Raça Golden Retriever: Tudo o que Você Precisa Saber


A raça Golden Retriever encanta pela sua beleza, mas principalmente por ser extremamente dócil e inteligente. O Golden Retriever faz qualquer pessoa se apaixonar pelo seu jeito ativo e desengonçado logo de cara.

raça Golden Retriever se tornou muito conhecida ao longo dos anos pelas suas participações em diversos filmes e programas de TV (colocarei nas curiosidades ao final).

De porte grande, raça Golden Retriever surgiu na Grã-Bretanha no século XIX através do cruzamento entre três raças: o Setter Irlandês, Terra-Nova e Tweed Water Spaniel.

Inicialmente, por volta de 1800 a caça era ao mesmo tempo esporte e também fonte de alimento.

 

Surgiu então a necessidade de um cachorro médio que tivesse a capacidade de entrar na água gelada e nadar tanto para pegar peixes quanto para caçar aves selvagens.

Somente em 1932 o Golden Retriever foi devidamente registrado pelo American Kennel Club (AKC).

Raça Golden Retriever: Temperamento, Aptidões e Educação

Desde o início de seu surgimento, o Golden Retriever era usado para o trabalho. Seja para a caça ou para captura de outros animais, ele foi adquirindo força e tendência ao jeito mais ativo de ser.

São muito inteligentes, obedientes, gostam de agradar e aprender. 

Por serem acostumados ao trabalho, por assim dizer, são muito utilizados como cão guia, resgate ou terapia. Todas estas funções combinam muito bem com o Golden que é companheiro e, obediente e extremamente dócil.

Têm muita energia. São ativos. Precisam de espaço e constante interação. Caso contrário podem se tornar destruidores por procurar sempre algo para fazer.

Não gostam de ficar muito tempo sozinhos, se dão bem com outros animais e também com crianças. Tem um forte instinto de proteção aos seus.

Embora adore crianças, adore brincadeiras, é bom a supervisão de um adulto devido a força do Golden.

O ideal é treinar o seu Golden Retriever com truques de adestramento, já que ele adora esta interação e aprendem muito rápido. 

Na escala de inteligência de Stanley Coren, ocupa o quarto lugar.

Conheça aqui um curso online de adestramento BBB (bom, bacana e barato), clique aqui!

A raça Golden Retriever é muito forte! Mas parece que ele não tem noção desta força sendo fácil registrar empurrões, quedas em virtude desta falta de consciência de sua força física. São um pouco  desastrados. 

Golden Retriver adora interagir. Ensinar truques de adestramento básico vão deixá-lo muito feliz!

Não costumam latir muito. Somente quando é preciso, principalmente se forem bem treinados.

Se ficarem muito tempo sozinhos, ociosos ou sem atenção; podem latir mais e até se tornarem agressivos, mas não é muito comum, pois é uma raça muito dócil no geral.

Podem ser destruidores principalmente quando filhotes. Isto porque são muito ativos, é preciso gastar essa energia!

Ofereça brinquedos interativos e brinque com ele de “pegar bolinha”. Deixa-lo cansado vai ajudar a destruir menos as coisas.

É preciso manter o hábito de brincadeiras, interação e passeios, pois é um cão agitado.

O ideal é que ele tenha uma hora diária de atividades (30 minutos pela manhã, 30 minutos no final da tarde), caminhadas de 5, 10 e até 20 Km por semana além de brincadeiras e diversão durante o dia.

Caso no caminho do passeio exista uma poça de água, lama, é quase certo que ele vá se jogar ali.

Adoram água, gostam de banho e amam nadar.

Raça Golden Retriever: Conselhos 

É um cão que precisa de espaço e interações constantes. Muito ativo. Precisa de passeios, de atenção e treinamento devido ao seu grande porte.

Ele precisa de atenção. Se for solitário tende a latir muito, a destruir tudo e roubar comida. Ou seja: desenvolve hábitos indesejáveis devido à ansiedade de separação.

Ele cresce bem rápido e embora pareça adulto, pode se tratar apenas de um “filhotão”.

Aos seis meses ele já é um “adolescente” e estará ainda mais disponível para aprender comandos. Mas filhotes a partir de 45 dias já podem começar alguns truques, como o comando “senta”. Com dois ou três anos, já é adulto.

Bom destacar que nos primeiros dois anos de vida, sua estrutura óssea ainda está em formação, então, exercícios muito pesados podem causar lesões.

Acompanhar você enquanto anda de bicicleta, subidas e descidas muito longas e acentuadas, saltos devem ser oferecidas depois que ele atingir os 2 anos de idade.

Raça Golden Retriever: Características e Pelagem

O Golden Retriever se parece com uma espécie de Labrador com pelo longo, embora nada tenha a ver com esta raça.

Tem o crânio longo, focinho robusto e mandíbula forte.

Olhos escuros e afastados, orelhas triangulares e caídas. Membros musculosos, a cauda alcança o jarrete (parte da perna oposta ao joelho), fica caída e não se enrola na ponta.

Como o próprio nome diz, o pelo é dourado ou creme. Pelagem densa, com subpelo e semi compridos. Não costumam ter nós, mas é preciso a escovação frequente.

Tem o peso de 25 até 34 kg em média.

Altura entre 56-60 cm na cernelha e sua expectativa de vida está em torno de 10 a 13 anos, mas já vi goldens com 14 anos.

Raça Golden Retriever: Saúde

É um cão essencialmente saudável quando cuidado com atenção.

Por gostar muito de água, as dermatites podem ser frequentes. Caso ele se molhe, procure secá-lo ao máximo para que sua pele não fique úmida muito tempo. Providencie um ou duas toalhas só para ele.

Recomendo também, depois de usar as toalhas, ainda passar um papel toalha no sentido contrário dos pelos para ajudar a remover o máximo de umidade.

Cuidado com os secadores para não ficar quente demais.

Sua alimentação deve ser balanceada. Existem rações específicas para a raça Golden Retriever. É bom dividir as quantidades porque trata-se de um cão guloso, que come rápido.

Nunca ofereça apenas uma alimentação ao dia. No mínimo duas vezes. E não brinque exageradamente com ele após as refeições, pois pode provocar uma rotação no estômago (torção gástrica) e virar um caso de cirurgia de emergência.

Ofereça quantidades regulares de ração ou alimentação natural de acordo com o peso duas vezes ao dia.

Embora seja uma raça ativa e forte, tem predisposição para a catarata, atrofia progressiva da retina e displasias do quadril e cotovelo. Essas últimas têm uma frequência maior.

Como todo tutor que gosta de seu cão, leve seu amigo para consultas rotineiras com o Médico Veterinário, não deixe para medicar apenas.

Previna doenças com este hábito e mantenha a carteira de vacinas em dia.

Raça Golden Retriever: Curiosidades

  • O Golden Retriever é um ator de cinema muito conhecido. O primeiro filme que deu destaque à raça foi o terror de Steven Spielberg, Poltergeist de 1982;

  • Os 3 primeiros cães que alcançaram o título de campeões de obediência do AKC eram Golden Retrievers;

  • Muitos comerciais e programas de TV costumam mostrar este cão devido a sua inteligência e obediência; 

  • Já foi considerada a oitava raça mais popular no Brasil; 

  • Embora conhecido como cão de companhia, é registrado como cão de caça. Aliás, o significado do nome é este, também pode significar “cão cobrador de caça”, que são os cães que recolhem e levam a caça até seus tutores.

  • O Golden Retriever é um cão que por sua doçura logo conquista a qualquer pessoa. 

    Quando filhote então, é um ataque de fofura como dizem.

  • Vale a pena esta raça por sua lealdade e instinto de proteção aos tutores e por se dar muito bem com crianças e ao mesmo tempo, impõe respeito e até medo.

Se quer um companheiro inteligente, cheio de energia e leal, este é o seu cão.

Recomendados Primeiro Para Você: