Raça Labrador: Tudo o que Você Precisa Saber


4.5
06

A raça Labrador é um cão que atua em várias atividades. Desde cão guia, terapeuta, policial até um maravilhoso cão de guarda e companhia, este grande amigo vai conquistar você logo de cara com todo seu carinho e inteligência!

Com a principal função de ajudar pescadores a recuperar os peixes que escapassem de suas redes, a raça Labrador Retriever (retriever em inglês significa recuperar, pegar de volta) surgiram no Canadá, na ilha de Terra Nova.

O primeiro nome da raça Labrador foi “St. John’s Dogs” e além de exímios pescadores em sua função, eram os cães de companhia dos moradores da ilha.

Acredita-se que a raça Labrador tenha surgido do cruzamento dos cães Terra Nova com cachorros menores daquela região, porém não existe comprovação disso.

Cruzamentos com Pointer, Setter, Spaniel e outros perdigueiros (cães de caça), tornaram a raça Labrador com olfato apurado e energia suficiente para correr e buscar suas caças (ou pescas) por um bom tempo.

Raça Labrador: Temperamento, Aptidões e Educação

Conhecido no mundo todo como uma das raças mais dóceis e inteligentes (ocupa o 7° lugar na escala de cães mais inteligentes do mundo), a raça Labrador sempre foi um cão de trabalho.

A raça Larabrador foi desde sua criação treinado para trabalhar e para estar sempre ativo. E assim o é.

Cheio de energia, muito ativo e inteligentíssimo; um passeiozinho leve não gastará todo este ânimo dele.

É preciso atividades, estímulos e um bom treinamento porque caso não tenha como gastar toda esta energia, ele poderá destruir algumas coisas, fazer buracos, etc.

Para sua saúde física e mental, atividades, brincadeiras e exercícios diários são imprescindíveis.

A raça Labrador se adapta fácil ao ambiente e tem uma excelente convivência com crianças, animais e outras pessoas.

Isso fica fácil de perceber ao constatar que esta raça Labrador é mais utilizada em treinamentos como cão guia para deficientes visuais, crianças autistas, terapeutas (cães que visitam hospitais), etc.

Além destas “profissões”, eles são muito usados também na polícia, bombeiros, militares em geral.

O processo de treinamento é mais simples, basta ser firme nos comandos e ele tenderá a atender prontamente.

Raça Labrador: Conselhos Sobre a Raça

É um cão grande, come bastante. Precisa de ração de boa qualidade para que ele cresça saudável e com metabolismo funcionando em equilíbrio para dar conta de tanta energia e habilidades.

O ideal é que fique em lugar com espaço, mas se for criado em apartamento deverá ter uma rotina de passeios e atividades diárias.

A raça Labrador não costuma latir muito e nem são agressivos. Pelo seu tamanho, porte e latido mais grosso, já impõe certo respeito.

Enquanto filhotes, serão extremamente ativos, brincalhões e destruidores. Tenha consciência disso ao deixar qualquer coisa ao alcance de um filhote de Labrador. 

A raça Labrador enquanto filhote é extremamente ativa, brincalhona e destruidora.

Educá-los desde cedo é a solução para estes maus hábitos. Eles aprendem muito rápido. São muito espertos.

Raça Labrador: Características e Pelagem

Vamos ver alguma coisa que a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) nos diz sobre a raça Labrador:

Fortemente constituído, curto, muito ativo;(o que se opões a excesso de peso ou substância)crânio largo; peito e costelas largos e profundos; lombo e posteriores largos e fortes.

Ou seja: é um cão com certa densidade de músculos e por isso é pesado, mas não por estar acima do peso. É forte e ativo.

A pelagem da raça Labrador é curta e têm 3 variações: mel, preto e chocolate

Estudos apontam que a raça Labrador chocolate tem maior probabilidade de apresentar doenças.

A grande diferença é que a cor chocolate vem de um gene recessivo, que quando presente em qualquer cão de raça pura deixa o animal mais vulnerável a problemas de saúde.

Para manter os pelos e consequentemente, a pele saudável, é recomendável escovações diárias e banhos periódicos.

Aliás, banho não é problema para a raça labrador, eles adoram água.

Raça Labrador: Saúde

A raça Labrador extremamente saudável em sua maioria. Mas até devido à sua energia, ele pode sofrer displasia de quadril e cotovelo, distrofia muscular, torção gástrica (um problema no estômago que acomete os gulosos que comem muito e bem rápido ou por outras causas), entre outros problemas menores.

De maneira geral, pode-se dizer que a raça Labrador tende a ter problemas de: quadril, articulações e olhos.

Porém, se o cão for levado ao Médico Veterinário para consultas de rotina, se estiver com a vacinação em dia; as chances de qualquer problema de saúde mais grave diminuem drasticamente.

Um ponto importante a ser lembrado é a questão da alimentação.

É preciso cuidado para que este guloso não fique acima do peso, pois ele por sua constituição física mais musculosa, já tem um certo peso.

Qualquer alteração de peso pode prejudicar sua saúde, causar dores e até problemas de fígado entre outros.

Sendo assim, só dê a alimentação balanceada mesmo com olhares pidões de seu cão.

Peso e altura da raça Labrador: 

Macho: 29–36 kg, Feminino: 25–32 kg

Altura: Macho: 57–62 cm, Feminino: 55–60 cm

Eles vivem em média de 10 a 14 anos.

Raça Labrador: Curiosidades

  • Embora corpulentos e fortes, sua boca tem a capacidade de fazer movimentos delicados. Por isso é comum ver situações de salvamento que os Labradores puxam a pessoa supostamente ferida com delicadeza;

  • Em uma mesma ninhada, podem nascer filhotes com as três cores diferentes: mel, preta e chocolate; pois a cora da pelagem é um traço genético variável;

  • Sua cauda é conhecida como Cauda de Lontra, pois o ajuda nos impulsos dentro da água além da ser mais grossa na base e afinar na ponta. Aliás, quando o Labrador abana a cauda e bate nas pessoas ou coisas, a batida é bem forte mesmo;

  • Labradores têm uma camada de subpelo que é resistente à água;

  • Um livro que depois virou filme e que tornou a raça ainda mais popular e amada, foi Marley e Eu, do escritor Jhon Grogan onde é narrada a história de um casal que escolhe um filhote de labrador que vai tornar a vida dos dois muito mais interessante por anos de convívio. Vale a pena ler e assistir;

  • Um vídeo que viralizou há algum tempo mostra a doçura e paciência de um Labrador com uma criança especial, com Síndrome de Down.

  • Depois da tragédia de Brumadinho ocorrida em Janeiro deste ano, um Labrador preto do Corpo de Bombeiros de nome Barney ajudou a encontrar dezenas de vítimas. Porém acabou morrendo afogado e quando seu corpo foi encontrado, foi velado e cremado pela corporação e populares com honras militares.

  • É impossível não se render ao Labrador. Um cão extremamente afetuoso, inteligente e muito companheiro, que traz tantas qualidades que conviver com ele é um privilégio!

    Agora que você sabe mais um pouco sobre ele, que tal conhecer e conviver de perto com este amigo?!

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: