Cachorro pode comer ovo?


O ovo é algo muito presente na alimentação humana, a banana por exemplo, é um alimento que humanos e cães podem comer e gostam muito. Pensando nessa lógica, será que  cachorro pode comer ovo também?

A resposta é SIM, os ovos são excelentes fontes de proteína e vamos te apresentar como, porque e quando servir ovo para o cachorro.

Como o cachorro pode comer ovo?

A melhor maneira de servir ovo para os cães é com ele cozido. Os ovos devem ser cozidos sem adição de tempero e logicamente, sem as cascas. Ao oferecê-lo cozido você diminui os riscos de contaminação por bactérias como a salmonella.

Apesar do risco existir, algumas pessoas oferecem os ovos crus para os cães, quebrando-os sobre a ração para incrementar o sabor.

Quando o cachorro pode comer ovo?

A alimentação dos cães é baseada na ração na maioria dos casos, salvo quando os tutores optam por uma alimentação natural/caseira acompanhada por um veterinário. Dessa forma, os ovos funcionam como petisco e não como alimentação primária dos animais.

Sendo assim, podem ser oferecidos em momentos de descontração e no auxílio do processo de adestramento, sendo convertido como base alimentar apenas quando necessário e prescrita por um veterinário especializado em nutrição.

Nestes casos, os ovos são recomendados para dar um “up” no valor nutricional da  alimentação dos cães. Quando isso é necessário o cachorro pode comer ovo inclusive com a casca, já que a farinha de casca de ovo é uma importante fonte  de cálcio para os cães.

Benefícios do ovo para o cachorro:

O cachorro pode comer ovo sim e isso trará muitos benefícios nutricionais para ele. Como já mencionamos, o ovo é uma grande fonte de proteínas e possui uma fácil digestão, o que facilita a ingestão quando comparada a carne por exemplo.

Além disso, o ovo é fonte de vitaminas A, D, E e B7 e B12. É rico em minerais como cálcio, zinco, fósforo, potássio, selênio e manganês, além de incluir aminoácidos e antioxidantes que ajudam no funcionamento e manutenção do organismo do animal.

Cachorro pode comer ovo com gema?

A gema possui colesterol alto sim, mas é um colesterol bom e segundo estudos é ótimo para produção de hormônios. Da mesma forma que as gorduras presentes nela também ajudam na proteção do organismo, além de possuir vitaminas diversas.

Dicas:

  • O ideal é que a quantidade semanal não passe de 2 ovos;
  • Caso seu cão possua problemas renais, o ovo deve ser revisto e a inclusão dele na dieta ser acompanhada pelo veterinário;
  • Se o seu cão está acima do peso, o ovo é um alimento gorduroso e pode contribuir para esta condição.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: