Raça Poodle: Tudo o Que Você Precisa Saber


A raça Poodle é famosa pela sua beleza e porte, mas também pela sua inteligência.

Ela fica em segundo lugar na escala de inteligência canina perdendo apenas para o Border Collie.

Com seus pelos encaracolados e a lealdade ao seu tutor, a raça Poodle é uma das mais queridas no Brasil e no mundo.

 

Raça Poodle: Sua história

 

Muitos pesquisadores dizem que ele veio da França, porém outros mencionam a Alemanha. Até porque o nome Poodle vem do termo alemão “pfudel”, que significa “poça”, ou ainda, “pudelin” que significa “espirrar na água”,o que traz uma das características deste cão que adora brincar na água e são ótimos nadadores.

 

 

São muitas as teorias da origem da raça Poodle. É comum constatar várias obras renascentistas aonde o Poodle aparece ao lado da nobreza nos castelos ou em imagens de uma caçada.

 

É retratado em um quadro do pintor De Vos que mostra Tobias ao lado de um poodle.

 

 

O que se sabe realmente, é que a raça Poodle é um cachorro antigo. Uma infinidade de registros o mostram em pinturas e esculturas que existem há mais de 400 anos.

 

Foi reconhecido como raça oficial em 1874 ao obter o seu primeiro registro no Livro de Origem do Kennel Club da Inglaterra (American Kennel Club) onde acabou por estimular a fundação do primeiro clube que representava a raça em 1876.

 

Raça Poodle: Temperamento, Aptidões e Educação

 

São alegres, brincalhões e extremamente leais.

 

Embora tenham tamanhos diferentes (gigante, grande, médio, anão e toy), a personalidade é sempre muito semelhante. Com exceção do poodle gigante (ou standard) que é mais calmo e late menos.

 

 

A questão desta diferença de temperamento deve-se muitas vezes ao comportamento humano de sempre ficar com os cachorros pequenos no colo, superprotegendo-os, evitando a socialização. Por isso o gigante é mais tranquilo e sociável, pois mantém a naturalidade de seu comportamento.

 

O Poodle standard ou gigante tende a ser mais tranquilo e sociável.

 

O Poodle gigante é mais tranquilo, mas é sempre bom lembrar que cães gostam de pisar no chão, passear cheirando e explorando tudo, cheirar outros cachorros sempre colocando seus instintos em uso. 

 

 

Inteligentíssimo, ele precisa de poucas repetições para aprender um comando.

 

Quem não se lembra dos circos que mostravam poodles adestrados fazendo estripulias no picadeiro afora? Mas esta prática não é mais usada devido aos maus tratos muitas vezes empregados ao adestrar de maneira errada este cão.

 

 

São muito atentos, inteligente e possuem muita energia. Porém toda esta inteligência tem de ser treinada desde cedo, ou ele será mais teimoso do que inteligente. Mas o que o torna assim tão responsivo é que junto com a inteligência, ele tem a lealdade ao tutor e fará de tudo para agradá-lo.

 

 

Lembre-se que ele aprende fácil os bons e maus hábitos. Por isso é sempre bom saber direcionar o aprendizado para bons comportamentos.

 

Se você quer saber como melhorar o comportamento do seu cachorro, veja essa página aqui.

 

Geralmente se dá muito bem com outros animais e pessoas. Eventualmente, dependendo de como é o dia a dia da casa, pode servir de cão de guarda latindo para estranhos.

 

 

Poodle normalmente se dá bem com outros animais.

 

Raça Poodle: Conselhos sobre a Raça

 

É preciso certos cuidados com a raça Poodle, especialmente com seu pelo

 

Seu pelo merece cuidados especiais, precisa de tosa regular porque seu pelo enrola bastante e é propício a ter muitos nós.

 

 

Não gosta de ficar sozinho. Quando passa muito tempo assim tende a desenvolver comportamentos de stress e auto mutilação, conhecido como ansiedade de separação (pode se coçar muito até machucar, ou ficar mordendo a pata).

 

A raça Poodle pode apresentar ansiedade de separação devido ao excesso de cuidados e mimos por conta dos donos.

 

É bom ele ter seus brinquedos porque além de brincar sozinho, ele sempre vai pedir atenção ao seu tutor. Procure dedicar um tempo diariamente para manter este comportamento saudável.

 

 

 

É recomendável que ele tenha seu cantinho, sua cama. Ali ele se sente seguro e vai aprender para onde tem de ir quando precisamos que ele saia um pouco do ambiente para uma arrumação ou limpeza, por exemplo.

 

 

Existem rações específicas para o Poodle. Estas são ideais, mas aos outras rações para cães de porte pequeno (se o seu cão for deste tamanho) também são muito boas.

 

Os cães idosos tendem a ter problemas com a dentição, então a ração sênior, para esta faixa etária é recomendada, pois é mais macia.

 

 

Raça Poodle: Características e Pelagem

 

Se apresenta em quatro portes: gigante ou grande, médio, anão e toy.

Os tamanhos Grande (Standard), Miniatura (Pequeno) e Toy

 

 

Seu crânio é oval, o focinho é pequeno e redondo. Orelhas são caídas e pelagem crespa lembrando uma ovelha.

 

 

As cores variam muito, podendo ser branco, marrom, preto, castanho ou avermelhado.

 

Em relação ao peso da raça Poodle: Toy que pesa em média 2 kg, já o Standard chega até os 25 kg.

 

Como a raça Poodle possui vários tamanhos, a expectativa de vida varia também em relação ao porte, mas as menores podem chegar aos 18 anos.

 

 

Raça Poodle: Tipos de tosa.

 

 

A tosa “leão” era muito usada. Esta, deixava a área do tórax com pelo para proteger das baixas temperaturas quando o cão nadava na caça à aves aquáticas.

 

Mas outra teoria para este tipo de tosa, é a de que os pastoreios utilizavam o poodle e ao se assemelhar ao leão, acabava por afugentar os lobos.

 

 

Acima, os diferentes tipo de tosa para Poodles na ordem de cima para baixo.

Tosa Bebê; Kennel; Leão; Verão e Japonesa.

 

Raça Poodle: Saúde

 

No geral, é bastante saudável. Afinal, é comum encontrar cães da raça Poodle com 15 ou 18 anos de idade.

 

No Poodle idoso no entanto, como todo cão mais velho, algumas doenças podem se manifestar, como a luxação de patela, catarata, por exemplo.

 

 

Algumas doenças são de origem genética, como a doença de Von Willebrand, que é um problema de coagulação que acaba por deixar o cão com uma deficiência de um tipo de proteína. Esta doença não tem cura, mas tem tratamento que pode controlar este problema.

 

O tártaro também deve ser removido periodicamente. Como esta raça costuma ser muito mimada pelos tutores, eles costumam apresentar tártaro com uma certa frequência devido aos petiscos e guloseimas que recebem fora da alimentação normal.

 

Quer saber como fazer biscoitos naturais para seu melhor amigo, veja aqui nesta página.

 

 

Sempre lembrando: leve seu cão ao Médico Veterinário com regularidade para consultas de rotina. Assim este profissional pode prevenir problemas de saúdes e lhe orientar da melhor forma possível de como cuidar de seu amigo.

 

Raça Poodle: Curiosidades

 

  • Existem relatos de um Poodle que morava no Alabama, Estados Unidos, que chegou a viver 27 anos;

 

  • Na França são chamados de “Caniche”, pois antigamente o chamavam de Canes e as fêmeas, Caniche;

 

  • Tem muita habilidade em caça e também no rastrear. Na França era usado em caçadas e também para localizar Trufas(uma espécie de fungo comestível muito apreciado na culinária);

 

  • Pode ser visto em estátuas da Roma antiga e em tapeçarias do século XV;

 

  • Em 1524 o escritor Von Gesner cita o poodle e novamente entre 1551 e 1558 no livro “Historie Animalum”;

 

  • Em 1787, Beethoven compôs a “Elegia à morte de um poodle”(Elegie Auf Den Todeines Pudels);

 

  • Goethe o imortalizou no clássico Fausto, onde Mefistóteles aparece na forma de um poodle.

 

 

Seja de que tamanho for, o Poodle é afetuoso e muito leal ao seu tutor. É comum as pessoas narrarem que quando estavam doentes, seus poodles não saíam de perto.

É um nobre companheiro, com muita inteligência e carinho a toda prova!

Recomendados Primeiro Para Você: