Cachorro pode dormir na cama do dono?


Seu cachorro dorme na sua cama ou tenta? Permitindo ou não, o simples motivo pelo qual ele quer se juntar a você é porque ela o ama. Ele quer estar sempre perto de seu humano. Nesse artigo, @dicasboaspracachorro vai listar alguns fatores que você pode levar em consideração ao decidir se vai ou não deixar seu cachorro subir na sua cama. Afinal, Cachorro pode dormir na cama do dono?

Decidir se permite ou não que seu cão se deite, não é nada fácil. Por um lado, você não quer que ele se sinta sozinho à noite. Mas, por outro lado, você não quer estragá-lo. A primeira coisa a fazer é relaxar. Você não vai estragar seu cachorro caso opte por deixá-lo dormir em sua cama. Mas arruinar suas chances de uma boa noite de sono, pode ser um fato rs.

Uma questão de escolha e cuidados

Não existem regras rígidas sobre você compartilhar ou não a cama com seu pet. Alguns treinadores que seguem pensamentos desatualizados sobre dominação, desencorajam permitir o acesso do seu cão à sua cama, com base no fato de que você elevará o status de matilha acima do seu. No entanto, essa forma de pensar foi desacreditada por estudos da ciência comportamental. 

Em última análise, se seu cão deve dormir com você, depende se você quer ou não em sua cama. Mas, desde que cuidados sejam levados em conta, como é o caso das vacinas, vermifugação, controle de parasitas (internos e externos) e higiene. Cães com problemas de saúde como alergias ou doenças consideradas Zoonoses(que podem ser transmitidas para humanos) como é no caso da Raiva, Leptospirose, Giárdia e tantas outras. Por isso é importantíssimo check ups anuais e idas frequentes ao veterinário.

Do ponto de vista psicológico, dormir juntinho do seu peludinho estreita sua relação de afeto, reduz a depressão e oferece segurança.

A desvantagem de dormir com seu cachorro

Por mais agradável que seja adormecer aninhado com o seu cachorrinho quentinho, existem algumas complicações potenciais que podem fazer você querer reconsiderar.

  • Ele pode perturbar seu sono: os cães tendem a ficar inquietos e propensos a comportamentos estranhos durante o sono, como:

⇒ ronco, 

⇒ corrida,

⇒ espasmos,

⇒ acordar no meio da noite para se coçar, 

⇒ acordar no meio da noite para se se esticar,

⇒ acordar no meio da noite para “cavar” as cobertas até ficar mais confortável. 

Mesmo os cães que são capazes de dormir a noite toda às vezes se levantam e patrulham a casa ou pegam um copo d’água rs, se puderem. 

Eles também podem ocupar aquela parte da cama onde você prefere dar uma esticadinha. Isso pode causar um problema se você acidentalmente esticar e chutar seu cão ou rolar para encontrar um cão no local em que deseja se sentir confortável;

  • Ele pode piorar suas alergias: Embora você possa não ser alérgico a pelos de animais, os cães muitas vezes pegam e carregam outros alérgenos, como pólen ou  etc. Se você sofre de alergia, pode ser uma má ideia permitir que seu cão entre em seu quarto, quanto mais em sua cama. Semelhante aos alérgenos, os cães eliminam, não existem cães hipoalergênicos, então você pode não se sentir confortável acordando com pelo de cachorro na boca ou tendo que lavar os lençóis todos os dias. 

Já pessoas que sofrem de alergia a pelos de animais ou asma não devem dormir com seus pets, nem mesmo permitir que fiquem no quarto.

Lembre-se disso ao tomar a decisão de deixar o cão na cama ou não!

  • Pode não ser bom para o seu casamento: permitir que seu cachorro fique entre você e seu parceiro à noite pode interferir no tipo de intimidade que constrói casamentos e relacionamentos fortes. Além disso, alguns cães podem ficar com ciúmes e decidir “proteger” um parceiro do outro. Se seu cônjuge ou seu cachorro mostrarem sinais de ciúme, é hora de revogar os privilégios de cama do cachorro;
  • Seu cão pode se tornar agressivo: alguns cães começam a ver a cama como parte de seu território e podem exibir sinais de proteção de recursos ou agressão relacionada ao status, em que não se submetem à autoridade de seu humano. Se isso acontecer, seu cão não deve voltar para a cama até que tenha aprendido a conter sua agressividade;
  • Baba de cachorro: Alguns cães babam, e muito! Cá pra nós, acordar com manchas molhadas em sua cama ou travesseiro da baba do seu cachorro pode não ser tão agradável assim. 

Além disso, os cães que têm acesso irrestrito à sua cama podem optar por tirar uma soneca quando você não estiver por lá. Isso pode parecer legal, até que ele suba com as patas totalmente molhadas ou sujas da rua e você perceba a sujeira que ficou em seus lençóis.

Nesses casos, você se sentirá mais confortável dando a ele uma caminha no chão ao lado da sua;

  • Aquecimento da cama: Embora isso possa ser um bom bônus nos dias frios de inverno, os cães podem exalar um pouco de calor quando dormem, elevando a temperatura da cama (especialmente com cães grandes). Se você não se sente bem em dormir quentinho, um cachorro como parceiro aconchegante pode não ser uma boa ideia para você;
  • Dormindo em grandes alturas: Como regra geral, se seu cão não consegue acessar a cama para entrar e sair dela com facilidade, pode não ser uma boa ideia convidá-lo para subir. Para cães pequenos que precisam pular, a sugestão é  colocar um banco/escadinha na ponta da cama para que ele possa subir e descer com mais facilidade. Se você tiver que pegar seu cachorro para colocá-lo na cama, provavelmente é melhor ele ficar no chão, pois pular pode prejudicá-lo.
  • Riscos de saúde e segurança: Doenças, sujeira e pulgas podem ser apanhados por seu cachorrinho fofo e trazidos para sua cama. Por isso mantenha a visita ao vet em dia!

 

Lembre-se de que dormir com seu cachorro é sua escolha, não dele. Decida o que é certo para você. Cachorro pode dormir na cama do dono? Você deixa seu cachorro dormir na sua cama? Se sim, por quê? Se não, porque não?

 

Matérias disponíveis pra você:
Caminha de cachorro

Como fazer uma caminha de cachorro

Escada para cães, tudo o que você precisa saber

Casinha de cachorro

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: