Qual o brinquedo certo para cachorro de cada idade, porte e temperamento.


Agora que você já sabe quais os tipos de brinquedos para cachorro que existem e qual a função de cada um deles, como saber qual é o brinquedo certo para cada idade de cachorro?

A escolha do brinquedo ideal para o seu cachorro começa no tipo e no material do brinquedo. Mas uma questão importante é o porte do seu cachorro, isso porque o tamanho influencia na força do seu cãozinho e consequentemente na resistência que o brinquedo precisa ter para desenvolver a sua função.

Brinquedo certo para cachorro de acordo com o porte:

Brinquedos para cães de porte pequeno:

Para os cães de porte pequeno não necessariamente significa que você precisa dar brinquedos “mais frágeis” para eles. Algumas raças pequenas gostam bastante de morder e roer objetos e portanto vão destruir o brinquedo bem facilmente se ficarem entediados.

No entanto, os dentes e a gengiva desses cães tendem a ser mais sensíveis, por isso materiais muito duros podem não ser a melhor escolha. No geral, os brinquedos de pelúcia, borracha e corda são bem aceitos e funcionam bastante com eles. 

Raças de pequeno porte: Lulu da Pomerânia, Yorkshire, Shih-tzu, Pinscher, Pug, etc.

Brinquedos para cães de porte médio:

Os cães de porte médio são bem sortudos na questão dos brinquedos, pois possuem uma variedade praticamente infinita para eles. No caso dos cães desse porte a escolha vai variar muito mais devido ao temperamento do cãozinho do que em relação ao tamanho dele em si.

Raças de médio porte: Beagle, Buldogue, Cocker spaniel, Schnauzer, Spitz alemão, etc.

Brinquedos para cães de porte grande:

Os cães de um porte grande podem enfrentar problemas para encontrar um brinquedo mais legal. No geral são duros, pesados e mais simples.

Isso se deve ao fato da mordida deles ser bem mais poderosa e por isso o material do brinquedo deve ser mais resistente. Neste caso, os brinquedos de nylon e borracha mais dura são os mais indicados. Porém, não é porque seu cachorro é grandão que ele vai ser destruidor. Muitos cães de grande porte gostam de pelúcias e demoram muito para que ela seja destruída.

Lembre-se que os brinquedos têm a função de distrair, ajudar na prática de exercícios e desenvolver o seu cãozinho, instigá-lo a destruir os brinquedos pode desenvolver um comportamento agressivo no cão que dependendo da intensidade pode ser irreversível.

Raças de grande porte: Labrador, Golden retriever, Pastor alemão, São bernardo, Rottweiler, etc.

Brinquedo certo para cachorro de acordo com a idade:

Brinquedo certo para cachorro filhote:

É um dos momentos mais desbravadores dos cães, quando filhotes eles estão descobrindo o mundo e tendem a morder, lamber, cheirar, roer tudo que encontrarem. Por isso é muito importante que os brinquedos atendam a essas expectativas, ou seja, mordedores de material macio, com diferentes texturas e até sons.

Brinquedo certo para cachorro jovem:

Entende-se por jovens os cães a partir dos 6 meses até mais ou menos os 3 anos de idade. Eles no geral possuem muita energia e precisam dos brinquedos para gastar essa energia, para ficarem entretidos por algum tempo e para se desenvolverem. 

Nessa idade, os brinquedos como bolinhas, frisbee e outros de “caça” são super aconselháveis, bem como os interativos para que eles consigam desenvolver a parte cognitiva.

Brinquedo certo para cachorro adulto:

Os cães chegam a fase adulta por volta dos 4 anos de idade. E, assim como os jovens, podem ter uma energia bem grande e, portanto, os brinquedos que gastem essa energia são os mais indicados.

Eles se adaptam bem aos diversos tipos de brinquedos e materiais, dependendo muito do tamanho e da energia que eles têm.

Brinquedo certo para cachorro idoso:

Os cães idosos são aqueles que estão por volta dos 7 anos em diante. Nesse momento a energia já começa a diminuir e alguns probleminhas de saúde podem começar a surgir. Por isso, o ideal são brinquedos mais macios, mas que ainda chamem a atenção do cão.

Devemos ficar atentos às necessidades de cada cão, alguns começam a perder os dentes e outros a mobilidade, então os brinquedos devem se adequar a essas situações. No caso da perda de dentes, eles devem ser mais macios e no caso da perda de mobilidade o ideal é que não sejam brinquedos que rolem para muito longe para evitar esforços desnecessários para o cãozinho.

Brinquedo certo para cachorro de acordo com o temperamento:

Cachorros mais tranquilos podem ter brinquedos mais “frágeis”, provavelmente cães menos agitados não vão querer destruir o  brinquedo a qualquer custo, ou seja, brinquedos de borracha e pelúcia são boas opções.

Agora, se seu cãozinho é um pouco mais agitado, talvez os brinquedos mais resistentes e voltados para o gasto de energia sejam os melhores para ele. Neste caso os mais indicados são as bolinhas, frisbees e aqueles brinquedos de corda para um bom e velho cabo-de-guerra. 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: