Raça Dálmata: Tudo o que Você Precisa Saber!
Na raça Dálmata…o que mais chama a sua atenção?
Normalmente o que chama a atenção logo de cara são todas aquelas pintinhas pretas (ou marrons) num corpo de pelos brancos. Mas além disso ele também se caracteriza por possuir um porte atlético e com contornos majestosos. A pelagem é macia e brilhante, cheia de pintinhas… Impossível não afagar.
Como se não bastasse, tem fama de ser carente, hiperativo, cheio de personalidade, uma mistura de agilidade e muita fofura com um olhar quase sempre curioso e atento.
O @dicasboaspracachorro fala sobre uma raça conhecida e adorada no mundo todo, cuja a origem é disputada e desconhecida, além de dicas sobre o manejo e cuidados.
Sim, Dálmatas parecem um sorvete de flocos!
Raça Dálmata: Temperamento, Aptidões e Educação
Com um temperamento naturalmente carismático, curioso e impaciente, a raça Dálmata necessita de socialização e adestramento desde filhote.
Trata-se de uma raça criada para correr quilômetros, é conhecida por possuir uma personalidade incansável, impulsiva e um pouco hiperativa. Necessita de atividades físicas compatíveis com o seu nível de energia, sob pena de ficar indomável, agressivo, ansioso e desenvolver hábitos destrutivos.
Os tutores dessa raça necessitam de espaço físico amplo e disponibilidade de tempo para acompanhar o seu ritmo. A raça Dálmata adora brincar e correr e costuma ser bastante apegada e participativa com as pessoas a sua volta.
Amoroso e leal, sem dúvida, é um cão que terá ânimo e energia para participar das mais variadas atividades junto de seus donos.
Aqui no blog temos um artigo bem interessante sobre os benefícios físicos e psicológicos de brincar com o seu cão. Confira clicando aqui!
Adoram fazer novos amigos, se dando muito bem com pessoas e outros animais!
A raça Dálmata necessita de atividades físicas diárias intensas para permanecer psicologicamente saudável. É um cão forte e inteligente que necessita de estímulos constantes para fortalecer a musculatura, atenuar a ansiedade e liberar energia de forma saudável.
Caso o tutor more em espaços pequenos e ainda assim se decida por um Dálmata, é importante ter em mente o adestramento e uma rotina diária plena de atividades como corrida, serviço de Day Care e esportes para acalmar o cachorro.
Raça Dálmata: Características e Pelagem
O tamanho do Dálmata fica entre 55 a 61 cm. O peso, de 24 à 27 Kg.
Filhotes de Dálmatas nascem todos brancos. Somente após as primeiras duas semanas de vida é que começam a ganhar pintas. As cores variam entre o branco com pintas pretas e branco com pintas de cor chocolate, com distância de 2 a 3 cm entre elas.
Seus pelos são curtos, lisos e brilhantes. Não necessitam de muitos cuidados com a higiene, mas a raça Dálmata requer escovação diária pois trocam de pelos constantemente.
Raça Dálmata: Aspectos da Saúde
A Raça Dálmata é resultado de muitos cruzamentos o que a torna suscetível a algumas doenças genéticas importantes. As doenças que mais afetam a raça é a displasia coxofemoral, entrópio (pálpebra invertida), problemas hepáticos e principalmente, o cálculo renal.
Diante disso, a raça Dálmata possui elevados níveis de ácido úrico no organismo, o que favorece a formação de pedras na bexiga, e por isso é importante oferecer uma dieta balanceada e específica para a raça.
Raça Dálmata: Expectativa de Vida
Quando vacinados regularmente e bem cuidados, costumam viver de 10 a 13 anos, ou mais.
Raça Dálmata: Curiosidades
A raça Dálmata já foi utilizada para várias funções. Já atuou como cão pastor, cão de circo, caçador de ratos e também para escoltar carruagens.
Esses adoráveis cães, além de serem utilizados com adornos da aristocracia, também foram destaque a literatura e no cinema, com o filme “101 Dálmatas” animação da Disney (1961).
Caso você esteja à procura de um cão charmoso, atlético, esperto, ativo, folião e que goste de te acompanhar em qualquer programa, o Dálmata é o cão certo para você!
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro