Raça Dálmata: Tudo o que Você Precisa Saber!


Na raça Dálmata…o que mais chama a sua atenção?

 

Normalmente o que chama a atenção logo de cara são todas aquelas pintinhas pretas (ou marrons) num corpo de pelos brancos. Mas além disso ele também se caracteriza por possuir um porte atlético e com contornos majestosos. A pelagem é macia e brilhante, cheia de pintinhas… Impossível não afagar.

 

Como se não bastasse, tem fama de ser carente, hiperativo, cheio de personalidade, uma mistura de agilidade e muita fofura com um olhar quase sempre curioso e atento.

 

O @dicasboaspracachorro fala sobre uma raça conhecida e adorada no mundo todo, cuja a origem é disputada e desconhecida, além de dicas sobre o manejo e cuidados.

 

 

alt RACA-DALMATA2

 

Sim, Dálmatas parecem um sorvete de flocos! 

Raça Dálmata: Temperamento, Aptidões e Educação

 

Com um temperamento naturalmente carismático, curioso e impaciente, a raça Dálmata necessita de socialização e adestramento desde filhote. 

 

Trata-se de uma raça criada para correr quilômetros, é conhecida por possuir uma personalidade incansável, impulsiva e um pouco hiperativa. Necessita de atividades físicas compatíveis com o seu nível de energia, sob pena de ficar indomável, agressivo, ansioso e desenvolver hábitos destrutivos. 

 

alt RACA DALMATA3

 

Os tutores dessa raça necessitam de espaço físico amplo e disponibilidade de tempo para acompanhar o seu ritmo. A raça Dálmata adora brincar e correr e costuma ser bastante apegada e participativa com as pessoas a sua volta.

 

Amoroso e leal, sem dúvida, é um cão que terá ânimo e energia para participar das mais variadas atividades junto de seus donos. 

 

Aqui no blog temos um artigo bem interessante sobre os benefícios físicos e psicológicos de brincar com o seu cão.  Confira clicando aqui!

 

Adoram fazer novos amigos, se dando muito bem com pessoas e outros animais!

 

A raça Dálmata necessita de atividades físicas diárias intensas para permanecer psicologicamente saudável. É um cão forte e inteligente que necessita de estímulos constantes para fortalecer a musculatura, atenuar a ansiedade e liberar energia de forma saudável. 

 

alt RACA DALMATA4

 

Caso o tutor more em espaços pequenos e ainda assim se decida por um Dálmata,  é importante ter em mente o adestramento e uma rotina diária plena de atividades como corrida, serviço de Day Care e esportes para acalmar o cachorro. 

 

Raça Dálmata: Características e Pelagem

 

O tamanho do Dálmata fica entre 55 a 61 cm.  O peso, de 24 à 27 Kg. 

 

Filhotes de Dálmatas nascem todos brancos. Somente após as primeiras duas semanas de vida é que começam a ganhar pintas.  As cores variam entre o branco com pintas pretas e branco com pintas de cor chocolate, com distância de 2 a 3 cm entre elas.

 

alt RACA DALMATA5

 

Seus pelos são curtos, lisos e brilhantes. Não necessitam de muitos cuidados com a higiene, mas a raça Dálmata requer escovação diária pois trocam de pelos constantemente. 

 

Raça Dálmata: Aspectos da Saúde

 

A Raça Dálmata é resultado de muitos cruzamentos o que a torna suscetível a algumas doenças genéticas importantes. As doenças que mais afetam a raça é a displasia coxofemoral, entrópio (pálpebra invertida), problemas hepáticos e principalmente, o cálculo renal.

 

Diante disso, a raça Dálmata possui elevados níveis de ácido úrico no organismo, o que favorece a formação de pedras na bexiga, e por isso é importante oferecer uma dieta balanceada e específica para a raça. 

 

Raça Dálmata: Expectativa de Vida 

 

Quando vacinados regularmente e bem cuidados, costumam viver de 10 a 13 anos, ou mais.

 

Raça Dálmata: Curiosidades

 

A raça Dálmata já foi utilizada para várias funções. Já atuou como cão pastor, cão de circo, caçador de ratos e também para escoltar carruagens. 

 

Esses adoráveis cães, além de serem utilizados com adornos da aristocracia, também foram destaque a literatura e no cinema, com o filme “101 Dálmatas” animação da Disney (1961).

 

alt RACA DALMATA

 

 Caso você esteja à procura de um cão charmoso, atlético, esperto, ativo, folião e que goste de te acompanhar em qualquer programa, o Dálmata é o cão certo para você! 

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: