Banhos em cachorros: Quantas vezes?


Vimos que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a frequência dos banhos em cachorros. E nesse artigo iremos falar exatamente sobre isso. Vamos esclarecer qual é a frequência recomendada para os banhos caninos e porquê.

Dar banho no seu cachorro não é bom apenas para a higiene. Também é uma excelente oportunidade para verificar se há feridas, inchaços, pulgas e outras anormalidades incomuns. Essas coisas são mais fáceis de ver quando a pelagem está molhada e colada ao corpo.

Mas com que frequência você deve lavar seu cachorro? Existem alguns fatores que determinam a rotina de banho do seu filho de quatro patas:

  • Raça;
  • Comprimento do pelo: Seu cão tem pelo comprido que pode acumular sujeira e detritos? Ou eles têm pelagem curta e são menos suscetíveis a ficarem sujos?
  • Nível de atividade: Um cão que fica principalmente dentro de casa é provavelmente mais limpo do que um cão que fica ao ar livre, ou um que gosta de cavar buracos, brincar no parque, rolar no lixo ou nadar;
  • Alergias e problemas de pele: Alguns cães têm alergias de pele ou outros problemas de saúde que os tornam propensos a precisar de um banho com mais ou menos frequência. Saiba mais sobre alergias de pele de cachorro.

Se você está tentando estabelecer um cronograma de cuidados com seu cachorro, pode seguir estas diretrizes para criar o programa ideal para seu cachorro.

Frequência dos banhos em cachorros

Embora a frequência do banho seja diferente para cada cão, uma boa regra a ser seguida é lavar seu cão a cada 2 semanas.

 Isso ajudará:

  • Manter a pele e o pelo limpos;
  • Óleos naturais espalhados para ajudar na condição física;
  • Vão estar cheirosinhos;
  • Sazonalidade.

 O banho regular é importante porque remove o acúmulo de sujeira e resíduos na pele de um cão e evita o desenvolvimento de condições potenciais da pele, como poros entupidos, coceira, pele seca ou oleosa. 

 Lembre-se de que os cães que brincam ao ar livre regularmente ou se sujam ao rolar na terra e na lama podem precisar de banhos mais frequentes. Algumas raças de cães também podem precisar ser lavadas mais do que outras.

 Certas raças, como os Chesapeake Bay Retrievers, têm uma pelagem naturalmente oleosa. Banhá-los regularmente ajudará a remover os óleos ‘sujos’ e substituí-los por óleo natural novo e limpo que a pele está produzindo.

Raça de cachorro: Chesapeake Bay Retrievers.

A sazonalidade também pode afetar a frequência dos banhos do seu cão. No inverno, os tutores podem querer dar banho e condicionar a pele de seus cães com mais frequência para reduzir a secura e coceira. Durante a primavera, quando os animais estão trocando de pelos, banhos mais frequentes podem ser necessários para ajudar a remover o pelo morto.

Frequência de banho x Grupo de Raças

Grupo Pastores

Este grupo de cães foi desenvolvido para reunir, pastorear e proteger o gado, com pelagens que vão desde o curto e achatado Australian Cattle Dog até o desgrenhado Old English Sheepdog.  Este grupo de raças requer alguma manutenção de preparação para se manter confortável.

Tipo de pelo: Dupla Pelagem

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
Beard ColliePastor AlemãoWesl Colgi
Banho: a cada 2 semanasBanho: a cada 2 semanasBanho: a cada 4 semanas
Tosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 12 semanas

Grupo Cães de caça (hound)

Este grupo de raças tem raízes antigas e foi desenvolvido para caçar, rastrear odores e perseguir pedreiras com sua resistência.  Embora todos esses cães exijam uma escovação, raças diferentes terão necessidades de cuidados diferentes.

Tipo de pelo: Dupla Pelagem

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
BeagleDachshundIrish Wolfhound
Banho: a cada 4 semanasBanho: a cada 3 semanasBanho: a cada 3 semanas
Tosa: não é necessárioTosa: a cada 12 semanasTosa: a cada 12 semanas

Grupo Não esportivo

Este grupo diversificado de raças inclui cães de diferentes tamanhos, tipos de pelagem e personalidades.  Alguns requerem tosas frequentes e cuidados de remoção de queda, enquanto outros requerem apenas uma escovação doméstica.

Tipo de pelo: Mistura de cumprimento e texturas

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
Terrier TibetanoBichon FrisePoodle
Banho: a cada 2 semanasBanho: a cada 2 semanasBanho: a cada 2 semanas
Tosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 8 semanas

 

Grupo Esportivo

Esses cães são ativos e alertas, foram criados para caçar. Sua pelagem varia do pelo curto e liso do Labrador ao encaracolado e comprido pelo do Irish Setter. Esse grupo exige escovação frequente.

Tipo de pelo: Dupla Pelagem

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
Labrador RetrieverCocker Spaniel AmericanoIrish Setter
Banho: a cada 2 semanasBanho: a cada 2 semanasBanho: a cada 3 semanas
Tosa: não é necessárioTosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 10 semanas

 

Grupo Terrier

Terrier são um grupo de raça de cães com muita energia e foram criados para caçar e guardar. Sua pelagem de duro a macio e do pelo longo ao curto.

Tipo de pelo: Dupla Pelagem

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
Scottish TerrierAmerican Staffordshire TerrierTerrier Australiano
Banho: a cada 2 semanasBanho: a cada 4 semanasBanho: a cada 4 semanas
Tosa: a cada 8 semanasTosa: não é necessárioTosa: não é necessário

Grupo Toy

Este grupo de raças de cachorro tem uma grande personalidade e muita energia. Seus pelos variam do curto e lisos ou cacheados e de pelagem dupla. Eles exigirão uma escovação frequente.

Tipo de pelo: Mistura de cumprimento e texturas

NECESSIDADE DE BANHO E TOSA
   
PugChihuahuaLulu da Pomerânia
Banho: a cada 2 semanasBanho: a cada 2 semanasBanho: a cada 4 semanas
Tosa: não é necessárioTosa: a cada 8 semanasTosa: a cada 8 semanas

 

Além das tosas e banhos em cachorros, não se esqueçam de aparar as unhas do seu pet a cada 2 semanas e fazer a escovação dentária no mínimo 2 vezes por semana.

Cuidado!

Banhos muito frequentes podem causar irritação, ressecar a pele e o pelo do seu animal de estimação. A menos que haja uma razão médica para isso.

 

Matérias disponíveis para você:

Alergia na pele do cachorro

Como saber se o meu cachorro tem alergia?

Banho em cachorro: Qual a frequência ideal?

Como dar banho em cachorro

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: