GIARDÍASE CANINA: O que é? Como prevenir?


Muitos donos de cães não sabem, mas o parasita intestinal mais comum nos cães é a Giardia, que causa uma doença chamada de Giardíase Canina.
O que é Giardíase Canina?
Como disse anteriormente, a Giardíase Canina é uma doença, causada por um protozoário chamado Giardia lambia, que pode infectar várias espécies animais, inclusive o homem! Logo, é considerada uma Zoonose (que são aquelas doenças que podem ser transmitidas diretamente dos animais ao homem).
Como o cachorro pode se contaminar com Giardíase Canina?
A forma de contaminação dos cachorros é pela ingestão de “ovos” (cistos) da Giardia, que podem estar presentes na água e nos alimentos contaminados e contato com fezes de outros animais parasitados.
Os locais mais propícios para a contaminação do seu cachorro são ambientes muito frequentados por outros cães, como em praças, parques e calçadas das orlas de praia.
 
É muito comum que um cachorro que já tenha sido contaminado e tratado, possa se reinfestar, pois é muito difícil eliminar os cistos de Giárdia do ambiente.
 
Como eu sei se o meu cachorro está com Giardíase Canina?
A característica mais comum é observada nas fezes, que se apresentam amolecidas ou diarreicas.
Em grande parte dos casos, as fezes estarão com cheiro mais forte do que o normal.
Nos casos mais avançados, o cachorro também pode apresentar vômitos, dores abdominais (provenientes de gazes) e prostração.
 
Se o cachorro não for levado logo a um médico veterinário, começará a perder muito peso, ficará bastante desidratado e pode vir a óbito nos casos mais graves.
Um grande problema é que alguns cachorros, mesmo infectados, não apresentam sintomas da Giardíase (normalmente quando possuem uma baixa carga parasitária). Entretanto, estes cachorros eliminam nas suas fezes os cistos da Giardia no ambiente, o que pode gerar a contaminação de outros animais, de crianças e adultos!
Como prevenir a Giardíase Canina?
Como várias doença, a prevenção se baseia principalmente na higiene do local que o cachorro fica, tratando de remover logo as fezes e limpando bem o local (utilizando água sanitária ou desinfetantes próprios de uso veterinários).
A utilização de vermífugos de acordo com a indicação do médico veterinário (veja aqui o artigo sobre vermifugação).
Ou a utilização de vacina contra a Giardíase Canina.
Consulte o médico veterinário do seu melhor amigo para saber como proceder.
 
 
Se você achou que ele foi útil para você, provavelmente vai ser útil para outras pessoas! Compartilhe com seus amigos, eles vão te agradecer!
Ah, logo abaixo do título deste artigo, você pode dar a sua avaliação para ele. É muito importante para mim, saber se o que eu escrevo está sendo do seu agrado! =)
E caso você queira falar alguma coisa sobre este artigo (elogios, críticas ou perguntas) deixe aqui embaixo nos comentários!
 

 

Texto adaptado: Dr. Alexandre Figueiredo
 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *