20 benefícios do óleo de peixe para cães


Nesse artigo vamos mostrar os 20 benefícios do óleo de peixe para cães. 

Se há um suplemento para cães que vale a pena, é o óleo de peixe. Os ácidos graxos ômega-3 e o EPA / DHA encontrados no óleo de peixe comprovadamente ajudam os cães de mais de uma maneira. Da função cerebral ao pelo brilhante, da saúde das articulações aos problemas de digestão, existem muitos benefícios científicos do óleo de peixe para cães.

Você pode comprar óleo de peixe para cães na forma líquida ou em cápsulas. O líquido é fácil de administrar, derramando sobre a ração do seu cão ou adicionando à comida caseira. Comprimidos de óleo de peixe são mais convenientes se seu cão quiser tomá-los, sozinho ou usando bolsos de comprimidos.

Ao administrar óleo de peixe para cães, é melhor dar a eles as formas mais puras de óleo de peixe. A dosagem deve sempre ser estabelecida pelo seu veterinário, principalmente se você estiver adicionando ômega-3 devido a algum problema de saúde do seu cão.

 

O gráfico abaixo fornece os limites básicos de dosagem de óleo de peixe para cães:

 

Peso em Lbs MG de Ômega-3 Diário
10250
20550
30800
401100
501350
601650
701900
802200
902500
1002700
1103000
1203200

 

Observação: preste atenção à quantidade de ômega-3 (EPA / DHA) nos suplementos de óleo de peixe do seu cão. Só porque um suplemento contém 1200mg de óleo de peixe, pode ser que apenas 360mg dele sejam ômega-3. Geralmente, estão indicados no rótulo, às vezes sob asterisco.

20 benefícios do óleo de peixe para cães

1. É anti-inflamatório

O ômega-3, e em particular o ácido eicosapentaenóico (EPA), encontrado nos ácidos graxos ômega-3, é um poderoso anti-inflamatório. Foi demonstrado que sua adição na dieta reduz a produção de moléculas que contribuem para a inflamação.

Isso significa que os suplementos de óleo de peixe podem beneficiar cães com uma ampla variedade de condições relacionadas à inflamação, como doenças autoimunes, artrite, displasia do quadril e tensão ou lesão muscular, entre outras.

A inflamação também está associada à recuperação pós-cirúrgica, e o óleo de peixe pode acelerar a recuperação do cão após procedimentos cirúrgicos.

2. É ótimo para o pelo do cachorro

O EPA no óleo de peixe melhora a pelagem de um cão, tornando-o mais brilhante e saudável em geral. Ajuda a controlar a hidratação e a produção de óleos na pelagem de um cão e previne a hiperqueratinização do folículo piloso.

Os cães que foram alimentados com ômega-3 mostraram melhorias na pele e na pelagem, e foi particularmente benéfico para cães com dermatite atópica e outras doenças relacionadas à pele.

Combine a suplementação regular de óleo de peixe com escovação diária ou semanal (dependendo da raça) e a pelagem do seu cão ficará melhor do que nunca.

3. Ajuda no alívio da ansiedade

Os benefícios do óleo de peixe para cães não são apenas físicos. Estudos demonstraram que o ômega-3 encontrado no óleo de peixe pode diminuir a ansiedade e melhorar os sintomas relacionados à ansiedade.

Isso se deve ao fato de que o ômega-3 promove uma atividade cerebral saudável. Os detalhes de por que o ômega-3 ajuda com a ansiedade ainda é um mistério, mas estudos confirmam níveis mais baixos de ômega-3 em indivíduos que apresentam ansiedade e níveis mais altos naqueles sem ansiedade.

4. Beneficia o desenvolvimento e a função do cérebro

Os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA são um dos principais blocos de construção do cérebro e são cruciais para o funcionamento adequado do cérebro.

Cães adultos e cães idosos podem se beneficiar do óleo de peixe porque ajuda a evitar depressão, ansiedade e disfunção cognitiva. O óleo de peixe também demonstrou melhorar a memória, melhorar o aprendizado e promover um melhor comportamento.

Assim como os bebês humanos, é possível que os filhotes também se beneficiem do óleo de peixe, que promove o desenvolvimento saudável do cérebro, especialmente se administrado a mães gestantes.

5. Ajuda a visão de um cão

O DHA não é apenas benéfico para o cérebro, mas também para a visão.

Em cachorros, o DHA pode promover o desenvolvimento saudável dos olhos. Em adultos, estudos demonstraram que o DHA pode ajudar a prevenir ou retardar a deterioração do glaucoma, síndrome do olho seco e degeneração macular.

6. Retarda o crescimento do câncer

A pesquisa mostrou que um excesso de ômega-6, que é frequentemente encontrado em abundância em alimentos para cães, pode estimular o crescimento de certos tipos de cânceres caninos, enquanto a adição de ômega-3 diminuirá os riscos.

Este consumo excessivo de ômega-6 pode ser compensado pela suplementação com ômega 3 encontrado no óleo de peixe. Os ômega-3 diminuem os efeitos negativos do ômega-6, de modo que são menos propensos a definir o estágio para o desenvolvimento do câncer em cães.

É importante complementar a dieta do seu cão com fontes saudáveis ​​de ômega-3 no combate ao câncer. Significa usar suplementos de óleo de peixe ou alimentos saudáveis ​​com alto teor de ômega-3, como óleo de krill, sardinha, cavala, salmão e menhaden.

7. Isso aumentará o sistema imunológico de um cão

Uma pesquisa recente descobriu que o DHA no óleo de peixe pode aumentar a atividade das células B. As células B são um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel importante na resposta imunológica do corpo do cão.

As células B são células imunológicas especializadas que produzem anticorpos. Os anticorpos se fixam aos antígenos dos germes. Isso impede os germes e os torna reconhecíveis como invasores que devem ser destruídos.

8. Remédios para problemas de pele

Se seu cão tem coceira na pele, alergia, pele seca ou caspa, o óleo de peixe pode ajudar.

Há duas razões para isso. Primeiro, o óleo de peixe é hidratante, o que significa que a pele seca recebe a injeção de umidade necessária para reparar e se recuperar. Em segundo lugar, os ácidos graxos ômega-3 do óleo de peixe são anti-inflamatórios.

Muitas doenças de pele em cães resultam em inflamação e vermelhidão que podem ser incômodas e causar mais arranhões. Reduzir a inflamação interrompe o ciclo de coçar e danificar a pele, e estudos mostram que adicionar óleo de peixe à dieta de um cão reduzirá os sintomas de muitas doenças de pele diferentes, incluindo psoríase.

9. Pode ser usado como um chapéu de coco para alimentos

Os benefícios do óleo de peixe para cães também podem ser práticos. O óleo de peixe tem um cheiro muito forte e um sabor a peixe que é particularmente atraente para alguns cães. Adicionar um pouco desta guloseima fedorenta e saborosa à ração do seu cão pode tentá-los a comer quando estão sendo extremamente exigentes.

O óleo de peixe na comida também pode ajudar a fazer seu cão comer quando está doente ou com anorexia devido aos efeitos colaterais dos medicamentos. Isso é particularmente comum com doenças crônicas.

10. Beneficia a saúde do coração de um cão

Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de peixe para cães é que ele pode reduzir a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.

Os triglicerídeos altos geralmente não são uma preocupação para os cães, mas a pressão arterial pode ser. Por exemplo, em alguns cães com doenças cardíacas, em que o coração se esforça para bombear sangue, uma redução na pressão arterial pode tornar isso mais fácil.

Na maioria das vezes, essa redução na pressão arterial do cão é obtida com medicamentos prescritos, mas os suplementos de óleo de peixe também podem ser benéficos. Na verdade, a suplementação regular de ômega-3 por meio de óleo de peixe pode ajudar a evitar a necessidade de medicamentos que vêm com uma série de efeitos colaterais potenciais.

11. Diminui o derramamento

Como as gorduras saudáveis ​​do óleo de peixe contribuem para pelos de cachorro mais fortes e saudáveis, os cães tendem a perder menos. Embora os cães tendam a “explodir o pelo” uma ou duas vezes por ano, uma dieta não saudável pode causar um aumento da queda. A suplementação com óleo de peixe significa menos cabelos mortos e opacos, o que significa menos cabelos caindo.

12. Beneficia cães com disfunção cognitiva canina

A Disfunção Cognitiva Canina (CCD) é um resultado natural do envelhecimento no cérebro do cão. A maioria dos cães experimentará algum grau de CCD na velhice. Felizmente, estudos têm mostrado que a suplementação com óleo de peixe pode reduzir a gravidade da demência e até mesmo mantê-la sob controle.

Acredita-se que a razão por trás do benefício do óleo de peixe no CCD seja o resultado da ação anti-inflamatória, anti-tau e anti-amilóide do ômega-3. Curiosamente, a suplementação com ômega-3 por si só não parece ter o mesmo efeito que a suplementação com óleo de peixe especificamente.

13. Ajuda a controlar o diabetes em cães

Estudos de pesquisas recentes mostraram que os suplementos de óleo de peixe podem reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Isso ocorre como resultado de um aumento nos níveis do hormônio adiponectina, que desempenha um papel na sensibilidade à insulina.

Para cães com diabetes tipo 2, a suplementação com óleo de peixe pode ajudar da mesma forma. Alguns donos de cães descobriram que, com uma dieta adequada e suplementos de óleo de peixe, seus cães eventualmente não precisam mais de medicamentos.

14. Melhora a circulação

Existem muitas condições de saúde que podem resultar em má circulação, mas a suplementação com óleo de peixe pode melhorar essa condição em cães.

Em primeiro lugar, o óleo de peixe reduz a inflamação no corpo de um cão, que pode levar à má circulação. Então, o óleo de peixe ajuda a limpar as placas que podem ter se acumulado nas artérias do cão (embora isso seja incomum em cães) e permite um melhor fluxo sanguíneo.

15. É benéfico para problemas de tireoide

A pesquisa mostrou que o óleo de peixe pode desempenhar um papel na saúde da tireóide, promovendo a captação do hormônio tireoidiano. Estudos compararam o receptor do hormônio da tireóide e os níveis de enzimas em indivíduos que tomavam suplementos com óleo de peixe e aqueles sem.

Aqueles que tomaram óleo de peixe tiveram melhor absorção do hormônio tireoidiano. Esta é uma notícia particularmente boa para cães com hipotireoidismo. Além disso, como a inflamação é um fator que contribui para o hipertireoidismo, o óleo de peixe também tem sido benéfico em pacientes com hipertireoidismo.

16. Melhora a função renal

Os pesquisadores que estudam o óleo de peixe e seu uso em pacientes com insuficiência renal descobriram que altas doses de óleo de peixe podem retardar a doença renal e a insuficiência renal em cães. Outros estudos com humanos encontraram ainda mais evidências para isso.

Em um estudo, 85% dos pacientes com insuficiência renal que tomaram altas doses de óleo de peixe ainda apresentavam função renal oito anos depois. Isso se compara a 56% dos pacientes que não estavam tomando óleo de peixe.

17. Reduz a fadiga muscular

Os benefícios do óleo de peixe para cães também se estendem a raças de trabalho e cães de esporte. Estudos descobriram que a suplementação dietética de óleo de peixe retarda a fadiga muscular. Isso acontece porque o DHA no óleo de peixe reduz a quantidade de oxigênio usada quando os músculos se contraem.

18. É ótimo para cães epilépticos

Em 2014, pesquisadores divulgaram resultados de estudos que mostraram uma correlação entre a ingestão de óleo de peixe ômega-3 e a atividade convulsiva. Indivíduos com epilepsia – especialmente aqueles que não respondem mais aos medicamentos – tiveram menos convulsões quando tomaram suplementos de óleo de peixe diariamente.

Outros estudos encontraram resultados semelhantes em como o óleo de peixe beneficia cães epilépticos.

A teoria aqui é que o óleo de peixe promove a saúde do cérebro, mas também ajuda a estabilizar o ritmo cardíaco e reduz a excitabilidade das células cerebrais. A culminação desses fatores resulta em menos convulsões.

19. Vai ajudar a combater a depressão em cães

Os pesquisadores acreditam que existe uma ligação entre os baixos níveis de EPA / DHA e a depressão. Embora mais pesquisas sejam necessárias, estudos preliminares mostraram que a suplementação com óleos de peixe pode reduzir os níveis de depressão em humanos e animais.

Poucos de nós acham que nossos cães podem ficar deprimidos, mas podem. A depressão em cães é particularmente comum em cães que sofrem com a perda de um companheiro ou responsável humano. Também pode desenvolver-se a partir de ansiedade severa, muito estresse ou dieta pobre.

20. Reduz a pressão arterial de um cão

O papel dos ácidos graxos ômega-3 na redução da pressão alta não é conhecido, mas estudos provaram que a suplementação com óleo de peixe causa uma redução na pressão alta.

Embora cães e gatos possam ter hipertensão, foi apenas recentemente que os veterinários começaram a medir a pressão arterial rotineiramente, porque a hipertensão primária é bastante incomum.

Apenas entre 0,5% e 10% dos cães apresentam hipertensão primária. A hipertensão também pode ser resultado de outra doença, doença ou efeito colateral de um medicamento. A hipertensão secundária é mais prevalente do que a hipertensão primária e representa 80% dos casos de hipertensão em cães.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: