Alergia na pele do cachorro: Tipos, causas e tratamentos.


Seu mascotinho está com um coça-coça muito intenso e frequente? Isso pode ser sinal de alergia na pele do cachorro. Assim como nós humanos, os cães também podem sentir uma coceira uma vez ou outra, essas coceiras esporádicas podem ser tédio ou algum incômodo causado por algum inseto que pousou, por exemplo, agora se ela começa a ser muito frequente é bom investigar.

Alergia na pele do cachorro é uma forma genérica de se referir a essa reação do organismo na pele a algum fator externo, que pode ser causada por picada de ectoparasitas, como as pulgas, ou até reações a determinado componente presente em algum ingrediente da ração.

Principais causas de alergia na pele do cachorro:

Vários fatores podem ser os causadores dessa alergia na pele do cachorro. Existem alguns animais que podem apresentar uma dermatite por conta de componentes de um medicamento que ele tenha tomado, ao sabão/shampoo que foi utilizado no banho, ao material da roupinha que ele está vestindo e outros. Porém existem 3 motivos que são bem comuns no mundo canino.

1- Dermatite alérgica por picada de pulga

A alergia na pele do cachorro causada pela picada de pulga existe quando o animal apresenta uma hipersensibilidade à saliva da pulga. A picada da pulga é sempre incômoda para os cães devido a produção de histamina que é estimulada pela picada desses parasitas e fazem com que eles tenham essas reações de coceira.

Os sintomas dessa alergia são:

  • Coceira, principalmente na região abdominal e lombar;
  • Queda de pelo;
  • Lesões secundárias;
  • Descamação da área;
  • Presença do parasita no local.

Tratamento:

Uma vez diagnosticada a alergia na pele do cachorro causada pela picada de pulga, o tratamento será uso de antipulgas, limpeza do ambiente em que o animal vive e caso ocorram outras lesões na pele, alguns antibióticos podem ser prescritos e caso a alergia persista, uso de antialérgicos.

2- Atopia

A atopia é uma alergia causada por alérgenos presentes no ambiente como ácaros, pólen, poeira e outros. Assim como nós humanos, os cães também podem desenvolver esse tipo de alergia.

A alergia desse tipo é um grande mistério para os veterinários, mas o fator genético é um fator influenciador na presença dessa alergia nos cães.

Os sintomas dessa alergia na pele do cachorro são:

  • Coceira;
  • Lambedura anormal na região abdominal e das patas;
  • Lesões bacterianos ou fúngicas;
  • Otites recorrentes.

Tratamento:

Não existe uma cura para este tipo de alergia, porém existem formas de melhorar o quadro do animal. A maioria direcionada para limpeza do ambiente e objetos do animal e uso de alguns antialérgicos prescritos por veterinários.

3- Dermatite alimentar

Essa é a terceira causa de alergia na pele do cachorro mais comum. Ela é causada por algum componente presente na ração do animal. 

Os sintomas dessa alergia na pele do cachorro são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Lesões secundárias;
  • Diarréia.

Tratamento:

Para este tipo de alergia, o tratamento inicial é a mudança da dieta do cachorro para rações hipoalergênicas. Uma alternativa é a alimentação natural/caseira também, mas ela deve ser orientada por um veterinário.

 

Você pode saber um pouco mais sobre a alimentação natural no nosso post sobre o assunto:
ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA CÃES

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: