Limpeza de Tártaro em cães SEM ANESTESIA, é possível?


 

Quando me questionam se limpeza de tártaro em cães sem anestesia é possível… bem, pode ser difícil para você acreditar nisso, mas só tem uma resposta para este procedimento.

 

Não é possível!

 

Vamos colocar as coisas em ordem agora, ok?

Primeiro de tudo, o termo “limpeza de tártaro” é usado popularmente para se referir ao tratamento da doença periodontal, que consiste na formação de placas bacterianas (tártaro), normalmente associada à gengivite, retração de gengiva, enfraquecimento do dente e consequente queda dos mesmos nos estados mais avançados.

limpeza de tártaro em cães

(foto: Prof. Marco Antonio Gioso)

O tártaro recobre a parte visível do dente, mas também a parte embaixo da gengiva (subgengival), que não conseguimos ver.

periodontite

(foto: Prof. Marco Antonio Gioso)

Quando você ouvir que algum médico veterinário faz limpeza de tártaro sem anestesia, isso significa pelo menos duas coisas:

 

A primeira e mais óbvia, ele só vai remover parcialmente o tártaro, pois só vai retirar o que ele está vendo, deixando o tártaro que fica embaixo da gengiva.

 

A segunda coisa é que ele só vai conseguir fazer essa remoção parcial do tártaro em cães muito tranquilos e dóceis, que permitam essa manipulação sem anestesia.

 

Agora, qualquer ação que ele faça além disso, como por exemplo uma extração de um dente que já esteja bem móvel, por causa da doença periodontal, o seu cachorro vai sentir dor! Isso é um fato!

 

Basta você se colocar na situação do cão… imagine o seu dentista fazendo uma extração de um dos seus dentes, SEM ANESTESIA!!! Será que iria doer? Com certeza…

 

Ah, ainda não acabou…

 

Para que o tratamento seja feito da maneira mais correta possível, como deve ser, após a extração de todo o tártaro, inclusive o subgengival, deve-se fazer o polimento de todos os dentes, para que torne a superfície dos dentes mais lisa e com isso, dificulte a fixação de novas placas bacterianas.

polimento de dentes em cães (foto: Prof. Marco Antonio Gioso)

Talvez você ainda não esteja concordando comigo, pois conhece algum veterinário que faz esse tipo de procedimento sem anestesia e inclusive ainda faz propaganda desse tipo de procedimento errado…

 

Que tal você assistir a aula do médico veterinário e também dentista humano, professor da USP, Marco Antonio Gioso.

 

Acredito que após ver essa palestra você concorde comigo.

Ah, e se você já concordou comigo sem mesmo ver a aula do professor Gioso, então compartilhe essas informações com seus amigos, para evitar que cães sofram com tratamentos errados e muitas vezes dolorosos.

 

Autor do Texto: Alexandre Figueiredo

Fanpage: https://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/DicasBoaspraCachorro

Instagram: https://www.instagram.com/dicasboaspracachorro/

 

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *