Banho de sol NÃO garante Vitamina D para o seu cachorro
Com certeza você já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida que é importante o
seu cachorro tomar banho de sol para garantir a absorção de Vitamina D, estou certo?
No entanto, essa afirmação não está de todo correta e o @dicasboaspracachorro vai explicar melhor o por quê!!!
Hoje, vamos revelar para você quais são os REAIS motivos que levam o seu cachorro a adorar tomar sol, quais os riscos desse hábito e o que você (como um dono preocupado) pode fazer para amenizar esses danos.
Banho de sol NÃO É a fonte de Vitamina D do seu cachorro
Existem motivos que levam o seu cão a manter sua amada rotina de pegar sol todos os dias. Porém, ainda que seja verdade que pegar sol trás para humanos e animais quantidade extra de Vitamina D, o banho de sol do seu cachorro não vai suprir toda a necessidade de absorção dessa vitamina tão relevante!
Apesar de garantir inúmeros benefícios ao seu cão, ficar deitado horas no sol não vai fazer com que ele supra a necessidade total de Vitamina D dele. Somente com uma alimentação balanceada, e de qualidade, é que o seu cachorro vai conseguir obter TODOS os nutrientes que precisa para crescer feliz e saudável.
Por isso, se você deseja que o seu animal de estimação tenha toda a Vitamina D da qual ele precisa, ofereça sempre uma ração de boa qualidade!
Quais são os benefícios do banho de sol?
Acredito que agora a pergunta que esteja se repetindo sem cansar na sua mente é… “se não garante Vitamina D, então, por que meu cachorro pega tanto sol?”. E eu posso te afirmar que existem, SIM, diversas razões para que por instinto o seu cachorro não deixe
de pegar o solzinho dele de casa dia.
Não apenas eles, como os tutores também, têm muito a ganhar ao reservar um pouco do seu tempo para sentir o sol na pele. Um dos benefícios desse hábito para a qualidade de vida do seu cão é a melhora do humor e do sono.
Os raios do sol estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor produzido
pelos neurônios, que está associado ao desejo de comer (apetite), humor, sono e até na capacidade cognitiva do seu cão. Podendo, inclusive, ser um aliado no combate a
depressão, caso seu pet sofra desse mal.
A Vitamina D em contato com a pele também oferece benefícios à saúde do seu cão,
como: a melhora da constituição muscular, o alívio do estresse e o reforço do sistema imunitário que diminui a incidência do seu cão ter qualquer problema respiratório.
Além disso, a exposição ao sol também pode auxiliar na eliminação de bactérias, fungos, ácaros ou pulgas. Acontece que o calor emitido pelos raios solares aumentam a temperatura do corpo do animal, assim, incomodando esses parasitas e ajudando a expulsá-los. Mas é claro que, mesmo assim, não podemos deixar de usar os preventivos mensais contra pulgas e carrapatos prescritos pelo veterinário do seu animalzinho, ok?
Quais os riscos da exposição ao sol?
O sol de determinados horários é extremamente prejudicial, o que pode se tornar um agravante ainda maior se a pelagem do seu cãozinho for branca ou albina. Exemplos de problemas causados pela exposição indevida ao sol, são: insolação, feridas na pele e
câncer.
Como amenizar os possíveis danos causados pelo sol?
- Prefira passeios pela manhã e evite os horários em que o sol está mais intenso (12h – 15h)
- Hidrate bastante o seu cão
- Aplique um pouco de filtro solar no corpo dele
Lembre-se de que em caso de insolação é recomendado que você leve o seu cãozinho imediatamente até o veterinário mais próximo. O soro caseiro canino também pode ajudar bastante na recuperação, mas apenas um especialista poderá socorrer o seu animal da forma correta.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro