Raça Schnauzer: Tudo o que Você Precisa Saber


4.7
03

A Raça Schnauzer tem como características físicas marcantes as suas charmosas sobrancelhas e cuidadoso bigode. É considerado um cão de guarda e de companhia.

Bem ativo e brincalhão, a raça Schnauzer oferece lealdade, carinho e sempre está alerta, seja em que ambiente for.

Criado na Alemanha do século XV, a raça Schnauzer miniatura, era muito usada como caçador de ratos e outros roedores, mas era muito comum também como cachorro de companhia.

A palavra “schnauzer” em alemão significa “focinho”. 

Os seus tamanhos são o miniatura, médio ou standart e gigante. Este último é tratado como uma raça distinta.

Raça Schnauzer: Temperamento, Aptidões e Educação

A raça Schnauzer é um cão bem ativo e cheio de vida. Capaz de brincar por horas sem demonstrar cansaço.

São apegados aos tutores, à família em que vive e um pouco arredios com estranhos, quando estão dentro de sua casa.

A raça Schnauzer miniatura tem o hábito de latir mais do que os de outros tamanhos, porém se for ensinado desde filhote, tem como evitar que isso seja um transtorno.

São inteligentes, ocupam o 12° lugar na escala de inteligência dos cães , porém costumam obedecer somente àqueles com quem eles se identificam mais ou tem maior vínculo afetivo.

Dar uma dura em um cão da raça Schnauzer pode significar que nunca mais irão lhe obedecer. Se ressentem fácil.

Como são meio arredios, o ideal é acostumá-los com outras pessoas, cães ou animais de outra espécie desde cedo. Afinal, lembre-se que ele foi criado para ser um caçador de ratos e este instinto pode ressaltar até hoje.

Ele gosta de espaço, de correr ao ar livre, então é bom sempre passear com ele e deixá-lo solto em casa.

Corajoso, a Raça Schnauzer, se instigado a ir atrás de algo o fará sem cerimônia. Costuma interagir com cães maiores sem problemas, afinal ele foi treinado desde o início como caçador, desbravador.

Raça Schnauzer: Conselhos sobre a Raça

Embora seja um cão muito sociável e que se dá muito bem com crianças, é sempre bom a supervisão e o treinamento de socialização. Expor à pessoas, locais, animais diferentes desde cedo vai ajudar muito para que este amigo seja sempre muito bem tratado e amado por todos.

Pode ser territorialista às vezes. Por isso é ideal um cantinho próprio dele, pois assim não vai causar nenhum problema ao funcionamento da casa.

Cães da raça Schnauzer não costumam ser destruidor. Somente quando filhote, assim como todo cão, porém obedece bem aos comandos.

Raça Schnauzer: Características e Pelagem

A pelagem é a característica mais marcante da raça Schnauzer. Cobre a cabeça, que é longa e com focinho definido, formando barba e sobrancelhas destacadas.

Os olhos são ovais e bem escuros. A cauda é alta e curta e as orelhas são caídas para a frente. 

A raça Schnauzer vive em média de 12 à 14 anos.

Sua altura varia de 45 à 50 centímetros e pesam cerca de 14 a 15 quilos em seu porte original.

A cor de seu pelo mais comum é a chamada “sal e pimenta” que é aquele cinza misturado com branco, mas existem também os de cor branca, preta e o preto com prata.

O pelo é um pouco mais grosso, áspero quando tosados. Aliás, a tosa é específica da raça Schnauzer: saia longa, barba e sobrancelhas aparadas com tesoura.

O corpo é aparado com máquina bem rente para deixar a mostra a musculatura. É  imprescindível que se escove com frequência seus pelos principalmente onde ficam mais longos para evitar os nós.

Raça Schnauzer: Saúde

A Raça Schnauzer costuma ser uma raça bem resistente, mas algumas doenças são comuns.

Problemas nos rins podem ocorrer, inclusive com a presença de cálculos urinários. Verifique sempre se ele tem dificuldade ao urinar, muita ou pouca sede, urina com sangue.

Se ele ganhar peso rápido demais, pode ser sinal de hipotireoidismo. Pode haver problemas nos olhos como atrofia da retina.

Em termos ósseos, a luxação da patela e displasia do cotovelo podem afetar alguns indivíduos da raça Schnauzer.

O Schnauzer miniatura tende a ter problemas de pele, enquanto os maiores , problemas de displasia.

Vale lembrar que ao adquirir um cão da Raça Schnauzer, é sempre bom conhecer os pais do filhote, os criadores, o local de criação para verificar se os cães são saudáveis (criadores sérios não procriam cães com doenças congênitas e alertam futuros tutores para qualquer problema de saúde possível) e principalmente, se não existe algum tipo de maus tratos.

Raça Schnauzer: Curiosidades

  • O personagem de cão Schnauzer mais famoso no Brasil é o Bidu, cão do Franjinha, da Turma da Mônica de Maurício de Souza;

  • Na famosa animação da Disney “A Dama e o Vagabundo”, havia um Schnauzer amigo de todos e sábio, o Joca (mais a esquerda da foto);
  • Em alguns países ainda realizam o corte da orelha e cauda. Porém no Brasil esta prática foi proibida e qualquer pessoa que o faça pode ser presa, afinal qualquer cirurgia feita para fins estéticos em animais é considerada crime;

  • Em alguns países ele é conhecido como Zwergschnauzer.

Agora que você conheceu melhor este apaixonante barbudinho, que tal contar com sua lealdade e companhia?

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

Recomendados Primeiro Para Você: