo, fiz uma parceria com a médica veterinária Rita Ericson, pós-graduada em comportamento animal e criei o Programa Feliz pra Cachorro!

Um programa voltado especificamente para tutores de cães que apresentam algum tipo de problema de comportamento ou ainda, para aqueles que estão querendo ter um cachorro e querem começar certo desde o início, para ter um cachorro feliz, educado e que viva em harmonia com você!

Eu fiz algumas entrevistas com ela, que estarão disponíveis por um pequeno período de tempo, e dependendo de quando você estiver lendo este artigo, elas já podem ter saído do ar, pois fazem parte dos bônus do Programa Feliz pra Cachorro.

Para assistir as entrevistas e saber como você pode fazer parte do Programa Feliz pra Cachorro, inscreva-se agora em:
Clique Aqui e você poderá assistir o caso do Mequetrefe, um cachorrinho que era muito medroso e começou a se tornar agressivo por conta disso… assista ao depoimento da sua “mãe”, a Isabella, sobre como ele era e como ele ficou.

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *