Raça Shih-Tzu: Tudo o que Você Precisa Saber!


A raça Shih-Tzu é uma das mais populares do Brasil. Este pequeno grande amigo com olhos amendoados e expressão doce é um cão de companhia que se adapta muito fácil a diversas rotinas e ambientes.

Mas uma coisa é ímpar nesta raça: a capacidade de ficar sempre junto ao seu tutor.

 

A raça Shih-Tzu é muito apegada ao dono!

 

Veio do cruzamento do Pequinês com o Lhasa Apso.

 

 

Raça Shih-Tzu: Temperamento, Aptidões e Educação

 

É uma das raças mais companheiras que se tem notícia.

 

Se entende facilmente com os habitantes da casa e também costuma se dar bem com outros animais.

 

 

Seu latido é um pouco fino e pode uivar eventualmente mas de maneira curta. Ele costuma alarmar quando ouve algum barulho diferente ou quando seu tutor sai e o deixa para trás.

 

São bastante obedientes e espertos.

 

Como são classificados como cães de companhia, não podemos esperar que ele seja um cão que vigie a casa. Ele é companheiro.

 

São inteligentes, mas precisam de algumas repetições de comando (umas 50 repetições) para aprender algo novo.

 

Gostam de brincar de vez em quando e é comum oferecer seu brinquedo para que alguém brinque junto com ele.

 

 

Uma das características bem interessantes da raça Shih-tzu é que se dão bem com crianças.

 

Porém, deve ter um pouco de cuidado com isso, pois crianças muito pequenas podem acabar puxando os pelos dele e isso pode gerar uma reação do cão.

 

Basta ficar atento e não deixar a só com bebês ou crianças de até 3 anos.

 

 

É comum a raça Shih-tzu apresentar coprofagia (ato de comer fezes) eventualmente, mas não podemos lidar com isso como se fosse uma coisa normal.

 

Para sanar este comportamento, é recomendável que o leve ao veterinário para que este possa identificar o motivo (existem algumas possibilidades) e lhe indique alguma solução.

 

Se você quiser saber mais sobre coprofagia, leia este outro artigo clicando aqui.

 

A coprofagia pode causar problemas na saúde de seu cão, principalmente se ele como as fezes de outros cães, como a giardíase, verminoses entre outras doenças.

 

Não é normal o cachorro comer fezes.

 

Ás vezes ele o faz como forma de chamar atenção ou até mesmo pode indicar insuficiência hepática ou doenças intestinais. Por isso, vale o que sempre recomendamos: qualquer comportamento estranho, busque o médico veterinário.

 

 

Existem algumas recomendações que podem ser seguidas para prevenir ou tratar a coprofagia:

 

Ofereça rações de boa qualidade ao seu cão. Comprar ração barata pode comprometer a saúde de seu cão que logo apresentará problemas e a conta poderá ser mais cara depois, sem falar no risco de perder seu animalzinho;

 

Se você quiser saber mais sobre como escolher a melhor ração, leia este outro artigo clicando aqui.

 

Se possível, recolha as fezes logo após a defecação; Lembre-se que às vezes uma bronca pode acabar funcionando como reforço negativo: ele será recompensado com sua atenção e fará novamente para este fim;

 

 

Quando for remover as fezes, evito fazê-lo na frente do cão. Ele acabar aprendendo que deve removê-las e repetir este comportamento;

 

Existem produtos vendidos em lojas especializadas que dão um sabor desagradável às fezes desencorajando-o a ingeri-las.

 

Sempre é bom ressaltar: busque o médico veterinário (que não é um site de busca de internet nem rede social). Só ele poderá avaliar corretamente seu cãozinho.

 

Raça Shih-Tzu: Características e Pelagem

 

O tamanho do Shih-tzu fica entre 25 à 27 cm. O peso, de 4 à 8 kg.

 

Têm pelos longos e abundante podendo ser ondulados dependendo de seu comprimento.

 

 

A cor varia bastante, mas no geral eles têm uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos na cauda também.

 

Devido a sua tosa, pode-se passar desapercebida a queda de pelos que ficam soltos pela casa, porém eles tem troca de pelos em determinadas épocas do ano.

 

Se não forem escovados, terão nós com frequência.

 

 

É um cão que precisa de tosa ou cuidados especiais com sua pelagem periodicamente.

 

Muitas pessoas que tem o Shih-tzu preferem fazer uma tosa bebê que além de deixar o cão com uma aparência de filhote, permite uma manutenção mais fácil da saúde e higiene do cãozinho.

 

 

Raça Shih-Tzu: Aspectos da Saúde

Uma das características do Shi-tzu são seus olhos grandes e ressaltados.

 

 

Por isso, é preciso atenção especial para evitar acidentes no globo ocular ou doenças típicas nesta característica como por exemplo: olho ressecado, ceratites, úlceras de córnea,etc.

 

Semanalmente é preciso fazer a higiene no canto dos olhos. Eles costumam acumular uma secreção e existem produtos específicos para fazer esta limpeza.

 

Vale escovar seus dentes também. Acostume-o desde pequenos à esta prática.

 

 

Se eles não estiverem expostos a piso mais áspero para desgastar suas unhas, a cada 45 dias é bom cortar(lembrando que as unhas dos cachorros são diferentes e precisam de corte especializado).

 

Raça Shih-Tzu: Expectativa de vida

 

Costumam viver de 10 a 15 anos mais ou menos.

 

Raça Shih-Tzu: Curiosidades

 

O nome Shih-tzu é de origem chinesa e significa “pequeno leão”. Na antiguidade deste país, eles dormiam aos pés dos nobres chineses;

 

Podem possuir até 19 combinações de cores em seu pelo;

 

 

Muitas pessoas confundem o Shih-tzu com o Lhasa Apso, porém os comportamentos destes são bem diferentes assim como as características do formato da cabeça, rosto e focinho;

 

A raça é muito antiga e não se sabe exatamente quando foi seu primeiro aparecimento. Existem documentos, pinturas e objetos que datam de 642 a.C.;

 

A raça foi quase extinta em 1937 com a invasão japonesa. Porém os criadores ingleses evitaram esta extinção;

 

Por muitos anos era símbolo na nobreza e vivia em palácios com seus próprios escravos (empregados responsáveis apenas pelo bem estar do cão);

 

É conhecido por ser o cão de companhia de muitos dalais lamas no Tibet.

 

 

A raça Shih-tzu é um cão que se adapta a locais pequenos e boa para apartamentos, porém, como todo cachorro, precisa de exercícios e de passeios para manter sua saúde física e emocional.

 

Saiba algumas das principais dicas para se ter cães de apartamento, clique aqui.

 

Enfim, se você procura por um cão de cia, meigo e que aceita crianças e outros animais, a raça Shih-Tzu é uma excelente e apaixonante opção!

Recomendados Primeiro Para Você: