Como saber se o cachorro está com febre?


Sabe identificar algum sintoma de cachorro com febre?! Nesse artigo vamos te ajudar a saber se o cachorro está com febre e o quê fazer para diminuir.cachorro com febre

Nós humanos temos uma temperatura corporal média entre 36°C e 37°C, será que os cães com qualquer temperatura acima desta também pode estar com febre?

 

Temperatura | Cachorro com febre

Na verdade, a temperatura média de um cachorro saudável pode variar entre 37,5°C e 39,3°C e qualquer outra temperatura cima desses valores podem ser consideradas febre ou estado febril. A febre, assim como nos humanos a partir de uma certa temperatura pode afetar o funcionamento do organismo sendo inclusive um risco para saúde do cão e nos casos dos nossos companheiros de 4 patas, 41°C já é bem sério.

 

Sintomas | Cachorro com febre

Para se ter certeza a única maneira é aferindo a temperatura. No entanto o procedimento é incômodo e requer prática. O termômetro veterinário é diferente dos que temos em casa, por isso é preciso ficar atento a alguns sintomas:

  • Apatia
  • Falta de apetite
  • Calafrios e tremores
  • Sono
  • Diarreia e vômitos
  • Bebendo água em excesso

 

Caso o seu cachorro apresente esses sintomas procure um veterinário.

Alguns sintomas como focinho quente ou as orelhas não necessariamente representam um quadro febril, mas se forem observados juntos com os outros sintomas da lista deve-se procurar um médico veterinário para aferir a temperatura com segurança e corretamente e traçar um diagnóstico do que realmente pode estar acontecendo.

 

Causas da febre canina

É importante lembrar que a febre é uma reação do organismo a algo de errado que está acontecendo, ou seja, um sintoma. Dessa forma, geralmente representa um sintoma a alguma infecção como otite, intoxicações e infecções urinárias.

Além disso, pode ocorrer febre transitória em decorrência de alguma vacina que o cachorro tenha tomado. Esse tipo de febre geralmente é informado pelo veterinário a possível ocorrência nos dias que se seguem logo após a aplicação e é legal que seja conversado para que você saiba como ajudar a melhorar o bem estar do cão durante esse período que pode durar entre 24 a 48 horas depois da aplicação.

 

Como tentar diminuir a temperatura do cachorrocachorro com febre

Lembre-se que o ideal é procurar um veterinário o mais rápido possível. Porém, quando a febre ocorre e já se sabe o motivo, podemos tentar diminuir a temperatura do cachorrinho para ajudar no bem estar dele. Primeiramente mantendo-o hidratado, depois utilizando toalha molhada no corpo e colocar bolsas com água e gelo nas axilas e virilhas do cão.

 

Conclusão

Mais importante do que saber identificar que o seu cão está com febre, é levá-lo a um médico veterinário para que ele consiga chegar ao diagnóstico.

Se você já souber o diagnóstico e o seu cãozinho ainda continuar com febre mesmo com as medicações, o mais indicado é que você relate isso ao médico veterinário e que possivelmente irá indicar uma internação.

cachorro com febre

 

Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio!

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
 http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: