Até onde os humanos influenciam o comportamento dos cães?


O comportamento canino é sempre algo a se pensar quando vamos ter um cãozinho. A escolha do parceiro ideal é a base de muita pesquisa sobre raças e os comportamentos esperados deles ou uma ninhada com bom histórico comportamental. Porém um fator importante é deixado de lado, a rotina da casa e consequentemente até onde os humanos influenciam o comportamento dos cães.

Até onde os humanos influenciam o comportamento dos cães?

Para início de conversa precisamos ter em mente que os cães, apesar de domesticados há muitos anos, ainda possuem instintos naturais e que geralmente não ganham força em partes pelos treinamentos que nós damos a eles e também pela forma como eles vivem, incluindo rotina, alimentação, carinho e exercícios.

O comportamento do cachorro é totalmente influenciado pelo dos humanos que convive. Um princípio básico da criação é o entendimento de que ambas as partes, cachorro e humanos, possuem particularidades e espaços que devem ser respeitados. Neste caso, incluímos principalmente espaço para comer e dormir, que devem ser calmos para que o cão tenha um momento de relaxamento.

A relação entre você e seu cachorro está bastante relacionada com a psicologia humana. Em alguns momentos transferimos inseguranças e medos nossos para os animais e tentamos de qualquer forma evitar que eles passem pelo mesmo, porém os cães não conseguem decifrar esses momentos como nós humanos e ficam condicionados sempre a uma situação de proximidade, interação e estimulação que às vezes não pode ocorrer, como por exemplo quando decidimos que vamos ver um filme ou ler um livro.

O ideal é que as atividades sejam bem definidas e que elas façam sentido para o cachorro também. Um exemplo clássico é quando visitas chegam e fazem festa com o animal, mas depois de alguns minutos a atenção muda de foco e o cachorro fica agitado, mas sem companhia para tal.

Independente do animal, como já falamos em muitos posts aqui do blog, até mesmo as raças tidas como as mais ferozes a forma como os cães são criados e tratados influencia o comportamento final desse animal. Até mesmo raças normalmente muito dóceis se criadas de forma agressiva podem desenvolver reações agressivas tanto com humanos, incluindo aqui os próprios donos, quanto com outros animais.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: