Cachorro filhote mordendo? Top 5 razões para isso


Embora 99,5% das mordidas de filhotes não tenham o objetivo de nos causar danos, aqueles dentes afiados como agulhas podem doer e muito. Não é surpreendente que esse comportamento nos filhotes seja o que muitos proprietários desejam controlar o mais rápido possível. Por isso o @dicasboaspracachorro apresenta 5 razões para você ter um cachorro filhote mordendo calcanhares e mãos por aí.

Mordidas, choramingos e latidos são uma parte esperada da infância do cachorro. No entanto, existem alguns motivos comuns pelos quais os filhotes exibem esses comportamentos além do seu desenvolvimento normal.  E depois de saber os motivos, existem alguns posicionamentos simples que você pode tomar para diminuir essa vontade de morder e ajudar seu filhote a se sentir melhor ao mesmo tempo. 

1 – Eles estão cansados

Estar muito cansado é uma das razões mais comuns pelas quais vemos cachorro filhote mordendo por aí. 

Filhotes precisam de 16 a 18 horas de sono por dia. Assim como um bebê ou criança pequena, os filhotes ficam agitados e irritados quando estão cansados, mas ainda não têm autoconsciência suficiente para reconhecer que precisam de um cochilo para se sentirem melhor.

Como você pode ajudar seu cachorro?

Dê ao seu cachorro períodos programados de descanso e momentos de silêncio ao longo do dia. Se você tem uma família muito animada e ativa, certifique-se de que o local de descanso do seu filhote – seja uma caixa, um cercado de exercícios ou um quarto fechado à prova de filhotes – seja em um local tranquilo e com pouco tráfego, onde eles não sejam constantemente perturbados por alguém querendo brincar com eles.

2. Eles estão Excitados

Os filhotes ainda não aprenderam a controlar sua excitação emocional. Quando então ficam excessivamente excitados , eles começam a perder a inibição e o autocontrole, o que os leva a ficarem mais agitados e acabam mordendo.

Como você pode ajudar seu cachorro nesse caso?

Imagine essa excitação do seu filhote em uma escala de 1 a 10, onde 1 é totalmente calmo e relaxado, e 10 é totalmente excitado.

Quando você vir o nível de excitação de seu filhote subindo para 7 ou 8 durante a brincadeira, ajude-o a aprender a parar, respirar e se acalmar um pouco.

Você pode fazer isso modelando um comportamento calmo e relaxado: diminua os movimentos, pisque os olhos suavemente e fique quieto ou fale apenas em tons baixos e lentos. 

3 – Eles estão Frustrados

Assim como as crianças muito pequenas podem sentir vontade de bater ou chutar quando estão frustradas, os filhotes costumam usar os dentes para demonstrar frustração e raiva. 

Como você pode ajudar seu cachorro nesse caso?

Se você perceber que seu filhote está ficando frustrado, primeiro tente identificar a fonte de frustração (por exemplo, ser contido, ser escovado, ter um brinquedo levado embora, etc.).

Em seguida, recrie esse cenário de alguma forma e recompense seu cachorro por fazer tudo o que você gostaria que ele fizesse ao invés de morder e beliscar. 

4- Suas ações dizem “Me Morda”

Às vezes nós mesmos criamos a situação para termos um cachorro filhote mordendo nossos pés. Aqui estão alguns das principais:

1ª Situação:

Sentar no chão por longos períodos de tempo com um cachorrinho animado e ativo. 

Por quê? Quando você se senta no chão, é provável que você se torne um aparelho vivo de escalada, completo com todos os tipos de botões divertidos e imaginários para roer e puxar: seu nariz, orelhas, cabelo, os cordões e muito mais .

2ª Situação:

Fazer ruídos estridentes e agudos e movimentos bruscos e rápidos. Ou você nunca imaginou o motivo pelo qual os brinquedos para filhotes têm barulhos agudos e eles gostam tanto?!

Quando fazemos ruídos agudos e rapidamente afastamos nossas mãos de um filhote, eles respondem instintivamente com perseguições e mordidas.

Como você pode ajudar seu cachorro nesse caso?

Em vez de sentar-se no chão com as pernas cruzadas, tente sentar-se de joelhos. Isso torna mais fácil para você se endireitar rapidamente e remover o acesso ao seu colo se o seu filhote ficar te mordendo.

Evite fazer muitos sons estridentes e excessivamente animados ao redor de seu filhote e mantenha seus movimentos controlados. Se seu cachorro beliscar você, tente congelar em vez de puxar sua mão.

5- Eles estão dizendo “Não, obrigado” para acariciar

Muitos filhotes irão morder ou mesmo ficar latindo quando você os acariciar por muito tempo. Às vezes, isso pode ser atribuído ao filhote ficando superestimulado de tanto carinho, mas muitas outras vezes, seu filhote está pedindo a você para, por favor, dar um tempo que eu não quero mais carinho agora.

Como você pode ajudar seu cachorro:

Primeiro, acaricie seu filhote apenas quando ele já estiver calmo e relaxado (lembre-se do motivo nº 2 – filhotes superexcitados têm maior probabilidade de ficar mordendo).

Faça carinho em seu cachorro por apenas 3 a 5 segundos de cada vez, depois faça uma pausa e retire as mãos.

Se seu filhote fuçar ou se mover em direção a sua mão, faça carinho novamente. Mas, se ele se afastar ou apenas ficar quieto no lugar, ele está dizendo que não se importa ou quer um pouco de espaço naquele momento.

Com o tempo, você pode começar a apresentar as mãos abertas ao seu filhote como um convite que pergunta: “Você gostaria de algum carinho?” Se ele se aproximar e se enrolar em você, é um grande, “Sim, por favor!” Mas, se não o fizer, ele está dizendo “Não, obrigado” de uma maneira que é muito menos dolorosa do que aquelas mordidas com os dentes pontudos de filhote. 

 

→ Mas lembrem-se eles estão apenas sendo um cachorro. Ver o mundo como um grande brinquedo para roer é uma parte normal do desenvolvimento do filhote. Seu filhote às vezes vai tentar mastigar seus dedos e beliscar a bainha da calça, mesmo que não esteja se sentindo sonolento, superestimulado ou frustrado.

Como você pode ajudar seu cachorro nesse caso:

Já que seu filhote vai morder, mastigar ou roer algo, certifique-se de fornecer a ele acesso a uma variedade de brinquedos que possam ser mastigados e ossos seguros em diferentes texturas. Isso torna mais fácil para eles fazerem boas escolhas ao decidir onde colocar seus dentes afiados.

Além disso, proporcionar a oportunidade de brincar com outros filhotes é uma ótima maneira de satisfazer a necessidade do seu cachorro de morder e beliscar durante a brincadeira.
 

🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾

 

Matéria disponíveis para você:
 Mordida de Cachorro, quais problemas podem gerar e como tratá-los

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Recomendados Primeiro Para Você: