Necessidades no LUGAR CERTO: Os 6 principais ERROS que donos de cães cometem.


Neste artigo eu vou te falar quais são os 6 PRINCIPAIS ERROS que os donos de cães cometem ao tentar ensiná-los a fazer as necessidades no lugar certo.

 

1) O principal deles é achar que os cães já vêm “de fábrica” ensinados a fazer o xixi e coco no lugar que você separou para ele.

Por mais cuidadosa que você possa ter sido, ter separado um cantinho com um tapetinho higiênico ou mesmo com jornal, ele não sabe que aquele local é onde ele deve fazer as necessidades.

 

Por mais óbvio que seja, ele não nasceu adestrado e também não aprende na primeira vez… é importante que ele seja ensinado que ali é o local que você quer que ele faça as necessidades.

 

2) Achar que brigar quando ele fizer as necessidades no lugar errado, esfregar o focinho no xixi ou mesmo bater no cão quando ele errar, vão fazer com que ele saiba que não deve fazer mais neste local “errado”.

Primeiro de tudo, se você faz alguma dessas coisas com seu cachorro, saiba que você pode estar gerando uma série de traumas no filhote que poderão leva-lo a se tornar um cão medroso, ansioso e muitas vezes agressivo.

 

Muitos filhotes passam a destruir o tapetinho higiênico ou mesmo a comer as próprias fezes por causa disso…

 

Imagine a situação de uma criança que está fazendo o desfralde e acabou fazendo um xixi na calça ou mesmo no chão… você pegaria a cara desta criança e esfregaria ela no xixi dizendo que ali não é o local que ela deveria fazer? Não né… (pelo menos eu espero muito que você não faça isso).

 

No caso dos cães é a mesma coisa, não faz sentido. Ainda mais um animal que não entende a nossa língua… pois as crianças com cerca de 2 anos e pouco já entendem muito do que a gente fala.

 

3) Achar que basta comprar um produto atrativo que você pinga no tapete higiênico ou no jornal vai resolver o problema.

Tem muita gente que acredita nisso e inclusive falam até mal destes produtos, pois reclamam que eles não funcionam… realmente, a maioria deles não vai funcionar se você usar apenas isso para que seu cão aprenda a fazer xixi e cocô no lugar certo.

 

Eles podem ser utilizados, mas nunca sozinhos, pois não fazem milagres. Eu até conheço alguns poucos casos que só isso já bastou para o cão acertar, mas é muito raro. Normalmente esse cão já tinha um treinamento prévio no canil onde foi comprado e por isso acerta com mais facilidade.

 

É necessário que você ensine o cão de forma que ele entenda exatamente o que você quer e onde ele deva fazer o xixi e o cocô, mas usando técnicas positivas e nunca punitivas.

 

4) Achar que o seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado de malcriação.

Por mais que você ache e tem que que garante que ele fez de propósito, os cães não têm o sentimento de vingança ou teimosia como os homens (ainda bem!).

 

Muitas vezes quando o cão faz xixi no sofá ou na cama, normalmente está atrelado a dois motivos principais. Primeiro por conta da superfície absorvente, que eles naturalmente preferem fazer as suas necessidades.

 

Ou seja, para ele não tem diferença fazer no sofá, na cama, no tapete da sala ou no tapete higiênico que você comprou para ele fazer as necessidades…

 

Segundo porque normalmente nestes locais têm muito o cheiro do dono. Ou seja, isso acontece quando ficam muito tempo sozinhos em casa, sem ter o que fazer… e na grande maioria das vezes é um comportamento recompensando por você.

 

Como assim?! Você deve ter se perguntado…

 

Simples… na primeira vez que você viu o seu cachorro fazendo errado no sofá, você foi lá e deu uma bronca nele ou chamou a sua atenção de alguma maneira. Pronto, agora ele sabe que se quiser chamar a sua atenção, basta fazer xixi no sofá…

 

Outros cães vão ter o comportamento de se esconder de você para fazer as necessidades… e começam a fazer embaixo da mesa, atrás do sofá… pois associaram que fazer xixi na sua frente significa ganhar uma bronca ou mesmo uma agressão.

 

Mais uma vez eu reforço aqui, jamais bata ou brigue com seu cachorro quando ele fizer as necessidades no lugar errado para não gerar esses tipos de traumas, que são difíceis de resolver.

 

5) Achar que precisa ficar o dia inteiro com o cachorro para ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo.

Tem gente que acha que precisa ficar tipo um big brother, vigiando o cão filhote 24 horas por dia para poder levar ele para fazer as necessidades no lugar certo, antes que ele faça no lugar errado… e não é bem assim.

 

Se você sabe a fisiologia do cão (quando que ele normalmente faz as necessidades), você consegue prever os momentos que seu cão irá fazer as necessidades e se antecipar a isso.

 

Inclusive com ensinamentos adequados, você consegue praticamente transformar o seu filhote em um reloginho pra fazer as necessidades e isso faz muita diferença na velocidade de aprendizado.

 

6) Achar que demora muito pra ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Realmente, a maioria das pessoas que pensa assim é porque não tem uma metodologia para seguir e saem fazendo coisas aleatórias que pesquisam na internet.

 

Inclusive se você já pesquisou, já deve ter visto pessoas que falam para fazer uma coisa e outras que falam pra fazer justamente o contrário… e ai? Qual será a melhor forma?

 

É claro que ensinar um cachorro pra fazer as necessidades no lugar certo vai exigir de você dedicação, paciência (principalmente se for filhote) e carinho.

 

O tempo que você vai demorar para ensinar está muito mais atrelado no método que você vai usar e na sua dedicação.

 

Já tive alunos que em um final de semana conseguiram ensinar seu filhote a fazer as necessidades no tapete higiênico. Mas é claro, eles não são a regra…

 

No meu Guia do Cachorro Higiênico, eu te mostro o passo a passo para você ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar que você desejar, sem precisar brigar com ele, mesmo que você não fique o tempo todo em casa ou ache que já tentou de tudo.

 

Muito mais do que ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, vou fazer você entender sobre as necessidades básicas que o seu cachorro precisa, de forma que ele seja um cachorro menos ansioso, mais tranquilo e principalmente, mais feliz!

 

Ou seja, o Guia do Cachorro Higiênico é muito mais do que apenas ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo!

 

Comprove você também o que eu estou falando e se junte as centenas de alunos que já mudaram as suas vidas e a de seus cães com este guia!

 

Saiba tudo sobre o Guia e como adquiri-lo clicando aqui!

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: