Cachorro não quer comer a ração e agora?


A ração é o principal alimento dos cachorros, é dela que os cães retiram os nutrientes necessários para se desenvolverem e se manterem saudáveis  ao longo da vida. Além disso, a ração seca é muito prática pela forma que pode ser armazenada e oferecida aos cães e se se um dia para o outro o cachorro não quer comer a ração nos preocupados, mas o que devemos fazer em uma situação assim?

Se você reparar que o cachorro não quer comer a ração dificilmente será porque ele enjoou da ração. Os cães não são muito exigentes com os sabores dos alimentos, eles são muito mais guiados pelo cheiro do que pelo sabor. Portanto, se o seu cachorro não quer comer a ração, provavelmente não será por ele ter perdido o interesse na ração.

O que fazer quando o cachorro não quer comer a ração?

Quando o cachorro não quer comer a ração a troca de marca não vai resolver o problema para sempre e pode ser uma fator no desenvolvimento de problemas gastrointestinais, por isso confira essas dicas para tentar diminuir a falta de apetite do seu cachorro:

1- Verifique se a ração está bem armazenada

Como falamos anteriormente, o cheiro chama muita atenção do pet na hora de se alimentar e quando a ração não é bem armazenada o cheiro e a textura dela podem mudar, fazendo com que não fique tão apetitosa para o cachorro, contribuindo para um desinteresse.

2- Como é o ambiente que os animais se alimentam?

Quando o local onde o cachorro se alimenta é muito movimentado pode tirar o foco dele da alimentação. O ideal é que seja um ambiente tranquilo e que ele consiga focar na alimentação. Dê preferência para ambientes mais reservados da casa, sem muitas distrações.

3- O comedouro é confortável para o pet?

Cães grandes ou mais idosos podem ter dificuldades e desconfortos ao se curvarem para acessar a ração nos potes. Se o seu cãozinho se enquadra em alguma dessas características verifique se o comedouro está em uma altura confortável para ele. 

4- Cuidado com os petiscos

A quantidade de petiscos que seu cachorro come durante o dia pode influenciar na hora de comer a ração. Os cães podem comer tantos petiscos ao longo do dia que na hora da refeição já estão satisfeitos e não querem comer a ração.

5- O tempo pode influenciar no apetite

Dias mais quentes ou mais frios podem influenciar diretamente no nosso apetite, e com os cães não é diferente. Geralmente quando está muito calor o apetite fica reduzido, então pode ser que o seu cão não coma. Para tentar reverter isso, procure deixar a ração e o comedouro sempre em locais mais frescos e arejados.

6- Não deixe a ração disponível o tempo todo

Além da ração perder alguns nutrientes, o cheiro e a textura quando deixada exposta ao tempo, ela também pode atrair insetos ou outros animais. Isso diminui o interesse pela ração e não cria a rotina no pet do “horário para comer” e  da fome.

7- Consulte o veterinário?

Bom, se você percebeu que o seu cachorro não quer comer a ração e tentar mudar algumas características ligadas à forma como ele come ou a rotina alimentar dele e o desinteresse pela ração continuar, o ideal é que procure um veterinário.

A falta de apetite pode estar relacionada a algum problema de saúde do seu cãozinho, e uma ida ao veterinário ajudará a descobrir o que é e já descartar alguns problemas.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: