Barriga do cachorro fazendo barulho


Você provavelmente já percebeu a barriga do cachorro fazendo barulho, não é? Pode ficar despreocupado, a maioria desses sons são naturais e inofensivos. Apenas quando ocorrem acompanhados de outros sintomas ou com uma frequência muito grande eles devem ser acompanhados por um veterinário.

Barriga do cachorro fazendo barulho, o que pode ser?

A maioria desses barulhos são causados por processos fisiológicos do animal, como o peristaltismo, aquele movimento dos órgãos do sistema digestivo trabalhando.

Ainda dentro desse processo de digestão, alguns alimentos podem fermentar, emitindo alguns sons também. Essa fermentação feita por bactérias causam também os gases que quando presos no sistema gastrointestinal também contribuem para situações em que a  barriga do cachorro fazendo barulho não seja algo perigoso, apenas o funcionamento do organismo.

Outro motivo para a barriga do cachorro fazer algum barulho é quando ele está com fome. Essa situação pode ocorrer quando os tubos digestivos estão vazios e os movimentos peristálticos continuam acontecendo, quando isso ocorre sem alimentos, apenas com gases, não existe um “isolamento acústico” tornando os sons mais audíveis.

Quando isso ocorrer basta oferecer um alimento ao seu cãozinho, mas lembre-se aos poucos, uma ingestão muito rápida de alimentos pode aumentar os gases no animal, consequentemente os barulhos e dependendo da quantidade de ar ingerido até desconfortos podem ocorrer.

Barriga do cachorro fazendo barulho, quando devo me preocupar?

Como já falamos, alguns sons são normais no processo de digestão do animal. No entanto, caso observe que eles se tornaram mais frequentes ou mais altos, procure um veterinário.

Na maioria das vezes, apenas o som não vai ser nada demais e o que você vai precisar fazer é controlar a velocidade com que o animal come, mas caso esses sons venham acompanhados de alguns sintomas, você deve dar uma atenção especial ao episódio.

Alguns desses sintomas são:

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Dermatite.

Esses sintomas, somados aos barulhos podem indicar alergias alimentares, inflamações intestinais e várias outras situações ligadas ao aparelho digestivo do animal. Por isso, procure sempre um veterinário nesses casos.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: