Acupuntura canina: Entenda um pouco sobre esse processo da medicina alternativa.


A acupuntura  é um dos processos de medicina alternativa que através de “espetadinhas” de agulhas pelo corpo ajudam a controlar a dor e curar doenças crônicas. Esse processo é amplamente utilizado pelos humanos e agora também está se popularizando com os nossos cães. Conheça um pouco sobre a acupuntura canina.

Essa prática é desenvolvida em humanos e animais desde muitos anos atrás. Algo muito parecido com a acupuntura como conhecemos hoje que é desenvolvida há mais de 5 mil anos na China foi descoberto em indícios históricos indianos de mais de 7 mil anos.  E desde essa época ela já era utilizada em animais.

Como funciona a acupuntura canina

A filosofia chinesa base para acupuntura coloca a doença e a dor como um desequilíbrio de energias vitais, dessa forma, a acupuntura se coloca como busca por esse equilíbrio de volta para curar o corpo. Ele faz isso guiando o chi, a energia vital, ao longo de caminhos no corpo, chamados de meridianos.

Cientificamente, pesquisas médicas podem observar mudanças na atividade elétrica e aumento da circulação sanguínea durante a acupuntura, bem como uma diminuição dos espasmos musculares e na liberação de endorfinas e outros produtos químicos no cérebro..

Devido a isso, a acupuntura canina hoje,  já é utilizada por mais de 150.000 veterinários e usam a acupuntura em suas práticas.

O que a acupuntura canina pode tratar

A acupuntura foi considerada eficaz no tratamento de uma variedade de condições crônicas e mesmo agudas como:

  • Dores ortopédicas, obstétricas e cirúrgicas;
  • Paralisias;
  • Inflamação não infecciosa;
  • Alergias;
  • Artrite;
  • Problemas de disco;
  • Problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreia;
  • Problemas reprodutivos masculinos e femininos;
  • Doenças de pele;
  • Incontinência;
  • Perda auditiva;
  • Distúrbios cardiovasculares;
  • Condições respiratórias crônicas, como asma;
  • Distúrbios músculo-esqueléticos;
  • Problemas neurológicos.

Em vários desses casos, a acupuntura canina é atuante em conjunto de outras alternativas tradicionais da medicina que incluem medicamentos e intervenções cirúrgicas. Como mencionamos, a acupuntura canina é parte de uma medicina alternativa.

Como funciona uma sessão de acupuntura canina?

A primeira sessão vai acontecer como um tratamento convencional em uma visita ao veterinário. O acupunturista procurará sinais externos de doença – olhos e pelagem opacos, problemas respiratórios, secreção. 

Ele provavelmente fará muitas perguntas sobre o histórico médico do seu animal de estimação, vacinas, atividades normais, vida doméstica, dieta e muitas outras particularidades do seu cão. Além disso, exames físicos completos também devem ser feitos.

Na maioria dos casos, o acupunturista trata o cão inserindo agulhas muito finas ao longo dos meridianos da bexiga, rim e baço do animal. O cão permanece consciente durante todo o processo. A posição dessas agulhas variam com o tamanho do animal e a doença a ser curada.

Apesar de parecer algo que possa ser doloroso, a acupuntura canina não machuca. Nós podemos até ficar muito nervosos, mas os pacientes relaxam, em alguns casos até dormindo.

O tratamento é conduzido por algumas sessões, que podem variar de quatro a oito. Mas mesmo tratando de doenças crônicas, a acupuntura não é para sempre e as sessões tendem a diminuir de frequência até se tornarem visitas esporádicas.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: