6 Cuidados Básicos para garantir Saúde e Bem Estar para seu cachorro.


Tudo o que mais queremos é ver nossos cães bem, não é? Você conhece os 6 cuidados básicos para o bem-estar e a saúde do seu cachorro?

Vamos contar quais são neste artigo.

6 Cuidados Básicos para garantir Saúde e Bem Estar para seu cachorro:

O primeiro está diretamente ligado à alimentação. A ração deve ser de boa qualidade, atender à idade e o porte do cão.

Esteja atento e respeite a três fases: 

  1. O processo de desmame (por volta da 8° semana de vida);
  2. A transição de um alimento a outro (trocar a ração de filhote para adulto a partir dos 12 meses) ;
  3. E o processo de envelhecimento (use a ração indicada para a fase em que seu cachorro se encontra).

Respeitar a quantidade indicada da ração e fracionar o oferecimento durante o dia contribui para a digestão, evita o sobrepeso e previne quadros de hipoglicemia, principalmente em cães filhotes.

O segundo tópico é relacionado a hidratação. A água também é sumamente importante: deve ser limpa e fresca; e o bebedouro higienizado todos os dias.

Um cão deve beber em torno de 50 a 60 ml de água por quilo do seu peso, nesse sentido, um cachorro que pesa 10 kg deve beber pelo menos 600 ml de água por dia.

O ponto número três se refere à higiene do animal. Escovar e dar banho no cão fortalece o vínculo de afeto e ajuda a detectar problemas de saúde. Verifique o interior das orelhas, os olhos, possíveis ferimentos, parasitas, alergias, comprimento das unhas, se há tártaro nos dentes, etc.

Lembre-se sempre de utilizar produtos próprios para cães, seque o cachorro após o banho para evitar alergias, escove seus dentes e pelos e se for usar roupinhas ou lacinhos, opte por algo soltinho, para evitar alergias e irritações.

O quarto ponto importante para os cuidados básicos de um cachorro são as vacinas. Elas devem ser dadas em 3 doses quando filhotes e repetidas anualmente quando adultos. 

A primeira dose é entre 7 e 8 semanas, a segunda entre a 10ª e 11ª semana e a terceira dose é dada na 13ª e 14ª semana. Consulte sempre o veterinário para saber qual e quando aplicar.

Vermífugos e preventivos protegem o cão contra doenças e oferecem liberdade para passear e interagir com outros cães.

O ponto de número 5 refere-se aos ambientes em que os animais vivem. Esse ambiente deve ser limpo, confortável e seguro e com rotina que atenda às necessidades do cão. Ou seja um ambiente com estimulação física, mental e social para o seu cãozinho

Complementando este ponto, o sexto e último é sobre os passeios diários do seu cãozinho. Como eu disse, eles devem ser diários, ocorrerem pelo menos duas vezes ao dia com duração que respeite o limite do seu cãozinho. Lembre-se que em dias quentes, podem deixá-los mais indispostos e cansados facilmente.

A combinação desses dois pontos ajudam no enriquecimento ambiental do animal e como mencionamos, na saúde física, mental e social do cãozinho e com esses estímulos você evita comportamentos indesejados e estresse.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: