Raça Spitz Alemão : Tudo o que Você Precisa Saber


A raça Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, este projeto de leãozinho consegue conquistar o nosso coração logo no primeiro contato.

Curioso, brincalhão e afetuoso, a raça Spitz Alemão é um cão de companhia e uma raça que acompanha seu tutores em qualquer lugar.

Raça Spitz Alemão: A história

A raça Spitz Alemão chegou à Europa trazido pelos vikings. Foram mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450.

Ela foi reconhecida mesmo, numa região de fronteira entre a Alemanha e a Polônia, chamada de  Pomerânia, por isso também é conhecido como Lulu da Pomerânia.

Entre seus parentes distantes, estão os cães puxadores de trenó. Mas estes antepassados eram cães grandes e fortes, geralmente brancos.

A Rainha Vitória foi grande responsável pela divulgação da raça em 1870. Seu Spitz Alemão chegou a competir sob o nome da rainha em muitas exposições e ganhou várias honrarias.

Em 1900 a raça Spitz Alemão foi oficialmente reconhecida pelo AKC, e os cães apareciam em diferentes cores.

À partir daí é que os cães começaram a diminuir de tamanho, até chegar a variedade anã.

Raça Spitz Alemão: Temperamento, Aptidões e Educação

Embora a raça Spitz Alemão tenha 5 tipos: o anão, o pequeno, o médio, o grande e gigante, o anão é o mais conhecido deles.

Muito afetuoso, este cão de companhia não é considerado agressivo, embora possa estranhar desconhecidos em um primeiro momento.

Não costuma interagir com novas pessoas de seu círculo, late na presença de estranhos.

Se trabalhado desde filhote ele não trará esta estranheza consigo de modo incômodo. É preciso trabalhar sua socialização desde cedo.

A raça Spitz Alemão andou sumida aqui no Brasil, mas de uns 10 anos para cá, voltou com força total.

Costumam latir quando se sentem ameaçados e só vai se acalmar com outras pessoas, quando perceber que estas não são ameaça para ele nem para seus tutores.

A raça Spitz Alemão têm mais curiosidade do que medo, por isso vale a atenção do tutor quando ele quiser sair por aí explorando ou investigando o que lhe despertou atenção.

É um pouco teimoso na hora de aprender comandos. É preciso paciência e técnica, o adestramento pode ser realizado como uma brincadeira para ele.

Convive bem com outros animais de estimação, mas o primeiro contato com outros animais exige certa atenção, porque o Spitz Alemão vai demonstrar certa agressividade.

Como tem um instinto de proteção de seu tutor muito forte, ele pode defender o mesmo de outros cães mesmo que estes não apresentem nenhuma ameaça.

Dizem que ele é um Spitz que se acha Dog Alemão.

Os primórdios da raça Spitz Alemão não eram indicados para o convívio com crianças, porém, hoje em dia ele já é muito dócil e afetuoso.

Mas é recomendável a supervisão de um adulto quando estiverem em contato com crianças pequenas, pois estas podem machucá-lo involuntariamente.

Raça Spitz Alemão: Conselhos Sobre a Raça

A socialização desde cedo é importante para a convivência saudável com mais pessoas ou outros animais.

Embora teimoso, o Spitz Alemão ocupa a colocação de número 23 na escala de inteligência de cães, ou seja, é bastante inteligente e aprende os comandos relativamente rápido.

Sua teimosia é que pode deixar este processo um pouco mais trabalhoso.

É um cão que não exige muito de sua manutenção, a não ser os pelos, que precisam de cuidados como escovação diária e banhos regulares.

A raça Spitz Alemão se adapta a ambientes maiores ou menores, porém é importante os passeios para que ele gaste energia e fique ainda mais calmo e saudável no dia a dia.

Raça Spitz Alemão: Características e Pelagem

Com pelagem farta, este leão miniatura como é conhecido em alguns países, tem a cauda erguida e enrolada, orelhas curtas e olhos pretos.

O focinho não é longo e harmoniza com seu crânio por ser de porte pequeno, suas pernas são curtas.

As cores do Spitz Alemão podem variar entre o branco, cinza lobo, marrom, preto, laranja (que pode ser de um tom mais forte ou mais caramelo/creme) e prateado.

Raça Spitz Alemão: Saúde

Possuem uma saúde excelente, raramente fica doente. Apesar de pequenos são resistentes e fazem caminhadas longas e com tranquilidade.

Porém, justamente pelo seu tamanho, a raça Spitz Alemão pode sofrer acidentes comuns como, saltar de lugares mais altos ou serem derrubados.

Isto pode ocasionar uma luxação de patela. Tal problema pode ocorrer também com o manejo inadequado do cão, principalmente por crianças menores.

Outros problemas que podem ocorrer, devido aos cruzamentos excessivos até chegar a raça como é atualmente são: luxações no ombro, criptorquidia (ausência de um ou dos dois testículos), crânio aberto (parecido com os bebês quando têm a “moleira aberta”) e baixo nível de açúcar no sangue.

Sua expectativa de vida média é entre 12 e 15 anos.

Em relação à tosa baixa, deve-se evitar, visto que essa raça possui uma camada de sub-pelos densa que demora muito para crescer e eles também podem desenvolver uma alopecia pós-tosa (perder os pelos totalmente ou parcialmente). 

Raça Spitz Alemão: Curiosidades

  • Além da Rainha Vitória, o Lulu da Pomerânia já teve tutores famosos como Mozart, Isaac Newton, Michelângelo, Paris Hilton, Sylvester Stalone, Kate Perry, entre outros;

  • No naufrágio do Titanic em 1912 haviam mais de 10 cães da raça Spitz Alemão, porém apenas três sobreviveram à tragédia: um Pequinês e dois Lulus da Pomerânia que foram salvos pelas suas tutoras;

  • Um dos cães mais famosos da atualidade era o Boo, um Spitz Alemão com mais de 16 milhões de seguidores no Facebook. Porém, em 19 de Janeiro de de 2019, aos 12 anos, Boo faleceu e sua morte foi muito lamentada pelos tutores e todos os fãs;

  • Um dos filmes que popularizou a raça Spitz Alemão anão foi As Branquelas.

Definitivamente a raça considerada uma das mais fofas do mundo é uma excelente companhia e um amigo para muitos anos. Já conhecemos mais sobre este amigo, e ter ao seu lado toda esta fidelidade e afeto na forma de uma bolinha de pelos, vai tornar nossos dias ainda mais felizes!

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

http://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: