Vermífugo para cães: Por que, Como e Quando vermifugar cachorro?


Hoje em dia há uma quantidade enorme de vermífugo para cães à venda em pet shops. Mas é muito importante que você fique atento e não saia comprando qualquer um sem consultar um médico veterinário, lembre-se que o barato pode sair caro!

Mas afinal de contas, por que devemos dar vermífugo para cães?

Tanto os cães quanto os gatos estão propensos a contrair parasitas no ambiente. Esses parasitas conhecidos popularmente como lombrigas são os vermes que acometem principalmente o sistema gastrointestinal (estômago e intestinos), mas também podem se localizar em outros órgãos importantes, como o coração.
Estes vermes podem causar diarreia com ou sem perda de sangue junto, vômitos, anemia e se nada for feito, acabam indo a óbito!  

Como o cachorro contrai esses vermes?

Normalmente ele acaba ingerindo alguns ovos ou larvas que estejam no chão, simplesmente por estarem deitados na terra, por exemplo. Cachorros que têm o hábito de comerem cocô de outros animais (veja aqui o artigo que explico melhor sobre isso) se contaminam diretamente pela ingestão das fezes contendo ovos ou parasitas. A remoção imediata das fezes do cachorro ajuda a limitar a contaminação do ambiente por vermes e protozoários.
Ingestão de água contaminada! Por isso é importante oferecer água limpa e de preferência clorada e filtrada, trocando-a pelo menos uma vez por dia. Lavar os bebedouros e desinfetar o ambiente com produtos a base de cloro ativo ou amônia quaternária.Alguns parasitas são transmitidos pela picada de um determinado tipo de mosquito, que transmite a Dirofilaria immitis, conhecida com o verme do coração!
As pulgas também podem transmitir um tipo de verme, o Dipylidium caninum, por isso a importância de se combater e acabar com as pulgas. Saiba como fazer isso aqui!

Como saber se o cachorro está com vermes?

 
Algumas características podem ajudar a desconfiar de que o seu cachorro esteja parasitado. 
No caso dos filhotes, uma barriga bem redonda e endurecida, normalmente é sinal de parasitemia. Nestes casos, o filhote costuma estar bastante parasitado e muitas das vezes chega a eliminar o parasita nas fezes. 
No cachorro adulto, diarreia em dias variados pode indicar verminose, assim como vômitos. Mas esses sintomas são muito inespecíficos! 
Um comportamento que pode indicar a presença de vermes é o cachorro esfregar do ânus no chão. Isto indica um desconforto naquele região e pode ser por causa de vermes. 
Mas para saber realmente se o animal está acometido por vermes, é necessário fazer um exame de fezes frescas. Mesmo assim, se o resultado der negativo, é importante repetir, pois nem todos os dias os ovos e/ou oocistos são eliminados nas fezes.

Como devemos dar vermífugo para cães? É necessário repetir a dose de vermífugo após um determinado período de dias ou meses?

Para dar um vermífugo para o seu cachorro, primeiro de tudo é importante que consulte o médico veterinário de sua confiança, para que ele defina qual é o melhor protocolo para o seu cachorro.
É importante saber que as larvas dos vermes migram pelo organismo do cachorro e vão acabar chegando ao intestino em tempos diferentes (isso vai depender do tipo de verme pelo qual o cachorro foi parasitado) e desta forma, ocorrerá uma nova infestação. Além disso, ainda existem as larvas e ovos que estão no ambiente contaminado, favorecendo que o animal se infecte novamente em outro momento.
Portanto, é necessário fazer a dose de reforço e manter a prevenção sempre!
Vermífugo para cães: Você sabia??? O Ancylostoma caninum (verme) adulto pode ingerir cerca de 0,1 ml de sangue por dia e infecções severas costumam ser fatais para os filhotes!

Devo vermifugar a cadela gestante?

É muito importante vermifugar a cadela antes da cobertura e também 10 dias antes dela parir, para que desta maneira ela não transmita vermes para os filhotes. Não sabe quanto tempo uma cadela fica gestante? Leia este artigopara te ajudar!
 
Vermífugo para cães: Você sabia??? O Toxocara canis um tipo de verme que consegue infectar os filhotes atravessando a barreira placentária, chegando ao leite pela glândula mamária, ou pela ingestão de ovos. Além disso, esse tipo de verme pode contaminar o ser humano, portanto, trata-se de uma zoonose!
A Larva Migrans Visceral é contraída a partir da ingestão de larvas infectantes presentes em carnes e vísceras cruas ou mal passadas, ou pela ingestão de ovos embrionados do Toxocara canis e Toxocara cati. Esses ovos são eliminados nas fezes dos cães e gatos contaminados, passam por um período de embrionamento no ambiente, e se ingeridos junto com alimentos ou água, eclodem no trato gastrintestinal humano e as larvas migram para os tecidos para provocar a doença.” Fonte: Wikipédia.org

Como fazer a vermifugação de cães filhotes?

Os filhotes podem ser tratados durante a lactação e após o desmame, com 2, 4, 8 e 12 semanas, e aos 4, 5 e 6 meses. O indicado é que a cadela também seja vermifugada ao mesmo tempo que a ninhada.

Quando vermifugar os cachorros adultos?

Existem protocolos de vermifugação diferentes, dependendo do tipo de parasita que o cachorro esteja apresentando. Mas como é melhor prevenir do que remediar, o ideal é que se mantenha uma vermifugação anual, que deve ser orientada pelo médico veterinário. Mas no mínimo, duas vezes por ano o cachorro deve ser vermifugado.
Dependendo da região que esteja esse animal, isso pode ser passado para a cada 3 meses ou mesmo mensalmente!
Por isso a importância de consultar o médico veterinário de sua confiança para que ele possa determinar qual é o protocolo indicado para o seu animal!

Qual o melhor vermífugo para cães?

Como disse no início deste artigo, existem hoje vários tipo de vermífugo para cães, mas eles não são iguais e você deve estar atento a isso!
Existem algumas bases de princípios ativos, como Praziquantel, Febantel, Pamoato de Pirantel, Milbemicina, Ivervectina…
Portanto, o melhor vermífugo para cães é aquele que consegue combater um maior número de tipos de vermes “chatos” (cestoides), redondos (nematoides) e ainda protozoários, como a Giárdia.
Volto a ressaltar a importância do Médico Veterinário na prescrição do melhor vermífugo para cães. Cada caso é um caso e cada cachorro é especial! Nunca medique seu animal sem consultar o Médico Veterinário antes!!!

 

Recomendados Primeiro Para Você:

  • Doutor meu filhte e de pequeno porte tem dois meses de idade a segunda dose das vacinas e a segunda dose de vermex ele tá triste sem querer comerealmente o que faço?

  • Por favor me ajude a minha cadela pariu 6 filhotes hoje eles estão com 3 dias mais estão fazendo Coco escuro e água pura não sei oque fazer ela é da raça lhasa apso obrigado

  • Adotei um cachorro com seis meses de idade, ele ainda não tinha tomado a v10 e nem vermifugado. No dia 11/01 dei a primeira dose da v10 mas ainda não dei o vermifugo. gostaria de saber quando posso dar está primeira dose de vermifugo, se tem problema dar o fermifogo é a v10 no mesmo dia .

  • O grande problema é que tenho seis caes e seis gatos e não tenho como levar à todos ao vet para fazer exames. Por isso compro um vermifugo de amplo espectro repito a cada seis meses

  • Olá Dr Alexandre!,
    Adotei duas cadelinhas cruza fox com pequenes, elas tem duas e meia semanas, já posso vermifugar elas? quantas doses devo dar em quanto tempo?, disponho aqui de Drontal Plus 660mg, pela bula até 2kg seria 1/4 do comprimido
    para cada uma, e a segunda dose não fala nada, posso usar o Drontal ou devo usar outro?
    Tenha um ótimo dia!! .
    Obrigada.
    Milene

    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *