As samambaias são venenosas para cães?


As samambaias são muito comuns nas ornamentações das casas pelo país pois, além de serem plantas bonitas elas são facilmente adaptáveis e que requerem poucos cuidados. O problema é que quando temos pets pela casa, elas podem se tornar chamativas para os animais e será que as samambaias são venenosas para cães?

A maioria das samambaias são consideradas não tóxicas para os cães, mesmo assim, os donos de cães devem ter cuidado ao trazer samambaias para suas casas. Embora a maioria das samambaias seja inofensiva para os cães, a ingestão excessiva de qualquer matéria estranha da planta pode causar estragos no organismo do seu cãozinho.

Como os cães são mordedores curiosos por natureza, é importante que os donos compreendam os perigos potenciais de várias plantas. Vamos dar uma olhada mais de perto em como as samambaias podem afetar nossos cães.

As samambaias são venenosas para cães?

Felizmente, samambaias verdadeiras geralmente são seguras para crescer em uma casa com cães. Dentre as espécies não tóxicas temos:

  • Samambaia de espada
  • Samambaia
  • Samambaia mãe
  • Samambaia de cenoura
  • Samambaia de Staghorn
  • Pé de coelho samambaia
  • Samambaia
  • Ninho de pássaro samambaia

Lembre-se de que, embora essas samambaias não sejam consideradas venenosas para os cães, a ingestão de grandes quantidades de qualquer planta pode causar uma reação desagradável. Se o seu cão curioso mordiscar excessivamente uma samambaia, provavelmente ficará enjoado, mas na maioria dos casos, os sintomas não são graves o suficiente para exigir atenção médica.

Já as samambaias conhecidas como samambaias esmeraldas, samambaias sprengeri, samambaias rabo de raposa e samambaias rendadas são outra história. Tecnicamente, essas plantas com “penas” não pertencem à verdadeira família das samambaias, mas ainda assim vale a pena mencionar aqui devido à sua folhagem tóxica. Por isso os donos de cães devem manter essas plantas fora do alcance, pois são altamente  tóxicas para cães e gatos

As folhas e frutos dessas plantas são venenosos e podem causar vômito, diarreia e dor de estômago se o seu cão os ingerir. Com a exposição repetida, também pode ocorrer inflamação da pele. 

Quais são os sinais de envenenamento por samambaia em cães?

Os sintomas de envenenamento por ingestão de samambaia podem variar de leves a graves e podem ser os seguintes:

  • Vômito
  • Diarréia
  • Dor de estômago
  • Babando

Se o seu cão esfregar nas folhas da planta, também pode causar inchaço, inflamação e bolhas na pele. 

O que fazer se seu cachorro comeu uma samambaia?

Se seu cão comeu um pouco de samambaia por aí, não há necessidade de entrar em pânico. A menos que ele tenha se servido de uma porção em grande quantidade, é improvável que ele experimente uma reação adversa. Porém ao observar algum dos sintomas citados acima, procure um veterinário o mais rápido possível.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: