Deixe o seu cão cheirar tudo: A importância do seu cão farejar


Cães são seres motivados por seus instintos e farejar é praticamente o maior guia que eles têm na vida. Quer entender um pouco mais sobre esse instinto canino e como ele é importante para o seu cachorro, confira esse artigo e deixe o seu cachorro cheirar tudo por aí.

Farejar nada mais é do que um dos hábitos mais naturais e enriquecedores na vida de um cão. Em outras palavras, é a sua principal porta de comunicação com o mundo.

Devido a um olfato potente capaz de causar inveja, cerca de 100 mil vezes mais apurado que o olfato humano, o hábito do cachorro cheirar tudo é crucial para a investigação, percepção e avaliação dele.

Por conta disso, cães recém-nascidos, mesmo sem abrir os olhos, já são capazes de identificar a matilha e se alimentar.

Devido a esses milhares de receptores olfativos tão sensíveis, que existem cães farejadores, treinados para encontrar pessoas, substâncias ilícitas, explosivos e artefatos ilegais. Sendo assim, uma caminhada tranquila, sem pressa e com a guia um pouco mais solta, enriquece o cão mentalmente, lhe proporciona estímulos, bem-estar, relaxamento e como consequência,  desenvolve um comportamento mais tranquilo.

Por isso, além de passear diariamente com o seu cão, a recomendação é mudar a rota de vez em quando. Optar por uma coleira com a guia um pouco mais longa e conduzir o cachorro para cenários um pouco diferentes.

Um cachorro que cheira tudo está devidamente estimulado, se sente mais confiante, seguro e muito mais feliz!

Estimular o seu cão farejar é ajudar a desenvolver melhor o olfato dele que é o principal sentido desses animais.

Nós humanos seguimos os estímulos nesta ordem:

1- Visão;

2- Toques;

3- Sons;

4- Cheiros.

Já os cães seguem uma ordem totalmente diferente, eles têm os cheiros como primeiro estímulo na ordem de  preferência. Seguido pela visão, sons e toques.

Ou seja, eles basicamente experimentam tudo através do cheiro. Não é atoa que eles não ligam muito para cara ou gosto das comidas e sim pro cheiro delas.

O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver nos caninos, por isso se torna tão importante, e está presente desde o começo da vida deles. No entanto, nós no processo de domesticação deles estamos cada vez mais desestimulando esse sentido deles.

Toda vez que tocamos um cãozinho antes de deixar que eles nos cheirem nós estamos pulando etapas e bloqueando gradativamente a capacidade deles de investigar e descobrir as informações sobre o outro ser que está interagindo com ele.

Veja também: Por que o cachorro cheira o bumbum do outro?

Portanto, deixe muito seu cão farejar por aí, isso o fará preservar o instinto natural dele e o fará muito feliz também.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: