Banho de sol NÃO garante Vitamina D para o seu cachorro


Com certeza você já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida que é importante o 
seu cachorro tomar banho de sol para garantir a absorção de Vitamina D, estou certo?

No entanto, essa afirmação não está de todo correta e o @dicasboaspracachorro vai explicar melhor o por quê!!!

Hoje, vamos revelar para você quais são os REAIS motivos que levam o seu cachorro a adorar tomar sol, quais os riscos desse hábito e o que você (como um dono preocupado) pode fazer para amenizar esses danos.

Banho de sol NÃO É a fonte de Vitamina D do seu cachorro

Existem motivos que levam o seu cão a manter sua amada rotina de pegar sol todos os dias. Porém, ainda que seja verdade que pegar sol trás para humanos e animais quantidade extra de Vitamina D, o banho de sol do seu cachorro não vai suprir toda a necessidade de absorção dessa vitamina tão relevante!

Apesar de garantir inúmeros benefícios ao seu cão, ficar deitado horas no sol não vai fazer com que ele supra a necessidade total de Vitamina D dele. Somente com uma alimentação balanceada, e de qualidade, é que o seu cachorro vai conseguir obter TODOS os nutrientes que precisa para crescer feliz e saudável.

Por isso, se você deseja que o seu animal de estimação tenha toda a Vitamina D da qual ele precisa, ofereça sempre uma ração de boa qualidade!

Quais são os benefícios do banho de sol?

Acredito que agora a pergunta que esteja se repetindo sem cansar na sua mente é… “se não garante Vitamina D, então, por que meu cachorro pega tanto sol?”. E eu posso te afirmar que existem, SIM, diversas razões para que por instinto o seu cachorro não deixe
de pegar o solzinho dele de casa dia.

Não apenas eles, como os tutores também, têm muito a ganhar ao reservar um pouco do seu tempo para sentir o sol na pele. Um dos benefícios desse hábito para a qualidade de vida do seu cão é a melhora do humor e do sono.

Os raios do sol estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor produzido
pelos neurônios, que está associado ao desejo de comer (apetite), humor, sono e até na capacidade cognitiva do seu cão. Podendo, inclusive, ser um aliado no combate a
depressão, caso seu pet sofra desse mal.

A Vitamina D em contato com a pele também oferece benefícios à saúde do seu cão,
como: a melhora da constituição muscular, o alívio do estresse e o reforço do sistema imunitário que diminui a incidência do seu cão ter qualquer problema respiratório.

Além disso, a exposição ao sol também pode auxiliar na eliminação de bactérias, fungos, ácaros ou pulgas. Acontece que o calor emitido pelos raios solares aumentam a temperatura do corpo do animal, assim, incomodando esses parasitas e ajudando a expulsá-los. Mas é claro que, mesmo assim, não podemos deixar de usar os preventivos mensais contra pulgas e carrapatos prescritos pelo veterinário do seu animalzinho, ok?

Quais os riscos da exposição ao sol?

O sol de determinados horários é extremamente prejudicial, o que pode se tornar um agravante ainda maior se a pelagem do seu cãozinho for branca ou albina. Exemplos de problemas causados pela exposição indevida ao sol, são: insolação, feridas na pele e
câncer.

Como amenizar os possíveis danos causados pelo sol?

  • Prefira passeios pela manhã e evite os horários em que o sol está mais intenso (12h – 15h)
  • Hidrate bastante o seu cão
  • Aplique um pouco de filtro solar no corpo dele

Lembre-se de que em caso de insolação é recomendado que você leve o seu cãozinho imediatamente até o veterinário mais próximo. O soro caseiro canino também pode ajudar bastante na recuperação, mas apenas um especialista poderá socorrer o seu animal da forma correta.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: