Ração causa Câncer: Mito ou Verdade?


Esse é um tema importante e por isso escrevo este artigo. Tenho visto muitas pessoas afirmando que ração causa câncer, independentemente de qual seja a ração…

 

Afinal de contas Ração causa Câncer?

 

Acho que a melhor resposta para essa pergunta é a seguinte… Depende!

 

E você já vai entender o que eu quero dizer com isso…

 

Mas antes eu quero te fazer uma pergunta, ok?

 

A comida que a gente come hoje em dia causa câncer?

 

Pensa rapidinho ai em qual seria a sua resposta…

 

Provavelmente, se você não for nenhum radical, deve ter dito a mesma resposta que eu dei acima… Depende!

racao-causa-cancer

Pois afinal de contas, eu generalizei sobre “comida que a gente come” pois eu posso comer um tipo e você outro tipo, certo?

 

Quem se alimenta só de comida gordurosa, cheia de corantes, muito acurar… você concorda que a chance desta pessoa ter um câncer é maior?

 

A mesma coisa serve em relação às rações.

 

Hoje no mercado temos inúmeros tipos de rações e as suas qualidades também variam enormemente.

 

O principal quesito que temos que ficar de olho na ração é em relação à qualidade da proteína. Pois hoje se você for olhar um saco de ração, vai ver que contém, por exemplo, 30% de proteína bruta. Mas ai quando você vai ver qual é a base desta proteína, vai estar dizendo que é de farinha de osso, farinha de pena… enfim, de origens que não são bem aproveitadas pelos cães.

 

Agora em relação a afirmação: Ração causa câncer, o que devemos ficar atento é o seguinte:

 

O uso de corantes artificiais.racao-causa-cancer-2

Sabemos que a química destes corantes, mesmo aqueles usados em comida para humanos, tem potencial cancerígeno… mas não significa que se você comer um alimento com corante, você fatalmente terá câncer… mas aumentam as suas chances, assim como no caso dos cães.

 

O uso de conservantes (antioxidantes) BHT e/ou BHA.

Estes são comprovadamente iniciadores de processos cancerígenos. Mas da mesma forma que os corantes acima, não é porque você comeu um alimento com este tipo de conservante que você terá câncer.

 

Mas qual é a grande diferença da gente para os cães?

 

É que eles comem sempre a mesma ração, todos os dias!

 

Então você tem que levar em consideração a qualidade deste alimento que você oferece para o seu melhor amigo.

 

Evite comprar rações que possuam em sua composição, muitos subprodutos (tudo que está na forma de farelo, farinha, proteína isolada, hidrolisado, polpa) … pois afinal de contas, são de qualidade inferior.

 

Portanto, o que eu costumo indicar… se você tiver como oferecer rações super Premium, faça essa escolha.

 

Se ficar muito caro, procure pelas rações Premium , mas atenção… pois algumas rações Premium também possuem corantes e conservantes… então pesquise antes.

 

E por último, as rações standart… essas ai na grande maioria, possuem todas as contra indicações que eu cracao-causa-cancer-3itei aqui.

 

Ah, mas e a alimentação natural para cães?

Veja as vantagens da Alimentação Natural Precisa para cães e gatos. (clique aqui)

 

Eu já escrevi sobre esse assunto. Você pode ler aqui.

 

Então afinal de contas… é Mito ou Verdade?

 

Tudo vai depender da qualidade da ração, quais são os nutrientes que ela contém e por quanto tempo o cachorro se alimenta com ela.

 

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Bom dia!! A todos e ao doutor Alexandre. Amo suas matérias!!!
    Aproveitando o conteúdo da matéria eu dou a ração Royal Canin e nunca observei os nutrientes, na sua opinião ela é boa?!
    Com suas orientações irei observar. Obrigada!

  • Adorei o texto, muito sensato. Também posso dizer, de experiência própria, que a predisposição do animal pelo seu histórico familiar, pode ter na ração o gatilho para o câncer. Minha filhota (cadela) teve problemas seríssimos de fígado e baço, um tratamento sério que incluiu trocar ração por alimentação caseira. A mãe e avó dela morreram de câncer, daí meu medo maior. Hoje minha filhota está bem e com uma pelagem que não tinha nem quando era mais nova. Mas, cada caso é um caso a ser analisado, não condeno as rações, pois se vc não tiver tempo e acabar preparando mal a comida caseira, será pior para o animal.

  • Olá Dr Alexandre ! O meu cachorro , está com uma alergia e caspas. Ele fica se coçando ; (não tem pulga ) . Será que pode ser a ração que está provocando essa alergia ? Estou dando a ração pedigree . Desde já , agradeço , muito obrigado !

  • Bom dia Dr.Alexandre! Mais uma vez venho agradecer por abordar um tema muito importante.Vamos observar mais os ingredientes. Uso a Tutano Adulto Raca pequena. Compro em pequenas quantidades. Obrigado! Até a próxima.

  • Olá Dr Alexandre. Dentre muitas baboseiras que vemos e lemos constantemente nos sites de dicas, como educador e tutor felino e canino, gostaria de parabeniza-lo pelo uso da palavra “depende”. Concordo com o texto e iria além, tratando não só da ração em si, mas pela forma como ela costuma ser oferecida. Uma vez que ração também é perecível e se deteriora, aumentando a probabilidade de doenças inclusive câncer, o animal que a ingere está danificando ainda mais o seu trato digestivo. A única justificativa para ração o dia inteiro no pote, exceto em situações específicas, é a tão famigerada culpa humana. Tal qual o uso dos enforcadores e outros acessórios potencialmente causadores de cancer, servidos como fonte de alimento como objetos plásticos, portas, potes de alumínio, peças de roupa, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *