Por que os cães estão vivendo mais?


Essa pergunta pode parecer estranha ou até engraçada para você?

Pois o que eu ouço mais na minha rotina é que os cães estão adoecendo mais nos dias atuais do que antigamente.
Ah! Talvez agora você tenha concordado, certo?
Então, deixa eu explicar uma coisa para você.
Antigamente, cerca de uns 30 anos atrás, os cães eram alimentados basicamente com o que sobrava da comida dos seus donos ou em situações piores, comiam apenas fubá e arroz.
E nesta época, a expectativa de vida de um cão de porte médio era cerca de 7 anos.
É claro que sempre tinham aqueles que viviam mais tempo, mas eram uma exceção.
Já atualmente, a expectativa média de um cão de porte médio é de 14 anos. Ou seja, dobrou o tempo de vida dos nossos melhores amigos! =D
Agora, o que acontece quando se vive mais?
 
As doenças que começam a atingir os animais idosos começam a se tornar mais frequentes e com isso, nossos pets acabam vindo a falecer por conta dessas doenças…
E a principal delas é o câncer.
E eu tenho ouvido também bastante pessoas dizendo que as rações são os motivos pelos quais os pets tem tido mais câncer que antigamente… e como eu já mencionei, antigamente os animais viviam menos e com isso, não dava tempo de desenvolverem o câncer, na maioria das vezes.
E agora, com esse aumento da expectativa de vida, o câncer se torna cada vez mais frequente.
Mas tem outro motivo para que isso aconteça.
A medicina veterinária tem avançado muito nos últimos anos, principalmente na área de diagnóstico por imagem e tratamento.
Sendo assim, mais animais estão sendo diagnosticados com essa ou outras doenças, que antigamente não eram observadas e dizia-se que os animais morriam de velhice, quando não se sabia a causa.
E além disso, estão sendo tratados mais precocemente, o que ajuda a controlar mais rapidamente a doença ou até mesmo eliminá-la!
As rações vieram a facilitar a alimentação dos nossos pets e já tem uns anos, que as rações melhoraram muito de qualidade, incluindo todos os nutrientes necessários e balanceados para a nutrição dos nossos pets.
É claro que eu não posso generalizar.
Existem rações de excelente qualidade e rações de qualidade muito baixa.
Eu já escrevi um artigo falando sobre os diferentes tipos de ração, você pode ler ele aqui.
Ah, mas e a alimentação natural para cães? Não é boa?
Sim! A Alimentação Natural é muito boa, mas tem que saber fazer de forma que ela fique balanceada e esteja de acordo com o seu cão. Pois um cão filhote, precisa de uma certa quantidade de nutrientes, que é completamente diferente de um cão idoso, por exemplo. Você pode ver as vantagens da Alimentação Natural Precisa aqui!
Alimentação natural está longe de ser apenas dar arroz, cenoura e peito de frango… é muito mais que isso. E por isso dá trabalho. Mas quem tem disponibilidade de tempo ou tenha alguém que possa preparar com as devidas orientações, é muito bem recomendada e até melhor que as rações convencionais.
Alguns animais alérgicos, onde não se consegue eliminar o problema da alergia, quando passam para alimentação natural sob a orientação adequada, conseguem melhorar rapidamente do seu problema alérgico.
Um bom guia de Alimentação Natural para cães, você pode encontrar aqui.

 

Espero que seu melhor amigo viva muitos anos ao seu lado e com qualidade de vida, seja comendo uma ração de boa qualidade ou uma alimentação natural bem feita e com orientação.

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *