Alimentação Após Castração


Apesar de ser uma cirurgia bem simples, a castração exige alguns cuidados especiais com nossos cãezinhos, em especial na rotina que pode sofrer algumas alterações e também na questão da alimentação após castração.

A castração dos animais é ainda um assunto bem polêmico. De fato, é um procedimento muito recomendado que ajuda na prevenção de algumas doenças ligadas aos aparelhos reprodutores, no caso de fêmeas a gravidez psicológica e no geral também ajuda a conter a população dos animais, principalmente os de rua e também diminui alguns hormônios que ajudam a melhorar comportamentos de brigas e fugas.

Alimentação após castração deve mudar?

Na real, não é que após a alimentação após a castração deva ser mudada pois alguns alimentos se tornam “perigosos” de serem ingeridos pelos cães. Os alimentos proibidos continuam sendo proibidos para os cães e os que eles podem comer também continuam liberados.

No entanto, a cirurgia resulta em mudanças hormonais que levam a uma tendência ao sedentarismo, que  consequentemente se torna um perigo para o cão ganhar peso e desenvolver um quadro de obesidade.

Por isso, a alimentação após a castração assume um papel importante na manutenção do peso desse animal. O recomendado é que a alimentação após castração seja a base de rações indicadas para esses animais, assim como existem rações para cães idosos, filhotes, alérgicos, etc, existe para os castrados. Esse tipo de ração vai fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, assim como a ração comum, mas terá um controle das calorias para ajudar na manutenção do peso.

Além da alimentação, a rotina desse cachorro deve ser alterada e incluir rotinas de exercícios ou atividades físicas que estimulem o movimento do animal para contribuir para o equilíbrio energético.

Outro ponto importante na alimentação após castração é o dos petiscos. Mesmo em cães não castrados eles já devem ser dosados e dados realmente como petiscos ou prêmios e nunca como substituição da ração, que deve ser a alimentação principal do seu animal. Nestes casos de cães castrados opte por petiscos saudáveis e com baixas calorias.

Caso o seu cãozinho já apresente sobrepeso antes da cirurgia, o médico veterinário deverá acompanhá-lo e passar uma dieta especial para emagrecimento do animal. 

Pós-operatório

O pós-operatório imediato não requer grandes cuidados no caso da castração. Durante o período de recuperação deve ser mantida a rotina de alimentação do animal com quantidades de acordo com a necessidade de cada animal.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: