Quero um Cachorro para Apartamento, e agora?


Muitas vezes vejo pessoas querendo um cachorro para apartamento, de forma que ela possa satisfazer a sua vontade de ter um cachorro. Entretanto, poucas pessoas pensam nas consequências desse ato, ainda mais sendo um cachorro que vai viver em um apartamento.
Eu já escrevi um artigo sobre como escolher a melhor raça de cachorro para apartamento, portanto, neste artigo, vou me focar nas responsabilidades e consequências de se ter um cachorro para apartamento.
O que eu preciso saber para ter um cachorro para apartamento?
Antes de tudo, antes de pensar em pegar um cachorro, você deve pensar no estilo de vida que você tem hoje, sem um cachorro.
Por que fazer isso?
 
Porque a sua vida mudará completamente após você pegar um cachorro! E as mudanças vão ser muito boas, mas algumas nem tanto… e se você se preocupar em escolher um cachorro para apartamento que se complemente ao seu estilo de vida, isso vai facilitar demais a sua convivência com ele.
Eu já falei sobre isso em mais detalhes no artigo que citei acima, você pode o ler depois clicando aqui.
NUNCA COMPRE OU ADOTE UM CACHORRO POR IMPULSO!
Eu sei o quanto é difícil passar na frente de uma pet shop ou feira de filhotes e não se apaixonar por um cachorrinho, todo fofo, vindo na sua direção e te lambendo as mãos… realmente, chega a ser covardia!
Mas você já parou para pensar que a partir do momento que você, COMPRA ou ADOTA ou mesmo PEGA um cachorro na rua, ele passa a ser TOTALMENTE de SUA responsabilidade?!
 
Isso mesmo…
E a sua responsabilidade inclui principalmente que você dê alimentação de boa qualidade, local protegido da chuva/sol, calor e/ou frio, cuidados com a saúde, atenção e carinho.
Eu acredito que a maioria das pessoas que estão lendo este artigo, concorda com essas responsabilidades que eu citei acima e acham isso mais do que normal, certo?
Acontece que por mais óbvio que essas responsabilidades possam parecer, ainda existe uma grande quantidade de pessoas que não as obedecem. E o melhor exemplo para isso, são as pessoas que sempre pegam cachorros na rua, mas isso é uma outra longa história…
 
Muitas pessoas querem um cachorro para apartamento, mas esquecem que trabalham o dia todo e que vão deixar este cachorro sozinho por pelo menos 8 horas por dia… e depois acaba que terão problemas com móveis roídos, xixi e coco fora do lugar, reclamações de vizinhos porque o cachorro ficou latindo ou uivando enquanto o dono estava fora.
Desculpe a sinceridade, mas se você se enquadra neste caso acima, não pegue um cachorro, pois ele será infeliz… a não ser que ao invés de pegar apenas um cachorro, você adquira logo dois, pois desta forma, pelo menos um fará companhia para o outro na sua ausência. Mas lembre-se que os custos também vão aumentar!
Ah, esta é outra questão muito importante a ser colocada aqui.
Você terá um custo fixo mensal com a alimentação, seja ração ou mesmo a alimentação natural.
 
E ainda terá gastos extras variáveis com vacinas, consultas ao veterinário, possíveis cirurgias (como a castração, por exemplo) e eventuais tratamentos de doenças.
Então você deve ter isso em mente antes de pegar um cachorro.
Outra coisa… você tem tempo disponível?
Para que você tenha um cachorro mais feliz e saudável, você precisa exercitá-lo e socializá-lo com outros cães. Para isso, passeios diários, de preferência duas vezes por dia por cerca de 30 minutos são muito importantes! Você tem esse tempo?
Ah, isso é um grande fator positivo que eu vejo, pois as pessoas que levam os cães para passear, também se exercitam mais e acabam se socializando com as outras pessoas na rua.

 

Quem nunca levou seu cachorro para passear e acabou batendo papo com outros donos de cães ou mesmo pessoas que acharam seu cachorro fofinho e simpático?
E o mais importante de tudo, você precisa ter em mente que um cachorro não é um brinquedo, que se você não gostar, basta “jogar fora”. Um cachorro vive hoje em dia, em média 14 anos. Logo, você precisa ver a sua vida com ele neste tempo todo.
Precisa pensar que se você gosta de viajar, com quem o cachorro vai ficar? Ele vai poder ir junto com você?
E se você ainda não tem filhos, mas pretende ter… vai se desfazer do cachorro porque o custo vai aumentar? Não vai né… então pense nisso também!
Portanto, ter cachorro é uma experiência única e eu sou suspeito para falar. São ao mesmo tempo seu melhor amigo e muitas vezes até considerados filhos!
Se você já pensou muito bem a respeito das suas responsabilidades e agora já tem certeza de que pode ter um cachorro, é importante que você pesquise sobre a melhor raça de cachorro que se adapte a sua rotina. Para isso, você pode ler este artigo aqui.
 
 

 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Boa noite….meu cachorro come cocô só a noite qdo vou deitar…..fazia tempo q ela não fazia isso….agora voltou de novo….o q será o q fazer por favor…..ela tem nova anos e é da raça tequel…..o famoso cofape mais é menor….muito obrigada.

  • Dr. Alexandre, infelizmente, com tanto roubo de cães, não consigo mais passear com meu cãozinho… morro de medo de acontecer alguma coisa a ele… moro numa capital que não merece confiança quanto a isso… Qual sua opinião quanto a isso?
    Grata.
    Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *