Cachorro coçando orelhas e se lambendo sem parar
Há quem fique louco de ouvir seu cachorro coçando as orelhas a noite toda. E também não compreende o porque dele lamber a pata sem parar.
Se, só de olhar e ouvir, já é desconfortável, imagine como seu cachorro se sente!
Comportamentos compulsivos de coçar, lamber e mastigar são bastante comuns em cães e têm várias causas e necessário prestar bastante atenção para agir o quanto antes..
Um dos primeiros sinais de que seu cão tem um problema pode ser o desenvolvimento de um “foco” – uma área vermelha, úmida e irritada que surge da persistência de mastigar, lamber, coçar ou esfregar.
Embora esses pontos de foco, ou “dermatite úmida aguda”, possam ocorrer em qualquer parte do corpo do cão, eles são mais frequentemente encontrados:
- na cabeça,
- no peito
- nos quadris.
Como os cães frequentemente coçam, lambem ou mordem incessantemente uma área quando ela se torna irritada, os pontos de foco podem se tornar grandes e incrivelmente doloridos rapidamente.
Razões pelas quais os cães se coçam, lambem ou mordem compulsivamente.
Os cães se coçam, lambem ou se mordem por uma ampla variedade de razões, que vão desde alergias a tédio e infestação de parasitas:
Alergias:
Quando o coçar do cachorro sai do controle, geralmente é o resultado de alergias a alimentos ou fatores ambientais, incluindo mofo e pólen. Os cães também podem desenvolver uma irritação na pele chamada dermatite de contato quando se deparam com substâncias como pesticidas ou sabonete.
Tédio:
Assim como as pessoas com ansiedade podem roer as unhas ou enrolar o cabelo, os cães também podem ter reações físicas a distúrbios psicológicos.
Na verdade, alguns cães desenvolvem uma doença semelhante ao transtorno obsessivo-compulsivo humano. Ela pode se manifestar em comportamentos de coçar, lamber ou morder que podem causar danos graves.
Pele seca:
Uma variedade de fatores, incluindo clima de inverno e deficiências de ácidos graxos, podem causar ressecamento da pele em cães. Seu animal de estimação pode reagir ao desconforto coçando ou lambendo a pele ou pelo.
Desequilíbrios Hormonais:
Se o corpo do seu cão não estiver produzindo hormônio tireoidiano suficiente ou liberando muito do hormônio cortisol, podem ocorrer infecções superficiais da pele . Você pode notar falhas de pelo e seu cão pode coçar ou lamber como se estivesse incomodado por alergias.
Dor:
Ao tentar determinar por que seu cão está lambendo ou mordendo excessivamente, considere a possibilidade de que algo o esteja deixando fisicamente desconfortável.
Por exemplo, se você notar que seu cachorro morde a pata repetidamente, é possível que ele tenha um espinho ou um objeto afiado espetado na planta do pé. Morder ou lamber compulsivamente também pode ser uma resposta a problemas ortopédicos, incluindo artrite e displasia do quadril.
Parasitas:
Entre as causas mais comuns de comportamentos compulsivos de lamber, mastigar ou coçar estão:
- as pulgas ,
- os carrapatos
- os ácaros
Embora os carrapatos sejam frequentemente visíveis a olho nu, as pulgas geralmente passam despercebidas até que haja uma grande infestação, já os ácaros são microscópicos.
Portanto, não presuma que seu cão não está sofrendo de parasitas só porque você não pode vê-los.
Tratamento contra coçar, lamber e morder compulsivamente
Como há muitos motivos pelos quais os cães mordem ou coçam, verifique com seu veterinário assim que notar um problema. O veterinário ajudará a descobrir a causa do comportamento e determinar o melhor plano de tratamento. Dependendo da causa do comportamento compulsivo do seu cão , isso pode incluir:
Eliminar parasitas:
Há uma variedade de produtos para pulgas e carrapatos que seu veterinário pode recomendar. Além disso, se os problemas de mordida ou coceira do seu cão forem causados por pulgas , certifique-se de lavar a cama do seu cão e aspirar o carpete e os móveis estofados regularmente para reduzir a probabilidade de reinfestação. Você também precisa tratar todos os outros animais da casa e realizar uma dedetização no ambiente.
Mudando Alimentação:
Se as alergias alimentares estão fazendo seu cão coçar, a eliminação de alimentos desencadeadores potenciais (como carne ou trigo) pode fazer uma enorme diferença. Seu veterinário pode recomendar uma dieta especial, se for esse o caso. A adição de suplementos de ácidos graxos à comida regular do seu animal de estimação também pode ajudar a resolver os problemas de pele seca e manter a pele do seu cão saudável.
Uso de medicação:
Seu veterinário pode prescrever medicamentos para tratar problemas subjacentes que contribuem para as coceiras persistentes do seu cão. Além disso, seu veterinário pode recomendar o uso de antibióticos tópicos ou sistêmicos , esteroides ou produtos anticoceira para tratar pontos de foco existentes ou infecções de pele.
Lidar com a Ansiedade ou Tédio:
Em alguns casos, a mordida, a coceira ou a lambida compulsivas ocorrem em resposta ao medo, estresse ou estimulação inadequada.
Para reduzir essa probabilidade, certifique-se de que seu cão receba bastante exercício , atenção e amor.
Também pode ser útil treinar seu cão para mastigar brinquedos ou ossos para aliviar o estresse como um substituto para comportamentos inadequados de mastigação ou lambida.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro