7 Motivos para NÃO deixar ração à vontade para o cachorro!


Muitas pessoas têm por hábito deixar a ração à vontade para o cachorro, seja ele filhote, adulto ou idoso. Normalmente, as pessoas que fazem isso justificam que não tem tempo para colocar ração para o cachorro ou mesmo acham que o cachorro vai ficar com fome se ele comer “só” duas vezes por dia.

 

Algumas ainda dizem que o cachorro só come quando ela sai de casa… enfim, são várias justificativas que ouço as pessoas falando, mas até então, NENHUMA delas justifica deixar a ração à vontade para o cachorro e eu vou te provar neste artigo.

7 Motivos para NÃO deixar ração à vontade para o cachorro!

(VOCÊ PODE ASSISTIR AO VÍDEO DESSA DICA CLICANDO AQUI)

1 – O primeiro e principal motivo é que umidade presente no ambiente favorece o crescimento de fungos e bactérias, que podem ser muito prejudiciais ao seu cachorro, causando vômito, diarreia e podendo inclusive causar complicações e gerar problemas mais sérios.

 

Este processo conhecido como fermentação.

2 – O segundo motivo e um dos mais importantes também, é o fato de que a ração exposta ao ambiente vai perdendo o seu valor nutricional.

 

Alguns nutrientes presentes na ração em contato direto com o ar entram em processo de oxidação, o que diminui o valor nutricional.

 

3 – O terceiro motivo é que com o tempo de exposição, a ração vai perdendo seu aroma e também a sua palatabilidade, fazendo com que o cachorro perca o interesse por ela.

 

Ai depois você vai dizer que o seu cachorro enjoo daquela ração… mas imagine você, ao comer um biscoite de maisena, por exemplo, depois dele ter ficado aberto durante um dia inteiro… vai estar mole e sem graça, né…

 

4 – As ração que ficam no pote o dia inteiro podem servir de comida para outros tipos de animais, como pombos, ratos, baratas e formigas. E estes animais podem trazer consigo doenças nas quais o seu cachorro possa se contaminar.

5 – Se o seu cachorro fica sozinho o dia inteiro, ele provavelmente é ansioso e assim como nós, vai acabar comendo mais por este motivo, podendo ficar obeso inclusive!

 

6 – Com a ração disponível para o cachorro o dia inteiro, você não consegue ter a noção de quanto ele come por dia. E isso é muito importante! Pois a diminuição de apetite é um dos primeiros sintomas de vários tipos de doenças. Então você poderia demorar mais para perceber que o seu cachorro está comendo menos.

 

7 – Cada vez que o seu cachorro come um pouco da ração, parte da ração que ele colocou na boca pode cair e esta vai estar com saliva. Esta saliva vai tornar aquele ambiente mais úmido favorecendo que a fermentação aconteça de forma mais rápida.

 

Da mesma forma, alguns cachorros gostam de beber água e comer ao mesmo tempo… então ao ir comer depois de beber a água, certamente ele vai molhar a ração, favorecendo a fermentação mais uma vez.

(EXEMPLO DE COMEDOURO E BEBEDOURO QUE NÃO SE DEVE USAR)

 

Como fazer então?

 

O certo é você padronizar os horários da alimentação, seja com ração ou alimentação natural.

 

Para filhotes que estão iniciando a alimentação a base de ração, o ideal seria oferecer de 3 a 5 vezes por dia a ração, na quantidade recomendada para a raça e peso dele.

 

A partir de 1 ano, já podemos oferecer a ração duas vezes por dia, sendo uma pela manhã e outra no fim da tarde início da noite. Por exemplo, dar às 8 horas e às 18 horas. Um intervalo de 10 horas entre as refeições é razoável.

 

Agora, evite dar a ração em horários extremos no mesmo dia, como 6 horas da manhã e 22 horas. É um tempo longo de jejum e pode fazer com que o seu animal se alimente muito rapidamente, ingerindo os grãos da ração inteiros, podendo levar a outros problemas…

 

Se você deixa a ração à vontade para o cachorro e pretende fazer da forma correta agora, saiba que no primeiro dia, dificilmente ele irá comer a ração no momento que você colocar.

 

Uma boa maneira de começar esse processo é tirar a ração que ficava disponível a noite. Retire o pote de ração por volta das 18 horas e só ofereça no dia seguinte às 8 horas da manhã. Desta forma, ele já deve estar com fome pela manhã.

 

Para oferecer a ração ao seu cachorro, você deve habituar a chama-lo para comer. Quando ele vier, ofereça a quantidade de ração indicada para a raça e peso dele e deixe o pote com a ração por no máximo 15 minutos.

Entretanto, como você deixava a ração à vontade para ele, é provável que ele coma apenas um pouco da ração e deixe o restante para comer durante a tarde, como ele fazia antes.

 

Lembre-se, você só pode deixar a ração por 15 minutos e depois você deve retirar o pote. Caso ele não tenha nem encostado a boca na ração, você até pode guardar esta porção em um pote bem fechado e oferecer no próximo horário. Mas se ele já chegou a comer alguma coisa e deixou um pouco no pote, este restante deve ser jogado fora.

Importante limpar o pote de ração após ele comer e deixar ele bem seco para receber a próxima refeição.

 

Quais são as vantagens de padronizar os horários de alimentação?

 

A principal vantagem de estabelecer horários fixos para alimentar o seu cachorro é ter a noção exata se o seu cachorro está se alimentando da maneira correta.

 

A partir do momento que você estipula os horários de alimentação, seu cachorro vai ficar condicionado a comer naqueles horários, então ele sabe que se não comer naquela hora, só vai ter alimentação novamente no próximo horário.

 

Desta forma, se um dia ele comer pouco ou mesmo não quiser comer a ração naquele horário, já deve te deixar atento para que alguma coisa possa estar acontecendo de errado. Pode não ser nada demais, mas se no próximo horário de alimentação ele também comer pouco ou mesmo não quiser comer, você já deve ligar um sinal de alerta.

 

Se no dia seguinte pela manhã ele continuar sem querer comer e mudar o comportamento, ficando mais quieto ou mesmo apresentar outros sintomas, como vômito ou diarreia, leve seu cachorro ao médico Veterinário.

 

Outra vantagem é que você ajuda a regularizar o funcionamento do intestino do cachorro. Sendo assim, ele tende a fazer as necessidades também em horários parecidos… então se ele parar de fazer as necessidades naquele determinado horário ou dia, você também já pode ficar atento para alguma alteração.

 

Portanto, eu te dei 7 motivos para nunca deixar a ração à vontade para cachorro e também te disse quais são as vantagens de ter horário certo para oferece-las.

 

Eu espero sinceramente que se você deixava a ração à vontade para o cachorro, que agora você passe a dar somente nos horários determinados por você mesmo.

 

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo

Dono do blog http://www.dicasboaspracachorro.com.br

INSCREVA-SE no nosso canal no Youtube em http://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Recomendados Primeiro Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *